EDIÇÃO GRANDE DIA "Em 11 de setembro de 2025, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro, por quatro votos a um, a 27 anos e 3 meses de prisão, com início em regime fechado. O tribunal considerou Bolsonaro culpado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado e conspiração para assassinato. A corte concluiu que, após sua derrota nas eleições de 2022, Bolsonaro articulou um complô que incluía um plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros líderes, com o objetivo de se manter no poder"
O covil dos webcomunas no BRÚltimo fio:
>>11091 https://leftypol.org/siberia/res/708743.htmlLore drop do gay misândrico
>6-7 years later here I am at 29 years old with my life stuck since I was 23, I don't have a job, no friends (the only one I had suddendly decided to abandon), and still thinking about him (pathetic yes), I decided to stalk him yesterday on X and saw he was deeply in love, became a teacher and seems to just have a general happy life, it made me feel so awful I decided to drug myself with clonazepam and sleep at 21:00 yesterday.Tomou chifre de uma gay malvada e coringou. BRUTAL
>>11899Não é miséria pra gente, mas é centavos em dólar. Esse tipo de trampo não oferece segurança nenhuma também. O cara vai se aposentar como? O que rola quando a torneira fechar? Isso não é emprego, é bico.
>ah mas os motoboys, os pjs, os microsA situação tá ruim pra todo mundo. Meu ponto é que, pra um cara com educação superior (o gay misândrico tem técnico ou tecnólogo), viver de bico é um puta golpe no seu orgulho. E o bico dele não tem garantia de futuro.
>>11935>agora estão chorando pra ele voltar.>>11917Ele não é obeso, mas o biotipo não é dos melhores (já não é nenhum novinho também) e pode piorar se continuar o que tá fazendo (ficar o dia inteiro sentado no próprio rabo mexendo no reddit). Um hobby, como ir pra academia, o faria muito bem.
>>11922Como é chorão e sonso. Vc sabe que tá evadindo ban, meu filho. Não era pros mods deixarem um post seu aqui.
>>11867>o fim do evangelhoKKKKKKKKKKKKKKKK
>>11939BICHOKKKKKKKK QUAL O PROBLEMA DESSA CABECINHA
>>11935achei emocionante essa solidariedade com o gaycel
>>11967Há muitos anos, e isso nem é novo. Nem o 77chan e nem o BRchan do Reptar eram cheios de reaças. Tinha o Xchan também antes do VHS.
Quantos aqui chegaram a acessar os que eu mencionei?
>>11965E ele me deixou no vácuo, ou for dormir :(
>>11971Bolsonarista e reacionários são animais que votam em qualquer merda que o mito mandar
>>11975Não faço pq sou pobre e preguiçoso
>>11959estou surpreso com o fato de que algum dia ele não esteve no MBL
>>11964todo mundo tem
>>11994Pior que é mesmo kkkkkkkk. O primeiro vídeo que vi dele na vida não era nem de política, era ele discutindo se a banda Supercombo era melhor que Scalene.
>>11997Só fiquei sabendo que essa porra existia na pandemia, porque ficavam falando que te transformava em trans. A coisa toda parece muito meme, com todo o respeito aos apreciadores.
O que vocês pensam de tornar o /brg/ em um fio cíclico, como o /isg/ no /siberia/? Isto permite que o fio nunca atinja o bump limit e portanto não afunde quando alguém está com preguiça de abrir outro. Também torna conveniente salvar o fio nos favoritos do navegador.
O lado negativo é que os posts desaparecem mais rápido (quando o fio bate 501 replies, o reply mais antigo é deletado), o que não me incomoda pessoalmente, visto que enxergo a efemeridade dos posts de um imageboard como uma feature, e não um bug. A extensão da temporalidade dos posts nestes fios só existe por conta do baixo movimento da board e, quando este fio pertencia ao /leftypol/, as ocasiões em que o fio novo e o anterior em bump limit coexistiam eram brevíssimas.
Eu trago esta discussão aqui pois, dos 135 fios no catálogo do /latam/, 13 são iterações do /brg/, e são praticamente os únicos fios que atingem o bump limit.
>>12001Eu gosto da forma como está, o anão (ou os anões) que está criando os novos fios está de parabéns, sempre colocando uns textos e imagens legais (tipo do bob cuspe e corpo seco), acho que fica algo monótono ter só um OP que nunca se renova. Na minha opinião também gosto de ter um arquivo pra posts antigos, às vezes aparecem algum maluco querendo tumultuar que sei pela forma que escreve que já postou aqui antes aí vou nos fios antigos pra confirmar.
Talvez poderíamos ter um fio separado arquivando esforçoposts que às vezes se perdem aqui, sei lá.
>>11987baseadaço
o engleo viu que tava mitando o post que fez com essa imagem e deletou kkkkkk
>>12001A gente tinha decidido anos atrás fazer fios seriais porque era mais fácil manter arquivos e tal. mas faz tempo que paramos de arquivar, então sei lá.
>>12051E a minha psicóloga quando eu disse que estava questionando meu gênero?
>mas você não é afeminadoNossa, é quase como se eu tivesse começado a imitar maneirismos de homens héteros pra evitar bullying na adolescência…
>>12049Boa sorte pro Lulão na empreitada, mas já começou mal. Duvido que essa galera encare o voto de 2022 como "escolha errada", então essa retórica não vai funcionar. Isso aí é ele falando para a própria base.
>>12055Acaba assim essa porra
>>11803>>12050Não deixe a Nicole ouvir, que isso muda.
>>12052 Psicólogo no Brasil é merda. Não sei exatamente o que causa isso, ou o quão única é nossa merdice mas é como as coisas são. Eles têm o nicho de mercado deles porque a alternativa é se "tratar" com pastor, curandeiro ou ChatGPT.
>>12066Então, os caras são se doendo duramente. Agora querem pagar de santos pacifistas como justificativa, sério, vi eles comparando o Kirk à MLK e Malcon X além de chamar os esquerdistas de fascistas kkkkkk
>>12067Eu sinto que não, Olavo já era um velho e eles ficam no copium de que ele não morreu de covid. Com o Kirk foi um assassinato em que a cena foi compartilhada de forma viral na internet (e ainda parece ter sido morto por alguém da prória direita), humilhação maior ainda. Apesar que são casos parecidos, ambos morreram pelo próprio discurso, Olavo pelo "não exise covid" e o Kirk pelo ""Vale a pena ter um custo de, infelizmente, algumas mortes por armas de fogo todos os anos para que possamos ter a Segunda Emenda".
>>12068O assassino era um lolbertário, mas era algum sabor de LGBT então os caras vão ficar no copium de que era um esquerdista perigoso.
Enfim, foda-se. Alopração máxima.
>>12072O cara que errou o Trump na orelha era só um democrata. Seria meio que um petista mais à direita tentando matar o Bolsonaro.
>>12073Entendo. Bem, dá quase no mesmo
>>12076 (eu)
Mas pode ser também uma questão menos relacionada a essas questões e mais com as posições do Kirk em relação a tópicos LGBT.
Sim, direitistas são incoerentes.
>>12079Também não é uma combinação muito comum.
>>12078Nem duvido que ele seja algum tipo de "progressista", vamos botar assim, mas é ruim de conferir quando são esses channers envelopados em 30 camadas de ironia. Fica pior ainda porque toda vez que acontece algo assim ultimamente os gringos ligam duas máquinas midiáticas gigantes para relacionar o assassino aos adversários políticos.
>>12084nem sabia dessa reportagem. o PIG fez blecaute, como de costume
(olá, novofagote)
>>12089enfim a esquerda aprendeu a fazer meme
>>12090https://x.com/aipainhoaiai/status/1967392488572010732 >>12100A esquerda fica muito calada, sempre levou passivamente na propria bunda e nunca respondia a altura, bando de viados, tem que continuar oque estão fazendo, respondam a altura, dobrem a aposta, não tenham medo.
"o povo não segue covardes"
-Carlos Prestes
>>12093Tu tá escolhendo só disco mais antigo ou vai botar uns mais recentes depois? De qualquer maneira ta faltando um luiz melodia, dorival caymmi, afro-sambas, joyce moreno, tincoãs e marcos valle
>>12097Se é esse o criterio eu acho que o Barnabé deveria tá mais mais embaixo, acho clara crocodilo mais dificil de escutar do que os discos do jupiter por exemplo
>>12106Kkkkkkkkkk
Tá marcado o primeiro encontro do /brg/ na delegacia.
>>12111JÁ COMEÇOOOOOOOOU!!!!!
ainda bem que temos a terra da liberdade de expressão aqui
>>12110É, o Hugo Motta está desembestando de vez.
Já viram com suas organizações se elas vão fazer algum protesto a respeito disto?
>>12116Nao vou negar que o Jones vem contruindo um culto a personalidade de forma sutil, mas esse tipo de ódio dela é claramente bunda ardida,
sentiu completamente o peso do Jones no debate público.
>>12116Ta porra
>>12119Eu amo psicanalise de boteco
>>12118Concordo. Nao sou fã
>>12164eu jogo hoi4 moddado 90% das vezes, por exemplo adoro fazer hoi4 roleplay, tentando simular alinhamento geopolitico do meu pais.
gosto do victoria 3 mais acho o jogo incrivelmente arcade
e meta pq tudo se reduz a ter um grupo de leis e industria pra se industrializar, gosto do stellaris tambem pq permite um roleplay mais aprimorado, recentemente joguei com robos comunistas com correntes quebradas, dominei toda a galaxia com virtualidade, vassalizando toda a federação que antes me antagonizava, agora tou jogando com exterminadores determinados
>>11886prenderam esse coitado q com ctz tava fazendo só bait e vai fazer 4 meses que a PF não pegou o reaça que ameaçou todas as deputadas da alesp
>>8424oque explica isso?
ou a pf ja sabe quem é o reaça e não quer prender ou esse jorge é da propria pf
não tem outra explicação pq é impossivel vc cometer um crime hoje na internet e ñ ser identificado
>>12196O público dele sempre foi esse mesmo. Gamers incuravelmente online, com conhecimento de história mais raso do que visto num r/historymemes ou num /his/ da vida, que só querem "ownar" comuna com uns gotchas preguiçosos.
O que me deixa mais puto vindo desse imbecil não é nem tanto questão ideológica (apesar dessa também ser irreparável), mas sim a epistemologia propositalmente CAGADA que ele prega da história de reduzir ela exclusivamente à história factual.
Não sou fã de influencers de internet, mesmo os que se proclamam comunistas, mas a forma que o Jones Manoel e o Gustavo Machado apresentaram a história enquanto disciplina foi
infinitamente mais honesta e verdadeira do que essa história pop molestada desse merda.
>>12197>irrelevância>900 mil inscritos (e crescendo) >>12200kkkkkkkkkkkkkk
Se calhar o véio Suplicy comparece.
vai dar PT de novo
>>12203nunca que o PCBR vai conseguir formar partido
>>11993e agora encontramos também o limite do humor kkkkkkkkk
o arrombado que vive defendendo léo lins e não deu um pio quando o santinelli sofreu até ameaça de bomba, agora passa pano pra censura daquele tal jimmy kimmel
>>12208Eu queria ver um mundo hipotético onde todas as ambições políticas desses evangélicos foram atendidas.
>todas as culturas foram colonizadas e convertidas a seu Deus e Jesus>toda indústria cultural existente faz apenas slop de crente>toda dissidência política e religiosa em suas sociedades foi pisoteada>todos os bilionários são agora evangélicos "de bem", o próprio capitalismo é dobrado pela vontade dos pastoresSerá que as igrejas iriam canibalizar umas às outras atrás de fiéis, dízimo e outros recursos?
>>12212Então anão o problema dessa forma de pensar sua é que ela é fundamental idealista.
>todas as ideologias foram abolidas, e agora todo mundo é comunista>a mídia só produz slop woke>toda dissidência foi pisoteada>só os bilionários de esquerda que são permitidosClaro, tudo que eu citei é retardado, mas esse é o ponto: essa visão de como uma sociedade funciona é fundamentalmente falha, porque o processo de transformação é dialético, com contradições novas surgindo ao mesmo passo que antigas contradições são resolvidas.
O problema dos crentelhos é que eles vivem numa sociedade pós-religião, e a teologia deles revolve em torno de que ao invés de lidar com isso, eles só tem que tankar até o arrebatamento.
Amanhã estarei com meu núcleo na manifestação, essa porra vai lotar.
>>12198>900 mil inscritos (e crescendo)Não sou o quotado, mas não adianta se a maior parte do público é jovem, incel e terminalmente online.
>>12203Discordo do plano do camarada. Nessas circunstâncias é melhor entrar no legislativo e levar o bonde junto pra bagunçar a porra toda e fazer agitprop. Não sei bem se o executivo é o caminho, mas é só a minha intuição gritando.
Enfim, a UP não dá 10% do valor para as eleições que o Jones dá, pelo jeito. Essa já é uma assimetria bem clara
>>12234tem nem vergonha
>>12235Apesar dessa pergunta parecer contraditória eu não espero absolutamente nada dos petistas então eu diria que os supostos socialistas não indo pra rua é pior
>crimes da familícia jogam a pauta patriótica pra esquerda>chororô do Charlie Squirt joga a pauta de liberdade de expressão (e a resenha) pra esquerda>PEC da impunidade joga a pauta anticorrupção pra esquerdaimagina só se Lula fosse populista, ele iniciaria um reich de 1000 anos só com o que acenteceu nestes últimos meses
>>12247é literalmente a maior manifestação da esquerda em décadas
>>12247>isso era aceitável naquele tempoPara um cidadão comum urbano, não era não.
Um sujeito de 40 com uma menina de 13 era aceitável em rincões esquecidos e afastados. Isso foi nos anos 80, não nos anos 20. Já era problemático.
Caetano se safou dessa pela vista grossa que fizeram por ele ser uma figura muito querida.
>>12274>fundaria Formalizaria, legalizaria, vocês
entenderam.
>>12278Faculdade não conta, é um mundo à parte. Especialmente se for um curso de humanas. Eu também achava fãs do Jones facilmente por lá.
>>12279>>12280Tangenciando um pouco o assunto, acho que nunca tivemos uma seita esquerdista na história do Brasil, como as dos gringos.
https://jonestown.sdsu.edu/?page_id=111267 >>12288Ainda vai levar mais de um ano pro primeiro turno das próximas eleições, tem muita coisa pra acontecer ainda. Mesmo que os parlamentares que votaram/votarão a favor da PEC percam seus mandatos, isto não necessariamente significará um ganho para a centro-esquerda. O centrão/bolsonarismo tem herdeiros e oportunistas de sobra para manter seu projeto de sociedade rodando.
Geral ficou puto com essa PEC, porque ela mexe com um ressentimento mais enraizado, difundido e antigo que o bolsonarismo e o lulismo, que é o cinismo em relação à política parlamentar.
>>12281>Faculdade não conta, é um mundo à parte. Especialmente se for um curso de humanas.só achei curioso de achar em cursos com menos presença esquerdista, tipo cursos de ciências da natureza, tecnologia e informática. mas o mais impressionante mesmo é ver gente do dia a dia mesmo, família, gente aleatória na rua, gente do ônibus e muitos outros lugares.
é muito doido.
>>12310Correto. A burguesia tava dividida nessa pauta, não porque defendem a democracia, as instituições, e um judiciário independete, mas porque tem uma fração significativa deles que tá de saco cheio do bolsonarismo como um todo, e do clã Bolsonaro em especial.
É uma galera mesquinha e incompetente demais pra tocar a agenda das classes dominante sem causar alarde demais. Não atoa tavam desesperados pra achar uma "alternativa de centro" em gente como o Luciano Huck.
Kongjian Yu, principal idealizador das cidades-esponja, morreu hoje num acidente aéreo no MS. Ele estava no país por ocasião da Bienal de Arquitetura. Ironia ele ter morrido num país que não dá a mínima pra urbanismo.
F
>>12309deixa eu sonhar cara
>>12311De fato. Bolsonaro só se fudido nesses últimos tempos. A cada investida tem colhido uma nova humilhação.
>>12312Aí eu não tenho certeza. Tenho a impressão que só azedaram mesmo com o bolsonarismo por causa das sanções (também querem apoio do executivo frente a elas). Por isso sou meio ranzinza com esse patriotismo "doguinho caramelo" dos últimos tempos.
>>12313>cidades-esponjainteressante. Tenho estudado hidrologia de superfície, vou levar essa pro professor.
>>12162Foi mal a demora pra te responder, tava meio ocupado esses dias.
A real é que esquerda liberal, principalmente PT usa, sim. Existem até projetos financiados pelo governo federal que buscam juntar uma galera militante (povo do MST, sindicalistas e militantes de temas sociais, principalmente) e trazer a memória do contestado como método de 'conscientização de classe' e tal.
O nome de Maria Rosa aparece muito nesses meios relacionando a questão da luta social das mulheres também.
Fora dessa esquerda liberal, a gente não tem força nenhuma aqui, então o tema é bem de nicho.
Pra maioria da população o genocídio do Contestado é chamado de "guerra", e é ensinado nas escolas que se trata (exclusivamente) de disputa de terras entre SC e PR. Redutos indígenas/luso-brasileiros (como o Taquaraçu do Bom Sucesso) foram completamente apagados da história.
A Mística e a experiência religiosa do movimento, assim como seu projeto político popular foram apagados, também,
É um assunto bem interessante e muito "borrado" se você for estudar pela ótica da narrativa hegemônica dominante.
Se tiver interesse no assunto, recomendo 'A Mística do Contestado' de Gilberto Tomazi pra entender melhor a perspectiva popular da época, esp. como ela entrelaça o misticismo e o messianismo com projeto político.
P.S pessoalmente, acho que a região não-litorânea de SC e PR se perdeu num fanatismo religioso e ultra-conservadorismo em grande parte por causa da perda da memória do contestado
Repararam que o circo do Bozo parou de falar completamente da CPI do INSS depois que ela foi instaurada? É porque ela não está indo bem pra eles. Revelou que, entre outras coisas, tanto Moro quanto Paulo Guedes foram avisados dos desvios e não fizeram bulhufas (e, ao que parece, o Metrópoles é o único grande portal de notícias a expor isso) e o filho de Onyx Lorenzoni estava envolvido, entre outros ocorridos menores (curiosidade: um ex-ministro do Bozo, José Carlos Oliveira, então evangélico, converteu-se ao islamismo e agora se chama Ahmed Mohamad).
Como sempre, é a pura burrice da reaçada que nos salva da pura canalhice da reaçada. E mostra a falta de tino do governo, que teria ganho muito ibope da população se tivesse tomado a dianteira pra estabelecer essa CPI e colocado ela em evidência na mídia.
>>12313Ainda tô sem acreditar que um cara que era um gênio, simplesmente o maior pica da área veio aqui pro Brasil pra morrer. Triste demais, se eu fosse explicar pra um reaça do MBL de 13 anos, seria como se um avião com o Elon Musk caísse aqui no Brasil. O mano colocou um conceito incrível baseado na ciência em prática, num momento tão crucial quando a gente vê as mudanças climáticas já acontecendo na nossa cara e ninguém faz nada, pelo contrário, só somos sabotados ainda mais.
Quantas cidades aqui que se fodem quando cai uma chuvinha, isso pq os gringos acham que aqui é só árvore quando na verdade tudo que era floresta e rio virou concreto. E o Yu falou horas antes de morrer que o Brasil era a esperança do mundo e podia fazer a diferença nesse quesito. Lamentável.
https://wikinet.pro/wiki/Reddit>Tendo isso em mente, é fácil perceber que o meio termo do brasileiro não só é incomum, mas também desnecessário, normalmente ou o brasileiro é normalfag o bastante para tender a ser normie, ou falho e jorge o bastante para virar channer. Ainda assim, existe uma comunidade brasileira no Reddit, esta que não compactua com as ideias da direita e do bolsonarismo, mas ao mesmo tempo não é esquerdista o bastante para ficar propagando ideias SJW. Eles compartilham memes mais sofisticados e é muito comum encontrar discussões a respeito de postagens e artigos em inglês, isso porque eles são o meio termo do normie que não fala jorgice e do channer que é razoavelmente inteligente para entender inglês e poder ter uma discussão sobre, mas é claro que no caso do channer o racismo, misoginia e culto ao Dogola acaba sendo obrigatório em suas argumentações.Melhor descrição que eu já vi do /r/brasil.
>>12328Não. Ela namora um gringo pela internet e vai viajar pros EUA se encontrar com ele.
>>12329Eu não entendo por que
incel tem tanto medo de mulher, sempre tive mais facilidade de fazer amizade com mulheres do que com homens.
>>12323>Alguém aí ainda acessa chans brasileiros?Sim.
>Sobrou algum que presta?Não. A userbase atual dos chans br é a mais burra da história. fora o viés daquele neocon do mais intelectualmente limitado e rasteiro. Sim, desde quase sempre se "de direita" era norma em chans br mas ao menos uma boa parcela estava lá para rir, fazer rir e ver o mundo queimar.
>>12342Concordo plenamente. Não apenas temos idiotas em larga escala por lá como sempre teve, mas já faz um tempo em que se infestou de bobolescentes do Twitter também.
Inclusive, saudades do /leftypol/ do BRChan.
>>12343BRChan foi o chan brasileiro mais divertido. Ao menos entre os "principais". teve chans interessantes naquela leva de vida curta logo após o fim do Bananal. 77 e Mad, por exemplo. Tropical também, apesar de ter concentrado uma userbase normie demais.
Ouso afirmar que até o 1500 era interessante lá por 2013~15. Não era particularmente divertido mas era um espaço no qual, para um chan, se podia ter discussões um pouco mais elaboradas e racionais, se você tivesse paciência para receber 3 respostas por semana.
>>12333>não entendo por que incel tem tanto medo de mulher, Nunca fui exatamente incel mas, quando novo, a ideia de ser rejeitado por mulher me apavorava. Meu medo não era delas mas da humilhação.
>sempre tive mais facilidade de fazer amizade com mulheres do que com homens.Eu também. Mas quando entrava no campo afetivo/sexual, eu entrava em pânico.
Junte isso ao fato de um sujeito achar que ele deveria ter mulher pois merece porque sim e está pronto um incel padrão dos anos 2020.
>>12333 (checado)
>Eu não entendo por que incel tem tanto medo de mulher, sempre tive mais facilidade de fazer amizade com mulheres do que com homens.Porque incel sempre vê quase qualquer mulher como uma potencial parceira/foda, e aí começam a deixar espaguete cair pra tudo que é lado, em razão da baixa socialização que tiveram.
Interações com mulheres de outras faixas etárias costumam ser menos disfuncionais porque eles não sentem essa pressão de
não passar vergonha, que nem quando interagem com outros homens.
>>12315O mundo era muito melhor quando passava esquenta.
>>12310>Uma vitória de esquerda seria terem barrado a reforma da previdência, o arcabouço fiscal, as privatizações de infraestrutura e parques nacionais… a esquerda teria que ter sido capaz de fazer contraponto aos elementos supracitados.Num cenário onde isso fosse interesse da esquerda que de facto existe no país, o que não é.
>>12364Alguém posta isso no r/brasil kkkkkkkkk
>>12362Enquanto não for capaz de se impôr frente à sociedade como uma força política independente, nossa esquerda será pelega. As únicas vitórias serão aquelas que tiverem a benção do PT, enquanto as demais pautas cairão em ouvidos surdos.
>>12365me pergunto se alguém tem um pingo de respeito pela nikole
>>12367cruz credo
>>12368Tem o livro azul do Chavez também, logo teremos todo o arco-íris. Mas esse livro do MBL deve ser ruim que dói
>>12373a doutrinação evangélica burguesa realmente é triste
>>12375possivelmete pensam mesmo
>>12378Porque são cis ué
>>12377 Pq o Lula não bota Xandão pra descobrir alguma falcatrua nesse think tank sionista?
>>12378Tem um sexólogo americano chamado Ray Blanchard que propôs que existem dois tipos de mulheres trans: autoginéfilos (homens héteros que sentem atração pela ideia de si mesmos como mulher) e homossexuais (homens gays afeminados que sentem atração por homens héteros).
Essa ideia é bem controversa na comunidade científica, mas no /lgbt/ do 4chan virou meio que um meme.
Por favor, votem favoravelmente nas notas deste tuíte de mamadeiroca sobre o pacto Molotov-Ribbentrop:
https://x.com/i/communitynotes/t/1971731076272787596>>12379Eu vivo falando que é só fazer uma investigaçãozinha superficial que você encontra crimes comuns de literalmente qualquer reaça patológico, pois é da natureza deles ser anti-sociais
(inclusive, acho que isto deve ser uma doutrina de futuros Estados socialistas, em substituição de crimes políticos)
mas Lula é bonzinho demais pra fazer isso.
>>12405Uma (1) sinagoga de uma galera que é considerada pária dentro da comunidade judaica vs milhares que organizam viagens de doutrinação pra jovens, fazem campanha pra políticos que sionistas, e cooperam com organizações pra assediar pessoas pro-Palestina (ADL, Canary Mission).
Eu falei meses aqui atrás e vou repetir: o judaísmo como religião hoje é completamente aparelhado pro avanço do projeto sionista. Não existem judeus praticantes em números significativos, no dito ocidente ao menos, que se opõem a israel.
Existe sim uma minoria de judeus não praticantes que se opõem ao extermínio do povo palestino, mas eles não são contra "israel", mas contra as tentativas do Netanyahu de terminar de enterrar a moribunda "solução de dois estados".
E existe uma minoria de uma minoria de uma minoria de judeus comunistas/socialistas que defendem o fim do estado de israel, que são vistos como "kapos" dentro da comunidade judaica.
>>12407Me chamar de antisemita é mais fácil do que engajar com a realidade.
Seguinte betinhas, eu vou mandar a red aqui já que vocês ignoraram da primeira vez que eu postei:
Não faz *nenhuma* diferença se você fala que é "anti-sionista" quando te acusam de antisemitismo por criticar israel. Pra todos os propósitos práticos hoje, anti-sionismo é definido como antisemitismo, e não tem nada que vocês ou qualquer um possam fazer. A maioria dos judeus nesses últimos 80 anos escolheram que esse seria o caso, infelizmente.
O fim do estado de israel como existe hoje sem dúvida iria resultar na morte de dezenas de milhares de judeus, provavelmente centenas, com a possibilidade de chegar nos milhões. Eu não falo isso rindo ou chorando; é um fato, quem leu Franz Fanon e leu sobre a guerra de independência da Argélia sabe disso, e infelizmente pros palestinos isso é a única saída viável que não resulta no povo deles sendo cultural e/ou fisicamente destruído.
Por favor tirem um minuto pra digerir esse fato, e internalizar as consequências reais das posições que defendemos, e fazer as pases com isso.
>>12416
>o judeu médio no Brasil é muito mais progressistaMinoria inconsequente, e "progressista" não quer dizer porra nenhum. Eles tem parentes em israel, eles fazem visitas lá quando adolescentes pra passar lavagem cerebral, e eles apoiam a existência do estado de israel como ele é hoje.
>ah mas os evanjeguesRetardados que também são inconsequentes *no Brasil*. Nos EUA é outra história.
>>12417<como vou ser antisemita se eu defendo os palestinos (povo semita)?
é só mandar essa e acabou
>>12419Infelizmente as pessoas que entendem isso mas continuam falando são desonestas demais, e as pessoas que não entendem são burras demais.
Na média, você vai tá lidando com gente que odeia árabes/muçulmanos, e pra fingir que não se esconde atrás de "defender os judeus", ou retardados que acham que judeus são como os elfos de Senhor dos Anéis, uma raça mística e pura, escolhida a dedo por Deus.
>>12323>1500chanPanelinha do N.
>TchanCheio de pedófilos.
>27chanVersão mais pseudo-intelectual do 1500chan.
>MagalichanImageboard das femcels, fingem ser de esquerda pra contrariar os chans masculinos mas na prática são só radfems.
>DogolachanClone falho do Dogolachan na Deep Web. Userbase formada por jorges retardados.
>55chanClone falho do 55chan.
>ReinchanVersão brasileira do Lainchan, a ideia é interessante bem mas é bem parado.
Os outros são irrelevantes. Nenhum realmente vale a pena acessar, às vezes tem um ou outro fio interessante no 1500chan mas nada além disso.
>>12429sempre achei essa conversa
>>12419 meio fraca. Como quando quando alguém é acusado de ser homofóbico/transfóbico ou algo assim e diz "mas eu não tenho medo deles." Serve para convencer a si mesmo, mas não as pessoas do grupo relacionado.
>>12417>Seguinte betinhas, eu vou mandar a red aqui já que vocês ignoraram da primeira vez que eu postei: Ninguém te acha descolado por usar essas gírias de incel.
>Não faz nenhuma diferença se você fala que é antissionista quando te acusam de antissemitismo por criticar Israel. Pra todos os propósitos práticos hoje, antisssionismo é definido como antisemitismo, e não tem nada que vocês ou qualquer um possam fazer. A maioria dos judeus nesses últimos 80 anos escolheram que esse seria o caso, infelizmente.Então porque Israel diz que antissionismo e antisemitismo são a mesma coisa temos que levar isto como verdade?
>O fim do estado de Israel como existe hoje sem dúvida iria resultar na morte de dezenas de milhares de judeus, provavelmente centenas, com a possibilidade de chegar nos milhões. "Temos que cometer genocídio pra prevenir outro genocídio"
>>12418>Retardados que também são inconsequentes no Brasil. Nos EUA é outra história.Isto era verdade há 50 anos atrás, não hoje. Evangélicos tem uma bancada no Congresso Nacional e foram fundamentais para a eleição de Bolsonaro em 2018.
>>12420O termo usado para se referir a ódio a muçulmanos é "islamofobia".
>>12421>shabbos goyVocê não sabe nem que Sartre era judeu, com base nisto já dá pra descartar qualquer outra coisa que você tenha a dizer sobre ele.
>>12435100% pauta importada, como eu falei aqui
>>11671>>12432É fraca, é só uma tecnicalidade.
>>12437
>Ninguém te acha descolado por usar essas gírias de incel.Poxa os cirandeiros do imageboard anônimo com 15 usuários ativos não me acham pica, acabou pra mim, so me sobrou o churrascamento
>Então porque Israel diz que antissionismo e antisemitismo são a mesma coisa temos que levar isto como verdade?Porque pra todos os propósitos práticos hoje o judaísmo como religião existe apenas pra promover a existência do estado de israel. Sim, existem uns grupinhos aqui e ali que rejeitam projeto sionista, mas o fato é que as sinagogas hoje são aparelhos de recrutamento de jovens pra causa sionista, de lobby político, e de perseguição contra antisionistas através de grupos como ADL e Canary Mission.
>"Temos que cometer genocídio pra prevenir outro genocídio""Temos" é muita gente, eu tô falando do que vai acontecer inevitavelmente se o estado de israel for destruído. De novo, olha o processo de descolonização da Argélia, onde tinha uma população grande de pied noir.
Como eu falei, sem apoiar ou condenar, mas se você acha que vai ter uma saída sem sangue e atrocidades depois de 80 anos de repressão violenta, tu é uma criança iludida.
>Evangélicos tem uma bancada no Congresso Irrelavente pra causa sionista. EUA, Alemanha e Inglaterra garantem a existência de israel, o Brasil apoiar ou não é tão importante quanto Gabão ou Kiribatti.
>Você não sabe nem que Sartre era judeuRealmente não sabia, mas bom ficar sabendo porque agora tem um excelente exemplo de um intelectual secular de esquerda judeu que apoiou israel contra os países árabes seculares (Egito e Síria).
Não precisa acreditar em mim, pode pesquisar aí a Josie Fanon tirando a introdução dele dos Condenados da Terra.
>>12437Devia ter consultado antes de responder esse bostinha, SARTRE NÃO ERA JUDEU, SEU RETARDADO.
Meu erro por acreditar no que um imbecil aleatório num imageboard disse.
>>12440>Poxa, os cirandeiros do imageboard anônimo com 15 usuários ativos não me acham pica, acabou pra mim, só me sobrou o churrascamento.Imagine não ser aceito nem em uma imageboard pra pessoas que não são aceitas em outras imageboards, a pessoa é a escória da escória.
>Porque pra todos os propósitos práticos hoje o judaísmo como religião existe apenas pra promover a existência do estado de Israel. Sim, existem uns grupinhos aqui e ali que rejeitam projeto sionista, mas o fato é que as sinagogas hoje são aparelhos de recrutamento de jovens pra causa sionista, de lobby político e de perseguição contra antissionistas através de grupos como ADL e Canary Mission.Então os judeus têm que ser proibidos de praticar sua religião por causa das ações do governo de Israel?
>"Temos" é muita gente, eu tô falando do que vai acontecer inevitavelmente se o estado de Israel for destruído. De novo, olha o processo de descolonização da Argélia, onde tinha uma população grande de pied noir. Como eu falei, sem apoiar ou condenar, mas se você acha que vai ter uma saída sem sangue e atrocidades depois de 80 anos de repressão violenta, tu é uma criança iludida.Dois erros não fazem um acerto. Este é o mesmo argumento que o Benjamin Netanyahu usa quando diz que Israel está justificado em matar os palestinos por causa dos ataques do 7 de outubro.
>Irrelavente pra causa sionista. EUA, Alemanha e Inglaterra garantem a existência de Israel, o Brasil apoiar ou não é tão importante quanto Gabão ou Kiribatti.Você disse que evangélicos são "inconsequentes no Brasil".
>>12448
>Então os judeus têm que ser proibidos de praticar sua religião por causa das ações do governo de Israel?Eu falei isso, ou você estipulou isso?
>Dois erros não fazem um acerto.Você tá no jardim de infância ou o que
>>12449A solução de dois estados já foi implementada 30 anos atrás, a gente tá vivendo ela: Palestina com legitimidade limitada, sem exército, controle do abastecimento de água e luz, controle dos meios de comunicação, fronteiras que israel define e altera toda hora, governo que só existe pra recrutar colaboradores na repressão dos palestinos, sociedade fraturada ideologica e geograficamente.
A dita "solução de dois estados" existe pra dar plausibilidade pro projeto multigeracional de extermínio dos palestinos: se você discorda dela você é um extremista fanático que odeia judeus, se você concorda cê tem que calar a boca, sentar na mesa e conversar eternamente enquanto assentadores judeus roubam mais e mais terras.
>>12435Eu conheci 3
>uma colega no fundamental. Usava um colar com a estrela de Davi e era considerada a mais gata da sala. Um dos meus amigos ficava direto tentando fazê-la "aceitar Jesus" >um cara do MEPR que andava por aí com uma bandeira da palestina como se fosse a capa de um super-herói>professor de filosofia da faculdade. Falava umas paradas antissemitas de vez em quando no meio da aula>>12450Também tive um professor palestino que era crente nessa solução falida. Teve até uma treta quando ele chamou o Michel Gherman para uma palestra no campus.
>>12454>Um dos meus amigos ficava direto tentando fazê-la "aceitar Jesus" Perdi. Cristão alopra d++++
>>12459Você é de que região? Aqui no nordeste é mais fácil achar a galera da ayahuasca que judeu. Dos dois que vi na vida, um foi quando visitei São Paulo: um homem branco de camisa social azul-claro e aquele chapeuzinho pequeno na cabeça.
>>12461Não, eu usei corretamente. israel nunca dependeu de apoio do governo ou população do Brasil pra existir e expandir seu projeto de extermínio de palestinos.
Os três pilares que garantem a existência de israel são apoio das potências ocidentais (EUA, Alemanha, França, Inglaterra), colaboracionismo local de grupos quinta coluna (druzos, berberes, e desde os anos 90 a Autoridade Palestina), e um perpétuo caos e disputa entre nações árabes/muçulmanas do Oriente Médio/Norte da África.
Desses, o segundo e o terceiro são os principais fatores. Como um palestino que vive na Argentina disse uma vez no Twitter: "Deus nos amaldiçoou com os aliados mais inúteis"
>>12462>Você é de que região? Sudeste,
>Aqui no nordeste é mais fácil achar a galera da ayahuasca que judeu.Eu vi mais nas capitais mas também vi no interior. Ortodoxos, inclusive.
>>12477Femcel e chud ao mesmo tempo acho que é uma combinação rara mesmo. Conheci um montão de fulanas de direita (porém só uma que se identificava com essas paradas de "femcel", mas era de esquerda mesmo, e nem era radfem nem nada).
>>12478 >>12479Algumas são assim mesmo como tu disse, influenciadas pela família/parceiro, mas outras é por convicção ideológica mesmo. Tive colegas que eram bolsonaristas por causa do discurso mundo cão dele na área de segurança pública, por exemplo. Outras por religião (aqui tu pode argumentar que é influência da família, mas é complicado). Já conheci umas fulanas que eram até meio complicado de dizer se é ou não chudette. Uma era "varguista, meio NR das ideias, mas já a vi comentando em vídeo do Jones Manoel. Outras duas eram ancaps que falavam umas paradas nesse naipe aí da pica relatada. Agora, tem umas raras que compram o pacote completo mesmo, tipo uma que era terraplanista sem ser ironia.
Eu não sou um troll, apenas um curioso. Não sei se esse fio é partidário de algo, se for há alguém (eu) aqui que gostaria de ser convertido com muito proselitismo ao mundo da esquerda e vencer preconceitos particulares.
Tive diversos problemas, tive conflitos com a direita, me descobri ateu, infeliz com o que o liberalismo se tornou, infeliz com o racialismo radical, infeliz com o Capital. Meu último empurrão era minha religião. Agora estou aqui, de coração abertos, de ouvidos abertos para ouvir a opinião de algum humilde anão, do PORQUÊ a esquerda é boa e do PORQUÊ ela transformará o mundo num lugar melhor. Gostaria honestamente de ouvir bons argumentos, ando estudando um pouco de Marx. Vocês são mais tradicionais no Marx ou são mais revisionistas? Poderia me ajudar?
>>12499Fico bem feliz que você esteja tentando alcançar novos horizontes anão, mesmo que você não se converta para esquerda, ter uma melhor noção do que as pessoas em geral pensam é de grande ajuda a vida de maneira geral, especialmente âmbitos políticos e filosoficos :)
>preconceitos particulares. Tem como você falar um pouco mais que preconceitos são esses? Ou melhor teria como você mais ou menos falar o quê você pensa o que a esquerda defende?
>infeliz com o que o liberalismo se tornou, infeliz com o racialismo radical, infeliz com o Capital. Teria como você elaborar exatamente o que você entende como sendo o significado desses termos? E também de onde sua infelicidade e criticas a eles vem?
>ando estudando um pouco de Marx.Tu leu o quê de marx até agora? Tem algum outro pensador que você considera de esquerda quê você já estudou?
>>12499Bom dia, anon. Recebemos curiosos de braços abertos, mas por favor, não fale de "conversão". Quero te persuadir, mas você precisa desenvolver pensamento crítico e chegar nas suas próprias conclusões de maneira cética, curiosa, pessoal, e intelectualmente honesta. Seu post não diz muita coisa, então eu vou infodumpar alguns básicos.
Para início de conversa, "direita" e "esquerda" não são boas descrições. São palavras dependentes de contexto histórico i.e. lugar e ano. Por exemplo, FHC já foi considerado de esquerda, Alckmin já foi considerado de direita, Haddad é uma figura de direita ou de esquerda dependendo a quem você pergunte. No Brasil, tanto a direita quanto a esquerda—e por esquerda refiro-me ao PT, Ciro Gomes, e a maioria do PSOL—são a favor da continuidade do modo de produção capitalista. O único ponto em comum da esquerda de todas as cores no Brasil até pouco tempo era ser contra privatizações do setor público, mas como Haddad disse recentemente em uma entrevista, nem isso é mais unânime, pois o ministro petista considera algumas privatizações "boas". Vai saber.
Você está em um fórum "não-sectarista de esquerda", mas logo verá lurkando que praticamente todos aqui são estudiosos, apoiadores, ou militantes do que se chama "esquerda radical": comunistas, e ocasionalmente anarquistas (excluindo "anarcocapistalistas"). Esta esquerda radical tem como tese principal o fim do capitalismo como modo de produção. Os meios para chegar neste fim, e o que haverá após, são pontos de discussão em aberto no nosso campo, mas todos da esquerda radical concordam que é uma necessidade histórica para a preservação da espécie humana. Eu não posso falar pelos anarquistas, então vou me limitar a falar dos comunistas aqui e nas minhas respostas seguintes.
O fim do capitalismo só pode se dar com a superação do direito da propriedade privada. E propriedade privada no campo radical significa "propriedade privada dos meios de produção e distribuição". Isto não inclui sua escova de dentes, cueca, carro, piscina, ou casa. Isto incluiria suas terras (inclusive o terreno onde sua casa foi construída sobre), suas fábricas, seus supermercados, suas empresas de transporte coletivo etc. Se isso te afeta diretamente de maneira negativa, então você não é um proletário ou camponês, mas sim um burguês, classe antagônica aos trabalhadores no contexto do capitalismo i.e. sua preservação e benefício dependem da opressão sobre os trabalhadores e vice-versa. Há um asterisco na situação referente ao terreno da sua casa, obviamente, mas note que abolir o direito da propriedade de terras não significa tomar o seu direito de uso daquela terra. Significaria apenas que o uso de toda terra há de ser democraticamente consentido, e o uso da terra para residência é de interesse da sociedade dos trabalhadores. Isso também não significa que sua casa teria que ser demolida para erguer um prédio estilo commie block contra sua vontade, visto que na infinitamente rara ocasião em que isso tivesse que acontecer por necessidade extrema, você seria compensado pela sua realocação.
Se você ou sua família tem alguma empresa ou outro tipo de investimento privado, mas sequer é multimilionário, você é parte da "pequena burguesia", uma das classes intermédias do capitalismo. A posição de Marx em sua época quanto à pequena burguesia é ignorá-la, pois é uma classe fadada à extinção tanto no capitalismo quanto no socialismo. No capitalismo, essa pequena burguesia é tirada da competição do mercado por ter que competir com outro capitalista mais poderoso e logo é proletarizada, ou ascende à burguesia quando as estrelas se alinham para aquela família, em uma probabilidade menor que a de ganhar na loteria. No socialismo, a expropriação da propriedade privada é top-down, e a pequena burguesia é permitida existir até que chegue sua vez de ter seus bens expropriados, mas até que esse momento chegue, a sociedade já teria se reorganizado de modo que seria mais vantajoso materialmente ser um trabalhador do que ser um pequeno proprietário.
A superação do direito da propriedade privada significaria o estabelecimento de uma sociedade onde o poder político é uniformemente distribuído entre todos os cidadãos, ao invés de ser concentrado nas mãos de quem tem mais capital para influenciar eleições, comprar políticos, mobilizar a polícia, e passar leis que os beneficiem. Empresas privadas, como fábricas e escritórios e lojas, passam a ser mandadas pelos próprios trabalhadores ali. Uma forma simples de tal organização funcionar é a eleição democrática de gestores entre aqueles que são capacitados no corpo de trabalhadores, ou talvez a contratação de um gestor externo. Algo similar a eleições para síndico de condomínio. O que fazer com o faturamento seria decidido não pelo proprietário compromissado a agradar os shareholders e/ou encher os próprios bolsos, mas por um trabalhador que não tem o direito político de se apropriar daquele lucro. Então a decisão do que fazer com o faturamento: aumentar salários, reduzir horas de trabalho por conta das metas de produtividade satisfeitas, reinvestimento para o crescimento da empresa, reinvestimento para a manutenção da empresa, criação de uma reserva de emergência; todas essas decisões, e a forma como elas serão feitas, ficariam sob controle direto de cada peão do chão de fábrica, de cada lojista, de cada ser humano envolvido como trabalhador. O resto da sociedade também teria controle do que fazer com parte daquele faturamento, como no caso da necessidade de manutenção de infraestrutura coletiva (praças, estradas, postes de energia etc).
Esta organização social pode soar utópica, mas é plenamente possível. Para enxergar isto concretamente, é necessário que você compreenda o conceito de mais-valor. Tentarei explicar de maneira breve neste parágrafo o que isto significa. Toda empresa é composta de trabalhadores, e estes trabalhadores empregam sua mão de obra em troca de salário. O salário/hora compensado aos trabalhadores é financiado pelo valor econômico gerado no trabalho. Mas há um excedente. Se não hovesse um excedente, não seria possível para um ser humano gerar renda passiva. O excedente deste valor é apropriado de maneira privada no lucro, que geralmente é posto no bolso do patrão, mas mesmo quando é reinvestido, este reinvestimento nunca consulta a vontade democrática dos trabalhadores, que são aqueles que fazem a empresa funcionar. Se um proprietário de empresa morre na manhã de segunda-feira, a empresa continua funcionando normalmente, mas se todos os trabalhadores daquela empresa morrem na manhã de segunda-feira, a empresa não funciona, mesmo que o proprietário tente ir lá se virar nos trinta. O conceito é um pouco mais complicado que isso.
Sobre "o que o liberalismo se tornou", é provável que você apenas não soubesse o que liberalismo realmente significa nas entrelinhas. Como exercício de leitura, leia "Sobre a Liberdade" de John Stuart Mill. Quando esquerdistas emocionados acusam outros de fascistas, às vezes é porque estes também não sabem o quão inumano o liberalismo realmente é, e sempre foi. E não é sua culpa não saber disso, pois tudo no liberalismo, inclusive seu nome que alude ao conceito de liberdade, é feito para esconder da pessoa comum quais são suas consequências lógicas. Você foi condicionado a enxergar o liberalismo de uma maneira que beneficie àqueles que têm algo a ganhar com isso: a burguesia, os donos do mundo.
O tópico referente à religião é um pouco extenso e acredito que não vem ao caso, visto que você largou o estilo de vida religioso, mas adianto que a crença popular de que o socialismo é aprioristicamente antagônico à religião está errada e é muito boba.
Estou aberto a responder suas dúvidas e indagações. Quero encerrar esse post com uma lista de políticas públicas gerais que os comunistas propuseram à época de Marx, como publicado no Manifesto do Partido Comunista, para exemplificar o que os comunistas buscam em uma sociedade:
1. Estatização de todas as terras agrárias;
2. Pesado imposto progressivo (os ricos pagam mais impostos, os pobres pagam menos impostos);
3. Abolição da herança, no contexto da perpetuação da riqueza de famílias poderosas;
4. Confiscação de todos os bens de quem tentar sabotar esta sociedade;
5. Centralização do banco, da moeda, e do crédito por uma única entidade estatal;
6. Estatização de todas as companhias de transporte, incluindo ônibus, metrô, trem etc;
7. Industrialização estatal e democrática, e investimento na infraestrutura pública;
8. Pleno emprego, e emprego obrigatório;
9. Urbanização (note que isto não é uma necessidade no Brasil hoje como era na Europa no século XIX);
10. Ensino público para todas as crianças e adolescentes. Fim do trabalho infantil hediondo (à época, Marx não acreditava que era possível abolir o trabalho infantil naquele momento histórico, mesmo que ele fosse a favor desta abolição geral). Escolas técnicas para capacitação da mão de obra.
Note que tudo isso parte do pressuposto de que o Estado está nas mãos dos trabalhadores e é verdadeiramente democrático.
>>12503
>Capitalismo RealismoPoxa se é pra sacanear com o cara eu vou brincar também
>>12499Anão leia as obras do Elias Jabour, a grande mente do marxismo contemporâneo brasileiro.
>>12487Eu não-ironicamente desejo que TODO chaveirinho house negro sofra, apanhe e morra da pior forma possível nas mãos dos vermes dos quais eles rastejam pela aprovação e aceitação, homerda dejétero é inimigo claro, pior são os traidores com auto-ódio DENTRO da comunidade, e NÃO EXISTE amizade entre masco dejétero e gay.
>>12511É um otário chaveirinho se humilhando e rasteijando pela aprovação de dejétero, pra esse tipo de gay eu desejo A MORTE, ou que sejam espancados e humilhados pelos sub-humanos que eles tanto adoram
>>12514>Sub-humano acha que me ""owna"" comemorando chimpout da demografia asquerosa, odiosa e violenta deleKek
Boa noite para vocês.
>>12500>Tem como você falar um pouco mais que preconceitos são esses? Ou melhor teria como você mais ou menos falar o quê você pensa o que a esquerda defende?Se eu dizer, provavelmente serei banido aqui, mas é um certo problema com alguns identitários. Porém estou tentando me desconstruir desses preconceitos, mas anda difícil.
>Teria como você elaborar exatamente o que você entende como sendo o significado desses termos? E também de onde sua infelicidade e criticas a eles vem?O liberalismo em si, no sentido econômico, a mão invisível falhou, ele não se auto-regula realmente e é cheio de vícios. O liberalismo é monopolista, explorador, injusto e desigual. O que mais odeio é que ele define por meio do livre mercado, o que gera lucro e o que não, prometendo liberdade individual, por exemplo, médicos, engenheiros tem mais valor para o mercado do que um filósofo ou um psicólogo, ou seja, não há liberdade individual. Só o que o mercado decide, o mercado que decide as relações humanas, o hobby, o casamento, o sexo, a carreira. No sentido filosófico nem precisa dizer, deixa o individuo a ver navios e estimula ele a ser individualista e atomizado pela máquina, longe da sua família e elementos mais elevados. Completamente alienado. Um ser que coloca o dinheiro acima da amizade e família, um ser egoísta.
Racialismo? Ora, é fácil, como defender algo que quer a minha destruição e a destruição de outros povos? Só por serem mestiços, negros ou de cor.
>Tu leu o quê de marx até agora? Estou lendo o Manifesto e o livro da Família. Não lembro de ter estudado outro autor, talvez o Zizek.
>>12502Li tudo, estou de acordo, porém poderia me tirar uma dúvida, como que a empresa vai sobreviver sem o excedente (lucro, mais valia)? E qual o papel da religião no estado socialista? E sobre o realismo moral, ou seja, em que tipo de moralidade ou ética o marxismo se sustenta? Porque o realismo moral unido com o direito natural em relação a defesa de universais, ainda faz bastante sentido para mim, mesmo sem acreditar num elemento metafísico agora. Em que literatura o marxismo se sustenta? Eu entendi a questão a econômica, mas poderia me clarear na questão teórica, filosófica e do Direito? É muito importante para mim. Quais são os limites éticos do marxismo? Como ele vê a família, a liberdade humana, o direito a vida? O que ele considera degenerativo e o que ele considera glorioso? Qual é a lore do marxismo? Como ele enxerga o gênero humano e a sexualidade?
>>12503Salvo.
>>12505Pássaro, vide X.
>>12506Eu gostei muito do debate dele com aquela mulher que esqueci o nome, explicou muitas questões interessantes.
>>12493A TCC crê que os comportamentos disfuncionais veem de creanças centrais rígidas formadas durante a vida que funcionam como mecanismo de sobrevivência defasados. Todo mundo se sente ansioso, triste, etc. mas como cada pessoas processa essas emoções e age perante elas vai depender destas crenças e das estratégias compensatórias que eles que desenvolveram, sendo necessário uma auto-investigação para ver quais padrões são úteis e quais são ruins pro cliente. Isso envolve treino e disciplina, tem quem não goste porque diz que isso reduz pessoas a ratos o que as lembra de que o ser humano é um animal como qualquer outro e não a coisa mais especial do universo uiuiuiui.
>>12491Nem, será Laura Sabino vs Kim Kataguiri e VOCÊ será feliz.
>>12527Só pra que você não ache que somos todos esquizofrênicos, nesse fio temos muitos usuários interessantes mas somos pragueados por um casal de trolls que são desprezados por todos, os dois são banidos quase diariamente mas mesmo assim não saem daqui. Um deles é uma caricatura de um gay raivoso do twitter, todo post seu é pregando violência contra homens héteros e ele clama por um estado "como Israel" (palavras dele) para pessoas lgbt. Outro é um autista que se diz de esquerda mas vive xingando trabalhadores, mulheres, gays e sendo um pé no saco em geral. Se você vir um post de alguém que parece ser um adolescente nervosinho de 15 anos, pode ter certeza que é ele.
No entanto, note que aqui é um fórum de esquerda politicamente incorreto então ninguém vai te banir simplesmente por falar "retardado" ou por fazer críticas a políticas identitárias. Há uma grande diferença entre pregar ódio contra minorias e dizer que mais mulheres, negros e gays CEOs não vão consertar os problemas do capitalismo.
>>12502nice
>>12527>Estou lendo o Manifesto e o livro da Família.A Origem da Famlia, da Propriedade Privada e do Estado ou A Sagrada Família? Leia Lênin também, importantíssimo.
>como que a empresa vai sobreviver sem o excedente (lucro, mais valia)?Acho que há um certa mistura de conceitos aí, o excedente ainda existe, ele só não vai ser apropriado pelo capitalista. Daí a banda toca mais ou menos como o anão já disse, na questão de distribuição e decisões coletivas.
>E qual o papel da religião no estado socialista?A religião é considerada mais um assunto privado em relação ao estado. A maioria dos estados socialistas eram, oficialmente, ateus também. Esse texto é bem legal e curto sobre o assunto, apesar de ter certas específicidades que creio que seriam diferente no contexto brasileiro no século XXI.
https://www.marxists.org/portugues/lenin/1905/12/03.htm
>em que tipo de moralidade ou ética o marxismo se sustenta?Eu creio que isso nunca foi sistematizado nos autores clássicos, apenas com pontos jogados por aí. Talvez isso tenha sido discutido sistematicamente por autores mais recentes mas pessoalmente desconheço (Acho que isso também se aplica à questões como a sexualidade. E não, Che Guevara não fuzilava gays). O marxismo não é uma ideologia moralista, o que não quer dizer que não se tenham uma moralidade. Por exemplo, a crítica ao capitalismo não é feita sob a questão dele ser bom ou mal, sobre o capitalista ser necessariamente bom ou mal (apesar que a maioria tende a não ser muito gente boa em minha opinião XDD), a base teórica se dá nas contradições sistemáticas observadas na realidade material. Por isso acho que coisas como <O que ele considera degenerativo e o que ele considera glorioso?
não se aplica no contexto marxista
>>12507Talvez isso seja consequência do pensamento de Marx, à época. Os comunistas do século XIX pensavam que seria possível fugir da centralização urbana e ter a população mais esparsamente distribuída. Esse conceito é defasado hoje, pois sabemos que não é possível ter planejamento residencial sem concentrar os cidadãos ao redor de seus empregos, que estarão amontoados em células. A forma mais viável, até onde eu sei, de reduzir as diferenças entre o campo e a cidade hoje, é urbanizar a infraestrutura rural. A China, com todas as suas ressalvas, está gradualmente encontrando sucesso com suas cidades planejadas.
>>12527>sobre a sobrevivência de uma empresaEu gosto de dizer para quem está começando seus estudos marxistas que há três livros fundamentais para compreender o comunismo: o Manifesto, para saber o que os comunistas querem; o Capital, para compreender como nossa organização político-econômica funciona hoje (mais precisamente, como funcionava no século XIX e o que herdamos disto: praticamente tudo); e o Gothakritik, para entender o que os comunistas
não querem. No Gothakritik, Marx elucida que, quando diz-se que a classe operária há de se apropriar de tudo o que produzem, ele não quer dizer que os trabalhadores deverão colocar no bolso o mais-valor. Ainda é necessário manter um planejamento de reinvestimento para crescimento e manutenção da empresa. No caso de imprevistos que excedem o orçamento de emergência, o Estado ou outras instituições podem coletivamente amortecer o estrago com subsídios externo, algo que já existe hoje mas de maneira muito mais nefasta. Cada caso é um caso. O meu argumento é que ainda haverá um excedente de produção, ele apenas não será caracterizado como lucro justamente por não ser apropriado de maneira privada. Digo isto em termos iniciais, em uma sociedade transitória, pois só teremos ideia de como a etapa superior do comunismo funcionará quando tivermos a etapa inferior solucionada ou em processo de solução.
Existem modelos de empresas autogeridas pelos trabalhadores no capitalismo (worker cooperatives), mas estas costumam não ser competitivas contra empresas maiores, portanto exercem um papel similar ao da pequena-burguesia na organização capitalista, que é ocupar nichos de mercado onde a taxa de lucro é inferior à dos espaços onde a burguesia lucra. A tendência é que, à medida que a taxa de lucro social continue caindo (e ela tende a cair, historicamente), os grandes monopólios vão engolir cada vez mais estes mercados marginais para continuar extraindo lucro. Posso elaborar um pouco mais sobre isso depois, caso queira. Dito isto, a ideia é que não haja a competição voraz da anarquia de produção do capitalismo, e que a empresa possa atender às necessidades da sociedade como um todo após a superação da forma "motivação de lucro" (profit motive).
>sobre a religião em um estado socialistaAo longo do desenvolvimento da sociedade humana, a religião torna-se em média cada vez mais divorciada do Estado. Na Antiguidade, os governadores eram alegadamente eleitos por deuses e, de certa forma, semideuses. Na Idade Média, os governadores eram mortais que tinham o aval das instituições religiosas para governar, instituições religiosas que intermediam o contato de Deus com os mortais. Hoje, legisladores tomam inspiração de sua criação religiosa para passar leis que se adequem, de forma difusa, a alguns dogmas, mas o funcionamento do governo em si é secular e laico.
A espiritualidade em si ainda não é um fenômeno 100% compreendido pela humanidade. É plausível pensar que, mesmo em milhares de anos após a superação dos mitos religiosos, os humanos continuem adotando "pensamento religioso" acerca de fenômenos naturais, como probabilidades, a origem do universo, os fenômenos estocásticos, as pequenas coincidências da vida, e aquelas lacunas da fronteira da ciência que ainda não compreendemos. De todo modo, a prática religiosa pessoal é uma questão que sequer é política, se você remover a variável da perseguição religiosa.
Marx propôs um prisma de compreensão dos aspectos culturais da sociedade, incluindo a religião, como um ciclo de base e superestrutura que se alimentam retroativamente. É fato inegável que a religião, mesmo com suas escrituras milenares, tem sua prática contemporânea influenciada pelo nosso modo de produção e outros fatores culturais. Um exemplo que gosto sempre de dar é o aborto, que só se tornou esse escarcéu religioso todo a partir de um desenvolvimento histórico do século XX. Investigue a Bíblia Sagrada e verá referências à vida humana ter início no primeiro fôlego, e a descrição de concoções abortivas. O catolicismo tem o Papa como figura de autoridade institucional suprema, que é também um ser humano que cresceu e viveu no mesmo modo de produção que nós, e inevitavelmente tem seus vieses e sua interpretação espiritual influenciada por isto. Mesmo após superar um modo de produção por outro, a cultura do modo de produção antigo permeia como legado, e este legado não pode ser abolido à vontade. Uma etapa histórica da sociedade humana existe sobre outra, e não a vácuo. E a religião continuará sendo influenciada e moldada por modos de produção futuros, enquanto existir.
Na prática, houve algum nível de repressão de instituições religiosas no socialismo, no contexto onde estas instituições tentavam sabotar a revolução ao alinhar-se com a hegemonia capitalista. Alguns países foram longe demais neste sentido, como a Albânia de Hoxha. Outros foram muito cautelosos com esta questão, de forma a evitar restringir as liberdades indivuais e criar ressentimento entre a população religiosa, como a União Soviética de Lenin. Enfim, estas questões dependem muito de como as instituições religiosas reagirão a uma revolução. Eu penso que, no Brasil, haverá de se ter alguma supressão de nosso protestantismo por este ser uma fronte de controle estadunidense (já viu a divergência entre o que os católicos e os evangélicos pensam sobre Israel?), mas como você pode ver, isto não tem ligação ao elemento espiritual, é uma questão de disputa do poder político.
>sobre a moral, a ética, o direito, e a filosofiaMarx em vida era infame por cair em gargalhadas e aloprar com todo mundo que tentava argumentar de um ponto de vista moral. Apesar de ser filósofo por formação, Marx desdenhava da filosofagem barata e da filosofia anticientífica. "Filósofos por milênios ponderaram sobre o mundo, entretanto o ponto é mudá-lo", e tudo mais. A doutrina comunista é um rompimento com a filosofia Feuerbach e de Hegel: um materialismo menos metafísico, e uma dialética menos idealista. Ela não busca se sustentar em ética, e sim em condições materiais. O humanismo marxista é um desenvolvimento que parte do comunismo, mas que não se origina dele e nem o sustenta. Podemos conversar mais sobre isto também, caso queira.
Marx e Engels evitaram propositalmente prescrever como um sistema ético socialista deve ser, pois isso há de ser determinado pelas populações que atingirem estas etapas de desenvolvimento. A União Soviética teve suas formulações éticas, que hoje podemos observar como frutos de seu contexto histórico defasado. Teremos as nossas, quando a hora chegar, da maneira que forem. Isto vale também para a organização familiar (que não foi estática durante o desenvolvimento da história e mudou radicalmente com o capitalismo industrial) e o direito. Não há ponto em estabelecer uma conduta moral apriorística. Mas talvez eu esteja deixando meus antigos vieses nietzschianistas falarem mais alto aqui. E devo dizer que tudo isso é cabeludo e não é ponto unânime no campo marxista.
>>12556>>12552guys ele é asiático é o lugar de fala dele!!!!
>>12556>>12557eu amo lembrar quem financia o MBL;
https://www.esquerdadiario.com.br/O-que-se-esconde-por-tras-do-Movimento-Brasil-Livre-MBLeles juram que se sustentam com arrecadação própria kkkkkkkk.
>>12552Não fui muito longe nesse desenho, mas ouvi que tem uma caralhada de referências ao comunismo, e nem todas necessariamente negativas.
>>12555tese
>>12556antítese
>>12557síntese Boa noite, desculpa pela demora. Dias corridos.
>>12531Esse camarada gay parece homofascista. Vou procurar evitar esses anões, obrigado pela dica. Obrigado pela orientação.
>>12532Isso, esse livro mesmo.
>https://www.marxists.org/portugues/lenin/1905/12/03.htmCurioso, usei essa fonte para apresentar um seminário na faculdade. Só que não curti muito, eu gostaria de ouvir a opinião do Marx, não do Lênin.
Entendi, marxismo não tem interesse em discutir coisas morais e éticas, não é função dele e ele nem tenta isso.
>>12534Ou seja, você está falando de empresas estatais coletivizadas com planejamento para gerenciar com vários proletários? Não haveria alguma hierarquia ou seria tudo dos trabalhadores? Você deve estar falando de um soviet estatal.
>É fato inegável que a religião, mesmo com suas escrituras milenares, tem sua prática contemporânea influenciada pelo nosso modo de produção e outros fatores culturaisFiquei curioso sobre isso, poderia argumentar melhor?
Como que a religião é influenciada pelos meios de produção, digo, estamos lidando com uma lei natural que trabalha com o eterno. É como dizer que até a religião evoluiu e se transformou.
>Um exemplo que gosto sempre de dar é o aborto, que só se tornou esse escarcéu religioso todo a partir de um desenvolvimento histórico do século XXPoderia argumentar sobre isso? Você está alegando que o aborto no penúltimo século passado não era algo discutível pelos clérigos?
Realmente estou muito curioso em entender como que a religião é influenciada pelos meios de produção e como que ela muda por meio disso.
>eu penso que, no Brasil, haverá de se ter alguma supressão de nosso protestantismo por este ser uma fronte de controle estadunidenseNesse caso concordamos, dê-me o fuzil que lhe ajudo. As igrejas evangélicas são proxy dos eua para gerar influência cultural aqui, é nítido. Fora que é incompatível com o ethos brasileira/lusitano.
Só que, anão, eu por exemplo não concordo com perseguição e privação de religiosos, os católicos a meu ver separam o estado da religião e só cuidam de questões eclesiásticas nas dioceses e paróquias, não se metem e não fazem conluio com a burguesia, inclusive criticam a burguesia, vide Rerum Novarum.
>um materialismo menos metafísico, e uma dialética menos idealistaEntendi, o marxismo em essência é materialista e muito parecido com o positivismo, lida com questões mais materiais do que questões abstratas e morais. Mas por quê? Digo, qual O NORTE do marxismo? Qual bússola moral do marxismo? Digo, você escrevendo quando sai das questões econômicas, ele me parece muito relativista. Anão, você pode ser mais claro em relação a essa parte?
>A União Soviética teve suas formulações éticas, que hoje podemos observar como frutos de seu contexto histórico defasado.Eu olhei a constituição da União Soviética e ela é muito positivizada, suas normas são bem comuns a outras normas de regimes burgueses, claro, só que com o molho marxista e leninista.
>Isto vale também para a organização familiar (que não foi estática durante o desenvolvimento da história e mudou radicalmente com o capitalismo industrial)Eu entendi que o problema é a família burguesa em si, só que isso ainda me parece ambíguo, quais são os critérios para afirmar que uma família é burguesa? O que é família para o marxismo? Ele só entende família como algo afetuoso?
>>12564Ele é bem chuddy mesmo, dizem que levou galho do ex e após disso coringou total, se não fosse parte de uma minoria com certeza seria um 4channer incel reaça da vida
Tem outro palhaço que usa TOR que é praticamente ele num mundo invertido, um redditor burguês reaça vagabundo que odeia gays, mulheres, trabalhadores assalariados e inventou de larpar de esquerdista há uns 6 meses atrás (ele mesmo disse que era reaça antes disso)
eu que nem sabia que o Frota era vereador (pelo PDT!), e acabo se saber que ele foi cassado. o motivo: injúria contra jean wyllys kkkk
https://x.com/camarotedacpi/status/1974304056962388371>>12411eu não tenho palavras pra descrever o quão baseado isso seria, mas como outro anão falou, parece ser muita coisa pra um TCC ao em vez de uma pós-grad
>>12428Boa pergunta. A aversão à civilização só pode nascer ao mesmo tempo que a civilização. Vejo o reacionarismo patológico, mais bem definido como atavismo, como latente na condição humana, mas que obviamente não se manifesta na grande maioria das pessoas, como qualquer outra patologia.
(talvez o atavismo seja ainda anterior à civilização; suponho que mesmo sociedades tribais poderiam ter membros que fossem avessos à modernidade comportamental [
https://en.wikipedia.org/wiki/Behavioral_modernity] mas como elas não possuem registros históricos, nunca saberemos)
>>12433>teve uma epifania com alucinógenos que o fez sair da internet pra sempre.que inveja
>>12481sugiro usar Deepseek pra área de exatas, ele tem sido muito mais confiável. sua única falha é não desenhar gráficos
>>12499é importante não ficar preso às correntes soviéticas, o socialismo é mais que isso. leia esta introdução:
https://www.marxists.org/portugues/einstein/1949/05/socialismo.htm>>12577De uns anos pra cá explodiu na mídia mainstream e em algumas plataformas sobre como psicodélicos (especialmente cogumelos) são uma cura milagrosa pra trauma, depressão, disfunção erétil, transtorno bipolar, traz o amor verdadeiro, revela os números da Megasena, etc.
Por um acaso nos EUA existe um lobby farmacêutico grande pra liberar essas substâncias (desde que produzida de forma extremamente controlado por quem tem licença pra isso).
Meu conselho é ser cético quanto qualquer droga "milagrosa".
>>12578Manda o print ou marca aqui onde eu disse que falar "crioulo" é justificável.
>>12564>marxismo não tem interesse em discutir coisas morais e éticas, não é função dele e ele nem tenta issoPrecisamente. Isto não significa que você não verá alguém fazendo "análise marxista" de questões morais. Adianto que isto é má prática, exceto caso seja uma investigação histórica da origem daquela moral ou algo do gênero. A doutrina comunista não busca juízo de valor, apenas compreensão de fenômenos. Uma vez ouvi alguém comentar que "Marx usa linguagem moral para fenômenos amorais", e acredito que seja uma descrição correta.
>Não haveria alguma hierarquia [na empresa] ou seria tudo dos trabalhadores?É importante que haja uma cadeia de comando para a tomada de decisões críticas, que não permitem tempo de deliberação democrática. O que eu e outros comunistas advocamos é que esta hierarquia seja consentida e democraticamente estabelecida. Os eleitos no topo da cadeia de comando também devem ser trabalhadores i.e. devem participar ativamente da cadeia de produção/distribuição, mesmo que em posições administrativas. A senioridade e o conhecimento técnico são critérios importantes também, por exemplo. Entretanto, isto que eu descrevo é apenas uma das diversas possíveis formas de organizar o trabalho no socialismo.
>Como que a religião é influenciada pelos meios de produção, digo, estamos lidando com uma lei natural que trabalha com o eterno. É como dizer que até a religião evoluiu e se transformou.Confesso que me surpreende que você enxergue essa observação como controversa. O cristianismo é um desenvolvimento do judaísmo e ambos pegam elementos de outras fés. Isto sou eu me limitando às religiões que existem hoje, pois se você expandir o escopo de modo a incluir religiões mais antigas, é mais cristalino ainda. Como exemplo, o vídeo anexado fala do desenvolvimento do Deus contemporâneo.
>Você está alegando que o aborto no penúltimo século passado não era algo discutível pelos clérigos?O aborto intencional só pode passar a ser discutido ou sequer analisado sob um prisma religioso quando passa a existir (e este existe milenarmente, por métodos rudimentares). O discurso anti-aborto torna-se mais prevalente como resposta à evolução da medicina moderna, que torna o aborto mais seguro como procedimento.
>eu por exemplo não concordo com perseguição e privação de religiososAcredito que ninguém concorde hoje em dia. Algumas experiências socialistas militantemente ateístas do passado mostram que esta prática é fracassada, para além da questão ética até.
>os católicos a meu ver separam o estado da religião […], não se metem e não fazem conluio com a burguesiaIsto não é exatamente verdade, anon. Ver: Divini Redemptoris e Centesimus Annus.
>sobre a sustentação do marxismoO comunismo é a doutrina das condições de libertação do proletariado (Engels, 1847). Se você é parte do proletariado, a superação do capitalismo é interesse material de sua classe. Não há justificativa material, do ponto de vista proletário, para preservar o capitalismo. Qualquer outra justificativa é ideológica e portanto secundária. Em momentos de necessidade, de sobrevivência, de emergência, os interesses materiais tendem a prevalecer sobre os outros, em escala social.
>sobre o relativismoOs relativistas defendem que não há uma verdade objetiva, enquanto os comunistas defendem que há verdade objetiva (realidade material), e que apesar de não ser possível acessar esta verdade, é possível aproximar-se assintoticamente dela através de nossos intrumentos imperfeitos de análise. Os comunistas defendem que a moralidade é subproduto social da disputa de classes, e que códigos morais existem para legitimizar o poder da classe dominante. Um exemplo simples que me vem à mente é a ideia de meritocracia.
<“As ideias da classe dominante são, em cada época, as ideias dominantes; isto é, a classe que é a força material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, sua força espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios de produção material dispõe, ao mesmo tempo, dos meios de produção espiritual; por isso, são submetidas à classe dominante as ideias daqueles que não possuem os meios de produção espiritual.” (Marx & Engels, 1846)Dito isto, esta é uma tendência, e não uma função f(x) = y. Há elementos ideológicos que são herdados de modos de produção passados, ou elementos culturais que independem diretamente de relações de classe.
>sobre o positivismoDizer que o marxismo é positivista lhe traria muitos maus olhares entre intelectuais comunistas, porém concordo que há similaridades, e ambos reinvindicam um olhar científico da sociedade. É um debate complexo e filosoficamente denso, um pouco fora do escopo deste post. Lenin fala tangencialmente sobre isso em "Materialismo e Empiriocriticismo", e mais tarde (e mais especificamente) Ilyenkov critica o positivismo em "Dialética Leninista e a Metafísica do Positivismo".
Unique IPs: 239