[ home / rules / faq / search ] [ overboard / sfw / alt ] [ leftypol / edu / labor / siberia / lgbt / latam / hobby / tech / games / anime / music / draw / AKM ] [ meta ] [ wiki / shop / tv / tiktok / twitter / patreon ] [ GET / ref / marx / booru ]

/latam/ - LATAM

Latino Americano
Name
Options
Subject
Comment
Flag
File
Embed
Password(For file deletion.)

Not reporting is bourgeois


File: 1757642291945.png (908.98 KB, 1000x667, ClipboardImage.png)

 

EDIÇÃO GRANDE DIA
"Em 11 de setembro de 2025, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro, por quatro votos a um, a 27 anos e 3 meses de prisão, com início em regime fechado. O tribunal considerou Bolsonaro culpado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado e conspiração para assassinato. A corte concluiu que, após sua derrota nas eleições de 2022, Bolsonaro articulou um complô que incluía um plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros líderes, com o objetivo de se manter no poder"
O covil dos webcomunas no BR

Último fio: >>11091
502 posts and 131 image replies omitted.

File: 1759386600712.png (158.46 KB, 570x291, ClipboardImage.png)

Boa noite para vocês.

>>12500
>Tem como você falar um pouco mais que preconceitos são esses? Ou melhor teria como você mais ou menos falar o quê você pensa o que a esquerda defende?
Se eu dizer, provavelmente serei banido aqui, mas é um certo problema com alguns identitários. Porém estou tentando me desconstruir desses preconceitos, mas anda difícil.

>Teria como você elaborar exatamente o que você entende como sendo o significado desses termos? E também de onde sua infelicidade e criticas a eles vem?

O liberalismo em si, no sentido econômico, a mão invisível falhou, ele não se auto-regula realmente e é cheio de vícios. O liberalismo é monopolista, explorador, injusto e desigual. O que mais odeio é que ele define por meio do livre mercado, o que gera lucro e o que não, prometendo liberdade individual, por exemplo, médicos, engenheiros tem mais valor para o mercado do que um filósofo ou um psicólogo, ou seja, não há liberdade individual. Só o que o mercado decide, o mercado que decide as relações humanas, o hobby, o casamento, o sexo, a carreira. No sentido filosófico nem precisa dizer, deixa o individuo a ver navios e estimula ele a ser individualista e atomizado pela máquina, longe da sua família e elementos mais elevados. Completamente alienado. Um ser que coloca o dinheiro acima da amizade e família, um ser egoísta.

Racialismo? Ora, é fácil, como defender algo que quer a minha destruição e a destruição de outros povos? Só por serem mestiços, negros ou de cor.

>Tu leu o quê de marx até agora?

Estou lendo o Manifesto e o livro da Família. Não lembro de ter estudado outro autor, talvez o Zizek.

>>12502
Li tudo, estou de acordo, porém poderia me tirar uma dúvida, como que a empresa vai sobreviver sem o excedente (lucro, mais valia)? E qual o papel da religião no estado socialista? E sobre o realismo moral, ou seja, em que tipo de moralidade ou ética o marxismo se sustenta? Porque o realismo moral unido com o direito natural em relação a defesa de universais, ainda faz bastante sentido para mim, mesmo sem acreditar num elemento metafísico agora. Em que literatura o marxismo se sustenta? Eu entendi a questão a econômica, mas poderia me clarear na questão teórica, filosófica e do Direito? É muito importante para mim. Quais são os limites éticos do marxismo? Como ele vê a família, a liberdade humana, o direito a vida? O que ele considera degenerativo e o que ele considera glorioso? Qual é a lore do marxismo? Como ele enxerga o gênero humano e a sexualidade?

>>12503
Salvo.

>>12505
Pássaro, vide X.

>>12506
Eu gostei muito do debate dele com aquela mulher que esqueci o nome, explicou muitas questões interessantes.

>>12493
A TCC crê que os comportamentos disfuncionais veem de creanças centrais rígidas formadas durante a vida que funcionam como mecanismo de sobrevivência defasados. Todo mundo se sente ansioso, triste, etc. mas como cada pessoas processa essas emoções e age perante elas vai depender destas crenças e das estratégias compensatórias que eles que desenvolveram, sendo necessário uma auto-investigação para ver quais padrões são úteis e quais são ruins pro cliente. Isso envolve treino e disciplina, tem quem não goste porque diz que isso reduz pessoas a ratos o que as lembra de que o ser humano é um animal como qualquer outro e não a coisa mais especial do universo uiuiuiui.
>>12491
Nem, será Laura Sabino vs Kim Kataguiri e VOCÊ será feliz.

>>12529
Nem a pau kkkkkk. Só se ela se vendesse e fizesse um speedrun de cargos em algum partido de centro-esquerda. Mais fácil a esquerda engolir aquela Tábata Amaral daqui a uns anos, pra "derrotar o fascismo nas urnas."

>>12527
Só pra que você não ache que somos todos esquizofrênicos, nesse fio temos muitos usuários interessantes mas somos pragueados por um casal de trolls que são desprezados por todos, os dois são banidos quase diariamente mas mesmo assim não saem daqui. Um deles é uma caricatura de um gay raivoso do twitter, todo post seu é pregando violência contra homens héteros e ele clama por um estado "como Israel" (palavras dele) para pessoas lgbt. Outro é um autista que se diz de esquerda mas vive xingando trabalhadores, mulheres, gays e sendo um pé no saco em geral. Se você vir um post de alguém que parece ser um adolescente nervosinho de 15 anos, pode ter certeza que é ele.
No entanto, note que aqui é um fórum de esquerda politicamente incorreto então ninguém vai te banir simplesmente por falar "retardado" ou por fazer críticas a políticas identitárias. Há uma grande diferença entre pregar ódio contra minorias e dizer que mais mulheres, negros e gays CEOs não vão consertar os problemas do capitalismo.

>>12502
nice

>>12527
>Estou lendo o Manifesto e o livro da Família.
A Origem da Famlia, da Propriedade Privada e do Estado ou A Sagrada Família? Leia Lênin também, importantíssimo.

>como que a empresa vai sobreviver sem o excedente (lucro, mais valia)?

Acho que há um certa mistura de conceitos aí, o excedente ainda existe, ele só não vai ser apropriado pelo capitalista. Daí a banda toca mais ou menos como o anão já disse, na questão de distribuição e decisões coletivas.

>E qual o papel da religião no estado socialista?

A religião é considerada mais um assunto privado em relação ao estado. A maioria dos estados socialistas eram, oficialmente, ateus também. Esse texto é bem legal e curto sobre o assunto, apesar de ter certas específicidades que creio que seriam diferente no contexto brasileiro no século XXI.
https://www.marxists.org/portugues/lenin/1905/12/03.htm

>em que tipo de moralidade ou ética o marxismo se sustenta?

Eu creio que isso nunca foi sistematizado nos autores clássicos, apenas com pontos jogados por aí. Talvez isso tenha sido discutido sistematicamente por autores mais recentes mas pessoalmente desconheço (Acho que isso também se aplica à questões como a sexualidade. E não, Che Guevara não fuzilava gays). O marxismo não é uma ideologia moralista, o que não quer dizer que não se tenham uma moralidade. Por exemplo, a crítica ao capitalismo não é feita sob a questão dele ser bom ou mal, sobre o capitalista ser necessariamente bom ou mal (apesar que a maioria tende a não ser muito gente boa em minha opinião XDD), a base teórica se dá nas contradições sistemáticas observadas na realidade material. Por isso acho que coisas como <O que ele considera degenerativo e o que ele considera glorioso?
não se aplica no contexto marxista

File: 1759420010076.png (280.36 KB, 768x512, ClipboardImage.png)

>>12507
Talvez isso seja consequência do pensamento de Marx, à época. Os comunistas do século XIX pensavam que seria possível fugir da centralização urbana e ter a população mais esparsamente distribuída. Esse conceito é defasado hoje, pois sabemos que não é possível ter planejamento residencial sem concentrar os cidadãos ao redor de seus empregos, que estarão amontoados em células. A forma mais viável, até onde eu sei, de reduzir as diferenças entre o campo e a cidade hoje, é urbanizar a infraestrutura rural. A China, com todas as suas ressalvas, está gradualmente encontrando sucesso com suas cidades planejadas.

>>12527
>sobre a sobrevivência de uma empresa
Eu gosto de dizer para quem está começando seus estudos marxistas que há três livros fundamentais para compreender o comunismo: o Manifesto, para saber o que os comunistas querem; o Capital, para compreender como nossa organização político-econômica funciona hoje (mais precisamente, como funcionava no século XIX e o que herdamos disto: praticamente tudo); e o Gothakritik, para entender o que os comunistas não querem. No Gothakritik, Marx elucida que, quando diz-se que a classe operária há de se apropriar de tudo o que produzem, ele não quer dizer que os trabalhadores deverão colocar no bolso o mais-valor. Ainda é necessário manter um planejamento de reinvestimento para crescimento e manutenção da empresa. No caso de imprevistos que excedem o orçamento de emergência, o Estado ou outras instituições podem coletivamente amortecer o estrago com subsídios externo, algo que já existe hoje mas de maneira muito mais nefasta. Cada caso é um caso. O meu argumento é que ainda haverá um excedente de produção, ele apenas não será caracterizado como lucro justamente por não ser apropriado de maneira privada. Digo isto em termos iniciais, em uma sociedade transitória, pois só teremos ideia de como a etapa superior do comunismo funcionará quando tivermos a etapa inferior solucionada ou em processo de solução.

Existem modelos de empresas autogeridas pelos trabalhadores no capitalismo (worker cooperatives), mas estas costumam não ser competitivas contra empresas maiores, portanto exercem um papel similar ao da pequena-burguesia na organização capitalista, que é ocupar nichos de mercado onde a taxa de lucro é inferior à dos espaços onde a burguesia lucra. A tendência é que, à medida que a taxa de lucro social continue caindo (e ela tende a cair, historicamente), os grandes monopólios vão engolir cada vez mais estes mercados marginais para continuar extraindo lucro. Posso elaborar um pouco mais sobre isso depois, caso queira. Dito isto, a ideia é que não haja a competição voraz da anarquia de produção do capitalismo, e que a empresa possa atender às necessidades da sociedade como um todo após a superação da forma "motivação de lucro" (profit motive).

>sobre a religião em um estado socialista

Ao longo do desenvolvimento da sociedade humana, a religião torna-se em média cada vez mais divorciada do Estado. Na Antiguidade, os governadores eram alegadamente eleitos por deuses e, de certa forma, semideuses. Na Idade Média, os governadores eram mortais que tinham o aval das instituições religiosas para governar, instituições religiosas que intermediam o contato de Deus com os mortais. Hoje, legisladores tomam inspiração de sua criação religiosa para passar leis que se adequem, de forma difusa, a alguns dogmas, mas o funcionamento do governo em si é secular e laico.

A espiritualidade em si ainda não é um fenômeno 100% compreendido pela humanidade. É plausível pensar que, mesmo em milhares de anos após a superação dos mitos religiosos, os humanos continuem adotando "pensamento religioso" acerca de fenômenos naturais, como probabilidades, a origem do universo, os fenômenos estocásticos, as pequenas coincidências da vida, e aquelas lacunas da fronteira da ciência que ainda não compreendemos. De todo modo, a prática religiosa pessoal é uma questão que sequer é política, se você remover a variável da perseguição religiosa.

Marx propôs um prisma de compreensão dos aspectos culturais da sociedade, incluindo a religião, como um ciclo de base e superestrutura que se alimentam retroativamente. É fato inegável que a religião, mesmo com suas escrituras milenares, tem sua prática contemporânea influenciada pelo nosso modo de produção e outros fatores culturais. Um exemplo que gosto sempre de dar é o aborto, que só se tornou esse escarcéu religioso todo a partir de um desenvolvimento histórico do século XX. Investigue a Bíblia Sagrada e verá referências à vida humana ter início no primeiro fôlego, e a descrição de concoções abortivas. O catolicismo tem o Papa como figura de autoridade institucional suprema, que é também um ser humano que cresceu e viveu no mesmo modo de produção que nós, e inevitavelmente tem seus vieses e sua interpretação espiritual influenciada por isto. Mesmo após superar um modo de produção por outro, a cultura do modo de produção antigo permeia como legado, e este legado não pode ser abolido à vontade. Uma etapa histórica da sociedade humana existe sobre outra, e não a vácuo. E a religião continuará sendo influenciada e moldada por modos de produção futuros, enquanto existir.

Na prática, houve algum nível de repressão de instituições religiosas no socialismo, no contexto onde estas instituições tentavam sabotar a revolução ao alinhar-se com a hegemonia capitalista. Alguns países foram longe demais neste sentido, como a Albânia de Hoxha. Outros foram muito cautelosos com esta questão, de forma a evitar restringir as liberdades indivuais e criar ressentimento entre a população religiosa, como a União Soviética de Lenin. Enfim, estas questões dependem muito de como as instituições religiosas reagirão a uma revolução. Eu penso que, no Brasil, haverá de se ter alguma supressão de nosso protestantismo por este ser uma fronte de controle estadunidense (já viu a divergência entre o que os católicos e os evangélicos pensam sobre Israel?), mas como você pode ver, isto não tem ligação ao elemento espiritual, é uma questão de disputa do poder político.

>sobre a moral, a ética, o direito, e a filosofia

Marx em vida era infame por cair em gargalhadas e aloprar com todo mundo que tentava argumentar de um ponto de vista moral. Apesar de ser filósofo por formação, Marx desdenhava da filosofagem barata e da filosofia anticientífica. "Filósofos por milênios ponderaram sobre o mundo, entretanto o ponto é mudá-lo", e tudo mais. A doutrina comunista é um rompimento com a filosofia Feuerbach e de Hegel: um materialismo menos metafísico, e uma dialética menos idealista. Ela não busca se sustentar em ética, e sim em condições materiais. O humanismo marxista é um desenvolvimento que parte do comunismo, mas que não se origina dele e nem o sustenta. Podemos conversar mais sobre isto também, caso queira.

Marx e Engels evitaram propositalmente prescrever como um sistema ético socialista deve ser, pois isso há de ser determinado pelas populações que atingirem estas etapas de desenvolvimento. A União Soviética teve suas formulações éticas, que hoje podemos observar como frutos de seu contexto histórico defasado. Teremos as nossas, quando a hora chegar, da maneira que forem. Isto vale também para a organização familiar (que não foi estática durante o desenvolvimento da história e mudou radicalmente com o capitalismo industrial) e o direito. Não há ponto em estabelecer uma conduta moral apriorística. Mas talvez eu esteja deixando meus antigos vieses nietzschianistas falarem mais alto aqui. E devo dizer que tudo isso é cabeludo e não é ponto unânime no campo marxista.

File: 1759424499856.jpg (1.16 MB, 1080x1349, dk9py5qfzpsf1.jpg)

📍 Manaus, AM

>>12535
todo mundo já esqueceu dessa coisa

>>11885
Acabei de ver um comentário no canal de um youtuber que sigo estilo do gaycel com um nome idêntico a um menino que estudou comigo na ETEC ano passado, que loucura se for quem eu to pensando

>>12537
Ele tem 29 anos, então não deve ser a mesma pessoa

>>12538
Mas curso técnico não tem restrição de idade

>>12538
Aliás ele dizia ter 28 na época, capaz ser a mesma pessoa mesmo

>senderoluminosso
Quem foi?

File: 1759480725506.png (9.93 KB, 300x398, ClipboardImage.png)

>>12543
Ame ou odeie, mas está a cuspir fatos héteros

A culpa é toda da dilma do pt e do josé dirceu

Precisamos falar sobre a solidão virtual do channer esquerdista

>>12543
Eu tive um professor de Filosofia que mencionou o Sendero Luminoso em uma aula, não é algo tão obscuro assim.

>>12549
Eu gostava de brincar na faculdade que Gonzalo tinha sido o último professor universitário a levar o marxismo a sério.

File: 1759517519103.png (66.16 KB, 676x767, ClipboardImage.png)


>>12550

Trvth nvke

>>12552
Santo cringe, ele deve ter lido one piece de cabeça pra baixo (sé que ele tem essa capacidade de ler), isso e os movimentos denominados "da geração Z" gritam CIA

>>12555

>isso e os movimentos denominados "da geração Z" gritam CIA


Esses movimentos gritam a falta de capilaridade de partidos e ideias comunistas entre as massas, nada mais, nada menos.

>>12556
Também, quando não tem um partido comunista forte a CIA e derivados se apropriam

File: 1759533651621.gif (1.92 MB, 640x640, 1748812374086.gif)

>>12556
>>12552
guys ele é asiático é o lugar de fala dele!!!!

>>12556
>>12557
eu amo lembrar quem financia o MBL; https://www.esquerdadiario.com.br/O-que-se-esconde-por-tras-do-Movimento-Brasil-Livre-MBL

eles juram que se sustentam com arrecadação própria kkkkkkkk.

File: 1759533987626.png (3.55 MB, 1920x1080, ClipboardImage.png)

>>12552
Não fui muito longe nesse desenho, mas ouvi que tem uma caralhada de referências ao comunismo, e nem todas necessariamente negativas.
>>12555
tese
>>12556
antítese
>>12557
síntese

>>12559

Cara tem gente que não ironicamente espalha que Wall Street financiou a Revolução de Outubro, só resta aceitar que tem gente que curte mais teoria da conspiração do que análise material e luta de classes.

File: 1759545252477.gif (1.36 MB, 640x360, 198287946294634.gif)

>>12559
baseada dialética

File: 1759551450956.jpg (101.65 KB, 1080x1350, G2Vq8CcWYAAPWf5.jpg)


>>12530
Você desconsidera um fator crucial: Ela é bonita e gostosa, isso te leva a qualquer lugar que queiras. Minha vó votou no Collor porque era "bonito" e ele tomou 40 mil cruzeiros de vovô e fomos para a favela.

File: 1759553077888.png (321.85 KB, 342x464, ClipboardImage.png)

Boa noite, desculpa pela demora. Dias corridos.

>>12531
Esse camarada gay parece homofascista. Vou procurar evitar esses anões, obrigado pela dica. Obrigado pela orientação.

>>12532
Isso, esse livro mesmo.

>https://www.marxists.org/portugues/lenin/1905/12/03.htm

Curioso, usei essa fonte para apresentar um seminário na faculdade. Só que não curti muito, eu gostaria de ouvir a opinião do Marx, não do Lênin.

Entendi, marxismo não tem interesse em discutir coisas morais e éticas, não é função dele e ele nem tenta isso.

>>12534
Ou seja, você está falando de empresas estatais coletivizadas com planejamento para gerenciar com vários proletários? Não haveria alguma hierarquia ou seria tudo dos trabalhadores? Você deve estar falando de um soviet estatal.

>É fato inegável que a religião, mesmo com suas escrituras milenares, tem sua prática contemporânea influenciada pelo nosso modo de produção e outros fatores culturais

Fiquei curioso sobre isso, poderia argumentar melhor?
Como que a religião é influenciada pelos meios de produção, digo, estamos lidando com uma lei natural que trabalha com o eterno. É como dizer que até a religião evoluiu e se transformou.

>Um exemplo que gosto sempre de dar é o aborto, que só se tornou esse escarcéu religioso todo a partir de um desenvolvimento histórico do século XX

Poderia argumentar sobre isso? Você está alegando que o aborto no penúltimo século passado não era algo discutível pelos clérigos?


Realmente estou muito curioso em entender como que a religião é influenciada pelos meios de produção e como que ela muda por meio disso.

>eu penso que, no Brasil, haverá de se ter alguma supressão de nosso protestantismo por este ser uma fronte de controle estadunidense

Nesse caso concordamos, dê-me o fuzil que lhe ajudo. As igrejas evangélicas são proxy dos eua para gerar influência cultural aqui, é nítido. Fora que é incompatível com o ethos brasileira/lusitano.

Só que, anão, eu por exemplo não concordo com perseguição e privação de religiosos, os católicos a meu ver separam o estado da religião e só cuidam de questões eclesiásticas nas dioceses e paróquias, não se metem e não fazem conluio com a burguesia, inclusive criticam a burguesia, vide Rerum Novarum.

>um materialismo menos metafísico, e uma dialética menos idealista

Entendi, o marxismo em essência é materialista e muito parecido com o positivismo, lida com questões mais materiais do que questões abstratas e morais. Mas por quê? Digo, qual O NORTE do marxismo? Qual bússola moral do marxismo? Digo, você escrevendo quando sai das questões econômicas, ele me parece muito relativista. Anão, você pode ser mais claro em relação a essa parte?

>A União Soviética teve suas formulações éticas, que hoje podemos observar como frutos de seu contexto histórico defasado.

Eu olhei a constituição da União Soviética e ela é muito positivizada, suas normas são bem comuns a outras normas de regimes burgueses, claro, só que com o molho marxista e leninista.

>Isto vale também para a organização familiar (que não foi estática durante o desenvolvimento da história e mudou radicalmente com o capitalismo industrial)

Eu entendi que o problema é a família burguesa em si, só que isso ainda me parece ambíguo, quais são os critérios para afirmar que uma família é burguesa? O que é família para o marxismo? Ele só entende família como algo afetuoso?

>>12563

Trvth nvke, eu vou votar nela por isso mesmo

>>12563
>>12566
Collor tinha o apoio da mídia hegemônica da época tanto na TV como nos jornais, tinha a própria emissora, um tempo decente no horário eleitoral gratuito e toda a fortuna da família para espalhar sua campanha ao maior número possível de eleitoras. Já a camarada Laura Sabino tem apenas o algoritmo de redes sociais que podem derrubar as contas dela a qualquer hora por capricho.

Sandinista-anon parou de postar desde que Bolsonaro se ferrou… curioso

>>12564
Ele é bem chuddy mesmo, dizem que levou galho do ex e após disso coringou total, se não fosse parte de uma minoria com certeza seria um 4channer incel reaça da vida
Tem outro palhaço que usa TOR que é praticamente ele num mundo invertido, um redditor burguês reaça vagabundo que odeia gays, mulheres, trabalhadores assalariados e inventou de larpar de esquerdista há uns 6 meses atrás (ele mesmo disse que era reaça antes disso)

File: 1759613204655.png (47.6 KB, 303x406, ClipboardImage.png)

>>12571
>se não fosse parte de uma minoria com certeza seria um 4channer incel reaça da vida

>>12572
O cara acha que homens héteros são geneticamente predispostos a cometer crimes e que pessoas LGBT deveriam ter um etnoestado, isto pra mim não é ser de esquerda. É um fascista gay basicamente.

eu que nem sabia que o Frota era vereador (pelo PDT!), e acabo se saber que ele foi cassado. o motivo: injúria contra jean wyllys kkkk

https://x.com/camarotedacpi/status/1974304056962388371

>>12411
eu não tenho palavras pra descrever o quão baseado isso seria, mas como outro anão falou, parece ser muita coisa pra um TCC ao em vez de uma pós-grad

>>12428
Boa pergunta. A aversão à civilização só pode nascer ao mesmo tempo que a civilização. Vejo o reacionarismo patológico, mais bem definido como atavismo, como latente na condição humana, mas que obviamente não se manifesta na grande maioria das pessoas, como qualquer outra patologia.

(talvez o atavismo seja ainda anterior à civilização; suponho que mesmo sociedades tribais poderiam ter membros que fossem avessos à modernidade comportamental [https://en.wikipedia.org/wiki/Behavioral_modernity] mas como elas não possuem registros históricos, nunca saberemos)

>>12433
>teve uma epifania com alucinógenos que o fez sair da internet pra sempre.
que inveja

>>12481
sugiro usar Deepseek pra área de exatas, ele tem sido muito mais confiável. sua única falha é não desenhar gráficos

>>12499
é importante não ficar preso às correntes soviéticas, o socialismo é mais que isso. leia esta introdução: https://www.marxists.org/portugues/einstein/1949/05/socialismo.htm

>>12571

>odeia gays, mulheres, trabalhadores assalariados

>inventou de larpar de esquerdista há uns 6 meses atrás
>ele mesmo disse que era reaça antes disso

A vida dos betinha é tão vazia que só sobra escrever fic sobre eu

Algum anão daqui já experimentou com os tais cogumelos psicodélicos? Acham que podem servir como ferramenta de autoconhecimento?

>>12576
nada dito no post é fic sobre você, dilate-se e vai fazer post justificando falar criolo pros outros.

>>12577

De uns anos pra cá explodiu na mídia mainstream e em algumas plataformas sobre como psicodélicos (especialmente cogumelos) são uma cura milagrosa pra trauma, depressão, disfunção erétil, transtorno bipolar, traz o amor verdadeiro, revela os números da Megasena, etc.

Por um acaso nos EUA existe um lobby farmacêutico grande pra liberar essas substâncias (desde que produzida de forma extremamente controlado por quem tem licença pra isso).

Meu conselho é ser cético quanto qualquer droga "milagrosa".

>>12578

Manda o print ou marca aqui onde eu disse que falar "crioulo" é justificável.

>>12579
quando postou a imagem to Marx chamando o lassale de criolo judeu numa carta falando que por o marx falar bosta faz ok repitir terminologia do /pol/, pois é tudo que tu faz nessa merda.

>>12580

Se sua conclusão daquele post meu foi "é okay chamar os outros de crioulo" então isso é problema seu, não meu.

>>12581
se tua desculpa pra achar que pode ficar repetindo termo de nazista vagabundo porque o marx falou criolo o problema é teu, os mil post seguintes querendo justificar isso denota teu caráter de retardado, denovo, delate-se.

>>12584

>os mil post seguintes querendo justificar isso denota teu caráter de retardado

>delate-se

Enfim, a hipocrisia.

>>12585
não vou fazer desculpinha, gosto do insulto, e falo, não fico fazendo mil posts falando com isso é "revolucionario" nem vou usar o marx falando crolo pra me justificar, não sou redditor nem /pol/itardado com cerebro corroido por chans igual tu que so caga o fio, dilate a mangininha mais ai reditor spacer.

File: 1759695304452.png (656.69 KB, 755x548, ClipboardImage.png)

>>12575
>o motivo: injúria contra jean wyllys

>>12586

>não fico fazendo mil posts

>igual tu que so caga o fio

Lembrando que você que me mencionou aleatoriamente num post acima que não tem nada a ver comigo. Sua vida é vazia, e tudo que te resta é postar sobre um maluco aleatório que você não conhece, porque ele faz as mesmas coisas que você só que "cringe".

>>12564
>marxismo não tem interesse em discutir coisas morais e éticas, não é função dele e ele nem tenta isso
Precisamente. Isto não significa que você não verá alguém fazendo "análise marxista" de questões morais. Adianto que isto é má prática, exceto caso seja uma investigação histórica da origem daquela moral ou algo do gênero. A doutrina comunista não busca juízo de valor, apenas compreensão de fenômenos. Uma vez ouvi alguém comentar que "Marx usa linguagem moral para fenômenos amorais", e acredito que seja uma descrição correta.

>Não haveria alguma hierarquia [na empresa] ou seria tudo dos trabalhadores?

É importante que haja uma cadeia de comando para a tomada de decisões críticas, que não permitem tempo de deliberação democrática. O que eu e outros comunistas advocamos é que esta hierarquia seja consentida e democraticamente estabelecida. Os eleitos no topo da cadeia de comando também devem ser trabalhadores i.e. devem participar ativamente da cadeia de produção/distribuição, mesmo que em posições administrativas. A senioridade e o conhecimento técnico são critérios importantes também, por exemplo. Entretanto, isto que eu descrevo é apenas uma das diversas possíveis formas de organizar o trabalho no socialismo.

>Como que a religião é influenciada pelos meios de produção, digo, estamos lidando com uma lei natural que trabalha com o eterno. É como dizer que até a religião evoluiu e se transformou.

Confesso que me surpreende que você enxergue essa observação como controversa. O cristianismo é um desenvolvimento do judaísmo e ambos pegam elementos de outras fés. Isto sou eu me limitando às religiões que existem hoje, pois se você expandir o escopo de modo a incluir religiões mais antigas, é mais cristalino ainda. Como exemplo, o vídeo anexado fala do desenvolvimento do Deus contemporâneo.

>Você está alegando que o aborto no penúltimo século passado não era algo discutível pelos clérigos?

O aborto intencional só pode passar a ser discutido ou sequer analisado sob um prisma religioso quando passa a existir (e este existe milenarmente, por métodos rudimentares). O discurso anti-aborto torna-se mais prevalente como resposta à evolução da medicina moderna, que torna o aborto mais seguro como procedimento.

>eu por exemplo não concordo com perseguição e privação de religiosos

Acredito que ninguém concorde hoje em dia. Algumas experiências socialistas militantemente ateístas do passado mostram que esta prática é fracassada, para além da questão ética até.

>os católicos a meu ver separam o estado da religião […], não se metem e não fazem conluio com a burguesia

Isto não é exatamente verdade, anon. Ver: Divini Redemptoris e Centesimus Annus.

>sobre a sustentação do marxismo

O comunismo é a doutrina das condições de libertação do proletariado (Engels, 1847). Se você é parte do proletariado, a superação do capitalismo é interesse material de sua classe. Não há justificativa material, do ponto de vista proletário, para preservar o capitalismo. Qualquer outra justificativa é ideológica e portanto secundária. Em momentos de necessidade, de sobrevivência, de emergência, os interesses materiais tendem a prevalecer sobre os outros, em escala social.

>sobre o relativismo

Os relativistas defendem que não há uma verdade objetiva, enquanto os comunistas defendem que há verdade objetiva (realidade material), e que apesar de não ser possível acessar esta verdade, é possível aproximar-se assintoticamente dela através de nossos intrumentos imperfeitos de análise. Os comunistas defendem que a moralidade é subproduto social da disputa de classes, e que códigos morais existem para legitimizar o poder da classe dominante. Um exemplo simples que me vem à mente é a ideia de meritocracia.
<“As ideias da classe dominante são, em cada época, as ideias dominantes; isto é, a classe que é a força material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, sua força espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios de produção material dispõe, ao mesmo tempo, dos meios de produção espiritual; por isso, são submetidas à classe dominante as ideias daqueles que não possuem os meios de produção espiritual.” (Marx & Engels, 1846)
Dito isto, esta é uma tendência, e não uma função f(x) = y. Há elementos ideológicos que são herdados de modos de produção passados, ou elementos culturais que independem diretamente de relações de classe.

>sobre o positivismo

Dizer que o marxismo é positivista lhe traria muitos maus olhares entre intelectuais comunistas, porém concordo que há similaridades, e ambos reinvindicam um olhar científico da sociedade. É um debate complexo e filosoficamente denso, um pouco fora do escopo deste post. Lenin fala tangencialmente sobre isso em "Materialismo e Empiriocriticismo", e mais tarde (e mais especificamente) Ilyenkov critica o positivismo em "Dialética Leninista e a Metafísica do Positivismo".

>>12590
No primeiro ponto, esqueci de dar o (óbvio) adendo de que esta compreensão tem um viés proletário explícito. Esta compreensão tem um objetivo, mas este não é um juízo de valor.


Unique IPs: 36

[Return][Go to top] [Catalog] | [Home][Post a Reply]
Delete Post [ ]
[ home / rules / faq / search ] [ overboard / sfw / alt ] [ leftypol / edu / labor / siberia / lgbt / latam / hobby / tech / games / anime / music / draw / AKM ] [ meta ] [ wiki / shop / tv / tiktok / twitter / patreon ] [ GET / ref / marx / booru ]