O que aconteceu com os grupos que protegem a laicidade do governo?
Faz anos que já não ouso mais falar da Atea, do monstro de spaghetti voador.
Parece que não existem mais enquanto se prolifera esses OFF THE KING OFF THE PAWA mini pastores.
A secularição do país que parecía está indo a mil por hora a 15 anos atrás desapareceu por completo.
>Atea
Gente chata
>monstro de spaghetti voador.
Reddit
>A secularição do país que parecía está indo a mil por hora a 15 anos atrás desapareceu por completo.
Pelo contrário, a secularização foi de tanto sucesso que agora qualquer retardado com um megafone, uma camisa de botões e uma gravata consegue abrir a sua igreja, como se fosse uma franquia de negócios.
A dinâmica das igrejas evangélicas/neopentecostais no Brasil atualmente são fundamentalmente diferente de como a igreja (católica, no caso brasileiro) historicamente funciona e exerce poder/influência na sociedade; a ilusão de que apenas se desfez das imagens de santos e rituais em latim pra fazer show gospel vem de uma falta de entendimento do assunto.
>>9402Militância ateista sempre foi meio que coisa de classe média, e especialmente gente chata.
O Pirulla é a exceção porque ele era um cara genuinamente interessado em discutir assuntos contemporâneos, evitava de far pitaco em coisa que ele não sabia/estudou, era genuinamente agradável/carismático, e não virou um reacionário babaca igual aquele outro lá que eu não lembro o nome. Acho que dá pra cravar o declínio dessa e outras "pautas menores" com o Junho de 2013, quando a politização das gerações pós-ditadura começou a tomar força, eaí um bocado de pauta gourmet (marcha da maconha, outro exemplo) começou a cair.
Os neoateista ianques se tornaram abertamemte chauvinistas e racistas, querendo proteger o dito "Oeste" do "avanço" do islã, e preservar os valores "judaico-cristão".
>>9407com a pequena diferença que a igreja católica, por meio da teologia da libertação, foi responsável pelo único movimento viável de esquerda no país, responsável pela eleição de TODOS os líderes de esquerda na américa latina e responsável, em um período de 5 anos, pela radicalização de mais gente que o PCB ªº¹²³ em 100 anos de história.
>>9412Teologia da libertação foi disseminada pelo baixo clero e é condenada pela Igreja. Aliás, um bocado de Papa fez tour pela América Latina justamente com o intuito de combater a popularidade dela aqui.
>responsável pela eleição de TODOS os líderes de esquerda na américa latinaTodos eles uns merdas também, diga-se de passagem.
>>9424>Teologia da libertação foi disseminada pelo baixo clero e é condenada pela Igreja. Aliás, um bocado de Papa fez tour pela América Latina justamente com o intuito de combater a popularidade dela aqui.o que não possui relação alguma com o ponto que eu apresentei
>Todos eles uns merdas também, diga-se de passagem. belíssima análise e argumentação, parabéns pra você e pra quem for da sua família!
Pessoal acha que ateuzete cringe tem o mesmo poder de destruição de crente que quer transformar o país em uma colônia de Israel. Dá nisso.
Sem falar que a economia e os níveis educacionais (que já eram péssimos) caíram muito desde 2014, terreno perfeito para radicalização religiosa.
>>9412Os esquerdistas que mais conseguiram pressionar a sociedade a mudar foram os anarquistas de 17 e a intentona de 35 que forçaram o trabalhismo do Vargas para impedir novas revoluções, não é querendo diminuir a influencia da teologia da libertação mas isso é reducionismo.
>>9442os anarquistas de 17 se restringiram, principalmente, em três cidades, não tem como comparar com um movimento que influencia até hoje o continente inteiro
e a intentona tem o pequenino detalhe que foi derrotada, né, sem apoio popular, militar, político, a grande conquista foram migalhas entregues pelo GV, e não a tomada do poder
>painho e mainha estão a quase 30 anos na igreja dos mórmons
>30 anos pagando 10% do salário para a igreja
>30 anos trabalhando de graça para eles
>30 anos seguindo suas regras severas
>os missionários gringos vêm ao Brasil e dizem: "não pode tomar café, pular carnaval ou assistir novela
>meu pai idiota aceita as regras dos gringos e nos fez obedecer também
>minha mãe preta passa minha infância me ensinando que seremos brancos no céu
>líamos juntos as escrituras racistas deles (quando um povo peca nelas, Deus faz sua pele ficar escura)
>descobri esta semana que existe uma cerimônia no templo reservada apenas a uma pequena elite da Igreja, onde eles têm seu lugar nos céus "garantido", não importa o pecado que cometam
>a imensa maioria dos membros nunca serão chamados para ela, vão viver e morrer como indivíduos de segunda classe nesta religião
>todo o esforço, sacrifício e cornice dos meus pais foi em vão, eles provavelmente nunca serão chamados também
Eu desprezo o modelo de secularismo que temos na contemporaneidade. Ele permite que certas religiões cometam todo tipo de sacanagem e ainda as revestem com uma aura de respeitabilidade.
>>11074Eu sinto muito, anon
Parabéns ao LULA por ter ABANDONADO o TRABALHO DE BASE NAS PERIFERIAS e cedido espaço para a CIA enlamear TUDO com suas crias NEOPENTECOSTAIS (que hoje ditam o cenário político).
Basicamente a mesma coisa que aconteceu na gringa, depois de 2013 as pessoas perceberam que ateísmo militante era um dead-end político e viraram de esquerda (Pirulla) ou de direita (Clarion de Laffalot, Daniel Fraga, Eli Vieira).
>>11247Por que apagaram os effortposts do cara?
>>11307Eu não defendo um Estado Ateu (muito menos um confessional), mas acho o Estado Laico uma merda também. Em tese as leis impedem uma religião de destruir a outra através da construção de uma cultura de tolerância ecumênica, mas as deixa livres para ao invés disso predarem seus fiéis.
>ah, mas os indivíduos são livres para se converterem ou saírem das religiões, então é questão de exercerem sua liberdade individual na letra da lei é assim, mas na prática as estruturas que organizam nossas relações em sociedade fazem com que a realidade cotidiana não seja necessariamente tão livre assim. E o Estado Laico lava as mãos diante da realidade.
>>11307Estado laico é um câncer
Brasil só terá paz quando o último padre for enforcado com as tripas do último pastor
As dinâmicas combinadas do mercado capitalista e do Estado Laico criam uma opinião pública complacente que desencoraja críticas radicais e sinceras das religiões. As igrejas podem inscrever em suas doutrinas todo tipo de absurdo enquanto são elas mesmas protegidas por esta cordialidade hipócrita estabelecida pelas sociedades laicas. Também são geralmente bem melhor organizadas e financiadas que os indivíduos que venham a ser prejudicados por elas.
Quando tu vai pra questão das famílias é ainda pior, porque os pais tem domínio sobre seus filhos. Se teus pais forem de um credo exclusivista, autoritário, você não terá concretamente a liberdade para exercer os direitos que são supostamente assegurados pela democracia laica. Aí qual seria a solução pra este estado de coisas? Não sei, porque tirar a criançada dos pais para se desenvolverem numa creche gigante como a da República do Platão me soa distópico. Mas não deixa de ser uma merda.
Unique IPs: 16