Edição Latuff
O fio mais web-revolucionário da esquerda do Brasil. Avante a construção do duplo poder e da organização da nossa classe.
Edições Anteriores:
>>5541 >>4624 >>4212>>6390>catholicsCristianismo é a maior praga desse país
A primeira coisa que deve ser feita é a Hoxhaização do país após uma revolução
>>6394incorreto, funk e lazer e chance de desenvolvimento pra maioria dos favelados condenados pelo branquil.
>glorifica estupro, misoginia, crime, ostentação e tigrinhonada é exclusivo ao funk, rock e pop faz a mesma merda, unica differensa é que é comercializado e processado pra facil consumo, então é só moralismo barato.
>>6399>É um poder de um género completamente diferente do poder que geralmente existe nas repúblicas parlamentares democrático-burguesas do tipo habitual imperante até agora nos países avançados da Europa e da Américaok entao duplo poder é completamente incompativel com o brasil.
>Porque a vida destruirá dia a dia as ilusões pequeno-burguesas dos «sociais-democratas»real
>>6419Ele é o cara que "refutou" o Marx lendo só até o capítulo 3 do capital e algumas cartas selecionadas a dedo k
Perdi metade do meu raciocínio lógico assistindo o vídeo que me referi
>>6415Não sabia que quimbanda era tão badass,🤘😎 👹 , pensei que fosse o mesmo que umbanda.
Preferiria ter 30% de "quimbandeiros" no Brasil, do que evangelicos. Sendo filho de "presbítero" fui "obreiro", e posso afirmar que o brasil definitivamente não precisa de ainda mais "ovelhas" pra malafaia.
>>6424É uma boa sim!
Minha leitura está travada no capítulo 3 a um tempo. Recentemente num grupo de estudo que faço parte começamos a ler o capítulo 1 do capital, eu acabei não lendo kkk mas vamos ficar mais alguns encontros no capítulo 1. Ler em grupo costuma ser mais eficiente.
Ótimo meme kkkkkkk
O Guillermo Lora tem alguns escritos que ele explica o capital fazendo substituições dos exemplos do Marx por coisas típicas da Bolívia, como roupas nativas e coisas do tipo, o que eu acho muito massa. Ainda vou ler esses textos, só é ruim pois não foram traduzidas para o português ainda, mas estou melhorando meu espanhol para ler o Lora no original.
>>6396>pra maioria dos faveladosNão é não, amigo. E suspeito que você saiba disso.
>rock e pop faz a mesma merdaNão sistematicamente como o funk. O Funk, depois que chegou e SP, ficou praticamente monotemático. Chegou a ter uns 3 ou 4 temas mas atualmente o tema é uma quimera de "comê as piranha" e "tenho dinheiro".
>>6436Deixar de ser um feioso sub 5/10 com plásticas
Ou contratar algum puto ou puta
Não nos esqueçamos do maior clássico do Latuff.
>>6388Tu quoque, Latuff?
>>6421>>6379>>6382Observando nossa sociedade moderna atual contemporânea de hoje em dia acredito fortemente que a identidade brasileira deveria chegar logo a seus finalmentes, deveria acabar logo, ninguém suporta mais a ditadura da burguesia nacional, não há nada pra se orgulhar no Brasil, esse lugar só gera desgosto, só tristeza, o Brasil é uma depressão, quem se importa com a nacionalidade brasileira? Quem se orgulha de ser brasileiro? Nossa identidade é uma farsa, não existe tal coisa chamada "brasileiro", apenas um povo cativo de uma elite dessedente de uma aristocracia escravagista cafeeira, adicione o sufixo pejorativo que quiser, "Brasil" não tem significado algum, aceite que esse lugar é poeticamente a sarjeta do mundo, os antagonismo e as contradições nacionais irão rasgar o país no meio e eu acho isso fantástico, o fim da república brasileira será um deleite, tenho esperanças que esse lugar chegará a seu fim em breve e de forma sucinta.
>>6390>>6395>>6397>>6400>>6415>>6417>>6421>>6426A religião é uma enfermidade, toda e qualquer religião é e sempre será fruto de neurodivergência, é uma completa remoção da materialidade; a religião é o grilhão da humanidade.
>>6450Esse autor defende que existe "guerra híbrida"?
pergunta genuína
>>6442Pois o brasileiro médio, de qualquer orientação política, ainda gosta muito da camiseta da CBF, da culinária afro, luso, e ítalo-brasileira, da bandeira do Brasil e suas cores, da história da música brasileira (MPB, sertanejo raiz, forró, frevo, samba, pagode, funk), da língua portuguesa com sotaque e gírias brasileiras, da história colonial do Brasil, do imaginário coletivo estrangeiro acerca do nosso país, das figuras históricas brasileiras, do carnaval e São João, do dia dos namorados comercial do Doria ao invés do dia de São Valentim, do catolicismo latinoamericano, do halloween abrasileirado, do SUS, Petrobras, Correios, universidades e institutos federais, Constituição de 88, cachaça, Mutantes, Mamonas, Titãs, Legião Urbana, da simbologia indígena (mesmo que completamente fantasiosa), da Floresta Amazônica, do Cristo Redentor e Pão de Açúcar, da arquitetura de Oscar Niemeyer, de Turma da Mônica e Menino Maluquinho e Sítio do Picapau Amarelo e Castelo Rá-Tim-Bum, do Pelé, Zico, Marta, Ronaldinho, Ronaldo, Kaká, Neymar (infelizmente), Vini Jr. e Richarlison, Ayrton Senna, Globo (mesmo os inimigos da Globo adoram seus derivativos como William Bonner, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, A Grande Família, Tapas e Beijos, Avenida Brasil, Amor à Vida, O Auto da Compadecida etc), Cidade de Deus, Tropa de Elite (especialmente o primeiro), Central Brasil, Minha Mãe é Uma Peça, Machado de Assis, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, e a lista segue.
Não falo isso como defesa porque eu particularmente não me importo com a cultura nacional por ser nacional. Eu gosto de aspectos da cultura brasileira como gosto de aspectos da cultura inglesa, japonesa, chinesa, mexicana, francesa etc. Só estou dizendo que sua opinião é impopular e o sentimento geral sempre pareceu ser o de "o Brasil é vítima do Brasil". Apesar dos meus problemas com o nacionalismo de algumas figuras e a reapropriação de símbolos nacionais e regionais (mais notadamente comentado neste fio seria o senhor Jones Manoel), eu compreendo que o brasileiro é muito apaixonado ainda pelo Brasil conceito. Isso desde os reacionários ufanistas até os socialistas e percorrendo os apolíticos.
>>6444Nunca entendi essa pira dele. O cara não só é metido a intelectual como é um baita viadão (sem ofensas pois também sou). O estilo estético não comunica nada além de um tribalismo sobre o imaginário de uma cultura popular a qual ele não representa. LARP completamente insano. Também não gosto que ele (e seu amigo Galo) são o equivalente local os terceiro-mundistas.
>>6456Finalmente a conclusão lógica do pensamento da direita brasileira.
>>6463Pegou viagem.
>>6464Eu particularmente cago pra quase tudo que você listou, cultura não passa de spooks pra mim
E o que você quis dizer com ""viadão""? Antes do chavoso dizer eu só achava que ele era outro hetero babaca como todos esses funkeiros, mas concordo contigo em relação a larp
>>6465>EuEsse é o problema. A parada não depende de mim e nem de você. Quanto a mim, eu não diria que "cago", mas não acho particularmente especial relativo a outras culturas ao redor do mundo.
Chavoso tem foto posando que nem a Nicki Minaj. Passou a pagar de marrento por conta da reputação, tipo o Nikolas Ferreira.
>>6464Baseado anão, gostaria de entender como você montou essa lista kek mas particularmente gosto de muita coisa daí
>>6460>>6463>>6465>le "etnoestado lgbt brasil nao é latino" guyjá te desbaniram por ficar larpando de nazista, viadão?
>>6474>Ey Tone, you seein’ this Brazilian team? Che cazzo is this?!<Paulie, what now? They lose another game or somethin’?>Lose? Tone, they’re playin’ like a buncha stunads who never seen a ball before!<Paulie, calm down, they still got that Neymar kid, no?>Neymar? That mook’s too busy floppin’ on the ground like he’s auditionin’ for a freakin’ soap opera!<Ma che cazzo, Paulie, you ain’t wrong—guy’s got more dives than a Jersey Shore lifeguard>And don’t get me started on the defense, Tone—my nonna coulda scored on these gavones!<Paulie, your nonna’s been dead 20 years and she’d still outrun their midfield>Exactamundo, Tone! Whatever happened to the days of Pelé, huh? These guys couldn’t kick a cannoli straight!<Madonn’, Paulie, it’s like watchin’ Christopher try to run a crew—total disaster>I’d whack the whole team, Tone, send ‘em to swim with the fishes in Copacabana<Forget it, Paulie, let’s switch to the Mets game—at least they’re supposed to suckRespondendo a uma imagem gerada por uma IA com um texto escrito também por IA. Clown to clown communication. >>6433bonde do role e udr já não era isso?
no máximo vc vai criar post-funk second wave
>>6479Eu não acompanho, futebol, e nem tenho tempo pra isso na real.
Se a queda da seleção brasileira for estopim pra revolução, eu, pessoalmente, viro assistente da comissão
https://emdefesadocomunismo.com.br/tag/tribuna-de-debates/Eu acho muito estranho o PCBR ter respondido no mês passado o Ivan com uma carta enorme afirmando ter aberto as tribunas de debate, sendo que até o dia presente só existe uma única tribuna. Isso é sério, recomendo abrirem esse link e conferirem por vocês mesmo. Acho que isso piora pelo fato dessa tag não ser facilmente acessada pelas tags públicas, além do PCBR ter ocultado (sem explicações públicas) a tag das tribunas preparatórias do "17° congresso do 'PC'"
Ainda não terminei de ler a única tribuna lançada, mas a crítica ao Euclides me parece corretíssima. O Jones e cia tentam melhorar suas visões de marxismo "fagocitando" análises de outros movimentos, porém não consideram isso revisionismo. Só é uma pena que as tribunas por poderem ser assinadas pelo nome verdadeiro de quem as escreve, vai necessariamente favorecer a opinião de algumas tribunas de personalidades mais elevadas no PCBR em detrimento das tribunas de pessoas anônimas ou que são de militantes da base.
Usando essa tribuna de exemplo, podemos nos perguntar mas quem é esse sujeito chamado "Leonardo Vinhó"? Pode ser um nome real ou um pseudônimo. Não achei nenhuma informação relevante sobre ele numa busca no duckduckgo. Se o Euclides (que convenhamos já deve ter lido essa tribuna a um bom tempo) vier um dia a responder essa tribuna com outra tribuna (a forma correta de resposta) a tribuna do Euclides provavelmente seria mais levada a sério que a do Leonardo só porque foi o Euclides que escreveu. O próprio Euclides tem uma posição elevada no PCBR, sendo por exemplo o editor chefe do jornal O Futuro. O Leonardo já escreveu outras tribunas anteriormente, durante a época do PCB-RR, mas nenhuma das duas tribunas escritas por ele ganharam repercussão, no que eu me lembre.¹
¹
https://emdefesadocomunismo.com.br/questao-eleitoral-fim-e-meios-estrategia-e-taticas-leonardo-vinho/https://emdefesadocomunismo.com.br/existe-uma-cultura-partidaria-leonardo-vinho/https://emdefesadocomunismo.com.br/o-partido-pertence-aos-coletivos-e-hora-de-retoma-lo/ >>6484Forças camarada!!
Não tem muito como ajudá-lo, infelizmente, mas digitar boas mensagens não atrapalham ninguém ^^
Eu terminei o meu estágio voluntário a um tempo, estou correndo atrás de um estágio pago na área de TI.
>>6486Obrigado companheiro, essa é um pouco a explicação da minha falta de atividade no fio, mas meus horarios mudaram um pouco nessa semana, então eu vou tentar entrar aqui quando der mais, mas e isso, boa sorte com o estágio.
>>6485Eu lembro da carta, e foi uma leitura bastante interessante, não sabia que houve uma resposta, obrigado pela atualização. Querendo ou não, o PCBR é o partido que mais faz bases no Brasil ao meu ver, a dominação deles nas universidades (na minha, pelo menos) parece ser muito grande, então até para os que não seguem o partido, estar por dentro é bom
>>6496
>>6496
Falácia barata do whataboutism típico de subhumano heteroide
AIDS foi astroturf da CIA dos anos 80, literalmente uma bioarma inventada com o intuito de genocídio, hoje o grupo que mais se previne de ISTs são homens e mulheres LGBT enquanto heteroide enfia o pau nojento cheio de sebo (porque a higiene pessoal de omi hetero é terrível geralmente) em qualquer uma em botecos, baladas e qualquer esquina com uma prostituta espalhando HPV, sífilis, clamídia e qualquer outra IST sem ao menos se darem conta porque omi hetero é tão burro que nem sabem o conceito de prevenção, por isso também que se proliferam como ratos deixando vários catarrentos para mulheres solteiras cuidarem sozinhas.
varíola dos macacos foi um nothing burguer e quase ninguém se contaminou menos morreu disso. Agora, subser heteroide.
Agora me explica porque grande parte dos grandes inventores e cientistas eram homens gays (Michelangelo, Da Vinci e provavelmente até Newton por exemplo) apesar de todas as perseguições GENOCIDAS por parte dos dos omi heteroides. Explica aí também porque a maioria ABSOLUTA de todos os racistas, xenofobicos, homofóbicos e misóginos serem omis heteros (você mesmo é exemplo disso)? Explica o porquê do unico motivo da direita existir no Brasil ser somente por causa de masco de merda? Ah, e principalmente, porque 90% dos estupros, homicídios, latrocínios, crimes de ódio, agressões serem cometidos por mascos de heteroides merda???
Por que omi hetero é um sub ser burro, violento, odioso, antisocial e mau caráter em sua maioria???
>>6499>>6499Disse falácias que não tem a ver com o ponto do meu argumento e tentou fugir do tema, mas mesmo assim, na atualidade toda a população lgbt tem uma cultura de prevenção e cuidado que nenhum omi heteroide tem, duvido que o heteroide saiba o que é prep e pep ao menos
Enfim, o meu ponto é o porquê de omi heteroide agir como um CHIMPANZÉ e representar o pior do ser humano em praticamente todos os aspectos, seja no antisocial, no sadismo, no ódio, na discriminação, no individualismo, etc…
>>6506Levantar fatos não é ser troll 😀
>>6507Tá me confundindo com outro
>>6502Esse idiota representa muito bem nossa direita. Pura lacração, como disse o gordão lá do podcast. Veja essas notícias de ontem e hoje, eles não oferecem ideia nenhuma pro país, só querem os holofotes pra si. Saudades dos esforçoposts do anão que falava sobre reaça patológico, ele diria algo bem inteligente agora.
>>6506>todo troll reclamando de heterouma pessoa, vc quer dizer
>>6507Alguém acordou um dia e decidiu que a sua missão de vida seria subverter uma imageboard extremamente obscura que deve ter sei lá, 15 usuários regulares
É profundamente patético
>>6502Eu tô tão desligada da bolha da internet que só soube da existência desse Wilker por uma conserva aqui do fio e me arrependi imediatamente de ter ido atrás pesquisar (sou muito curioso).
Ele parece ser uma pessoa que beira o infantil, dado que uma pessoa que grava aulas e lucra em cima dessas aula (eu acho) só o faz por birra.
>>6506Eu sou homossexual e duvido que esse cara seja gay mesmo, o jeito que ele posta parece mais um estereótipo do que qualquer outra coisa. Nenhum gay fica todo dia postando como “odeia homens héteros” (se tem uma coisa que gay gosta é dar em cima de homem hétero) e falando que adora chupar pau e engolir porra.
Ele se esconde atrás desse personagem porque é fácil acusar qualquer crítico de “homofóbico”, principalmente em uma imageboard de esquerda.
>>6502Tão inventando reaça agora
Quem caralhos é esse cara
>>6519O cabra tem quase 1milhão no yt e o video mais famoso tem 2 milhões de view no yt, e isso sem contar as outras redes e aparições em matérias
>>6521Esse ia só com doidinho de bairro mesmo kkkkk mas faz parte, pelo menos chegou no pavanato
>>6523Acabei de imprimir e cortar em A5 o SICP, hoje ainda vou encadernar. Como prometido imprimi num papel mais confortável para os olhos. Deu um trabalho do KRL fazer o tratamento no PDF que achei e que eu mais gostava por se assemelhar à edição original.
>>6526Tem um jornal maoista chamado Estudantes do Povo. Esse jornal tem umas receitas massas, um que aprendi recentemente foi a utilidade do vinagre para tirar o efeito do gás lacrimogêneo.
>>6524> ia só com doidinho de bairropior que é verdade
>>6464pior que sei que minha opinião não é popular, mas poxa, a maioria das coisa pessoalmente gosto muito, mas é isso que temos pra se orgulhar? nostalgia? futebol? saudosismo? um passado idealizado longe de ser real. Por que deveria me importar com a CBF? Uma organização que lucra bilhões por ano. Devo me importar com 22 milionários dando bicudas em uma bola? Povo fica abobalhado com copa, cinco ou nada é a mesma merda pra mim, essa tal de copa está ai desde a ditadura sendo usada de pão e circo, ou só circo nesse caso, lembra do filme do Pelé durante a ditadura? Esse lugar é de um positivismo barato demais. O moralismo barato e mesquinho do cristão médio que condena tantos a exclusão social, a marginalização, a religião é uma prisão. Acho que a cultura brasileira serve mais pra anestesiar o povo a opressão, sufocar os gritos de ajuda do pobre, criar uma rotina casual de sofrimento, apaziguar. E poxa, dá uma olhada nos exemplo que tu citou; "o imaginário coletivo estrangeiro acerca do nosso país" no final das contas é só isso mesmo; imaginário, idealizado, pique cidade maravilhosa; Cristo Redentor e Pão de Açúcar são obeliscos do positivismo brasileiro, sei lá, acho que; o que eu estou querendo dizer é que eu trocaria tudo isso que tu citou pela revolução, trocaria tudo isso pra ter uma vida boa, sem olhar pra trás, eu não tenho o menor apego a nada disso, muitas dessas coisas marcaram minha vida também, mas mesmo assim; não me importo de perder algo que na verdade nunca foi meu; ou algo que nunca foi pra mim, e antes de mais nada; se eu não tenho apego algum com o que era suposto a ser a minha cultura nacional; em relação aos estrangeiros; tenho menos ainda. Eu realmente só me preocuparia com coisas que foram feitas pela nossa classe, pelo proletariado, nesse país a champions league, brasileirão e libertadores é mais importante no imaginário popular que qualquer guerra de classes; esse é o problema. Foda é isso, ame-o ou deixe-o.
>>6537O brasil é um fracasso decepcionante em todos os aspectos, perde em todos os quesitos, só se destaca nos ruins (top 10 pior desigualdade, 1⁰ pior retorno dos impostos para a população etc…). Vemos o brasil, que foi dito ser "o país do futuro" sendo ultrapassado em tudo por outros. A china, que tinha um ppc per capita 4x menor que o nosso 25 anos atrás, já nos superou, Rússia, que tinha o mesmo per capita em 1999, têm agora 2.2x maior, a Índia, que apesar de ainda ser pobre, cresce mais de 6% ao ano, reduzindo desigualdade, e tendo vários feitos, além de ser potência farmacêutica, têm uma das 4 forças armadasmais poderosas, uma agência espacial que impressiona
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Bharatiya_Antariksh_Station etc… enquanto países que um dia pareciam não ter futuro, vietnã, Coreia etc… melhoraram, desenvolvendo sua indústria, cultural exports etc… o brasil segue patinando sem mudanças, com a "exportação cultural"
presa no século 20 ; Carnaval, futebol, crime, selva. O pior não é a situação, pois outros países se ergueram de piores, mas a total falta de esperança de um país inerte, morto, que nada alcança. Geração nem-nem, queda populacional etc… enfim, o brasil está condenado, não é um país a ser desfrutado por sua população, mas por seus políticos.
>>6537Odiar futebol por achar pão e circo é tão 2006, leia Galeano.
E não haverá revolução no Brasil, não temos os dois principais componentes: classe média passando fome de verdade e contingente de veteranos de guerra desiludidos, sem isso você só faz reforma, as pessoas não arriscam suas vidas por viveram mal, mas quando é insuportável,
>>6548ensine ele a como usar um cliente de IRC (basicamente chat instantâneo sem imagens dos anos 90) e recomende tbm uns bulletin board forums tipo
https://www.minecraftforum.net/forums/minecraft-java-edition/ e etc
>>6527baseado
>>6551boto fé mano gostei do seu comentário, só quis desabafar um pouquinho.
>>6544>país inerte, morto, que nada alcançaEsse é meu sentimento; é isso.
>>6545>leia Galeano.Qual dos dois?
>Odiar futebol por achar pão e circo é tão 2006Não é questão de odiar futebol; é um esporte, mas esse trem virou o suprassumo da cultura brasileira; já fez tua aposta esportiva hoje? já fez teu "Bet"???? E o framengo? e o galo ontem em? o vascão em? e o fogão??; não se discute nada com tanta seriedade nessa lugar igual futebas.
>E não haverá revolução no Brasil, não temos os dois principais componentes: classe média passando fome de verdade e contingente de veteranos de guerra desiludidos, sem isso você só faz reforma, as pessoas não arriscam suas vidas por viveram mal, mas quando é insuportável,Isso pode estar logo ali na esquina ou daqui cinquenta anos; eu vou tá lá e vou fazer merda.
>>6569>>6570>>6571Acabei de lançar lá no fio de notícias as novas edições do Jornal Notícias Internacionais, edições 9 e 10, e um projeto de curadoria de notícias, eu fiz com o jornal Opera Mundi.
>>6566vou dar uma olhada
>>6566Acredito que a parte que você gostaria que eu ouvisse fosse a parte de 2:30 à 7:30, pois é a defesa do Jones para uma abordagem não marxista na agitação comunista.
O Jones é um quadro altamente qualificado do PCBR na agitação e propaganda do mesmo, justamente por isso devemos ter um senso crítico maior quando lemos ou ouvimos a sua posição. Digo isso pois reconheço que o Jones fez uma ótima defesa da abordagem pessoal dele e de seu canal para com as notícias e conjuntura. Porém é necessário pensar se essa tática de agitação para avançar a estratégia maior da revolução brasileira faz sentido.
Essa semana estive fazendo campanha para a chapa 3 da eleição do ANDES-SN¹ e a professora que me ajudou na colagem de lambes me disse numa conversa que escuta o Jones e o Manhã Brasil. Essa professora é por um lado até bastante radicalizada por apoiar a resistência palestina e por estar fazendo a campanha da chapa mais a esquerda da eleição do ANDES, porém na conversa ficou visível na fala dela que a abordagem do Jones é bastante progressista. Fica até difícil pensar se o canal do Jones efetivamente está funcionando como uma isca para puxar as pessoas para a revolução.
O caso que citei acima é apenas um. Tenho um amigo do PCBR que também critica bastante o Jones pelo discurso reformista e principalmente os colegas da escola dele que usam as posições do Jones como a verdade e criticam ele por estar criticando o Jones. Quando comecei a minha militância na esfera do PCB no final de 2022 eu tinha dificuldade para criticar o Jones e creio que essa deve ser a realidade de milhares que o ouvem. Em certa medida isso é tão verdade que o próprio Jones já fez um vídeo criticando o culto à personalidade de influenciadores, que é o vídeo que está nesse post. Mas voltando ao caso do meu amigo, uma impressão que tivemos juntos em conversa é que essas pessoas apenas assistem a vídeos mas não fazem por si mesmos o estudo e a leitura dos materiais revolucionários, provavelmente nem textos de jornais. Mesmo o Jones recomendando muitos livros é difícil saber quantas pessoas realmente vão os ler pois vários são quase impossíveis de se achar² e o Jones as vezes cita tantos livros que é humanamente impossível a maioria das pessoas algum dia pararem para ler. Eu também sempre fiquei meio chateado pelo Jones fazer essa formação exclusivamente para fora do partido, pessoalmente acho que se o Jones escrevesse algumas circulares internas com o intuito formativo, acredito que isso poderia promover debates interessantes no PCBR.
Fiz todo esse arrodeio para lanças as bases de certos questionamentos, estaria realmente funcionando a tática do Jones como ele gostaria? Falar de reformismo pode chamar as pessoas à revolução? Por que as falas do Jones sempre vão na direção na tentativa de ser um melhor gestor do capitalismo brasileiro? Faz sentido analisar e responder a conjuntura com os elementos da conjuntura sem usar desse momento para apresentar um programa teórico do PCBR e do marxismo?
O Jones tentou responder a essas questões em sua fala e mesmo defendendo bem a posição dele, as respostas apresentadas não me parecem superar essas contradições. Nesse momento me sinto refém por não saber como era o jornal dos bolcheviques na Rússia pré-1917, mas até pelas colocações do Lênin em O Que Fazer fico imaginando que mesmo o jornal bolchevique fazia em sua agitação uma explanação marxista e com a solução marxista para os problemas do povo, ou seja, a greve, a revolução, etc. Na fala o Jones parece defender uma cisão entre a teoria marxista e a prática marxista³, justificando essa separação afirmando que ela PODE levar a atrair mais pessoas menos radicalizadas para a orbita do seu canal.
Eu acredito fortemente que a prática é o critério da verdade, se o que o Jones faz é correto só o tempo irá mostrar a eficácia do caminho que ele e o PCBR estão trilhando. Eu realmente acho que o PCBR tem chances reais de eleger alguns políticos e ganhar certo prestígio pela população, depois que acompanhei de perto em vida a ascensão do Milei de vereador à presidente, o conheço desde o fim de 2019 bem antes dele ser sequer vereador, eu realmente acredito no poder que a internet tem de impulsionar certas pessoas. Mas é nesse momento que vai ser colocado em prova se a tática do Jones e do PCBR vão os fazer cair no simples eleitoralismo ou se vão dar a tempera à ambos na quente forja da luta de classes do Brasil. O PT nasceu com essa intenção e era em certo nível bastante radicalizado nos anos 80, porém o eleitoralismo os forçou a ser o que são nesse exato momento, o PCBR provavelmente vão seguir o caminho do PT.
Você acha que respondi bem ao Jones, camada?
Pretendo responder os camaradas que me citaram acima em algum momento nesse fim de semana!
¹ Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior - Sindicato Nacional. Em resumo é a federação nacional dos professores de universidades públicas em nível federal, estadual, municipal e de cefets.
²Digo isso por experiência própria, quando eu fui baixar 10 livros sobre o Brasil que o Jones recomendava.
³Nesse caso entenda a prática como a própria prática militante do Jones que é praticamente seu canal, a sua agitação nas mídias e sua produção teórica em vários livros. O Jones até citou a chamada em atos, porém o próprio Jones quase nunca vai nos atos e eu nunca o vi justificando as faltas, que pessoalmente eu acho que ele deveria justificar não ir nos atos já que as bases sempre deviam de antemão responder se iam nos atos ou justificar a falta. O Jones até poderia citar que não vai nos atos por conta do canal ou de seus estudos, porém historicamente as grandes personalidades do marxismo conseguiam conciliar a pesada vida de estudo e produção teóricas com a participação em rua dos atos e greve. Me chamou a atenção quando estava lendo a auto biografia do Trotsky ele ter dedicado algumas linhas para falar sobre ele e a Rosa, em determinado momento, dedicarem um tempo para ir num ato em apoio ao sufrágio universal na Alemanha.
>>6576Damn, I didn't know that. I just know Latuff is Maoist
I was actually looking at some images of this thread and in fact it has some Latuff controversies hehe
>>6388 >>6577>justificando essa separação afirmando que ela PODE levar a atrair mais pessoas menos radicalizadas para a orbita do seu canal.Em certa medida as redes sociais por serem um local de atuação burguesa por excelência obriga os influencers de esquerda a rebaixar sua linha para o algorítimo divulgar mais suas produções. Essa defesa do Jones me parece estar corroborando com essa afirmação que fiz acima na medida que ele rebaixa sua posição, quando usa abordagens não marxistas, unicamente para atrair um público maior. Mas não é isso o que faziam os reformistas históricos? não é isso o que faz o PT e o PSOL? o que de novo o Jones fez?
Sinceramente, nada de novo debaixo do Sol.
>>6577>o eleitoralismo os forçou a ser o que são nesse exato momentoAgora me veio a mente uma conexão engraçada. Por um lado o PT rebaixou seu programa pela força do eleitoralismo, já o Jones rebaixa sua posição apenas com a luta contra o algorítimo das redes kkkk
Peço que não vejam o que escrevi como um ataque ao Jones, mas como uma crítica apontando os erros e como eles poderiam ser evitados. O Jones tem consciência sobre o que ele está fazendo e está convencido de que o que ele faz não é contraditório, mas isso é ruim pois pode levar o PCBR em algum momento no futuro a trair a nossa classe. As leis da história são muito claras e o Jones ignora isso.
Veremos no futuro o que aconteceu.
>>6581um dos problemas da urss nos primeiros anos foi que o partido recebeu tantos membros novos, e o proletariado foi numericamente destruído pela guerra civil, que ele teve que aceitar muitos técnicos, administradores e oficiais do antigo estado czarista no partido e administração do estado. o bettelheim fala disse em lutas de classe. tanto que várias vezes o próprio lênin teve que debater algumas posições como minoria no partido porque a tendência geral do partido representava as massas que ainda não tinham consciênca elevada e estavam mais conectadas à maneira burguesa de administração e lidar com as contradições no seio do povo. quando o partido não está à altura das tarefas de educação política e crítica-autocrítica, ele tende a perder seu caráter revolucionário. isso me preocupa um pouco com as tribunas do pcbr que "pararam" a discussão desde a mudança de pc-rr pra pcbr.
sobre o jones ele dá uma abertura pro pessoal achar que só as medidas de gestão do capitalismo são suficientes: de fato elas melhorariam a situação mas elas não são apresentadas em conjunto ao programa socialista, isso é exemplificado na solução pra criminalidade que ele debateu com o kataguiri, do rastreio de celulares que diminui assaltos. é uma boa medida de segurança pública que aumentaria a popularidade de quem quer que fosse eleito (obviamente o objetivo do jones a médio prazo), mas não está junto num plano de ação pelo fim da polícia e o armamento geral da população, o que induz aos novos militantes e pessoas atraídas ao pcbr a terem uma concepção rebaixada de ditadura do proletariado e socialismo-comunismo, assim o debate teórico precisa engatinhar pra chegar em posições mais avançadas, o que é crítico numa formação social já pronta pra transição ao comunismo
não relacionado mas esse livro tá em pré-venda
https://editorasearavermelha.com/produto/mudancas-na-vila-li-pre-venda/ >>6582> o que induz aos novos militantes e pessoas atraídas ao pcbr a terem uma concepção rebaixada de ditadura do proletariado e socialismo-comunismoAté hoje me surpreendo como o programa do PCBR foi aprovado sem citar em nenhuma linha a aliança operário-camponesa e relativizando o que é a ditadura do proletariado e o que é o proletariado.
Ano que vem vai ter o 2° ou 18° congresso do PCBR, espero que consertem isso.
>não relacionado mas esse livro tá em pré-vendaparece um livro interessante.
Eu tenho a vontade de aprofundar meu conhecimento no maoismo para fazer uma boa crítica.
>>6600O próprio dono do 1500chan é assumidamente pardo e o /pol/ do 4chan é cheio de mexicanos e indianos
A maioria desses nazingas de internet não são brancos
>>6509>Saudades dos esforçoposts do anão que falava sobre reaça patológico, ele diria algo bem inteligente agora.Acho que já falei tudo o que tinha pra falar sobre essa patologia, o que falta é alguém com educação em psicologia dar o pntapé inicial pra essa ideia ser oficialmente lançada.
>>6453Admirável, anão. Você faz algo que eu gostaria de ter a paciência e motivação pra fazer, que é correr atrás dos livros impressos pra ler com gosto. Mas o SICP não é só meme?
>>6574>>6575Yep.
>>6388>>6577>Por que as falas do Jones sempre vão na direção na tentativa de ser um melhor gestor do capitalismo brasileiro?Convenhamos, nunca que haverá revolução por aqui; se um partido de extrema esquerda chegar ao poder, será com mandato apenas pra tentar realizar um projeto desenvolvimentista.
Aliás, o Deep que percebeu que a extrema esquerda é o único segmento do espectro político que nunca chegou ao poder no Brasill, então faz sentido ser ela a melhor chance de nos desenvolvermos. Vide Taiwan e Coréia do Sul, cujos arquitetos de seus respectivos milagres econômicos ambos tinham formação marxista.
>>6589Clube de tiro é, suponho, algo diferente de estande de tiro, que é o local onde você vai treinar, não? Porque não vejo como essa iniciativa, Deus a tenha, possa gerar mais de um estande.
>>6596ICL, Brasil de Fato, figuras que pipocam neste fio como o João e talvez o Jones.
estava mexendo em uns prints antigos e achei isso; é bobo, mas puta merda cara que futuro diatópico, as IAs estão se desenvolvendo de forma tão acelerada, acho que nossas contradições nacionais vão partir o Brasil no meio, já tem data de validade esse lugar, e o desenvolvimento das tecnologias vão exacerbar esse processo, o futuro nos centros urbanos será uma miséria cyberpunk com toques de Brasil; se você mora em cidade grande você sabe que é um inferno aonde mora e basta um grande evento pras coisas virarem de ponta a cabeça, cada vez mais isso se torna regra, Brasil ainda tá inerte nos anos 90, lugar não se desenvolveu em nada, privatizou tudo, acho que esse processo vai continuar e nos vamos cada vez mais atrasado e no futuro ao mesmo tempo, grandes luxos no meio de lixões a céu aberto, isso se o céu continuar visível, São Paulo se tornará uma cena de Akira com tiroteios de gangs todo dia e pobreza extrema; já não é tão obstante da realidade.
>>6628Não ironicamente a gente tinha que começar a forçar esse cara
Quebra todos os estereótipos de "esquerdista" de uma vez
>>6634pela primeira vez??? impossível nunca ter sido hackeado antes
>>6635soyjak party does a little trolling
engraçado que eu imaginava que eles fariam algo do tipo aqui
>>6636Na verdade hackearam pelo conteudo antissionista do 4chan
O soyjak a única diferença é que amam uma rola mutilada de um rabino, porque no final são a mesma merda racista e reacionária
>>6626>Sim, o "avatar" dele é de um homem pardo. Honestamente, nunca vi nada do tipo vindo dele.
>Inclusive ele não gosta muito de nazinguismo por esse motivo e sempre manteve na esfera do bolsonarismo/conservadorismo.De fato. Mas eu atribuia isso ao "nazismo é de esquerda" do olavismo.
>>6643Se por "se preparar" você quer dizer "não responder e reportar", eu concordo.
>>6651Pra isso, a gente precisaria de indústria e produção de ciência e tecnologia. E isso é uma bola que tem que rolar por umas duas décadas no mínimo, não dá pra colher frutos da noite pro dia. A Coreia do Norte não é isolacionista por escolha e, até onde eu sei, não está bem das pernas em parte por esta razão.
>>6662O que está acontecendo?
t. Paulistano da capital
Trotskista
>>6631Eu vi isso de longe, mas puta merda
Trotskista
>>6639https://www.instagram.com/amsterdacultural/p/DIeT3VPuLld/Pessoalmente acho muito foda que a estética da letra desse evento da minha universidade lembrar muito uma fonte que poderia ser usada aqui no /leftypol/.
>>6638Morreu para sempre? Eu até fui pego de surpresa agora!
>>6665Sempre existe um q de exagero e verdade nessas declarações. Ontem, dia 15, a reitora da minha universidade afirmou não ter verba para a universidade funcionar ano que vem. Mesmo sendo muito ruim os orçamentos das universidades não conheço nenhuma que efetivamente fechou.
No caso do governo federal apenas tenha certeza que o orçamento da burguesia não será questionado.
>>6667>Morreu para sempre? Eu até fui pego de surpresa agora!acho que isso só vai durar alguns dias, uma semana talvez
>>6666belos digitos
>>6662Santa catarina as vezss chega a ser melhor, aqui não privatiza agua e luz com medo da reação da classe media
São paulo e um buraco de merda que so serve pra atrasar o desenvolvimento dos outros estados e do pais com sua elite cucked.
Pra quem curte saber sobre ambientalismo, recomendo demais seguir o ricardo__cardim no instagram. O cara explica muita coisa sobre espécies nativas do nosso Brasil e, como ele tem o infortúnio de morar em SP, também comenta sobre arborização urbana, a relação das plantas e a cidade e tudo mais.
Ele sempre fala de uma coisa muito interessante que eu nunca havia pensado, como visto no vídeo relatado: as próprias plantas podem contribuir pra destruição dos habitats. Explico: a maior parte das plantas que vemos por aí no mercado, nas arborizações que as prefeituras fazem ou nas casas das pessoas, vergonhosamente, é exótica, e muitas delas são invasoras, competindo e matando as espécies nativas daqui. Isso cria uma biodiversidade pobre, e é normal que em um local que tinha dezenas de espécies nativas passe a ter algumas poucas exóticas. Quando isso acontece, todo um ciclo de vida é impactado - um passarinho que come pitanga não vai conseguir comer jaca, por exemplo.
Temos a maior biodiversidade do mundo, é uma pena que até nisso nossa indústria é um lixo. Poderíamos desenvolver muitas plantas e frutas para serem conhecidas e consumidas pela população em geral (já viu como é uma banana selvagem?). Fora que somos estereotipados por viver na selva, quando nossas cidades são puro concreto.
Trotskista
>>6670>>6669Obrigado!!
Pensei o mesmo quando vi
Na minha opinião, qualquer conselho de algo "CFM/CREA/CRM/CRO/OAB" tinha que ser abolido e banido da face da terra, essas instituições e """"conselhos"""" de trabalhos completamente parasitários aristocratas, desconecto da realidade do povo e um retrocesso e um atraso para o brasil, a função de instituições como o "conselho" federal de medicina, so servem para piorar a vida do medico e do brasileiro, esses cornos filho da puta so servem pra defender medico vagabundo, clinica e plano de saúde vagabundo, trabalhador da saúde do SUS que se foda para o CFM, transgénero em processo de transição também que se foda com essas regulações de bosta, e quem e estuprada também tem que se fuder no CFM de acordo com esses inúteis.
essas organizações são absurdamente pelegas e corruptas, não servem o interesse do povo, so a interesse de lobby direitista e mais.
A classe medica são os kulaks do brasil e ela deve ser exterminada, essa porra de medicina e faculdade de medicina e um câncer e junto com isso essa bosta de CFM.
Não esquerce da OAB e sua politicagem de merda.
>>6682>>6681Sobre a atitude do partido de vanguarda com os povos indígenas acho importante esse texto de Lênin "SOBRE A QUESTÃO DAS NACIONALIDADES OU DA «AUTONOMIZAÇÃO»"
https://www.marxists.org/portugues/lenin/1923/01/04.htm#tr17Ele reconhece uma penetração super-estrutural do imperialismo, no tratamento das nações opressoras com as nações oprimidas, e no trato pessoal de membros dos povos culturalmente dominantes (no caso, a etnia grão-russa) contra os povos oprimidos pelo antigo estado czarista. O caso do escrito é que um amigo pessoal do Lênin e membro do partido deu um soco num representante georgiano, então Lênin previne contra esse este tipo de penetração cultural do imperialismo, o que é bem avançado pra época.
>O que é importante para o proletário? Para o proletário é não só importante, mas uma necessidade essencial, assegurar para si, na luta proletária de classe, o máximo de confiança da parte dos não russos. O que é preciso para isso? Para isso não basta a igualdade formal. Para isso é preciso compensar duma forma ou doutra, com a sua atitude ou com as suas concessões em relação ao não russo, a desconfiança, a suspeição, as ofensas a que no passado histórico o sujeitou o governo da nação «grande potência».<[…] o prejuízo que da ausência de aparelhos nacionais unificados com o aparelho russo resultará para o nosso Estado é incomensuravelmente menor, infinitamente menor do que o prejuízo que resultará não só para nós, mas para toda a Internacional, para as centenas de milhões de homens dos povos da Ásia, que intervirá no proscénio histórico num futuro próximo, depois de nós. Seria um oportunismo imperdoável se em vésperas dessa intervenção do Oriente, e no princípio do seu despertar, minássemos o nosso prestígio entre ele nem que fosse com a mais pequena aspereza e injustiça em relação aos nossos próprios não russos. Uma coisa é a necessidade de coesão contra os imperialistas do Ocidente, que defendem o mundo capitalista. Aqui não pode haver dúvidas, e é desnecessário dizer que aprovo absolutamente estas medidas. Outra coisa é quando nós próprios caímos, nem que seja em ninharias, em atitudes imperialistas para com as nacionalidades oprimidas, minando assim por completo toda a nossa sinceridade de princípios, toda a nossa defesa de princípios da luta contra o imperialismo.Preciso pesquisar ainda, mas não ouvi falar de nenhum partido comunista presente no Acampamento Terra Livre, que é um congresso guarda-chuva pra toda a luta indígena contemporânea no Brasil. É muito importante porque dada nossa formação histórica não há burguesia indígena (como nos EUA), a pequena-burguesia indígena é minúscula e progressiva nas tarefas democráticas (geralmente associados à cargos do Estado), sendo a maior parte dos povos nativos membros do proletariado, semi-proletariado, lumpenproletariado, mais aqueles vivendo no que classicamente se chama de comunismo primitivo. São o grupo social mais propenso ao meu ver a se aliarem ao projeto comunista, tanto porque eles não têm ilusão - afora lideranças no congresso - com o petismo e a democracia burguesa, nem faz sentido a eles uma alternativa à direita.
>>6688Não tinha visto, vou dar uma olhada
>/nossocara/O Ian se reviraria de repúdio se desse uma fungada na catinga desse site. Ele é reddit demais para o leftypol, infelizmente.
>>6694madlad recomendando grundrisse como introdução à marx
>>6693posso mexer no photoshop depois e criar uma lista iniciante no marxismo, se alguém quiser recomendar livros além dos óbvios (manifesto, ideologia alemã, o que fazer, etc), consigo incluir
>>6697Na minha opinião, uma boa ordem de leitura do zero seria:
Princípios Básicos do Engels -> Três Partes Constituintes do Lenin -> Manifesto do Marx e Engels -> Gotha do Marx -> Trabalho Assalariado e Capital do Marx
>>6717Ele é bem pior. Stonetoss nunca se desenhou estuprando desenhistas que não gosta. Só que quando doxxaram o caboclo é uma vida tão triste que não dá nem pra sentir raiva. Muitos pais teriam feito um favor ao mundo batendo uma pupunha e jogando no ralo.
>>6681Urge dar um fuzil para cada indígena e um tanque para cada cacique.
Eu me desvinculei da direita gradualmente com o tempo, só que ainda carrego certos valores e costumes inatos irrenunciáveis do que acredito. A direita tem diversos problemas, eu era um doente olavista que acreditava em porra de marxismo cultural, foro de são paulo e merda, briguei com TODOS porque eu resolvi questionar todos eles, questionei todos eles, incomodei, questionei, fui extraditado, a liberdade de expressão pra direita funciona até a segunda linha, eles são contra a censura estatal, mas se eles tivessem uma empresa, não contratariam esquerdistas. Posso citar uma lista de contradições, só que por ora não vem ao caso.
Eu queria ser comunista, acho boa a ideia econômica, a justiça social, a análise dos problemas do capitalismo. Só que eu acredito na família nuclear, acredito na religião, na cultura, acredito em Deus, acredito na identidade racial de brancos e negros. Isso que me impede de ser comunista, devo ter feito mais justiça social por meio da minha paróquia local do que outros comunistas. Não me entendam mal, eu quero que o capitalismo acabe tanto quanto vocês, só que a solução que vocês propõem no campo social e cultural é danoso, agora a parte econômica é boa. O distributivismo de Chesterton tem um sentido comunitário e descentralizado, as kibutz, moshavs coletivistas comunitários também são uma excelente ideia.
Eu tento ser comunista, só que não consigo inteiramente. Pesquisei várias vertentes do socialismo cristão, comunismo "tradicionalista", só que nada me encaixa. Eu acredito no lance da lute de classes, só que acredito na desigualdade de habilidades, inteligência natural, não econômica, acho o materialismo histórico dialético correto até um certo limite.
>>6577>eu realmente acredito no poder que a internet tem de impulsionar certas pessoasA ascensão dos palhaço virtual da direita pra cargos na governança burguesa não são orgânico, fruto da competência dessas figuras, ou porque ser palhaço virtual é uma estratégia particularmente viável.
Mas continua votando nos palhaço virtual de esquerda pra dazer o L no segundo turno, vaindar certo, confia.
>>6730>Só que eu acredito na família nuclearO que caralhos é "acreditar na família nuclear"? Como assim "acreditar"? Isso não faz o menor sentido. É como dizer "eu acredito no pagamento por débito". Certo, anon. O que tem a ver?
>acredito na religião, na cultura, acredito em DeusNada a ver com comunismo.
>acredito na identidade racial de brancos e negrosNovamente, o que diabos isso significa? Sua retórica de "acreditar" é muito confusa. As coisas são ou não são, independentemente de nossas crenças.
>devo ter feito mais justiça social por meio da minha paróquia local do que outros comunistasComunismo não é sobre justiça social. Mais justiça social seria uma consequência do fim da propriedade privada e da divisão de classes, ou até mesmo da ditadura do proletariado, sim. Mas não é o objetivo principal e nem nunca foi. Não sei quem te disse isso.
>só que a solução que vocês propõem no campo social e cultural é danosoQuem propôs o quê nos campos social e cultural? O ponto é justamente o contrário: mudar condições materiais. Nada de cultura é particularmente importante sob a análise marxista.
>Eu tento ser comunista, só que não consigo inteiramenteComunismo não é uma identidade. Você não precisa tentar ser ou não comunista.
Me parece que você não sabe do que está falando. Não digo isso pra pisar no seu pé, só quero que compreenda que sua compreensão está completamente de cabeça pra baixo.
>>6733>groupthinkComo é especial o nosso floquinho de neve! Um pensador independente.
>>6736>O que caralhos é "acreditar na família nuclear"? Como assim "acreditar"? Acredito que a família é homem e mulher, simples.
>Nada a ver com comunismoExatamente, uai.
>Novamente, o que diabos isso significa? Sua retórica de "acreditar" é muito confusa.Acredito que um negro pode ter identidade racial, cultural com seu povo, da mesma forma que um branco uai.
>comunismo não é sobre justiça social. Mais justiça social seria uma consequência do fim da propriedade privada e da divisão de classes, ou até mesmo da ditadura do proletariado, sim. Mas não é o objetivo principal e nem nunca foi. Não sei quem te disse isso.Perdão, só que você foi um pouco pretensioso aqui. Eu sei que o comunismo é o fim do estado, fim da propriedade privada dos meios de produção e o fim da divisão de classes. Eu sei disso.
Passagem do feudalismo, pro capitalismo, pro socialismo e finalmente pro comunismo. Sim, esse é o correto e deveria acontecer
>Quem propôs o quê nos campos social e cultural? O ponto é justamente o contrário: mudar condições materiais. Nada de cultura é particularmente importante sob a análise marxista.Então o budismo, o cristianismo pode coexistir no lencol comunista? Ora, toda hora falam que o cristianismo é patriarcal e merda
>>6730Nada de errado se teu sonho é casar, ter dois filhos e um cachorro e querer ir na missa aos domingos. O que acredito é que não deve se ter um jeito "padrão", "certo" de se viver e aqueles que fogem disso sofram por isso, sejam por serem neuroatípicos, lgbt+ etc.
>>6737O objetivo de uma sociedade socialista não é ter todas pessoas iguais acreditando nas mesmas coisas.
>>6737>Acredito que a família é homem e mulher, simples.E o que isso tem a ver com comunismo? O que suas crenças individuais têm a ver? Você enxerga o quão estranho isso soa? Perdão se eu parecer estar te antagonizando, estou muito confuso.
>Acredito que um negro pode ter identidade racial, cultural com seu povo, da mesma forma que um branco uai.Não é "poder ter". Eles têm. O que isso tem a ver?
>Perdão, só que você foi um pouco pretensioso aquiÉ importante que você compreenda que comunismo não é sober "fazer justiça social". Esse não é o ponto. Não é uma doutrina humanista a priori. É possível fazer essa atribuição a posteriori, mas dizer que você fez mais trabalho humanista através da igreja católica não é parâmetro de nada porque isso não é (necessariamente) ação política.
>Então o budismo, o cristianismo pode coexistir no lencol comunista? Ora, toda hora falam que o cristianismo é patriarcal e merdaO marxismo é a segunda corrente de pensamento político mais ampla da história, atrás apenas do liberalismo. Há vertentes ateístas, e há vertentes cristãs, islâmicas, e budistas. Marx e Engels não se importavam com práticas religiosas, isto é fora do escopo de análise social e mudança política. Lenin, por outro lado, antagonizada a igreja ortodoxa, pois naquele contexto histórico, a igreja ortodoxa era um instrumento político poderoso de manutenção da monarquia.
Mas é estranho que isso sequer passe por sua cabeça. Religião é prática espiritual, algo muito subjetivo e idiossincrático. Isso não entra em conflito com prática política, não vejo porque entraria.
>>6739Não discordo.
>>6740Eu sou favorável a concepção de família tradicional influenciada pelo naturalismo cristão
>Não é "poder ter". Eles têm. O que isso tem a ver?A esquerda como um todo, principalmente a identitária crê que a identidade racial negra é favorável, enquanto a identidade branca é opressora.
>É importante que você compreenda que comunismo não é sober "fazer justiça social". Entendo.
>igreja ortodoxa era um instrumento político poderoso de manutenção da monarquiaEntendo o que você quer dizer, só que num estado socialista ideal seria permitido a religião ou ela se secularizaria para cumprir parâmetros ideológicos do sistema vigente?
>>6745>A esquerda como um todo, principalmente a identitária crê que a identidade racial negra é favorável, enquanto a identidade branca é opressora.Idpol nao tem nada a ver com marxismo. Ignore estes idiotas. Até os bem-intencionados fazem mais mal do que bem por espalharem desinformação.
>só que num estado socialista ideal seria permitido a religiãoObviamente. Há estados socialistas que eram militantemente ateístas e o consenso é que essas políticas são anti-povo e fadadas ao fracasso, além de não proverem ganho algum. O marxismo, como "socialismo científico", acaba herdando algumas coisas do positivismo, mas ambos sao radicalmente diferentes no geral e nao devem ser confundidos um pelo outro. Entretanto, o sistema burocrático provavelmente seria secular, pois esta é a norma hoje até mesmo entre estados burgueses.
>ela se secularizaria para cumprir parâmetros ideológicos do sistema vigente?A análise marxista é que todo aspecto cultural é um misto de legado da cultura anterior com a influência da base material (i.e. econômica) do presente. O cristianismo socialista provavelmente terá diferenças do cristianismo burguês, como este é diferente do cristianismo feudal, que é diferente do cristianismo romano. Mas isto não é uma imposição burocrática do estado, apenas um desenvolvimento que é provável, queiramos ou não.
>>6761 (eu)
Aliás, O Gothakritik é escrito de maneira muito semelhante a um effortpost de imageboard. Marx pegou o programa de um partido político de "esquerda" que se declarava marxista e isso trouxe atenção negativa ao Marx. Ele então escreveu uma carta privada criticando o texto do programa, citando os pontos que discordava e escrevendo respostas a cada um deles, dizendo que o programa tinha desvios teóricos e deveria ser reformulado ou desvinculado de seu nome (eventualmente o partido em questão preferiu prosseguir com a política reformista e abandonou o comunismo).
>>6757Obrigado, não me leve a mal, mas eu já entrei nesse server, é cheio de identitário doente mental, negacionista da história. Não todos, mas a maioria. Prefiro ficar aqui no leftypol.
>>6756 >>6754Tudo.
>>6761Eu gosto do Gustavo Machado, ele realmente é um ótimo teórico marxista, se não o melhor da interwebs. Comparável ao Elias Khalil que é um ótimo analista da história e da economia marxistas
Also, vou salvar os livros que recomendou. Obrigado.
>>6763Então é daí que o Lenin tirou que social democrata era fascista segundo os escritos e discursos dele na Segunda Internacional?
>>6765Não há de quê.
Tenho minhas discordâncias com Machado mas ele tem muita bagagem no que se diz respeito a teoria econômica. Neste sentido, não tem erro. Dizem que o curso dele sobre O Capital é bem decente.
Quanto ao Lenin, a crítica dele aos sociais-democratas é sobre o fato desta ala criar as condições necessárias para a ascenção do fascismo (ex.: República de Weimar) por priorizarem o capital acima dos interesses dos trabalhadores em momentos de crise. Isso permite que fascistas subam ao poder com promessas vazias de melhorar as condições de vida da população. Fascistas são a escória, mas eles não teriam tanto poder se sociais-democratas não fomentassem essas situações em primeiro lugar. Sociais-democratas também preferem se aliar a fascistas e neoliberais antes de socialistas.
Caso tenha alguma dúvida sobre os textos ou qualquer outra coisa, pode postar aqui. Alguns anons residentes daqui são ácidos e mal-educados pra caralho, mas outros realmente tentam elevar o nível da conversa, então peço paciência.
>>6766Entendo, faz sentido no plano de manobra política. Sempre que sociais democratas fazem merda, ascende o fascismo. Só que vamos lá, no sentido ideológico, o fascismo na sua forma mais crua da palavra é a terceira posição que exalta o nacionalismo, o corporativismo, a proteção da soberania nacional, a autonomia e um asco do estrangeiro, com uma identidade nacional forte. Com políticas econômicas muitas vezes pragmáticas, só que estatizantes como se cada "ser" fizesse parte do Estado e se fundisse, numa espécie de Unidade. Sabendo disso, você deve ter uma concepção de fascismo diferente da minha. Vocês realmente consideram o BOLSONARO fascista? Digo, poderíamos discutir que o Enéas era fascista, o Plínio Salgado era fascista, agora o BOLSONARO?
>>6730Não existe “identidade branca”. Existe identidade portuguesa, alemã, italiana, etc.
O que acontece é que os negros foram deprivados de sua cultura de forma que a maioria nem sabe de que país da África seus ancestrais vieram o que criou uma “cultura afro-brasileira” que é basicamente uma amálgama de várias culturas africanas. O mesmo não acontece com os brancos, um luso-brasileiro de Pernambuco e um colono do Rio Grande do Sul não tem porra nenhuma a ver além da cor de pele.
>>6698>>6705por enquanto estou entre esses dois modelos
troquei o história por geral pra encaixar capital vol 1 com os capítulos que marx recomendou à esposa do ludwig kugelmann
https://marxists.architexturez.net/archive/marx/works/1867/letters/67_11_30b.htm caso o resto não caiba posso fazer uma página pra cada autor/tópico
>>6773pro lênin já dá um "o que fazer", "o estado e a revolução", "imperialismo: estágio superior do capitalismo" e talvez o sobre esquerdismo?
tem um livro do Ruy Mauro Marini que não li e queria saber se algum anão já leu pra ver se é um bom livro pra parte de "brasil" que é o "Subdesenvolvimento e Revolução"
e só pra tirar uma dúvida, cabe mais que quatro livros né?
>>6768Nos países de formação colonial existe sim um agrupamento de vários grupos étnicos sob o rótulo de "branco" com o intuito de recrutar essas pessoas pra uma espécie de casta média administrativa da sociedade (algo que aconteceu com árabes cristãos na América Latina, e judeus nos EUA).
O que conta como branco é bem elástico, expande e retrai dependendo da necessidade da classe dominante.
>>6772É que pra você classificar o Bolsonaro como fascista, você teria que se basear só no Umberto e o Theodor, que convenhamos é mais semântica da palavra e checklist.
É militar? Check.
É conservador? Check.
É nacionalista? Check.
Logo é fascista. O que não faz sentido, ᴉuᴉlossnW e Hitler apesar de privatizarem, usaram vários programas para melhorar as leis trabalhistas e de sindicatos para os operários. Franco não era considerado fascista, inclusive era considerado um traidor pelos falangistas e que por consequência causou a morte de Rivera. Fascistas de verdade são contra o capitalismo e o comunismo.
Bolsonaro simplesmente cagou pra causas sociais, era puta de judeus e americanos. O Bolsonaro era mais um liberal com fetiche em milico. Pinochet literalmente VENDEU o Chile, nenhum fascista de verdade faria isso. Nem Vargas poderia ser considerado fascista, agora Perón e Plinio Salgado sim, com toda certeza.
>>6784Esse fenômeno não é exclusivo dos EUA, e apesar de haver uma expansão da categoria de "branco" pra acomodar não anglo-saxões, a mistura desses grupos continua relativamente pouco comum, até porque segregação em bairros ou regiões de afinidade desses grupos étnicos é a regra.
O meme do "amerimutt" é só isso, um meme. A maioria dos WASPs se casam com outros WASPs, de judeus com judeus, italianos, etc.
>>6766>Quanto ao Lenin, a crítica dele aos sociais-democratas é sobre o fato desta ala criar as condições necessárias para a ascenção do fascismo (ex.: República de Weimar)Tens uma fonte? até a época do Lênin era mais comum usarem a categoria "bonapartismo" em análises políticas. A marcha sobre Roma ainda sequer tinha acontecido quando Lênin teve o primeiro aneurisma. Agora, talvez ele tenha escrito algo sobre o modo como os social-democratas de Weimar usaram milícias (Freikorps) para esmagar o levante espartaquista de 1919.
>>6788Belo bigode.
>>6787Acho que seria pertinente ter "A Luta de Classes na França" na parte do Marx. Geralmente os indivíduos a quem interessaria essa lista (sejam eles de direita, esquerda, diagonal invertida) são nerdolas que curtem história, então é mais fácil de serem fisgados por este em específico, nem que seja pelas curiosidades do contexto. Também é uma leitura mais acessível (e mais curta) que "A Ideologia Alemã" por exemplo, que tem umas 600 páginas e está constantemente dialogando com autores que um leigo dificilmente terá se preocupado em ler.
>>6791O capitalismo literalmente matou fascistas, como Saddam Hussein e Muammar al-Gaddafi, destruindo seus respectivos países. Não tem porque o capitalismo criar algo que quer a destruição dele, isso nem faz sentido e de novo. A única forma de você validar esse tipo de argumento é usando o Adorno e o Theodor que já foram refutados por marxistas ortodoxos mais sérios.
Muammar al Gaffafi literalmente tentou destruiu o padrão dólar.
>Em 2009, Kadhafi propôs que as nações africanas adotassem uma moeda única: o dinar de ouro. O Banco Central da Líbia, que era 100% estatal, tinha reservas de 144 toneladas de ouro que pretendia usar para esse fim. Kadhafi propôs que os países africanos comprassem e vendessem seus recursos exclusivamente nesta nova moeda pan-africana.
>O que permitiria aos africanos se livrarem do domínio do dólar americano e do franco da África Central (CFA) – uma moeda colonial usada em 14 países e controlada inteiramente pela França.
>“Este foi o maior pecado de Kadhafi”, sublinhou Medhurs. “Ao desejar que as nações africanas adotassem uma moeda única, controlassem seus próprios recursos e tivessem uma verdadeira independência, ele representava uma ameaça à hegemonia monetária ocidental, então ele teve que ir”.
>Uma olhada nos e-mails da então secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, mostra as discussões sobre as reservas de ouro de Khadafi e seus planos para uma moeda única. Ficou claro para o Ocidente que os países africanos abandonando o dólar americano ou o franco CFA, e controlando sua própria moeda e política monetária, minaria a influência americana e francesa sobre a África.
>Nesses e-mails estava também a evidência de que este plano para fornecer uma alternativa ao franco CFA “foi um dos fatores que influenciaram a decisão do presidente Nicolas Sarkozy de comprometer a França no ataque à Líbia”.
>“Há uma conspiração para controlar o petróleo da Líbia e para controlar as terras da Líbia, para colonizar a Líbia mais uma vez”, denunciou Kadhafi em 2011. >>6789>>6795anotado
>>6790fora do adobe photoshop todo poder é ilusão. é por isso que coloquei mariátegui junto
>>6799O que foi? Sou o quotado.
Also, por que vocês não usam ids?
>>6805Qual é o seu ponto? "Você pensa igual outras pessoas então automaticamente está errado, eu sigo uma ideologia extremamente obscura que eu mesmo criei chamada stalinismo anarcocapitalista".
Você tem 16 anos?
>>6810>Você pensa igual outras pessoas então automaticamente está erradogroupthink nao funciona dessa forma
>eu sigo uma ideologia extremamente obscura que eu mesmo crieisou leninista..
>>6814A melhor parte é que esses buzzwords como "groupthink", "totalitarismo", "autoritarismo" etc sequer são descritores úteis de fenômenos materiais. São palavras vazias para descrever "tudo o que eu não gosto". Não têm poder explanatório, são thought-termination puro.
A postura intelectualmente preguiçosa e desonesta de acusar outros com buzzwords vazias, sendo um newfag refugiado, e exigir uma resposta dignificada, não pode ser tomada como um desejo sincero de diálogo.
>sou leninistaLeninista é aquele organizado em um partido de vanguarda no modelo bolchevique. A qual partido será que esse idiota pertence? Eu aposto em nenhum.
inb4 anon sandinista puxando meu saco por usar um termo anglófono sem equivalente no português
>>6819>foi inventado por William H. Whyte,popularizado por Orwell, asno.
>tudo é anticomunismo pra vcs, até psicologia.pseudo psicologia para patologizar coisas que não fazem parte da sua camara de eco que desta vês é anti comunista, nada de errado foi dito.
>adieu, tenho lugares melhores para ir.tchau, ninguém perde nada sem tu o iluminado aqui.
>>6798>>6795>>6790>>6787 (You)
>>6773 (You)
adicionei o livro do gustavo machado porque é uma boa ponte pra pesquisa histórica, mas não tem pdf ainda
https://acervocriticobr.blogspot.com/2020/02/entrevista-com-gustavo-machado.htmlpra quem quiser editar
https://gofile.io/d/oYrzutda esquerda pra direita:
1. manifesto comunista
2. a ideologia alemã
3. as lutas de classes na frança
4. imperialismo - estágio superior do capitalismo
5. o estado e a revolução
6. duas táticas da social-democracia na revolução democrática
7. do socialismo utópico ao socialismo científico
8. para a crítica da economia política, salário, preço e lucro, o rendimento e suas fontes
9. crítica do programa de gotha
10. a origem da família, da propriedade privada e do estado
11. o 18 de brumário de luís bonaparte
12. o que fazer?
brasil e internacional
13. a burguesia brasileira - jacob gorender
14. dialética da dependência - ruy mauro marini
15. sociologia do negro brasileiro - clóvis moura
16. o que é revolução - florestan fernandes
17. a revolução russa de lênin a stálin - e. h. carr
18. a luta de classes na URSS - charles bettelheim
19. os índios e a civilização - darcy ribeiro
20. história das ideias socialistas no brasil - leandro konder
21. reforma ou revolução? - rosa luxemburgo
22. mao o processo da revolução - márcio bilharinho naves
23. cinco teses filosóficas - mao zedong
24. 7 ensaios de interpretação da realidade peruana - josé carlos mariátegui
25. introdução ao estudo do método de marx - josé paulo netto
26. luiz carlos prestes um comunista brasileiro - anita prestes
27. a revolução cubana -vânia bambirra
28. marx e a história - gustavo machado
29. O Capital vol. I - Capítulos "A Jornada de Trabalho", "Cooperação", "Divisão do Trabalho e Manufatura", "Maquinaria e Grande Indústria" e "A Assim Chamada Acumulação Primitiva."
>>6772>um governo neoliberalComo? Se fosse os anos 90 eu até entenderia mas não tem como descrever o governo dele como neoliberal nos dias atuais, principalmente quando ele segue a mesma linha que o Trump.
Pode até não ter sido um governo fascista mas utilizava linhagens fascistas, principalmente com o discurso de querer trazer de volta os dias da ditadura militar nos dias atuais.
>>6830>>6830>doença mental é um chavão anticomunistasó aqui mesmo que esse "chavão" é aplicavel.
>>6729>>6744>obcecado por furries onde nao existem award>que nem um chud obcecado por bbc, mesmo sendo extremamente racista, mas mesmo assim obcecado.kkkk, remedios idoso, seus pensamentos intrusivos sobre furries(onde nem se quer existem) estao te causando mal nessa idade.
Thread Blah blah blah..🥱 O brasil é um cu fedido cheio de pobre, top 10 em desigualdade, que não vai mudar, até o colapso de sua população. Impostos para juros de banco, e regalias políticas, e de demais funcionários públicos. infraestrutura e serviços um lixo, economia também, subempregos for thee, elite for me. BR nunca passará de evangelistão banania🐒, sem senso de nação, não se importe com justiça social, roube o quanto puder, e tire vantagem, foda-se os perdedores passando fome, pau no c# dos não aprovados.
Unique IPs: 167