Edição Trixie Lulamoon & Grace chan Edition "O lugar mais web-revolucionário para competir com outros anons sobre quem consegue jogar mais merda no ventilador e vício de debate and seethe edition"Edições Anteriores:
>>2703 >>3731 >>4619Muito bom!
>>4620Algo parecido aconteceu aqui também, no ato de janeiro onde os maoista compareceram em peso.
>>4618Interessante o seu relato, depois vou olhar se confere a relação do POR com a OSL. Eu acho que deve ser verdade já que nós zelamos muito pela tática frentista.
>>4624>>4470>se você tem uma opinião forte sobre Stalin, boa ou ruim, você não merece ser levado a sério.Temos que analisar o Stalin pelos seus inimigos;
Fachos e nazis (incels)
Neoliberais (betas)
Social-democratas (blue pill)
Conservadores e reaças (cucks)
Trotskistas e leftcom (celibatários involuntários de práxis, jornaleiros)
Anarquistas (celibatários involuntários de organização política)
Ele juntou prática e teoria, PRÁTICA E TEORIA, camarada Stalin deve ser julgado por seus inimigos; Quem está com ele está na razão.
>Mas ele matou melões!!O Grande Expurgo não aconteceu, mas não foi tão ruim, mas deveria ter sido, e eles deveriam ter matado ainda mais, e eles mereceram, e deveríamos fazer de novo.
Está informação é quente!
Acabou de acontecer agora pela tarde de hoje uma ocupação num departamento do estado de Pernambuco.
Em resumo a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e indígena Kapinawá estão ocupando, sem prazo de término, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE). Se eu estivesse livre das atividades da faculdade iria imediatamente ajudar a ocupação. Se a ocupação se extender estarei lá pela quarta ou quinta-feira.
Se tudo der certo esta ocupação terá uma visibilidade no nível da que aconteceu no Pará. Já estive no interior do meu estado várias vezes e essas plantas eólicas são terríveis.
Nas imagens eu identifiquei um militante do PCBR, não sei como outras organizações além da CPT estão ajudando na ocupação.
https://www.instagram.com/p/DGLvhttps://www.instagram.com/p/DGLtH7xuKZx/?img_index=1WzQOUAi/https://www.instagram.com/p/DGLabrOOV5y/?img_index=1https://www.instagram.com/p/DGLXqGLOBjk/?img_index=1>>4632A UP como um todo não foi, mas apareceram membros em protestos.
Não vou saber a razão, mas posso dizer que não foi uma ausência total
>>4635Eleitoralismo é o midas da bosta desse país
>>4638Muito foda, espero que cada vez mais as resistências indígenas se insurjam
>>4641Realmente espero que o PSOL escute o PCBR, mas normalmente esses partidos nunca escutam. Pelo menos vai ser um aprendizado para o PCBR.
>>4640>mas apareceram membros em protestos.Em Pernambuco só fui um militante da UP, mas ele é aquele tipo de militante que quase sempre vai nos atos, porque a própria UP não mobilizou sua base.
A UP também é um partido que não se posiciona como oposição ao Lula, apesar de se posicionar como revolucionária. A UP pelo jornal AVerdade vez outra tece algumas críticas à algumas ações do governo, mas não toma partido pela oposição de esquerda ao Lula, ou seja é uma crítica à esquerda e não de esquerda.
>Muito foda, espero que cada vez mais as resistências indígenas se insurjam!!!!
Estou vendo algumas gravações de alguns camaradas de outras organizações que estão na ocupação e está muito bonito! Muita cantoria e esperança no ar.
>>4650Teve aquele lance que os policiais meteram bala em 2 muleques voltando do tabalho, atiraram com bala de borracha na mão de um.
Hoje saiu gente pra krl pra protstar
>>4651>>4650Eu to percebendo nesses ultimos 2 fios que eu sou péssimo de explicar as coisas, putaquelpariu
segue o link
https://t.co/0Q49LkvJBH >>4652>Eu to percebendo nesses ultimos 2 fios que eu sou péssimo de explicar as coisas, putaquelpariuNormar kkk.
As vezes olhos meus post e me pergunto "como deixei aquele erro de ortografia/escrita passar?" ou "como fui prolixo" e as vezes "eita esqueci de falar sobre X".
Mas confesso que tanto por ser um site anônimo e por qualquer um poer falar sem se logar acaba por favorecer o escrever sem passar no calor do momento. Não gosto muito disso, mas ainda é melhor e mais genuíno do que acontece nas redes sociais de massa que fazem isso de forma planejada e deliberada. Mesmo não gostando ainda tento ser genuíno no que escrevo por aqui, como se fosse um mural que algumas poucas e boas (espero) pessoas veem e olham como é.
Fico feliz pelo levante que está acontecendo em Londrina e em Recife nesse momento!!
Ainda mais esperançoso pela vitória do levante no Pará.
>>4652Talvez seja impressão minha mas parece que as manifestações populares de esquerda estão subindo, não. Claro que não estão gigantes, mas talvez estamos observando o inicio de algo.
De toda forma, mais uma abominação e falta de respeito que a polícia militar comete contra trabalhadores, força na luta.
>>4655Muito triste, eu tinha visto essa notícia. A situação da saúde mental dos estudantes em geral é péssima, estresse no transporte de merda, estresse com os estudos em casa, estresse na faculdade, ainda mais se tiver estágio, que aumenta ainda mais o sofrimento com as peculiaridades de nosso capitalismo tardio. Agora, depois do comunismo, sempre me lembro do Mark Fisher (autor de "Realismo Capitalista"), que lutava contra uma depressão e infelizmente também cometeu suicídio. Ninguém aguenta mais o capitalismo, isso é mais uma reiteração que temos que lutar pra fazer uma revolução pra hoje, e não pras gerações futuras.
Espero que isso pelo menos gere uma resposta que traga melhoras no futuro, boa sorte na organização e que ele descanse em paz.
>>4656>>parece que as manifestações populares de esquerda estão subindoPessoalmente acho que não estão subindo só aqui no Brasil como em todo o mundo. A razão para isso é sistêmica, em todo o mundo as condições estão piorando o que reforça em todo o mundo a luta contra o capital. Pelo menos isso faca cada vez mais claro para mim quando leio as notícias internacionais.
>talvez estamos observando o inicio de algo.É possível e eu tenho muita fé nisso. A queda da popularidade do Lula talvez esteja vindo as pessoas que são de esquerda e perceberam que o Lula não é de esquerda, já que a direita e o bolsonarismo não parecem está crescendo ou hegemonizando a oposição ao Lula.
As jornadas de junho de 2013 começaram quase que ao acaso e a Dilma nem tinha tanta impopularidade. É difícil imaginar o que há e vir, mas com essa loucura do capitalismo vai ser cada vez mais difícil não ter explosões entre os povos do mundo.
>boa sorte na organização e que ele descanse em paz.Muito obrigado camarada!
>estresse no transporte de merda, estresse com os estudos em casa, estresse na faculdade, ainda mais se tiver estágioFora que o custo dessas coisas normalmente saem do bolso do próprio estudante. A assistência estudantil da minha universidade só paga o suficiente para o estudante escolher se ele paga as passagens do transporte público ou as refeições do restaurante universitário. Bolsas de todo tipo são muito raras e cada vez mais a inflação corroí o parco poder de compra dessas bolsas, que nunca são reajustadas na medida do crescimento da inflação..
>>4654Concordo pra krl com o que tu disse, acho que o anonimato permite que sejamos um pouco mais verdadeiros, em outras redes eu sinto que não consigo me articular tão bem como aqui, imagino que aconteça o mesmo com vc e os outros
>>4655Meus sentimentos sinceros a familia, amigos, colegas. Já perdi um amigo dessa maneira, é uma sensação sufocante, me marcou profundamente.
Acabo pensando bastante sobre como isso acontece no capitalismo, a espetacularização de tudo, etc, como disse, extremamente sufocante.
>>4656Acho isso reflexo do momento político atual, sobem manifestações do nosso campo, mas também a do campo inimigo, a tendência é chegar no ponto em que as contradições ficam agudas de mais para reformar. Daí, ou é russia 1917, ou Itália 1922…
>>4657>Pessoalmente acho que não estão subindo só aqui no Brasil como em todo o mundo. A razão para isso é sistêmicaExatamente, Muito por conta da forma global que o capitalismo alcançou nas ultimas décadas.
>É possível e eu tenho muita fé nissoTento ter fé também, mas acho que todos aqui sabem o quão dificil é ter fé
>>4654>>4656>>4658Gostaria de adicionar 2 coisas sobre esse assunto tbm
A primeira é que, acho que justamente devido à essa abertura que podemos ter aqui, acho que acabamos trazendo um sentimento meio derrotista ou negativista, não todos e não sempre, mas acaba sendo inevitável, principalmente quando ficamos desesperados completamente um dia por causa de uma noticia, e ganhamos esperança por causa de uma manifestação no outro (isso quando não é no mesmo dia em questão de horas)
Mas ainda acho as discussões aqui legais nesse sentido, no reddit todo mundo pe meio broxa, no twitter todo mundo é bizarramente agressivo, então aqui, mesmo que as vezes possamos acabar em "echo chambers" de desespero, ainda da pra discutir na moral.
A segunda é, em relação à humanidade no capitalismo. Fio passado abriram um papo de namoro e tals, confesso que não acompanhei muito (foi no mesmo periodo que tavam mandando mensagem o dia inteiro por causa de sei lá o que), mas essa semana acabei pensando um pouco sobre isso. Nunca namorei, (eu sai com uma moça uma vez, mas não quero dar uma de incel e considerar que foi um encontro sem saber de facto se foi, acho que não importa mais também)
Mas agora que voltei a trabalhar depois de um ano de desemprego, e vou começar a Estudar, fico pensando o quão dificil é manter um relacionamento sob essas condições, como disseram no outro fio, uma moça gastadeira vai te ocupar a mente pra krl, mas ainda é, de certa forma, a lógica do capital dentro do relacionamento. Marx não brincou quando disse que o capital tira do amor o valor sentimental.
Talvez esse seja um esforço post, talvez não, mas quis compartilhar uns pensamentos
>>4660>A escala 6x1 é tão ruim que não dá nem pra namorar (MANOEL, Jones)As vezes eu penso nisso seriamente kkkkk, é um pouco diferente do que você coloca mas é uma outra forma que o capitalismo atrapalha nessa questão
>>4664Apenas espere as 72 horas…
>>4665boas vindas e sinta-se livre para usar a tábua também :^)
>>4666>>4667obrigada :)
como assim tabua
>>4669aa faz sentido
foi mal, não uso muitos chans
>>4661Nada nunca acontece com o Bolsonaro, mas quem sabe algo aconteça em 72h kkkk
>>4658>imagino que aconteça o mesmo com vc e os outrosSim sim, não sei quantas vezes já contei certas informações minhas aqui que bem raramente eu falo com as pessoas que convivo kkk. As vezes passo um ódio ou esperança que poucas vezes tenho no dia a dia.
Ainda quero um dia poder aprofundar meus pensamentos sobre o funcionamento de imageboards, em especial o Leftypol.
>Já perdi um amigo dessa maneira meu pai morreu assim, no fim de março de 2021. Apesar de todos os problemas que tenhamos em nossa relação eu o amava…
A vida continua… A vida é bela…
"Nos quarenta e três anos de minha vida consciente, permaneci um revolucionário; durante quarenta e dois destes, combati sob a bandeira do marxismo. Se tivesse que recomeçar, procuraria evidentemente evitar este ou aquele erro, mas o curso principal de minha vida permaneceria imutável. Morro revolucionário proletário, marxista, partidário do materialismo dialético e, por conseqüência, ateu irredutível. Minha fé no futuro comunista da humanidade não é menos ardente; em verdade, ela é hoje mais firme do que o foi nos dias de minha juventude.
Natascha acabou de chegar pelo pátio até a janela e abriu-a completamente para que o ar possa entrar mais livremente em meu quarto. Posso ver a larga faixa de verde sob o muro, sobre ele o claro céu azul, e por todos os lados, a luz solar. A vida é bela, que as gerações futuras a limpem de todo o mal, de toda opressão, de toda violência e possam gozá-la plenamente.
Leão Trotsky
Coyoacán, 27 de fevereiro de 1940."
>a espetacularização de tudoAs redes sociais vivem de espetacularizar tudo. O estudante da ruralinda¹ que tirou a sua vida tinha em sua rede social horas e horas de vídeos curtos onde ele divulgava a sua arte, suas curiosidades de biologia e compartilhava a sua vida, tudo isso ainda está online, nesse exato momento várias pessoas estão vendo esses vídeos, o último vídeo que ele postou foi literalmente ontem
no domingo. Acho isso tão estranho e distópico ao mesmo tempo, pensar que talvez em 20 ou 30 anos sua conta ainda vai existir como se fosse uma cápsula do tempo. Ninguém que assiste aos seus vídeos pensariam que ele poderia ser capaz de fazer isso consigo mesmo. Não nascemos para criar falsas personas e nós mesmos nas redes.
¹forma carinhosa de chamar a UFRPE.
>>4660>Mas ainda acho as discussões aqui legais nesse sentido, no reddit todo mundo pe meio broxa, no twitter todo mundo é bizarramente agressivo, então aqui, mesmo que as vezes possamos acabar em "echo chambers" de desespero, ainda da pra discutir na moral.Acho esse canto da internet um achado, vez outra tem alguma coisa fora do tom, mas dado a média dos chans no Brasil ou em língua portuguesa o que temos aqui é praticamente único, ainda mais por ter usuários ativos, mesmo que poucos. Não conheço como foram outros fios e tábuas do passado, mas sinto que aqui é um espaço único. E não ter tanta gente até que é bom, pois dá para ler e responder a maioria as postagens, se tivesse muitas postagens só seria possível ler com poucas interações.
>fico pensando o quão dificil é manter um relacionamento sob essas condiçõesJá namorei algumas vezes, mas tenho certo privilégio de não estar trabalhando de verdade, meu estágio voluntário é quase uma piada só estou esperando chegar o dia de cumprir a carga horária e conseguir meu diploma de técnico na prática. Esse tipo de coisa só me sinto seguro de falar aqui.
>Talvez esse seja um esforço post, talvez não, mas quis compartilhar uns pensamentos muito bons!!
>>4665Seja bem vindo!!
:D
>>4673Acho que eu já disse como achei o leftypol.
Em algum momento do ano passado estive fixurado em entender chans e certo dia pesquisei chan + esquerda e outro dia lefty + chan, e acabei chegando aqui.
>>4673Lol, é o que também estava me perguntando. Eu achei esse lugar por acaso, estava acompanhando a guerra na Ucrânia por fontes fora da propaganda ocidental como
https://southfront.press/ no
https://leftypol.org/leftypol/catalog.html , só comecei a postar no Latam há 1 mês. Não tenho ideia de como ela parou aqui, é raro como ser atingido por um raio.
>>4673>>4676reddit é uma merda, comecei a usar o 4ch deve fazer uns 6 meses mas fiquei procurando algum tempo uma alternativa pq lá é uma merda também, só gostei do formato.
achei o leftypol no allchans.org umas semanas atrás mas não dei muita atenção, só ontem que vi o /latam/
>>4675>Seja bem vindo!!vlwwww
>>4668>tabuaA prancha, a board, a /latam/.
Aproveito para recomendar que passem a criar fiuos de assuntos específicos pela prancha em vez de postar tudo aqui.
Se o seu receio é que ninguém vai ver, poste o link do seu fio aqui.
>>4680um dia, camarada, um dia
>>4687real
>>4683Ter parente ancap e crente é a desgraça. o voo de galinha da economia brasileira, aliado aos escândalos de corrupção, levou a isso.
>>4686Na verdade, o melhor para a direita, seria bolsonaro ser preso poucos meses antes da eleição, se fingir de mártir injustiçado, e dar seu apoio a um nome forte como tarcisio. Isso não apenas uniria a direita, mas convenceria muitos do centro, garantindo vitória nas eleições.
Oi molecada tudo bem? estou passando por umas desgraças no trampo, tendo uns pensamentos nada saudáveis, tirar essa oportunidade para lembrar a todos de cuidar da cabecinha, por que se não vai ficar dodói, sei que não é novidade pra ninguém, podem ficar tranquilos; não vou aparecer na TV, se cuidem pessoal, se preservem e perseverem, um dia isso acaba, comam suas frutas e legumes, escovem os dentinhos antes de dormir e tenham uma boa noite de sono, beijos e abraços a todos, tem pessoas que se importam com você acredite ou não, fique próximo delas e se mantenha vivo acima de tudo.
>>4661>>4663>Só mais 72 horas camaradas!!!!!!!!!>>4667KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, pior que é isso companheiro
>>4665Eu tbm, seja bem vinde, me surpreendi quando encontrei este lugar
>>4675>Ainda quero um dia poder aprofundar meus pensamentos sobre o funcionamento de imageboards, em especial o Leftypol.Então, tu tava fazendo umas pergunta sobre as imgboards, que é um assunto que acaba me interessando também, acho que desperta um pouco do meu lado antropologo de entender como todo esse eco sistema funciona.
> A vida é bela, que as gerações futuras a limpem de todo o mal, de toda opressão, de toda violência e possam gozá-la plenamente.Não conhecia esse testo dele… Sem palavras, simplesmente lindo, camarada, condordo profundamente.
>no domingo. Acho isso tão estranho e distópico ao mesmo tempo, pensar que talvez em 20 ou 30 anos sua conta ainda vai existir como se fosse uma cápsula do tempotambém penso bastante nisso desse modo, essa forma que a internet nos permitiu uma firma de preservação de nós, ideias, momentos da vida, etc de forma tão banal e espetacularizada através das redes, mas ao mesmo tempo essa representação é extremamente impessoal, e de certa forma falso, principalmente no instagram. Fico me perguntando como, no futuro veremos toda essa forma de comunicação que estamos desenvolvendo nesse momento.
>E não ter tanta gente até que é bom, pois dá para ler e responder a maioria as postagensCom certeza um achado, eu ja fiquei surpreso com a atividade que possuia nas tabuas gringas, mais ainda no aqui no brg. E o fato de ser pequeno é perfeito, um dos motivos de eu nunca conseguir acompanhar streamers é justamente o fato de chat floodado mandado emote, não da pra realmente conversar.
>Esse tipo de coisa só me sinto seguro de falar aqui.Fico contente com a troca de informações. Mas pretendo me dar bem na faculdade, talvez consiga alguma brecha pra entrar no campo acadêmico, e a UNESP é bem forte na questão da história, então vale a pena. Não é o sonho da minha vida, mas talvez não seja um caminho ruim a se trilhar, e com certeza serve de um apoio, por menor que seja, na questão da militância.
>Em algum momento do ano passadoNão sabia que tu tinha chegado ano passado tbm. Eu conheci o leftypol vendo shitpost antigo de um cara, em que ele citava o leftypol algumas vezes.
>>4677Reddit é insuportável, o sub comuna br é esquisitinho, sla, acho que tem muito ian nevismo (nada necessáriamente contra, mas né)
>>4681usei o 4ch uma época quando estava interessado em imageboards, mas eu n costumava usar nada fora do b, e rapidamente cansei dos fios de putaria e reacionarismo barato
>>4689Eu sinceramente não vejo um futuro ano que vem em que não volte Bolsonarismo ao poder. não é análise política, é só desesperança msm.
>>4695Não sei se é ilegal, mas acho que eles nem se importariam com isso, banco ainda, uma das maiores desgraças do capitalismo.
Dito isso, vocês conseguem imaginar um mundo sem anúncios? é bizarro o nivel de intrusão que a gente chegou com isso, imaginar que pode existir um mundo once não tem ninguém vendendo nada pra gente parece surreal.
>>4698po camarada acelerado, espero que fique bem, palavras importantes de se ouvir a todo momento, as vezes podemos nos sentir meio isolados nesses momentos, principalmente quando temos uma opinião política destoante de tantas pessoas que são próximas da gente, e não nos sentimos compreendidos, mas a verdade é que muitas vezes isso não faz com que as pessoas parem de se importar com nós, abraços.
>>4700>Eu não entendo como banco funcionaÉ simples: quando você coloca o dinheiro no banco, o banco investe essa grana em algo rentável. Quando você saca seu dinheiro ou compra algo no débito, ele te dá aquela parte do dinheiro requisitada de outro montante que o banco tem pra esse tipo de operação. Eventualmente, o banco lucra com o investimento com seu dinheiro e fica com lucro. Você continua tendo acesso a uma parcela do montante do banco equivalente ao que você depositou, com liquidez imediata (i.e. pode comprar e sacar quando quiser), + uma taxa de poupança (ou outra taxa, a depender do tipo de investimento) que é adicionada ao seu "dinheiro" (que é na verdade seu acesso ao montante do banco).
Se o banco por algum motivo perder dinheiro com algum investimento, eles ainda têm a obrigação legal de te pagar o que você tem depositado no banco. Mas o banco tem tanto poder político, tanto insider knowledge, e tanto dinheiro pra investir, que ele só vai perder dinheiro numa crise generalizada da economia (e mesmo assim vai continuar rodando, com injeção de dinheiro impresso pelo governo federal).
Em outras palavras, você é um credor do banco. O banco utiliza seu dinheiro como crédito. Caso queira saber como crédito funciona, inverta os papeis. O banco cobre um saque ou despesa sua com um montante particular de dinheiro reservado para empréstimo, mas você tem que "devolver" esse dinheiro + uma taxa de juros eventualmente. Os juros vão se acumulando à medida em que o tempo passa, então você é incentivado (coagido) a pagar esta dívida o mais cedo possível. Se você ficar enrolando a dívida, seu nome fica sujo: você perde um monte de direitos legais. Dependendo da dívida e do que você tiver declarado no seu nome, eles podem até penhorar seu carro, seu imóvel etc, mas isso é menos comum. É uma bosta, mas é uma situação comum hoje no Brasil.
A título de curiosidade, o Brasil tem atualmente a maior taxa de juros real (corrigida sobre a inflação) do mundo. Isso significa que empréstimos/crédito para consumo saem muito caro pra pagar depois, desincentivando tanto o consumo quanto investimentos privados pra quem não tem um gazilhão de reais líquido no banco dando sopa. Também faz com que as pessoas paguem mais juros (obviamente), o que enriquece os bancos (duh).
>>4698vidrel é uma otima distração para contrabalancear a insanidade corriqueira
(ou talvez de muita coisa ruim normalizada e erroneamente considerada "normal" e "corriqueira")>>4700:(
tenho meio medo desses lugares (talvez lá tenha prática de tortura contra alguns pacientes ou tenha tbm pacientes psicopatas extremamente violentos, ou eu estou sendo paranoico demais), ou se o lugar não for horrível talvez não seja tão ruim. mas melhoras anon, you can do it! I believe it is possible to become ~flawless, or at least a very close approximation of it!
>>4701Obrigado pela explicação bem completa
>>4702Obrigado, saúde a todos os anons. Espero que não tenha violência no hospital. Vai dar tudo bem.
>>4682>Aproveito para recomendar que passem a criar fiuos de assuntos específicos pela prancha em vez de postar tudo aqui.Irei! Tem um problema local da minha região q devo postar em breve pra saber a opinião de outros camaradas pq tem alugado um ap na minha cabeça :v
>>4700Não sei como hospital psiquiatrico funciona por aq mas espero que voce consiga melhorar anon
>>4699>Eu tbm, seja bem vinde, me surpreendi quando encontrei este lugar >o sub comuna br é esquisitinhoObrigada :) o sub anarquista também é estranhão, pessoal faz LARP de revolucionário mas a maioria das conversas longas é discussão em cima de ragebait contra voto
>>4704 (me)
hm nao sei qual é a etiqueta das bandeiras pra um lugar menor assim mas vou tentar usar uma q nao tenha sido usada, mals
>>4706 (eu)
No fim do dia, não é sua culpa se alguém te confundir com outra pessoa, ou se alguém confundir outra pessoa com você. O fórum é anônimo.
>>4704>o sub anarquista também é estranhãoUsei pouco, bem mortinho lá, a concentração fica mais no do B mesmo (infelizmente)
>>4705Use a que se sentir confortável usando
>>4706>A flag ancom na realidade é uma das mais populares.Estamos em todos os lugares mf
>>4707qualquer coisa eu sou o anão anarquista que fica mandando typo
>>4699algo sobre os imageboards que eu penso as vezes é como eles refletem os "murais" que você encontra de pessoas falando escrevendo em paredes kkkkkk
as vezes eu encontro coisas escritas nas paredes da faculdade e faço minha contribuição, eu apelido de "xã irl"
>>4701ótima explicação camarada!
>>4702eu combato minha insanidade corriqueira com animês engraçadinhos e/ou fofinhos, acho que deve ser similar xd
>>4716kek literalmente tinha esquecido da existência daquele jogo agora tenho q deletar esse gif com dd if=/dev/zero of=gif.gif
>>4720that's basic biology, siberia-oid
>>4721what did u do (that's a rhetorical question)
Anteontem, dia 19, fui numa assembleia sobre saúde mental na minha universidade e hoje de manhã estarei num encontro com a reitora da universidade, escrevemos em coletivo uma carta a ser entregue a ela.
Em cima do sangue do nosso colega construíram uma plataforma temporária de uma formação do SUS, não estou exagerando ainda tinha sangue dele no chão, e a universidade nem fez uma publicação em luto por ele. Fizemos um ato na quarta de noite para denunciar tudo isso e no dia seguinte vimos que a universidade apagou tudo, nunca tem tinta para reformar a universidade, mas para apagar nossa denuncia eles tem recursos. A luta está avançando, a reitora vai ignorar a nossa carta, como já ignorou outras conversas no passado, mas ter esse espaço de diálogo com a esquerda da universidade é um avanço. As direções pelegas que mandaram apenas um representante na quarta de noite já mostraram suas caras na noite de ontem, dia 20, quando publicaram um stories no instagram denunciando nossa luta como indigna e desrespeitosa para com o Kelvin. Isso é um absurdo, é uma tentativa de calar aos discentes mais afetados pelo descaso da universidade.
Estou sem tempo e neste fim de semana estarei dedicado em tempo integral numa atividade de meu partido.
A luta continua.
____
>>4698Desejo profundamente que você fique bem, apesar das nossas discordâncias!
>>4699>meu lado antropologo de entender como todo esse eco sistema funciona.tem um artigo que alguém divulgou alguns fios atrás que eu imprimi ou salvei que ainda não terminei de ler sobre imageboards. É um assunto que me interessa.
>essa forma que a internet nos permitiu uma firma de preservação de nós, ideias, momentos da vida, etc de forma tão banal e espetacularizada através das redes, mas ao mesmo tempo essa representação é extremamente impessoal, e de certa forma falsoOs chans a sua maneira rompem um pouco com isso pois nenhum fio dura para sempre, depois de um certo número de fios um novo fio significa a morte de um fio já esquecido. É até um péssimo hábito para alguns channers salvar os fios. Eu acho interessante pensar que a internet pode ser diversa em sua forma de ser para além dos feeds infinitos.
___Necessito de descanso, em um tempo razoável respondo aos postes!
>>4758 (eu)
*aproveitaram do estado mental dele para matá-lo indiretamente….
\>torturar alguém com depressão severa até a morte…
infelizmente a pratica de bullying é muito comum aqui no brasil e talvez até regra.
eu aposto que eles torturaram alguém com depressão severa até a morte(e as autoridades da universidade facilitando sistematicamente a prática de bullying)
I'd wager that they quite literally bullied to death someone with severe depression, RIP…
>>4759Bullying é coisa de criança e adolixo
Duvido que isso tenha ocorrido numa universidade
>>4754>apesar das nossas discordâncias!Mermão, se os trotskista encabeçarem a revolução, eu pulo dentro, se os anarquista fizerem, também pulo dentro, assim como espero que vocês façam o mesmo seja qual for o movimento socialista marxista revolucionário que fizer; nos é tudo comunista no fim das contas e esse é o papo, bala neles tudo nosso, na revolução é nós vai tar tudo junto.
Deu tudo certo aqui, vou ter que trabalhar no sábado entretanto.
>>4763>Bullying é coisa de criança e adolixo humano(o animal)Sim.
Yes.
>>4770Adultos não cometem nem sofrem bullying
Há algo parecido porém se chama "assédio moral"
Bullying é coisa exclusiva de criança e adolemerda
>>4775Ta em uma situação muito melhor que eu
Eu sequei entrei numa universidade nem tenho capacidade disso pois meu QI, energia e disciplina são muito baixos para estudar para processo seletivo, única coisa que tenho é um técnico em informática que terminei ano passado nas coxas la na etec
Tenho quase 30 anos btw, já era pra mim, além de tudo isso sou gay num país terceiro mundista extremamente homofóbico (apesar de não ser tão esteriotipamente yag), autista, com sintomas graves de depressão ao ponto de nem ter forças pra banhar todo dia
Única coisa que faço é jogar overwatch, eu4 e às vezes postar aqui
>>4776minha recomendação: o livro da linguagem c
https://archive.org/details/c-programming-language-2nd-editionlembrando que, leitura é uma habilidade desenvolvida com a prática
but all of the documentation, manuals, books and etc are in english >>4779Eu sei o básico do básico de c++, javascript, php, html e css
Mas se me pedir pra fazer qualquer coisa com essas linguagens eu fico com cara de idiota pra tela sem saber por onde começar até eubapelar pro chatgpt ou o deepseek
>>4775Porra cara, você tá terminando Engenharia em uma faculdade pública. Você tá no caminho certo
Só em país de terceiro mundo que ficam glorificando pular de subemprego em subemprego e não estudar como se fosse o ápice da existência
>>4759Você sabe detalhes do caso ou está supondo?
Como colocaram aí em cima, bullying em universidade é estranho. Estudei em 3 e nunca vi nada disso.
Inclusive foi na faculdade que eu tive chance de ter uma vida social pois não me enchiam o saco, não tinha o estigma de sujeito para ser bullyinado.
Até uma namoradinha arrumei logo no início e no colégio eu tremia para falar com as meninas.
>>4787>>4788Tem na internet. Já que você está começando, jogue no mahjong soul, está em inglês e é mais amigável com iniciantes.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.YoStarEN.MahjongSoul (tem também de graça na steam)
Quando você estiver mais confortável, jogue no Tenhou, é um site japonês, então você vai precisar de uma extensão do chrome e ver tutorial de como funciona.
https://tenhou.net/https://youtu.be/Pwm7hyOXSUE >>4792Eu vou dar uma olhada, vou tentar jogar no celular durante tempo livre
Nunca joguei nenhum jogo de mesa
>>4801>>4801Ah, saquei. Poderia me responder aqui?
>>4799Segundo meu estudo, vocês detestam qualquer tipo de metafísica e naturalismo.
>>4795o cara me joga "homossexualismo" e "pedofilia" na mesma "dúvida", como se um fosse equivalente ao outro e a resposta ja não estivesse clara, todo marxista concorda que tem que fuzilar e capar pedófilo.
ser gay não é doença não, muito menos algo ruim, é a coisa mais normal e antiga da humanidade, gay sempre teve e sempre vai ter.
religião é a praga do mundo, sempre vão ser reacionários, a religião deve ser combatida em prol da revolução, crente é tudo filho da puta esquizofrênicos que conversão sozinhos, é um sistema de controle social. Freud compara a religiosidade e a mentalidade infantil e ele tá super certo nessa, a religião funciona como uma ilusão psicológica, uma projeção, deus seria uma figura paterna idealizada, que oferece conforto diante das incertezas da vida e do medo da morte. A religião é um processo regressivo, aonde o adulto reproduz a resposta infantil perante o plano material, é delírio.
Não há nada de natural no moralismo, nós criamos essa porra, é tudo processo social. Deus não existe.
>>4789 Trotskista
Estou novamente impossibilitado de colocar as bandeirinhas….
Mas nada do que estão falando e supondo é verdade. Em respeito ao Kelvin me recuso a imaginar a razão. Quem começou essa paranóia foi um gringo (acho) mais acima, o
>>4758 .
Porém na minha universidade existe uma epidemia de péssima saúde mental, ano passado tiveram 3 tentativas de suicídio DENTRO da universidade, o Kelvin foi a quarta tentativa e a primeira com fatalidade. As razoes particulares de cada pessoa são muito específicas e eu nunca conheci o Kelvin em vida. Repito, em respeito ao Kelvin eu me recuso a apontar algum culpado, aliás se houve algum erro foi a omissão da faculdade de intervir em ajuda ao Kelvin e a toda comunidade mas vulnerável da universidade.
Bullying em universidade tem outro nome e ele é preconceito.
>>4804Você aparentemente é um tanto nervoso.
>>4806Perfeito fui bem respondido, era isso que queria saber. Obrigado por me lembrar do porquê não consigo ser comunista, estou estudando A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado de Engels, bom livro. Tenha uma boa noite.
>>4805Meds, rapaz, se isso é escrita de facho reaça, nem quero saber o que é escrita de comuna, anaquista ou sei lá o quê. Apenas utilizo o português correto, estranhamente fui verificar no chatgpt, descobri que vocês consideram "homossexualismo" ofensivo. Agora entendi a reação negativa, só que eu queria saber como é que tu vai falar isso para um boomer. Ou dizer que frases como "humor negro", "a coisa ficou preta" são racistas? Fica difícil, camarada. Porra, não tem como conversar com um bro desconfiado que acha que estou induzindo o cara a algo enviesado, bicho.
>>4807Não sou eu, não acesso IBs de nazinga há muito tempo.
>>4808>Quem começou essa paranóia foi um gringo (acho) agradeço o elogio kk
tbm sou o autor de todos os posts paranoicos do /brg/(e tecnicamente desse fio tbm kek)>>4780practice moar
>>4808Ja que tu estas em dialogo com a reitoria da universidade, talvez possa exigir que algumas destas medidas sejam implementadas (PS, eu não sou profissional no assunto):
<"Além da punição: como a universidade deveria se portar?">É importante que as instituições de ensino estabeleçam:>1)canais de escuta para os envolvidos; >2)mecanismos eficazes de denúncia;>3)programas de prevenção de bullying, que estimulem o respeito à diversidade;(racismo e preconceito é uma bosta, todo munda ja sabe disso)>4)possibilidades de mediação entre o agressor e a vítima.de
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/03/14/entenda-por-que-bullying-acontece-no-ensino-superior.ghtml>5)núcleos de inclusão ou de apoio psicopedagógico que vão mediar esse trabalho e treinar professores e alunos>6) a universidade, como instituição publica de ensino, deve seguir a Lei nº 13.185 de 2015, "adotando medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e ao bullying."https://revistaensinosuperior.com.br/2024/05/06/universidade-deve-agir-para-frear-o-bullying/>7)oferecer serviços gratuitos como criação de cozinhas comunitárias, academia de ginastica contratação de nutricionistas >8)os estudantes também devem ter conscientização "acerca da alimentação, do sono, da necessidade de exercícios físicos, da gestão do tempo e nanceira. ">9)coleta de dados e pesquisas para saber sobre o bem estar doas alunos e se planejar em torno desses dados.https://revistaensinosuperior.com.br/2024/04/08/saude-mental-problema-se-agrava-e-ies-atuam-na-prevencao/ >>4810Por mais defeitos que o Lula possa ter, por pior que a burocracia/corrupção brasileira seja, pelo menos não estamos aqui.
>>4815 vlw
>>4786Ultra baseado
>>4810>Apoiar marçallol, aliás, inelegível
>>4795>gaystanto faz, quer ficar de amorecos com alguém do mesmo gênero que fique
>pedofiliapreciso dizer alguma coisa? uma merda
>religião um tópico bastante denso, mas acho que lenin faz uma ótima síntese no seguinte texto:
https://www.marxists.org/portugues/lenin/1905/12/03.htm> naturalismo moral.sei lá que isso, n ligo
>>4820Totalmente errado o que você disse, nós gays não andamos com homens heteros só. O resto a gente socializa, principalmente com mulheres
Sempre me senti muito mais confortável na presença de mulheres do que homem hetero, aliás meus amigos são todos yags e mulheres, desde criança aliás, só conversava com as meninas, rs
>>4820Hmm, não sei você mas nunca conversei nem interagi com quase ninguém fora da minha família irl, quando eu tava na escola e depois no curso
só falava com as meninas mas
não passava do básico do básico
Hoje só tenho tenho 3 amigos mesmo, nenhum mora perto, um conheci no grindr quando tava turistando na minha cidade, outro conheço desde os 12 quando jogava second life e outro quando usava redes sociais
>>4809>Obrigado por me lembrar do porquê não consigo ser comunistaentão vai tomar no seu cu seu bosta
>só que eu queria saber como é que tu vai falar isso para um boomer. Ou dizer que frases como "humor negro", "a coisa ficou preta" são racistas? Fica difícil, camarada.Simplesmente escrotizando o cara, ostracismo, não tem que ter diálogo com oposição, só repudia e combate. Não se tem que explicar nada pra reaça, eles fazem o que querem.
>bro desconfiado De apito de cachorro nos manja.
>Apenas utilizo o português corretoSer gay não é patologia, muito menos doutrina ou filosofia, "homossexualismo" é inadequado e ultrapassado, já tem anos que isso é completo consenso; de duas uma; ou tu é um filha da puta que usa isso de proposito ou esse seu "português correto" não está tão correto assim.
Trotskista 4°
>>4811 KKKKK
Foda, pior que meu batismo é muito literal e as vezes esqueço que algumas coisas são só alucinações de pessoas reais.
Pior que quando li seu post tive uma leve impressão de que foi uma tradução estilo google tradutor.
>>4814São boas medidas!!
A maioria, na verdade, já são realidade. Por exemplo, temos canais de denúncia, um departamento com terapeutas, algum nível mínimo de conscientização sobre os preconceitos e até alguns cartazes informando a importância do sono.
Porém é bem insuficiente, como exemplo o departamento com os terapeutas só possuem 3 profissionais para mais de 8k de estudantes só no campus 2 irmãos, é impossível um acompanhamento sério de qualquer tipo, caso um aluno seja sorteado para as consultas só vai ter direito a 6 sessões para ser descartado e deixado a própria sorte. Outros pontos interessantes como cozinhas comunitárias, academia uma coleta de dados sobre o bem estar são pontos que praticamente não existem na prática, temos um restaurante universitário, mas ele é quase na integralidade gerido pelos terceirizados, as academias da universidade são fechadas na pratica para o curso de educação física ou quem paga a cadeira de educação física, porém só pode pagar uma vez essa cadeira, está muito longe de universalizar o direito ao exercício físico saudável e correto bem como a falta do mapeamento da crise de saúde mental da faculdade, que já vi sendo feita, mas não possuía uma seriedade pela busca de superar essa crise. A denuncia dos preconceitos vai na mesma linha, existe canais de denúncia, as vezes tem alguma atividade divulgando a importância e até têm vários cartazes na faculdade sobre… Porém não são universalizante (para todo o corpo discente) e são feitas de forma quase alienígena, sem envolver os próprios estudantes, seria bem mais eficiente se os canais de denúncia passassem também pelo próprio movimento estudantil, engajando os próprios estudantes a levantarem em todos os lugares os canais de informação e denúncia e os próprios estudantes sendo os canais de informação e denúncia.
Pessoalmente vejo que lutar apenas por melhorias bem insuficiente, vários problemas só podem ser superados derrubando o arcabouço fiscal, ou pelo menos tirando a educação desse arcabouço. Temos a exemplo o número insuficiente de terapeutas, a começar para universalizar a todos os estudantes que queiram ou necessitam de acompanhamento de um psicólogo eu acho que menos de 50 psicólogos não dariam conta dessa demanda. Contratar esse número de terapeutas por concurso e com salários juntos não sairia nem um pouco barato, e com os limites orçamentários eu acredito que dobrar de 3 para 6 psicólogos já seria de uma dificuldade tremenda. Por essa razão na carta eu escrevi que a universidade deveria se posicionar de forma crítica contra o arcabouço fiscal, contra o novo ensino médio, contra a escala 6x1¹ e contra o genocídio palestino.
Vários pontos da carta tinham seus apontamentos, até sobre atualizar o corpo docente sobre como tratar bem os estudantes. Obrigado pelo post :)
¹Em seguida a esse ponto coloquei como ação da universidade refazer os contratos dos terceirizados para reduzir a jornada de trabalho. É uma pauta muito minima sendo sincero, por um lado eles nos apoiaram muito nos atos que promovemos e por outro eles são muito explorados pela empresa deles e pela universidade, até sofrem assédios dos professores as vezes (o que me faz defender que os terceirizados deveriam ter direito as consultas dos terapeutas da universidade de forma gratuita). A minha defesa e a do meu partido é a contratação desses terceirizados como funcionários públicos, como era no passado antes da lei da terceirização (peço que leiam um pouco sobre isso se puderem é assustador), e com o salário no valor do salário mínimo vital calculado pelo DIEESE que está em mais de 7k neste ano.
>>4848eu num fiz esse magalipost
>>4844queria ter exagerado um pouco mais, porém acho que não ficaria tão realista
o schizoposting kk
>>4833Pessoas como você odeiam a realidade, da mesma forma que você se odeia e você se projeta nas causas sociais que defende. Você odeia tanto a realidade, que quer modificar ela ao bel prazer, na sua imagem, querendo se colocar no local de um deus. A moralidade, ética não valem merda nenhuma para você, porque elas podem mudar o tempo todo, é dialética, tese, antítese e síntese. Sempre mudam, se tudo é relativo, nada é verdadeiro.
Tecnologia, economia, leis mudam o tempo todo, é um fato, commie. Só que Verdade Universais não mudam, Justiça e Amor não são conceitos onde cada um tem uma concepção, são universais estáticos e fixos. Caramba, os nominalistas tentaram refutar os universais no século 11, tomaram uma surra dos escolásticos, por que acha que contigo seria diferente?
Você sofre de complexo de inferioridade, tem inveja de quem é melhor que você, sofre de sobressocialização e precisa se afirmar de forma pessoal o tempo inteiro.
Eu vim aqui aprender com pessoas que pensam diferente de mim, mas você me traz armas, então tenho que me defender.
>"homossexualismo" é inadequado e ultrapassado, já tem anos que isso é completo consenso;A academia não reflete as pessoas lá fora, anão. Caralho, você seriosamente já conversou com um nordestino médio? Com um peão? Tente explicar a diferença entre homossexualidade e homossexualismo para eles, eu pagaria para ver. Pior, você não vai, porque é covarde. Você vive só na sua bolha, então acha que sua bolha reflete a realidade.
Notou que seus camaradas da thread foram gentis comigo e me trataram bem melhor? Enfim, vou sair do recinto, você vai me ofender com mais xingamentos inúteis, você não quer dialogar, passar bem.
Adeus.
>>4854nossa eu fui correndo ler o texto pra ver se ele tinha falado isso KKKKK.
agora me pergunto se isso é algo do brasil, porque toda hora vejo alguém falando isso ao ver um militante com qualquer adereço do che, e eles falam como se tivessem descoberto alguma verdade oculta que nenhum comunista sabe KKKKKK
não vejo tanto isso com gays em específico nos eua, parece que eles falam mais que ele matava pessoas no geral.
>>4853Não sei se você vai ler esse post mas achei verdadeiro sua posição nesse post. Eu mesmo já falei uma vez a palavra homossexualismo de forma automática em 2023, quando ainda estava no PCB. Tomei uma pequena centralizada de uma camarada trans que me mostrou como o termo não é usado desde os anos 80/70 e atualmente é praticamente pejorativo. Certamente após o episódio nunca mais citei essa palavra.
Educação quando é verdadeira dá credo a duvida e mostra o caminho correto a ser seguido. Uma vez que é sabido a verdade se espera reduzir e eliminar os erros.
Não concordo totalmente com o que você disse, mas é o custo de se estar em um imageboard anonimo kkkk
Sua primeira pergunta parecia ser capciosa, mas você não se mostrou ser uma pessoa maldosa.
>>4850>>4855Fiz um esforço post nesse fio de livros, acho que ia ser legal vocês lerem.
Estou indo dormir.
Zzz
>>4856por algum motivo reacionários no brasil são obcecados com o che guevara
lá fora pelo visto ninguém liga pra ele e falam do fidel, só na época que a galera ia na rua com aquela camisa vermelha do che que o pessoal usava a oportunidade pra falar mal
>>4853>A moralidade, ética não valem merda nenhuma para você, porque elas podem mudar o tempo todo, é dialética, tese, antítese e síntese. Sempre mudam, se tudo é relativo, nada é verdadeiro.Realmente moral não é porra nenhuma pra mim, não poderia ligar menos pro moralismo mesquinho cristão, "tudo é relativo" não significa necessariamente que nada é verdadeiro, pois existem verdades absolutas, são mensuráveis, fatos inegáveis, tem métodos para se averiguarem, a gravidade é uma verdade absoluta, a velocidade da luz é uma verdade absoluta, a moral e a ética não são verdades absolutas, elas mudam o tempo todo e são construções sociais, nunca foram universais e jamais serão.
>Só que Verdade Universais não mudam, Justiça e Amor não são conceitos onde cada um tem uma concepção, são universais estáticos e fixos.justiça e amor não são verdades absolutas, a história refuta isso, o conceito de amor e, principalmente, justiça mudam o tempo todo, nunca foram fixos, muito menos estáticos, estão sim baseados em processos sociais e culturais, tem que ser muito burro e filha da puta pra dizer que amor e justiça são conceitos "universais" e "estáticos e fixos", burro demais, são conceitos dinâmicos pra caralho e que podem até terem significados parecidos conforme o tempo passa mas a forma exata como são entendidos e aplicados sempre muda, não são "estáticos e fixos", tu escolheu o pior exemplo pra ilustrar.
>Caramba, os nominalistas tentaram refutar os universais no século 11, tomaram uma surra dos escolásticos, por que acha que contigo seria diferente?Tá de sacanagem? o nominalismo pavimentou a ciência moderna e a filosofia empirista, eles estavam certos em dizer que a mente humana agrupa seres individuais por semelhança, classificamos as coisas baseadas em experiências prévias, dizer que eles "tomaram uma surra" é bem desonesto, a longo prazo eles foram muito mais influentes.
>A academia não reflete as pessoas lá fora, anão. Caralho, você seriosamente já conversou com um nordestino médio? Com um peão? Tente explicar a diferença entre homossexualidade e homossexualismo para eles, eu pagaria para verA classe trabalhadora reflete o pensamento da classe dominante, é de se esperar, a burguesia tem que dominar a sociedade em todas as instâncias, é de fato sim difíciil organizar a massa trabalhadora para movimentos sociais, existem conceitos que são de difícil absorção mas não são impossíveis de transmitir pro "nordestino médio" ou pro "peão", eles mesmo passam por exploração de seu trabalho e sentem na pele o abuso sistémico, dá pra explicar sim, eles vão entender sim, fazer eles reproduzirem o que você explicou pra eles é mais difícil, mas isso é, a priori, uma questão social e cultural que pode mudar a qualquer momento e eles vão ter que se adaptar assim como fazem em tantas outras instâncias.
>Você odeia tanto a realidade, que quer modificar ela ao bel prazer, na sua imagem, querendo se colocar no local de um deus.Quem faz isso explicitamente o tempo inteiro é a classe dominante. A burguesia se colocou como deus a muito tempo. Não sou "eu" ou a imagem genérica que tu tem de um esquerdista na cabeça que "odeia tanto a realidade, que quer modificar ela ao bel prazer, na sua imagem, querendo se colocar no local de um deus.", é o capitalismo e a burguesia.
>Pessoas como você odeiam a realidade, da mesma forma que você se odeia e você se projeta nas causas sociais que defende.Essa foi uma puta projeção sua também, tu tirou umas conclusões sem pé e sem cabeça de mim só por que eu te mandei tomar no cu por você não ser comunista. É infantil da minha parte? Pra caralho, mas isso é um chan, esperava o que? eu realmente te odeio por ser meu inimigo político, verdadeiramente te odeio, mas eu realmente estou muito feliz com a minha pessoa, é só que eu também odeio meus opositores de forma primordial, "você se projeta nas causas sociais que defende" claro né seu filho de uma cadela, eu faço parte delas, eu sou afetado por elas e eu dependo delas, óbvio que vou me "projetar" nelas, projeção não é algo necessariamente ruim, tu aprendeu essa palavra e acha ela profunda e fica cuspindo ela por ae.
>Você sofre de complexo de inferioridade, tem inveja de quem é melhor que você, sofre de sobressocialização e precisa se afirmar de forma pessoal o tempo inteiro.>você vai me ofender com mais xingamentos inúteisNovamente, me xingou só pra tirar algo de dentro de você né? É legal xingar os outros na internet, é divertido estereotipar nossos opositores políticos, é legalzinho sim, sei como é, mas é inegável que tu tirou essa conclusão sobre mim da tua bunda, verdadeiramente isso não me afeta em nada, assim como sei que eu te xingar também não vai te afetar em nada, mas é engraçado ver pra onde tua cabeça foi parar pra inventar algo pra me ofender kkkkkk mostra bastante sobre quem você é e confirma que você só tem estereótipos na cachola e mais nada, tu pulou numa jugular imaginária; "vou falar que o esquerdista é complexado com […] kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk entrei na mente aluguei triplex do lula". Grande coisa bro, não adianta me xingar, possuo cannabis sativa.
>Pior, você não vai, porque é covarde. Você vive só na sua bolha, então acha que sua bolha reflete a realidade.A coisa que eu mais faço é isso, na internet não, muito menos em chan, mas fora daqui eu participo de bastante coisa e realmente me importo em transmitir uma mensagem legal do marxismo na minha comunidade e com pessoas que eu vejo que estão verdadeiramente dispostas a aprender, novamente, você só tem espantalhos, posso até dizer o mesmo de você que aposto que estaria certo.
>Notou que seus camaradas da thread foram gentis comigo e me trataram bem melhor? Enfim, vou sair do recinto você não quer dialogarvai chorar cara? quer atenção de homem? manda foto da bunda, abre um grindr. o que tu espera de um chan seu filho da puta? seu bosta seu merda
>passar bem. Adeustropece e caia de olho numa tachinha, morra.
>>4861>Realmente moral não é porra nenhuma pra mim, não poderia ligar menos pro moralismo mesquinho cristão, "tudo é relativo" não significa necessariamente que nada é verdadeiro, pois existem verdades absolutas, são mensuráveis, fatos inegáveis, tem métodos para se averiguarem, a gravidade é uma verdade absoluta, a velocidade da luz é uma verdade absoluta, a moral e a ética não são verdades absolutas, elas mudam o tempo todo e são construções sociais, nunca foram universais e jamais serão.Vamos lá, conceitos como amor e justiça, podem ter múltiplas interpretações para praticar dialética, só que sua essência é a mesma. Independente do que tu quer aplicar na práxis, você se baseia na essência de uma justiça quase que inconscientemente, é como olharmos várias cadeiras no mundo, mas só existe uma essência (cadeira) ideal. Não importa as ramificações dessa cadeira, ela tem um principio, uma fonte, uma cadeira real que tentamos aplicar da melhor forma, isso vale pro amor também. São verdades universais, passa ano, séculos e continua com a mesma essência. Mais uma vez provando que a lei natural é real. Existe uma causalidade disso, você não tirou do nada, não foi uma construção.
>justiça e amor não são verdades absolutas, a história refuta isso, o conceito de amor e, principalmente, justiça mudam o tempo todo, nunca foram fixos, muito menos estáticos, estão sim baseados em processos sociais e culturais, tem que ser muito burro e filha da puta pra dizer que amor e justiça são conceitos "universais" e "estáticos e fixos", burro demais, são conceitos dinâmicos pra caralho e que podem até terem significados Já expliquei que universalmente
Só que você é tão burrinho que não notou que tu baseia essa justiça com base numa fonte universal. Existe uma causalidade do que tu entende como justiça universalmente aceito em qualquer povo, cultura e país, cada um aplica isso onde for. Da mesma forma que Buda, Sócrates, Concílio, Jesus falavam com meios diferentes, mas no fim falavam a mesma coisa. Isso é universal, mesmo eles em tempos e lugares diferentes.
>tá de sacanagem? o nominalismo pavimentou a ciência moderna e a filosofia empirista, eles estavam certos em dizer que a mente humana agrupa seres individuais por semelhança, classificamos as coisas baseadas em experiências prévias, dizer que eles "tomaram uma surra" é bem desonesto, a longo prazo eles foram muito mais influentes.Er… tu não sabe o que é nominalismo, nominalistas consideram que as palavras, conceitos, eram só palavras e conceitos. Que não existia universalidade nas palavras, num sentido linguístico. Que todos os conceitos são projeções humanos sem uma causalidade, eu não disse que eles não tiveram sucesso, eu disse que eles foram refutados. É diferente, como o marxismo existe até hoje, mesmo tendo refutado. Foi refutado, se flexibilizou, teve revisionismo e continua aí enchendo o saco.
>A classe trabalhadora reflete o pensamento da classe dominante, é de se esperar, a burguesia tem que dominar a sociedade em todas as instâncias, é de fato sim difíciil organizar a massa trabalhadora para movimentos sociais, existem conceitos que são de difícil absorção mas não são impossíveis de transmitir pro "nordestino médio" ou pro "peão", eles mesmo passam por exploração de seu trabalho e sentem na pele o abuso sistémico, dá pra explicar sim,cara, deixa eu te contar uma coisa, o cristianismo, principalmente católicos também são contra a burguesia, UAU QUE NOVIDADE, hein? Já leu algum Rerum Novarum, camarada? Já algum Bento Gonçalves clérigo falando mal da revolução industrial, a atomização do homem, as horas abusivas trabalhadas, exploração, sem tempo pro homem ter uma vida espiritual, camaradinha? Os trabalhadores não querem saber desse academismo progressista, filha da puta. Não querem saber de gênero fluído, saber como não dizer palavras que machucam você e minorias. Eles querem pão, uma identidade, sensação de pertencimento, uma luta por um bem maior, manutenção da família tradicional e pior. ISSO NÃO FOI CRIADO PELA BURGUESIA, não foi. Você sabe que não foi, leia a história. Religião e burguesia são coisas COMPLETAMENTE DISTINTAS. Se você dizer que não, você é muito desonesto, eu me recuso a discutir com um ignorante histórico se você teimar com isso.
>Quem faz isso explicitamente o tempo inteiro é a classe dominante. A burguesia se colocou como deus a muito tempo. Não sou "eu" ou a imagem genérica que tu tem de um esquerdista na cabeça que "odeia tanto a realidade, que quer modificar ela ao bel prazer, na sua imagem, querendo se colocar no local de um deus.", é o capitalismo e a burguesia. Eu acho que você só debateu com liberais na sua vida inteira e não sabe o que é direitista. Você fala que aplico o estereótipos, só que tu faz também. Sim, o capitalismo isso, o Deus capital, o homem econômico, fazem isso mesmo e daí? Isso é uma merda mesmo, e daí? VOCÊS FAZEM IGUAL, vocês querem um sistema homogêneo e internacional, desrespeitando as culturas, identidade dos povos, religião para seguirem seus princípios socialistas. Basicamente você querem enfiar um sistema no lugar do outro, capitalistas explorando pessoas e recusos para chegar ao poder, vocês exploram as brechas e fraquezas do capitalismo pra chegar no poder. No fim, vocês se retroalimentam, são faces da mesma moeda. Vocês dois moldam a moralidade por avanços econômicos e sociais, como quiserem para estarem de acordo com o sistema e a ideologia de vocês. A moralidade e ética pra vocês é algo volátil, muda como troca de roupa a qualquer momento, desde que isso beneficie o bem maior. Vivem de duplipensar. Eu honestamente odeio tanto você, quanto um liberal de merda.
>você se projeta nas causas sociais que defende" claro né seu filho de uma cadela, eu faço parte delas, eu sou afetado por elas e eu dependo delas, óbvio que vou me "projetar" nelas, projeção não é algo necessariamente ruim, tu aprendeu essa palavra e acha ela profunda e fica cuspindo ela por ae.Você se projeta em causas identitárias que talvez nem são suas, por aceitação social, por culpa, para não sair mal na foto, por vergonha, você nem questiona, esse é o pior. É a literal sobressocialização.
>a coisa que eu mais faço é isso, na internet não, muito menos em chan, mas fora daqui eu participo de bastante coisa e realmente me importo em transmitir uma mensagem legal do marxismo na minha comunidade e com pessoas que eu vejo que estão verdadeiramente dispostas a aprender, novamente, você só tem espantalhos, posso até dizer o mesmo de você que aposto que estaria certo.Cara, não me leve a mal, mas eu nunca conheci um canhoto que mostrasse algum respeito na sua presença, você se desviou da pergunta, mas eu já trabalhei com peão, em chão de fábrica, de colarinho azul. Eu sei como é o peão, eu honestamente duvido que você teria coragem ou brio de dizer as coisas que tu defende na sua bolha para eles. Duvido, falo sério. Só quem trabalhou com peão sabe, pior, você deve saber disso, só não quer dizer ou é ignorante mesmo e nunca saiu da bolha.
Eu tenho real profundo desprezo por pessoas como você, real desprezo, mas eu não sou como você. Não desejo que tu morra, espero que você se converta e busque sua Salvação. Você é só uma criatura mimada e revoltada com a própria criação, você odeia a matéria e tenta moldar ela a todo custo para te agradar, isso é triste, sendo que ela já é perfeita. Quando tu argumenta em termos do capital, estou do seu lado que é uma bosta, marxistas analisam o problema do capitalismo e tentam dar a pior solução, se fosse só isso tudo bem, só que vocês destroem a moralidade e a ética natural. Vocês tem a ousadia, que é engraçado, de explicar a Criação usando os meios que a própria Criação deu para explicar ELA MESMA. HAHAHAHAHAHAHAHAHAH
Eu sei bem os capitalistas fizeram com os relógios da transição do sistema feudal pro capitalista em fábricas, medievais trabalhavam menos que nós e tinham mais intervalos mais que nossos. Só que tu deve ser burro pra caralho pra saber disso. Vou dormir.
Passar bem.
>>4848Errado ele não tá tho
(Apesar que acho que é uma menina do magalichan larpando de homem gay)
>>4863Fundamentals of Marx: Idealism vs. Materialism
https://www.youtube.com/watch?v=XyzFwHFN_BIFundamentals of Marx: Dialectics
https://www.youtube.com/watch?v=GNHzVeC7jeY Fundamentals of Marx: Historical Materialism
https://www.youtube.com/watch?v=_AvvqDk-hMEEsses videos abordam diversos temas que você tenha curiosidade. Eu recomendo principalmente este video:
https://www.youtube.com/watch?v=udAkveA2Of8 "Fundamentals of Marx: A Theory of Transitions", que responde se o marxismo é "histórico determinista" ou "histórico linear". O problema na comunicação é que você usa um linguajar "religioso" quando fala em "absoluto" ou "verdades absolutas".
>VOCÊS FAZEM IGUALClasses na sociedade burguesa são de certa forma "duas faces da mesma moeda", uma a proletária, que nada tem, e tudo faz, e a burguesa, que tudo tem e nada faz. O que os comunistas querem é uma sociedade sem classes, onde a violência real da fome, da miséria e da guerra não existam. Os soviéticos não discriminaram ou quiseram criar uma cultura única, quem deu a terra e os direitos de criar nações para os povos ucranianos, azerbaijanos, e diversas outras minorias, foram os comunistas. Quem discriminava contra esses povos era o império russo com seus pogroms e os capitalistas com seu imperialismo. Pode apostar que cada "crime" que os socialistas supostamente fizeram, o Ocidente fez, e faz até hoje 100 vezes pior.
Uma das verdades universais é "não fazer aos outros o que não queriam que fizessem com você", mas os liberais odeiam o pensamento de um dia a periferia se erguer e dar 1% dos males que o ocidente deu no mundo explorado. A China produz tudo que o mundo ocidental e a periferia precisam a preço de banana, e mesmo assim o Ocidente só fala de "fascismo vermelho" e ir pra guerra contra a China.
>>4863Se amor e justiça tivessem uma essência fixa e universal, deveríamos encontrar uma única definição coerente e estável para eles ao longo das diferentes sociedades e épocas. No entanto, o que vemos é o oposto, esses conceitos mudam constantemente. Se houvesse uma essência única e imutável, por que essas mudanças tão drásticas? A única explicação plausível é que amor e justiça são construções humanas e não entidades metafísicas fixas. E pior, onde essa essência estaria? Se a essência não pode ser localizada nem comprovada, então ela não exista como um princípio objetivo, mas sim como uma construção linguística e cultural.
"Cadeira" não é uma essência fixa, mas um conceito flexível que criamos para organizar o mundo, baseado em função, o conceito de cadeira não vem de uma forma fixa e universal, mas de uma construção humana baseada no uso e na convenção linguística. A única coisa que existe, de fato, são diferentes objetos que chamamos de cadeira porque fazem sentido dentro do nosso contexto social e linguístico. O conceito de "cadeira" não vem de uma cadeira ideal e invisível no além, mas da necessidade prática de agrupar objetos parecidos. Não existe um mundo das ideias, conceitos como "justiça" ou "amor" mudam conforme a cultura, a época e o contexto. Isso mostra que eles não vêm de um mundo fixo e perfeito, mas são construções humanas em constante evolução.
Sobre religião; Grande coisa dois ou três pensadores escreverem textos contra o capitalismo, uau, mas no fim, principalmente a igreja católica, tem se dado muito bem na ordem capitalista, são membros ativos nessa ordem, eu fui ver e Rerum Novarum criticou o capitalismo pela perspectiva religiosa mas não rejeita a propriedade privada nem propõe uma revolução contra a burguesia, não é um manifesto "anti-burguês". A religião, ao contrário do que você diz, foi usada o tempo todo pela burguesia para manter seu poder, seja através de monarquias absolutistas ou do uso da moral religiosa para justificar hierarquias sociais.
Sobre a manutenção da família tradicional; Você acha que isso surge num vácuo histórico? Como se essas ideias fossem imutáveis e universais? A própria noção de "família tradicional" mudou ao longo da história, é uma construção histórica e não uma entidade fixa e natural. A classe dominante define o que é "moral", "certo" ou "natural" para manter sua posição de poder, e usam a religião em vários aspectos para isso. A "família tradicional" como conceito universal é um mito. O que chamam de "tradicional" é, na verdade, um modelo recente e construído por fatores econômicos e culturais. Não existe um formato de família "natural", o que existe são arranjos diferentes que mudam conforme o tempo e a sociedade.
sobre outros bullshits;
>Você se projeta em causas identitárias que talvez nem são suas, por aceitação social, por culpa, para não sair mal na foto, por vergonha, você nem questiona, esse é o pior. É a literal sobressocialização.tu tirou isso do boga, é só uma tentativa falha de atingir um espantalho.
>eu já trabalhei com peão, em chão de fábrica […] eu honestamente duvido que você teria coragem ou brio de dizer as coisas que tu defende na sua bolha para eles. Duvido, falo sério.Foi a coisa que eu mais fiz nessa vida, trabalhei de quase tudo aqui na minha cidade, é mais simples explicar pra eles do que imagina, principalmente em questões trabalhista, tem que usar uma linguagem mais próxima, mas é muito tranquilo na verdade, nunca tive dificuldade.
>Não desejo que tu morra, espero que você se converta e busque sua Salvação. Você é só uma criatura mimada e revoltada com a própria criação […] Quando tu argumenta em termos do capital, estou do seu lado que é uma bostaE pra piorar tu é crente, e pelo que você já escreveu deve católico, tu veio nesse fórum pra que? que tu quer aqui? sua postagem é bem mais rasa do que eu imaginei quando tomei o susto de tu ter respondido, assim viado, você acredita em verdades universais, como se elas existissem, sei lá cara, você assume pra caralho dos outros, diz que o marxismo foi refutado, diz que somos iguais a nossos opositores, o que tu busca com isso? assumindo que tu esteja certo, que não está, o que tu acha que iria encontrar aqui? não vou assumir tanta coisa sobre você por que não é necessário, mas tu acredita em deus brother e criação, e provavelmente deve ser cheio de desculpinha paras as contradições e mentiras da bíblia, pare dois segundos para pensar nisso, tu acredita que o cristianismo é um contra o capitalismo o que não é, historicamente não é, o tempo todo a religião foi usada para manutenir às relações de classe do capitalismo e tu sabe disso, sei lá menor, realmente não tem graça de trocar ideia contigo por que você é crente, um esquizofrênico que acredita em um ser onipotente, onisciente e onipresente. Somos inimigos políticos e pronto, deveríamos parar de conversar e começarmos a fazer violência e atentados um contra o outro imediatamente, sei que te xingar só vai te deixar mais afoito, em suma, acho ridículo e infantil a religião e isso nunca vai mudar, acho que seria mais produtivo a gente começar a trocar tiro logo do que tu ficar nessa em fórum. >_<
>>4878KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
recentemente eu vi o video desse lucas do "forjados na guerra", não sei como eu fiquei tanto tempo sem saber disso, agora não consigo ver ele sem pensar nisso
>>4880 (eu)
aliás, esse hoje no mundo militar é uma bosta
>>4882é literalmente uma máquina de repetir propaganda.
falando em rússia e ucrânica o jones começou mais um quadro no canal dele, agora sobre geopolítica, muito bom. já foram 2 quadros em um mês
>>4878Estamos muito próximos de ver o Gustavo Machado com as espadas do ancapismo (Kogos, Ancap.su, Ideias radicais e outros).
KKKKKK
>>4883Eu já conheçi pessoalmente o Euclides também. Já falei sobre ele no /brg/ sobre um artigo dele sobre tática militar. O Heribaldo Maia também, o conheci numa palestra na UFPE.
Ambos são bem conservadores nas redes sociais, como eu kkk, e é até difícil de saber o que eles fazem. O canal do Jones está virando a própria imprensa do PCBR, acho isso perigoso para o PCBR pela centralização do foco nele. As vezes acho o Jones um caudilho digital, o que vocês acham camaradas?
>4866>qualquer constatação "verdadeira" é le Verdade UniversalEntão tá bom.
>>4878O Machado é meio tosco mas estou feliz que o debate ocorrerá e espero que ele esteja [retoricamente] munido.
>>4885Eu concordo. O Jones pode fazer muita merda se ele quiser ou deslizar.
>>4885>O canal do Jones está virando a própria imprensa do PCBRNão me parece, o PCBR acho que sempre direciona basicamente para a sua imprensa mesmo (jornal O Futuro, redes sociais e site em defesa do comunismo). Além de que ele é um dirigente nacional do partido, então vai ser uma figura proeminente. O que não necessariamente quer dizer que tudo depende dele, como pode ser visto nos atos, por exemplo.
Acho que fica essa impressão pois, concretamente, o Jones é muito mais popular que o PCBR. Mas ele usa dessa popularidade para sempre divulgar o partido e sua imprensa, como nos debates que ele foi ou os posts em conjunto no instagram. Me parece que esses quadros são até uma forma de decentralizar a imagem dele (apesar de ser no seu canal), trazendo mais foco a figuras como o Mauro Lopes e as novas pessoas que estão chegando (que honestamente, não conhecia ninguém antes de aparecerem em seus programas, o que mostra que tá dando certo).
Enfim, acho que faz muito mais bem do que mal.
>>4887O caudilhismo é, ou foi, um fenômeno latino americano onde líderes carismáticos conseguiam muitos poderes nas suas repúblicas decadentes e usavam esse poder para governar ad aeternum. Isso aconteceu aos montes no século 19 nas ex colônias espanholas, no Brasil isso não foi tão comum por conta daqui ser um império.
Essa matéria explica bem o que foi esse fenômeno.
https://www.politize.com.br/caudilhismo/
<caudilho digital>O que este termo significa?Seria uma forma e nossos tempos do caudilho que consegue se promover como um líder carismático a partir das redes sociais e a internet. Penso mais como uma analogia do que em algo mais sério. O Jones me parece realmente e seriamente se promover como um político eleitoral, não só por já ter tentado em 2022 para governador em meu estado, mas pelo esforço da legalização do PCBR para esse ano. Isso influencia em seus estudos nacionalistas, como os debates sobre patentes, complexo bioindustrial da saúde, e de como gerir de forma eficiente o banco central, que sinceramente destoam do programa histórico do marxismo, são estudos que fazem sentido quando se é um parlamentar que quer promover uma intervenção eficiente na maluca economia burguesa. Tanto que quem mais promovia esses debates foram antigos nacionalistas do PDT tais como o Darcy Ribeiro ou o Brizola.
Vendo o racha do PCB com os olhos de hoje as razões para o racha foram bem menos os deslizes do PCB em sua linha política fora e dentro do Brasil e mais os atritos entre os academicistas e o grupo que via o Jones e outros teóricos que hoje estão no PCBR como um farol dentro do PCB, eles queriam mais poder dentro do organismo partidário e esse poder foi negado pelos acadêmicos, o atrito do PCB na PMAI só foi uma faísca. O PCBR para o plano de poder do Jones é a materialização de uma liberdade muito superior ao que se tinha no PCB, se o PCB parecia pequeno perto da influencia do Jones o PCBR já nasce com a cara dele.
Só o tempo dirá se ele é ou não um caudilho digital. Só o tempo dirá se a história vai reservar um alto cargo de poder para ele no estado burguês ou não.
>>4888>Me parece que esses quadros são até uma forma de decentralizar a imagem delealguns fios atrás falei um pouco sobre isso. Essa simbiose é muito boa ao Jones pois lhe dá mais tempo livre para fazer menos vídeos com mais qualidade em cada um, já que os vídeos dos outros jornalistas compensa os vídeos que o próprio Jones faria. E tempo livre para outras coisas, como estudar, ir em palestras ou até mesmo escrever mais teoria. Além de promover outros dirigentes e militantes do PCBR (Euclides é o chefe editorial do jornal O Futuro).
É uma teoria minha agora, mas eu acho bem capaz de acontecer. Se o Jones continuar a descentralizar em várias pessoas os vídeos de seu canal, eu não me estranharia um dia ele "doar" ao PCBR seu canal, alterando o nome de Jones Manoel para PCBR ou coisa do tipo e o Jones criar um novo canal com o seu nome, já vi isso acontecer com o Meteoro e o Ancap.su também, parece que a própria plataforma força os criadores de conteúdo a fazerem isso. Isso seria muito benéfico ao PCBR herdar de seu dirigente máximo um público tão grande, pois o canal do PCBR em si ainda é uma centena de vezes menor que o canal do Jones e é morto na mesma proporção.
Seria curioso pensar que se o Youtube continuar a existir por mais 100 anos e a revolução não tiver acontecido, talvez seria quase necessário essa transferência ao partido acontecer.
No fundo tudo isso é muito bom o que o Jones e o PCBR vem promovendo, de fato eles vem se posicionando como esquerda. Mas é necessário fazer e pensar a crítica para que isso não se perca no meio do caminho.
Olá camaradas, estive me sentindo terrivelmente mal nos ultimos tempos, rotina+ansiedade imensa é uma combinação que está simplesmente me transformando migalhas.
Tentarei responder dentro da medida do entendimento e respeito as discussões mais antigas
>>4754>tem um artigo que alguém divulgou alguns fios atrás que eu imprimi ou salvei que ainda não terminei de ler sobre imageboards. É um assunto que me interessa.Eu lembro desse artigo, cheguei a ler um pouco, mas não terminei.
>>4786>>4792Não ironicamente um jogo que sempre me chamou certa atenção, talvez um dia invista em aprender de facto tbm.
>>4880Lucas Pavanato é um dos caras mais ridiculos que ficaram grandes na internet.
Enfim, acho que nas outras discussões já falaram o que eu falaria, e eu não tenho mais nada a acrescentar.
Possivelmente é devido ao efeito da ansiedade aguda que venho sofrendo nessas ultimos tempos, mas imagino que o demográfico daqui do /brg/ é a que mais pode se identificar com alguns problemas que estou passando, então não custa nada falar alguma coisa.
Comecei essa semana na faculdade de história, acho engraçado que as pessoas que frequentam a faculdade de humanas tanto são quanto não são o estereótipo que falam da faculdade de humanas, claramente há um padrão de maneira que as pessoas se vestem, se comportam, etc.
Acontece que eu não me identifico um puto com qualquer pessoa lá atpe agora, não tenho problemas pra conversar, sou uma pessoa relativamente fácil de se conversar, mas ainda não me identifico, sou uma metaleiro com gostos esquisitos e especificos que de vez em quando posta no leftypol.
acho que se na outra faculdade que eu fiz, de TI, eu me identificava com o pessoal que fazia, no sentido de gostos, mas não me identificava com a matéria, nesse caso sinto que será o contrário.
Como vocês, anões, que são geralmente esquisitos e não possuem gostos normies no geral, costumam se relacionar com as pessoas?
>>4624Podem falar o que quiser do nosso brasil mas uma coisa que me orgulha muito do nosso país é como somos progressistas socialmente. Senão o país mais progressista do mundo
Brasil foi um dos três primeiros países a descriminalizar a homosexualidade logo após a independência quando Dom Pedro I removeu a homossexualidade do código penal
Brasil é um dos poucos (senão o único país) que transformou discurso de ódio racista e homofóbico em crime
Brasil tem leis protetivas para as mulheres e o assassinato de uma mulher no contexto de violência doméstica é um agravante
>>4889Esse é o problema, estamos muito no início pra dizer muitas coisas completas, só resta acreditar ou não e observar o desenvolver das coisas. Pessoalmente, acredito que o Jones é uma pessoa muito preparada e empenhada em mostrar que a esquerda pode voltar, que temos um projeto de país, um compromisso com uma organização baseada no centralismo democrático e entre diversas outras coisas. Um pouco otimista, talvez.
De toda forma, como disse, temos que sempre observar.
>>4890Eu tento conversar sobre coisas mundanas da faculdade com pessoas que consegui me aproximar, talvez até surja algum assunto sobre outra coisa. Mas é algo que leva tempo, talvez demore um pouco pra encontrar alguém parecido com você (trabalhos em grupo podem ajudar), pessoalmente eu conheci só uma pessoa (que é levemente parecida e já me permite falar coisas mais específicas), mas eu tenho algumas pessoas mais próximas mesmo sendo bem diferentes, além de manter uma relação boa com o resto da sala mesmo sem conversar muito. Estou no segundo período, logo no primeiro (algumas semanas depois) achei esse colega levemente parecido e as outras pessoas foram se desenvolvendo com o passar do tempo. Mas isso é só o meu caso, talvez demore mais ou menos, sei lá. Talvez você até encontre camaradas.
Boa sorte e melhoras, anão.
>>4896Obrigado camarada, obrigado, falo o mesmo a você e a todos.
E realmente, muita das coisas são simplesmente culpa de um sistema fodido que exige produtividade geral.
Mas obrigado de verdade compa.
>>4893Obrigado pelas dicas anão, foi só o primeiro dia, mas acho que fiquei meio apavorado no começo, mas espero que dê certo sim, faculdade de humanas é bom de encontrar uns camaradas provavelmente
Obrigado pelas palavras os 2 anões, a vanguarda socialista cibernética do Brasil se mantém unida sempre
>>4890Entendo perfeitamente, a sensação de não se encaixar é ruim demais. Lembrei agora quando tava meio deslocado em um evento de uma juventude comunista e vi um cabeludo todo de preto, fui perguntar se ele era metaleiro igual eu e ele disse que não, que gostava de trap só. Nossa raça tá em extinção mesmo.
Mas também vou falar de um erro muito grande que eu cometia, não sei se é o seu caso, mas um conselho que eu dou é não ficar querendo escolher muito quem vai ser seu amigo. Por exemplo, se eu via algum colega muito extrovertido já achava que era um besta sem nada na cabeça e já me afastava. Babaquice total minha, e alguns desses "bestas" viraram grandes amigos meus depois. Enfim, tenta colar com a galera diferente de vc mesmo, mas lógico, se vc vir que não tá dando certo parte pra outra.
>>4898Pô meu camarada, estimo melhoras pra vc. A vida às vezes é paia mesmo, mas o tempo cura tudo e as coisas melhoram. Bora procurar ajuda de profissional, tem bastante psicólogo marxista por aí, até pelo Zoom/internet vc consegue fazer. Torcendo pelo seu sucesso meu amigo.
>>4909nem fudendo que vou defender trosko mds olha quando o pavanatto citou a ucrania e fome, ele foi correndo atacar o stalin, alem disso o pavanatto apontou que ele fugiu
se um marxista não aceita defender uma experiencia socialista por discordancias sectarias (digam se trotskistas, esquerdistas infantis) ele tem mais que se fuder, ainda mais tratando de lenin e da união sovietica
20 minutos e odiei esse debate tosco
>>4911quem começou o debate foi o pavanatto meu amigo, e agora o vilela vai mencionar cuba e venezuela, e o cumulo do fim, o pavanatto ate agora ta falando que nenhuma experiencia socialista deu certo, enquanto defendendo cada teoria liberal tosca da escola austriaca, e ate o pavanatto consegue descrever o socialismo melhor do que o machado.
Se estivesse o humberto matos no lugar desse cara ou o joão carvalho, o pavanatto seria destruido
>>4916o negócio é que o jones pauta o debate e foca na realidade brasileira tbm
>>4917qualquer revolução tbdesu
>>4911ninguém tá falando em defender o stalin, o negócio é que ele literal mandou um "stalin matou melões na ucrânia".
ai não dá pô, mandar a propaganda liberal número 24 não dá
>>4916gustavo foi bem e humilhou o menino, mas se fosse o jones teria sido 10x melhor, a forma que o jones conseguiu desequilibrar o deputado caporezzo foi genial, até um anti comunista concordaria que ele ganhou ali
>>4923sim, vou concordar. o gustavo poderia ao menos mencionar o lado positivo da união sovietica mesmo apos sucumbir à burocratização stalinista, como por exemplo era melhor morar na URSS do que no brasil, como ela industrializou o país em duas décadas, liderou a luta contra o fascismo, trouxe direitos para mulheres, melhorou as condições de vida, etc.. infelizmente parece que quando o assunto é URSS o gustavo fica preso no mesmo moralismo dos liberais, aí é fogo.
>>4893>De toda forma, como disse, temos que sempre observar.“Que o esteio, a espinha dorsal de qualquer associação seja um programa rotineiro de observação, que seja observação de Variáveis; do Sol; Ocultações; Planetas; Lua; não importa o quê. Mas que haja uma rotina, uma especialização que resulte em OBSERVAR, OBSERVAR, SEMPRE OBSERVAR”¹
Gosto muito do Padre Jorge Polman, ele foi o fundador da Sociedade Astronômica do Recife (SAR), a qual faço parte como membro desde 2019.
É necessário sempre estar atento e observando, seja o céu ou as coisas que acontecem em nosso planetinha que carinhosamente chamamos e Terra.
Relendo essa frase eu percebi que ela é uma alfinetada na atual SAR que eu faço parte, as reuniões não são rotineiras como já foram, nem tão científicas como sugeriu o Polman. Acho que o mesmo vale para as reuniões de célula numa organização comunista kkk. No fundo toda célula revolucionária observa e reflete de forma científica a realidade para a entendê-la e intervir nessa realidade, seja ela marxista, maoista, anarquista, trotskista…
O Polman começa a frase afirmando "a espinha dorsal de qualquer associação", ele não descrimina se ela é um clube astronômico ou de xadrez ou de revolucionários. Nem no fim ele faz uma discriminação "Mas que haja uma rotina, uma especialização que resulte em OBSERVAR, OBSERVAR, SEMPRE OBSERVAR” essa rotina é a chave mestre que vai definir o que é sério e o que é verdadeiro, falta muito disso na esquerda, começam as lutas porém não encabeçam essas lutas de forma séria levando-as até o fim. Já perdi a conta de quantos comitês já foram criados só aqui em Pernambuco para alguma frente e após alguns meses a luta se esfria a tal ponto que ninguém mais se lembra da luta. É claro que a esquerda está e vai continuar morta em meu estado se ela leva as coisas empurrando com a barriga.
¹
https://personastro.blogspot.com/2012/07/jorge-polman-1927-1986.html#comment-form>>4890>sou uma metaleiro com gostos esquisitos e especificos que de vez em quando posta no leftypol.Isso parece muito comigo kkkk
>Como vocês, anões, que são geralmente esquisitos e não possuem gostos normies no geral, costumam se relacionar com as pessoas?Sempre tento ser espontâneo e verdadeiro nas coisas que faço. Meus gostos fora do padrão sempre chamam a atenção das pessoas, eu também não escondo muito algumas coisas que me dão um certo orgulho de estar vivo neste planeta, como minha paixão por astronomia, por música, por política, por relógios. por trens e softwares livres além de outros gostos variados. O que escrevi parece bem autista olhando bem kkkk.
>estive me sentindo terrivelmente mal nos ultimos temposQuando comecei a faculdade fiquei assim e não nego que toda manhã sinto um tipo de tristeza e ímã que me prende a cama. É difícil a rotina caótica que temos e a falta de uma garantia de perpetuidade sob o capitalismo.
Eu pessoalmente acho que vou virar professor de informática/computação em algum interior do Mato Grosso do Sul ou Maranhão por algum tempo, por ter sido o que dava para passar ou onde tinha vaga até conseguir uma transferência para algum estado melhor.
Lhe desejo forças camarada! Acho que cada camarada anão por aqui compartilha em algum nível os mesmos tipos de problemas e dificuldades. Eu tenho um pouco de ansiedade e recentemente ela ficou muito evidente em um discurso que fiz em público por conta do microfone ter problema de conexão bem na minha fala.
>>4891>Senão o país mais progressista do mundoÉ bem difícil ser isso e o país que mais mata homossexuais, pessoas trans, tem um permanente genocídio contra negros e altas taxas de feminicídio sem contar a intolerância religiosa contra as religiões de matrizes africanas.
>>4893>Talvez você até encontre camaradas.É bom conhecer o movimento estudantil da universidade, se tiver.
>>4897>vanguarda socialista cibernética do Brasil se mantém unida sempre🚩🚩🚩🚩🚩🚩
>>4899A linha do PSTU é uma merda, não sei como o Gustavo Machado concorda com a linha deles.
>>4898É um assunto muito delicado para se tratar aqui num imageboard de esquerda, é até difícil de escrever sobre isso. Tente buscar ajuda o SAMECA é uma boa opção.
>>4900Tomar uns 5-10 minutos de banho de Sol também é bom!
Dormir em horário fixos ajuda também!
>>4902O João Carvalho fala muito isso, nunca parei para pesquisar sobre.
>>4903>Nossa raça tá em extinção mesmo.Eu me acho um péssimo metaleiro, escuto um pouco de Sepultura e algumas poucas bandas de Rock mais pesado, mas conheço muito pouco.
>Enfim, tenta colar com a galera diferente de vc mesmo, mas lógico, se vc vir que não tá dando certo parte pra outra.Isso é bem verdadeiro
>>4906Que reviravolta
>>4912O Gustavo é novo nesse ramo de debates de internet, a prática vai melhorar e muito a sua retórica.
>>4916Ia ser interessante o Jones e o Pavanato, mas não sei se o Pavanato ia suportar debater com um marxista sem falar sobre socialismo kkkk
>>4926O Pavanato é um ser sem conteúdo, ele nem tem vergonha de esconder isso. O que sobra são bordões, gritos e lacrações.
>o gustavo poderia ao menos mencionar o lado positivo da união sovietica mesmo apos sucumbir à burocratização stalinista, como por exemplo era melhor morar na URSS do que no brasil, como ela industrializou o país em duas décadas, liderou a luta contra o fascismo, trouxe direitos para mulheres, melhorou as condições de vida, etc.. Uma crítica que o partido a qual milito, o POR Partido Operário Revolucionário, faz ao PSTU é que o PSTU nega todo aspecto positivo que as experiencias burocratizadas trouxeram para o nosso mundo. O mundo seria um lugar um pouco melhor se a URSS tivesse continuado a existir, a atual edição do Jornal do meu partido, o Jornal Massas, fez uma nota sobre os 33 anos sem a União Soviética.
>>4928KKKKKK
>>4932>porque a linha do POR é tão diferente das linhas da maioria dos partidos trotsquistas no mundo ?.Sou uma pessoa suspeita para falar, claro, mas suspeito que o POR foi talvez a única corrente trotskista que de fato vivenciou experiências revolucionárias, apesar de não ter conseguido tomar o poder na Bolívia com sucesso.
Guillermo Lora foi um teórico que viveu e sintetizou bem essas experiências da Bolívia, ele foi deputado federal na Bolívia pelo POR nos anos 40 e essa experiência foi marcante para até hoje não termos nenhuma esperança na via eleitoral e defendermos o voto nulo nas eleições. Não para tanto ele fez contribuições qualitativas ao trotskismo que são muito influentes até hoje.
https://www.marxists.org/portugues/lora/index.htmhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Guillermo_LoraAs biografias do Marxists e da Wikipédia são relativamente boas.
A Bolívia nos anos 50 vivenciou uma situação de duplo poder com a COB. O entrismo da 4° internacional dentro do POR, o que é curioso pois o POR é fortemente contrário ao entrismo diferente de outras correntes trotskistas, foi parte do fracasso do POR conseguir o poder.
A Bolívia estava tão a merce das revoluções que o próprio Che Guevara tentou por em prática a sua tática de revolução, o foquismo, mas falhou miseravelmente e morreu tentando o que foi muito ruim para todo o movimento comunista internacional, o PCB da Bolívia prometeu o ajudar, mas não o fez e o POR apontou que o plano de Che daria errado por que o povo ia achar todo movimento estranho e iria denunciar ao Estado, como de fato foi feito. O Che também tinha preconceito contra trotskistas, li isso num livro da boitempo sobre o Che na Bolívia.
https://www.boitempoeditorial.com.br/produto/che-guevara-e-a-luta-revolucionaria-na-bolivia-152310Na Bolívia até hoje o POR possui a hegemonia de algumas frentes de luta e de sindicatos, como a federação nacional de professores e uma forte inserção entre os mineiros, que é a maioria dos operários da Bolívia. Ainda não é forte o suficiente para tomar o poder, mas dado as instabilidades dos governos nacionalistas quem sabe este dia não está próximo e a Bolívia vire a primeira experiência de um país trotskista no mundo?
>>4921Nossa agora que vi esse trecho, o cara é muito sujo. Ele em nem um momento faz pelo menos um adendo para casos de aborto em gravidez de risco, estupro etc. Ele idealiza um mundo perfeito onde todo mundo tem educação sexual e nada de ruim acontece mas escolhem engravidar por alguma perversão moral ou algo do tipo.
Já tive caso na família de gravidez de risco onde foi necessário abortar, pensar que pra gente desse tipo é tudo bem deixar morrer é revoltante. Me lembra daquele caso onde uma menina que foi estuprada engravidou e foi fazer um aborto aí os "patriotas a favor da família e pro-vida" foram fazer bagunça no hospital que ela estava pra que o aborto não ocorresse.
Agora me lembro como esse gado cristão é uma das maiores corjas do Brasil.
(Vejo) a bio do personagem lúcio do overwatch
>nasceu em favela pobre superpovoada em 2046 (Penso) "impossível, a população da favela está a cair, e a população brasileira em breve também vai estar, em 2050, não teremos mais favelas, brasileiros serão classe média"
(leio)
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/11/08/populacao-favelas-censo-2022-ibge.htm Por que o Brasil é incapaz de evoluir em qualquer aspecto ?
>>4875>Se amor e justiça tivessem uma essência fixa e universal, deveríamos encontrar uma única definição coerente e estável para eles ao longo das diferentes sociedades e épocas. No entanto, o que vemos é o oposto, esses conceitos mudam constantemente. Se houvesse uma essência única e imutável, por que essas mudanças tão drásticas?De novo, ela independe de tempo, cultura, só o fato dos povos mais distantes, até na era da pedra tentaram alcançar a essência das verdades universais, mesmo que ela se degenere, se corrompe com o tempo. Ela sempre está lá, as pessoas estão o tempo todo buscando uma Justiça ideal, isso é um fato. Matemática é outro exemplo, seriosamente, você realmente acha que a Matemática foi inventado pelo homem, com toda essa complexidade? Um chinês ou africano em tempos e culturas diferentes diferentes conseguem contar até 3, usando a mesma lógica universal, 2 + 2 = 4. Não existe o intercâmbio, porque se fosse assim, os astecas sequer saberiam o que era matemática ou conseguiriam elaborar um alfabeto.
>E pior, onde essa essência estaria? Se a essência não pode ser localizada nem comprovada, então ela não exista como um princípio objetivo, mas sim como uma construção linguística e culturalEla não se encontra no mundo material, está no mundo das ideias. Não tem como por exemplo, explicar a matéria, usando a própria matéria. Não tem como explicar a origem do Universo, usando os termos, os meios do Universo, seria como andar em círculos. Para explicar algo, ela tem que vir de uma força transcendente, que se materializa, nunca o contrário ou se limitando só na matéria. Existe uma cosmogonia baseada só nisso. O ser humano, tem uma alma, acredite ou não, que dá a reta razão que gera o conhecimento e enfim sua aplicabilidade no mundo material.
>"Cadeira" não é uma essência fixa, mas um conceito flexível que criamos para organizar o mundo, baseado em função, o conceito de cadeira não vem de uma forma fixa e universal, mas de uma construção humana baseada no uso e na convenção linguística. A única coisa que existe, de fato, são diferentes objetos que chamamos de cadeira porque fazem sentido dentro do nosso contexto social e linguístico. O conceito de "cadeira" não vem de uma cadeira ideal e invisível no além, mas da necessidade prática de agrupar objetos parecidos. Não existe um mundo das ideias, conceitos como "justiça" ou "amor" mudam conforme a cultura, a época e o contexto. Isso mostra que eles não vêm de um mundo fixo e perfeito, mas são construções humanas em constante evolução. De novo, da onde que veio a primeira cadeira? Você não me respondeu.
>mas de uma construção humana baseada no uso e na convenção linguística.Ué, mas os conceitos, os universais não mudam como você disse? A cadeira continua aí, passou SÉCULOS e continua tendo a mesma forma objetiva, ela não deveria evoluir, mudar? Pela construção cultural e linguística da sociedade? O gênero dessa cadeira não é fluído?
>A única coisa que existe, de fato, são diferentes objetos que chamamos de cadeira porque fazem sentido dentro do nosso contexto social e linguísticoCadeira não é um diferente objeto, não existe uma cadeira nível 2. Abstraia novamente, a Cadeira continua sendo a Cadeira 1, não nível 2, ela não muda, ela continua sendo uma cadeira. Você pode pintar, fazer ela ter couro de veludo, suporte para refrigerante, só que ela CONTINUA SENDO uma cadeira. Agora você mencionou linguisticamente, todos os termos se encontram no mesmo termo inicial.
>⊙ ETIM(952) grego kathédra,as 'que serve para sentar, assento, fundamento' pelo latim cathĕdra,ae 'cadeira, assento, cadeira de professor, cadeira e funções episcopais' com deslocamento do acento tônico, por via popular
>conceito de "cadeira" não vem de uma cadeira ideal e invisível no alémEntão crie uma Cadeira nível 2, crie uma Cadeira nível 2 onde serve para sentar, se acomodar e etc. Eu lhe desafio
>Não existe um mundo das ideias, conceitos como "justiça" ou "amor" mudam conforme a cultura, a época e o contexto.Já provei que não existe isso, pare de bater nessa tecla, está enchendo o saco. Leia de novo. Entenda, commie, não importa o quanto você tente mudar a realidade, não importa o quanto você se aliene, a realidade é objetiva. Só existem dois gêneros, só existe uma família, só existe uma Verdade.
>Sobre religião; Grande coisa dois ou três pensadores escreverem textos contra o capitalismo, uau, mas no fim, principalmente a igreja católica, tem se dado muito bem na ordem capitalista, são membros ativos nessa ordem, eu fui ver e Rerum Novarum criticou o capitalismo pela perspectiva religiosa mas não rejeita a propriedade privada nem propõe uma revolução contra a burguesia, não é um manifesto "anti-burguês". A religião, ao contrário do que você diz, foi usada o tempo todo pela burguesia para manter seu poder, seja através de monarquias absolutistas ou do uso da moral religiosa para justificar hierarquias sociais. Eu sabia:
>Se você dizer que não, você é muito desonesto, eu me recuso a discutir com um ignorante histórico se você teimar com isso.Ok, você é um completo ANALFABETO HISTÓRICO. Puta que pariu, não sei porque perdi meu tempo contigo, eu me recuso discutir sobre história com um ANALFABETO HISTÓRICO. Eu me recuso, não respeito você, você está muito a baixo do meu nível. Você deve ser que nem esses imbecis que acham que a Igreja era uma espécie de estado policial onipotente, onipresente, aka 1984 que controlava todo o medievo com todos os tentáculos, vigiando a todos, achando que os nobres, aristocratas, plebeus, burgueses obedeciam incondicionalmente tudo o que a Igreja dizia, sem questionar, que não faziam tudo o que queriam, que não havia excomungação, vai ler sobre como os burgueses literalmente ajudaram Lutero a destruir a Igreja, vai ver o que revolução francesa burguesa fez com o cristianismo e o caralho aquático. FOI ESSE O PROBLEMA quando pararam de fazer estudos sérios sobre a Idade Média, as pessoas subestimam muito o período, acham que é fatalista e ficam repetindo essa narrativa falaciosa, que gente como você repete DESDE DOS ANOS 80, depois nós que somos retrógrados. Sempre a mesma ladainha, sempre a mesma abobrinha, não muda, você não tem ideia de como funciona a estrutura social da Igreja, você nunca leu uma bula papal, nunca leu um livro de teologia, não sabe sobre a Renascença Carolíngia, não leu nada da Patrística, Escolástica, você não sabe o que é a Doutrina Social, você não sabe como funcionava os monastérios, não sabe como funcionava as universidades medievais, nunca leu porra nenhuma. Você é completamente ignorante, nem vou me dar o capricho de lhe explicar e me recuso discutir contigo depois de descobrir que você é analfabeto histórico. Vai pegar um livro de história, escolha outra escola histórica para se basear, você está bitolado, engessado no materialismo histórico dialético e não enxerga um palma na sua frente. É tipo mgtow que fica o dia inteiro lendo porcaria redpill, aí depois acha que toda mulher é puta. Vai pra puta que pariu.
Eu achei que você era ao menos inteligente.
>O que chamam de "tradicional" é, na verdade, um modelo recente e construído por fatores econômicos e culturais. Não existe um formato de família "natural", o que existe são arranjos diferentes que mudam conforme o tempo e a sociedade.Até os próprios marxistas mais sérios admitem que nunca existiu um modelo matriarcal, só patriarcal e tradicional. É verdade, as mulheres nunca conseguiram sua emancipação, o mundo sempre foi patriarcado e tradicional, por isso existe movimentos feministas, Hello?!
>>4954Literalmente o Paulo Kogos. O cara era ateu até uns anos atrás e agora quer dizer que o Papa Francisco é um impostor
Enquanto isso a senhorinha católica do interior do Nordeste é apoiadora fanática do Lula
>>4954actually christians do both actually
>>4953mas uma familia nao é uma cadeira, anon
Trotskista 4°
>>4946Sobre a matéria acredito que a maior parte desse crescimento foi pelo refinamento e melhor coleta das informações e mapeamento das regiões de habitação. Como foi explicado na própria matéria. Dito isto fica difícil saber quanto desse crescimento se deu pelo real aumento da população em favelas ou por usar um método melhor. A queda da população do Brasil, se realmente as previsões do IBGE forem confirmadas com as décadas, talvez se dê com a decadência de alguns grupos étnicos e crescimento de outros. Não li quase nada a respeito disso sendo sincero. De toda a forma o capitalismo e a posição do Brasil como uma semi colônia nos impede de superar certas características de um capitalismo em sua fase inicial, como alguns serviços não universalizados ou as moradias precárias. O Engels escreveu sobre isso no século 19 usando o caso da Inglaterra, a diferença entre nós e a Inglaterra é que eles se apoiaram no super lucro das colônias e uma migalha desse lucro foi investido na classe trabalhadora inglesa para que esta não se revoltasse.
>>4967Estava assistindo esse vídeo agora kkkkkk
Não acho que o Ciro tenha chance real, mas talvez algum outro candidato de perfil parecido
>>4928Agora é 5x ! (11:00 video) Americanos correm mais de 150km/h !
>>4972 Infelizmente, só Tarcísio e Lula, têm popularidade suficiente parar ser presidente.
>>4903Infelizmente não tem muitos metaleiros, mas não sou fechado nesse sentido não, me relaciono facilmente com os outros, mas sempre fica aquela pulguinha de as vezes conversar alguma coisa mais diferente com alguem. Obrigado pelas palavras.
>>4906faz sentido, entendo que não vai ser pra todo mundo, mas estudar uma coisa que você realmente tem interesse é muito bom.
>>4909Sobre o debate, acho o gustavo muito bom debatendo, ele consegue responder e desenrolar bem.
Eu concordo que ele poderia ter uma nuance maior na hora de responder as questões que ele discorda, isso é fato e até eu faço isso.
>>4929>Isso parece muito comigo kkkkNunca fomos vistos no mesmo lugar, camarada, as chances são altas
>O que escrevi parece bem autista olhando bem kkkk. KKKKKKKKKKKKKK, trens são muito associados a neurodivergência.
Mas é isso, não tenho medo de quem sou, não tento esconder nada também, e sou aberto em relação ao que eu gosto, mas ainda fico meio inseguro nesse sentido.
>É difícil a rotina caótica que temos e a falta de uma garantia de perpetuidade sob o capitalismo. Acho que o pior é como nos é forçado a passar muito tempo tendo que fazer as atividades, se não não da pra sobreviver (mesmo que tenhamos capacidade produtiva necessária pra isso), o que torna a vida além de extremamente cansativa, meio tediosa as vezes.
>Eu pessoalmente acho que vou virar professor de informática/computação em algum interior do Mato Grosso do Sul ou Maranhão por algum tempo, por ter sido o que dava para passar ou onde tinha vaga até conseguir uma transferência para algum estado melhor.Parece confortável, ser professor sempre é algo meio desafiador, mas não paga tão mal, e dependendo, os horários podem ser bons.
>Acho que cada camarada anão por aqui compartilha em algum nível os mesmos tipos de problemas e dificuldades. Eu tenho um pouco de ansiedade etambém me identifico bastante com você anão, os ansiosos comunistas com gostos estranhos kkkkkkkk
>É bom conhecer o movimento estudantil da universidade, se tiver.Não fui atrás ainda, mas é possivel. Fiquei sabendo da lenda de um cara do MBL que fez tirar todos os simbolos comunistas que tinha no campus kkkkkkkkkk
>>4958não tem uns cristãos de umas linhas minusculas que pretendem? (claro, isso não muda que a maioria não quer, mas acho interessante que exista)
>>4971ta faz 3 anos na minha wishlist, mas não vem uma promo boa desse jogo, vou ter que morrer no full price msm.
>>4976concordo, é o nome mais forte da direita depois do bolsonabo
>>4983fofoca pela metade, camarada
>>4991Eu tenho 28 e nunca nem trabalhei na vida bb
Provavelmente tenho autismo e fadiga crônica única coisa que tenho é um técnico de ti que fiz nas coxas e n qprendi nem gravei quase nada
>>4995Qualquer coisa em computação.
>>4993Espero mudar de ideia também.
>>4994Parabéns e obrigado pela confiança.
>>4996Eu não sei como sobreviveria aos 28 anos sem um trabalho. Minha dependência financeira da minha mãe tem prazo de validade. Espero que você consiga resolver sua situação.
>>4991Calma camarada, o capitalismo tá deixando a gente completamente desesperado, precisamos de mais compas vivos. Espero que você consiga o trabalho o quanto antes
>>4998Eu sei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
O jogo inclusive é de graça nas versões em ASCII (quem tem api gráfica de graça também), eu só queria coçar a coceira consumista que esse sistema de bosta coloca em todos nós, e comprar o jogo
>>4985>fofoca pela metade, camaradaPior que é kkkk
Mas nem tenho tempo para desenvolver a explicação, só o farei no carnaval kkk
>>5002O barbudo aí nem está errado, mas puta que pariu, que resposta previsível. Assim que começou o "quem falou que tem que doar…" eu já sabia pra onde ia o argumento e acho que geral aqui também.
Tem gente na esquerda que dá agonia de conversar por isso, o indivíduo salpica todo o diálogo com frases prontas que ouviu do Ian Neves, do Meteoro ou coisa do tipo. Talvez estejam é certos, pois lemas são importantes para espalhar ideais políticos (a direita tem uma penca deles) mas ainda assim perco um pouco de respeito quando noto que alguém é gente-papagaio.
>>5002android é merda depois que você experimenta o ios, comprar um telefone de 3 mil reais e receber uma ou duas atualizações do sistema é piada de mau gosto
eu paguei 4800 no iphone 11 em 2019 e ele roda a última versão do ios 18 igual o 16 e ainda vai receber o ios 19 com o iphone 17 no final de 2025
o iphone é “caro” se você for comparar com um telefone android barato, ele é estupidamente econômico quando você compara ele com telefones que têm o hardware parecido como a linha galaxy s da samsung
o meu 11 vende usado online por 1600 fácil, simplesmente não existe telefone android topo de linha de 2019 que tenha gente comprando por esse preço, é só colocar na ponta do lápis: 4800 na compra inicial, 6/7 anos de uso, iphone 16 custa ~5000 parcelado nas promoções com cupom que tem o tempo todo, -1600 = 3400 na troca, repete ad infinitum 6/7 anos depois
qual telefone android que custa ~3400 hoje vai receber atualizações por 6/7 anos? nenhum
qual vai ter valor de revenda alto daqui a 6/7 anos? nenhum, é simplesmente dinheiro jogado fora se você cismar em ver apenas o preço de entrada da apple
Qual será a previsão ou perspectiva da queda (ou congelamento, ou desaceleração) do preço do combustível fóssil no Brasil? Até onde eu entendo, a gasolina subiu bastante por conta das políticas da Petrobrás, não? O presidente da república tem poder de intervir nisto. Mas penso que é um tópico que terá de ser abordado até pelos liberais, por conta da inflação dos alimentos decorrente disto. Ou talvez eu esteja sendo inocente.
Também me pergunto quando (e se) haverá um fim ou estouro na bolha da especulação imobiliária. Este tipo de rentismo é um problema geral em todo o mundo hoje (exceto nos países socialistas e pós-soviéticos no geral, que têm uma taxa de propriedade de lares nos 90% pra cima). O Brasil está em apenas 70%, que é só 5% superior à dos Estados Unidos, e o problema é mais agravado nos centros urbanos. Eu não compreendo bem se há incentivos por parte da burguesia em acabar com este rentismo, mas até economistas neoclássicos e Keynesianos consideram isto um problema. O Brasil é um país com um setor financeiro (rentista) muito forte, então estou com expectativas baixas se sequer vou conseguir financiar algum imóvel em qualquer etapa da minha vida.
Quanto à taxação de compras internacionais, acredito que um presidente demagogo direitista possa até reduzir estes impostos. Mas a custo do quê, visto que estes operam sob a lógica da austeridade e portanto do jogo de soma zero nas contas públicas? Certamente não a custo dos lucros do setor financeiro.
O que vocês pensam sobre esses pontos, considerando que Lula está em sua pior fase e não muito longe de caducar? Sei que a perspectiva eleitoral não é a única possível, mas considerando a fraca mobilização de rua que temos hoje em dia, não enxergo outro meio mais imediato ou de fácil predição.
>>5011Depende de muita coisa, se o aumento de gastos da Petrobras der certo, e se a guerra na Ucrânia acabar, desce (se houver uma grande recessão também) inflação, é, em parte, devido à insegurança que a irresponsabilidade fiscal do governo gera, não somos o Japão, não podemos deixar selic a 1. É incrível, ver que , mesmo com a selic em 13.2, o dólar estar em 5,8 ( revoltante, que mesmo quando a inflação era de 2.8% em 2018, ela nunca foi para menos que 6.5) sem aumentar a exportação, e a venda de $ adquiridos, difícil mudar isso.
Um novo 2008 é inevitável
https://www.progress.org/articles/the-depression-of-2026 , quando acontecer, vai atingir o brasil independentemente do que o gov. faça. acho que, mesmo quando a população começar a cair, ainda será mais barato comprar terreno e construir, do que financiar casa.
O Brasil têm muitos gastos surpefluos, Dilma 2 tinha 31 ministérios, agora temos 38, isso é só um exemplo, daria pra cortar imediatamente uns 2% sem afetar em nada o cidadão comum.
>>4890>sou uma metaleiro com gostos esquisitos e especificos que de vez em quando posta no leftypol.Eu era isso e uma pessoa bem solitária e isolada até encontrar meus nichos. Não vai ter um no qual tudo te satisfaz mas existindo em vários as coisas melhoram bastante.
>Como vocês, anões, que são geralmente esquisitos e não possuem gostos normies no geral, costumam se relacionar com as pessoas?Isso que eu coloquei acima. Um ambiente te supre de um jeito, outro te supre de outro. inclusive na faculdade meu caso foi parecido. Não me enturmei muito apesar de me dar bem com a maioria. Mas ok, meu negócio era punk rock e hardcore e era àquilo que eu dedicava meu tempo livre. Paralelemente treinava artes marciais, onde também me dava muito bem com todo mundo mas não fiz amigos e tudo bem.
>>4901>>4900desculpa aí mas é fantasioso esperar que um sujeito que está nessa situação de dopamina negativa vá ter iniciativa de se movimentar e, ainda por cima, fazer isso com foco no longo prazo.
Digo isso pois já passei por coisa do tipo. Se a pessoa não está se movendo para sair do buraco, não é por falta de ideia.
>>4898Eu recomendo falar com alguém de confiança a respeito de imediato. Se não tiver ninguém, busque ajuda profissional. E não pense nem reflita muito sobre ajuda profissional. Apenas vá. ninguém vai te obrigar a continuar no caminho se você não gostar, apenas aponte o problema para uma solução.
Trotskista
>>5010A Apple é uma boa marca, quase todo desenvolvedor sênior é fanboy dessa marca kkkk.
Eu nunca tive, só achi que me sentiria incomodado em não poder fazer o que quiser com o iPhone comi faço com o Android.
>>4624Daily reminder que a população zuka é a mais asquerosamente sionista do mundo
Claro que isso não reflete no governo, por exemplo o governo americano é objetivamente o mais sionista, mas a população americana em si detesta o regime sionista
Isso é reflexo do fato do Brasil também ser uma colônia genocidal assentadora além de seguirem uma seita mortífera que te ordena adorar e servir judeus
(USER WAS BANNED FOR THIS POST) >>5027>Isso é reflexo do fato do Brasil também ser uma colônia genocidal assentadoraeu acho que isso é irrelevante nesse assunto. Sou capr de apostar, sem checar dados, que se deve quase exclusivamente ao neopentecostalismo e seu dispensacionalismo à moda caralho.
o pouco que não se deve a isso suponho que seja porque faz parte do pacote neocon.
>>5032Não acho que seja, a questão evangelica é só um fator, eu duvido que esses posts sionistas sejam majoritariamente de evangélicos e não de normies seculares
há também o ódio e racismo orientalista contra a população do oriente médio em geral, nutrido pela mídia claro mas é inegável que os zukas se veem nos colonos sionistas exterminate e apossando-se de moradias palestinas
>>5027"colonia assentadora"
cade você anão sandinista pra exterminar esse cara
>>5039Ele não disse nenhuma mentira
A população brasileira é a mais sionista do mundo
>>5040Qual a língua jus solis do brasil? Nenhuma?
A ancestralidade do Brasil é de maioria tupi e gê ou europeia?
E quanto à cultura? É autóctone ou um puxado barato de portugal?
Brasil é só um país colonial e inerementemente genocida, Israel hoje é o que o Brasil foi ontem (e é hoje em algumas partes)
>>5042Surtar não muda a realidade
Os zukas são a população mais sionista do mundo
>>5033>há também o ódio e racismo orientalistaNisso você tem um ponto. Mas custo a crer que isso motive muita manifestação expontânea sobre o tema, considerando que manifestações expontâneas foram a a fonte para aquilo que está no mapa.
Permaneço achando que, quantitativamente, isso seja impulsionado por neopentecostalismo e neoconzismo e seu "ocidente".
>>5062Que a população americana (não o governo) é BEM MENOS sionista que os zukas é um fato, basta olhar a imagem que postei
Lá também tem uma resistência ao sionismo exponencialmente maior
>>5064O instagram não e a vida real retardado.
O brasileiro e muito mais pro palestina, a diferença e que a maioria do netizen brasileiro tende a ser um nazista asqueroso de classe media pois o brasileiro medio passa se matando na 6/1.
E o astroturf evanjegue.
Tu ta errado em tudo, deveria perguntar isso pros alemães krl.
Acho que tá meio equivocado, o que fez o "viralatismo" crescer, foi o voo de galinha da economia brasileira, culminando na crise de 2015-2016. ao mesmo tempo que víamos o colapso econômico, e a cobertura dos escândalos de corrupção, víamos a crise de violência
https://www.poder360.com.br/brasil/brasil-atinge-maior-nivel-de-assassinatos-em-10-anos-foram-65-602-mortes/ Ainda me lembro do patriotismo que existiu no fim dos anos 2000, nessa época tinham certeza que o Brasil seria "super potência" em 2020, até pessoas de direita votaram no Lula, que teve 61% dos votos em 2006, e atingiu popularidade maior que 80%. Quando chegamos a 6⁰ maior economia por pib nominal em 2012, professores me diziam que o Brasil já era quase país de primeiro mundo. Muitos dos que depois votaram no bolsonaro em 2018, diziam, que no governo militar, o brasil cresceu rapidamente, não tinha tanta violência e corrupção. mesmo pessoas que votaram no Lula em 2006 (meu pai) votaram no bolsonaro em 2018.
Eu acho, que o viralatismo foi uma resposta a desilusão que surgiu no pós 2016, nunca ouvia falarem mal do brasil antes de 2014, reclamar de algo, talvez, mas não chamar de bostil sem futuro, querer emigrar, e que os EUA invadam e tomem de conta.
>>5027Não, a maior parte dos Brasileiros não apoia Israel.
Eu fiz uma pequena pesquisa em 2 sites pra saber qual era opinião dos brasileiros em relação a israel e palestina. Depois dos acontecimentos de outubro de 2023, a maior parte dos Brasileiros tiveram uma mudança de opinião sobre a situação em Gaza, se tornando neutros ou se posicionando a favor da palestina. Tal mudança é visível na primeira imagem.
https://time.com/6559293/morning-consult-israel-global-opinion/https://pro.morningconsult.com/analyst-reports/year-ahead-in-geopolitical-risk-2024 imagem desse "morning consult"
https://www.cebri.org/media/documentos/arquivos/BrazilianPublicOpinionandtheWo.pdf Nesse documento é possível ver a opinião sobre Israel
antes dos acontecimentos de outubro de 2023.
>"China, África do Sul, Brasil e vários outros países da América Latina passaram de uma visão positiva de Israel para uma visão negativa. >Os Estados Unidos foi o único país desenvolvido a manter uma opinião favorável a Israel depois dos acontecimentos em Gaza em outubro de 2023.https://time.com/6559293/morning-consult-israel-global-opinion/A terceira imagem é adicional, unrelated, mas achei interessante.
Em conclusão, o povo Brasileiro não é colonialista ou "venerador de uma seita judaica". Não maldigas o povo, não em um fórum de esquerda. Va ao /pol/ e não volte.
>>5097Homossexualismo era illegal na união soviética
https://en.m.wikipedia.org/wiki/LGBTQ_history_in_the_Soviet_Union , Cuba também chegou a perseguir-los, já na China , já era legal antes do partido comunista tomar o poder. Até onde eu sei, a luta por direitos LGBT não foi necessariamente um ponto forte na história socialista do século 20, já que a massa/proletariado não era "liberal", ela assumiu uma postura mais conservadora.
>>5097Che pessoalmente fuzilava gays, e tinha prazer em matá-loa
Stalin e Fidel os trancafiavam em campos de
concentração onde eram submetidos à torturas e escravidão
Um gay ou qualquer LGBT que se diz comunista é como uma galinha fazendo propaganda pro KFC
Um comunista de verdade prega pelo exterminio de gays e outros lgbts como o fulano acima
>>5101Contextualizando, vejam só o que os anjinhos comunas falavam de gays
Isso deve ser esfregado na cara de qualquer gay ou lgbt no geral que se declare de esquerda, essa escumalha não são seus amigos, são lobos em pele de cordeiro os usando de massa de manobra para depois eliminá-los
>>5097Somente sob democracias liberais e capitalistas a população lgbt teve o direito não só de existir mas de não serem abertamente oprimidos e discriminados em sociedade
Comunas fuzilavam e encarceravam gays pois eram considerados """degenerados burgueses"""
>>5094Comunas de verdade odeiam gays e pregam pelo seu extermínio como esse fulano aqui:
>>5099>>5096>>5092>>5104Qualquer esquerdista que afirme o contrário ou é mentiroso ou é ignorante
>>5106☝Quem é esse doente mental ?
>>5096 nunca preguei extermínio de gays, seu mentiroso fdp.
>>5105 Ei você, débil mental, no comunismo não existe estado, e no socialismo libertário, seriam cooperativas, e não o estado, que teriam posse dos meios de produção. Além disso, existem sindicatos, uniões e outras formas de promover poder político da classe trabalhadora.
>>5107>mimimi us gay saum degenerados burgueses agentes de liberais malvados que a urss sabia como lidarBasicamente foi isso que você deixou entendido, verme vermelho, ao menos tenha cara para assumir o que acredita
>>5108A primeira imagem está fora do contexto e Rothbard fala especificamente de mendigos adictos que apresentam risco à parcela produtiva da sociedade, quanto à segunda não há nada de moralmente errado com ela
>>5108Outra coisa, na própria primeira imagem o Rothbard diz que espera que mengidos eventualmente se integrem à parcela produtiva da sociedade, isso que ele diz dizer ao falar "disappear" (ou seja desaparecer da vagabundagem pra produtividade) comunas canalhas tiram fora do contexto dando a entender que ele apoiava matança de mendigos
Enquanto isso comuna na época falava que exterminar homossexuais significava o fim do fascismo
>>5118Vi, fiquei pensando pq é tão dificil de se organizar em massa assim aqui.
Lembro que no passado muita organização de protesto rolava no facebook mas hj em dia é mais por núcleos partidos de esquerda né? Sei lá, sinto que não chega ao povo geral
>>5118I WAS BEAT UP BY LEFT ANARCHISTS IN GREECE
I don't usually use forums or Reddit, I usually just post comments on Ancap blogs like Molyneux or Cantwell's blog, but they didn't seem appropriate places to post my story. So here goes, I just wanted to share this with all of you.
Nov 3 I flew to Europe for a Eurotrip type tour. Not a guide or packaged deal, just going around by myself. I paid for half of the trip with the wages I earned over the last two years, my dad paid for the other half. I am 19, I guess that is normal starting college and all. (Before that I worked for my dad's company part time, so I guess you could say he paid for all of it, lol).
I did France and then Italy and then Greece next. I am an Ancap so I wanted to see anarchists in these places. Yes, I know they are different kinds of "anarchists" and not really full anarchists like us. I went to an anarchist book store in Italy and it had a lot of English books, but no Rothbard or Ancap. Like I said, I expected that, not a surprise.
I went to Greece, which everyone knows is famous for its revolutionary anarchism, its economic crisis and everything going on right now. Here I found directions for a local anarchist center. I went and didn't see anybody, but it was covered in graffiti, mostly in Greek so I couldn't read it. Whatever, I started taking pictures. Then some people came out and confronted me.
This should have been my first warning sign something was not right, because photography is not a crime. They were not violent, but they were not friendly, like asking who I was, what I wanted. They all spoke good English actually. Not uncommon in Greece. I said I was a tourist and an anarchist and I just wanted to take pictures. Then they got friendly and told me I should have asked first (but pictures are no NAP violation so I don't know why, but I didn't say anything) and they invited me inside.
We hung out for a while and smoked hash (there is no good dank in Europe as you might find out like in Cali, everyone smokes hash with tobacco which isn't as cool as it sounds). We started talking about politics and anarchism. I was trying to talk about the state, they were like yeah no doubt the state was bad. But they wanted to talk about capitalism, capitalism this and that. This is when we started to get into a debate.
I told them that what they called capitalism is different from the free market. They said capitalism is free markets. And I said I agreed. That is what I am saying. Real capitalism is free markets. And they said yes, that is what we are trying to get rid of. And I said no, but we don't even have that right now. We need more free markets. And everyone at the same time was like "nooo" we are anarchists, we are against capitalism. Anarchists oppose capitalism.
And I said but not anarcho-capitalists. Anarcho-capitalists are the anarchists who support capitalism. I had a fanny pack (yeah, lame I know) for my camera and in that I had this yellow and black bowtie (also super lame, it was a joke but I wasnt wearing it). And I said look, these are the Ancap colors, yellow and black, like versus the communist red and black. Well, these guys had a lot of red and black in the building already so I thought they would get it.
I think that is when it started to get a really bad vibe, really tense in the air. The free market thing was funny, we disagreed but I think they thought I was just confused. Everyone was uncomfortable now. Then someone said markets wont work with democracy. And I said exactly, that's it, democracy is against anarchism. And they kind of agreed, and said yes, we don't have real democracy, just governments, and we needed more democracy. I said no, we need less democracy, democracy is the enemy. And we need to end democracy to have anarchy. Then they were all like "noooo" again. You know that thing people do in groups when everyone all says "nooo" or expresses some disapproval at the same time.
And one of them said "but we do want to stop democracy" and then they kind of spoke back and forth in Greek. I didn't really understand it. And they asked me what I meant.
So I said okay, I had the floor, I was going to tell them about ancapism. And I tried to explain to them some Rothbard and Hoppe. I said the natural order in anarchy is that the best rise to the top, the market picks who is the best. They compete and are peaceful. They said what do we want instead of anarchy. I said we want private owners to own their own land and businesses, and to employ people. They said that is what we have now. I said no, it would be even better. One of the guys said it was like feudalism. And I said it is not feudalism.
Eventually one of the guys spoke up and I thought he was Greek, but he spoke English perfectly so he may have not been. He said he knew what anarcho-capitalism was and that we were basically fascists. He asked me if I thought everything should be private. And I said yes. And he asked me if I thought people were unequal. And I told him yes. And that not everyone would have equal rights. I said everyone has the right to own property and not be done aggression against. But that not everyone had to be treated equally by the owners. He said what about immigrants and racism. And I said that would not happen in a free market, but yes property owners could be racist if they wanted to. They had to respect property.
Then he called me a fascist again, and someone else said I was a fascist. And then they basically all started shouting fascist at me, and one of them grabbed me by the wrists. They pulled me out the door, it was up three floors, and basically drug me down the stairs on my back. It hurt really bad and I remember yelling "you're breaking the NAP" and things like that. "Stop initiating force against me." Then they kicked me around on the ground in the hallway, before they took my camera and threw me outside. I was crying and stuff, I just sat there. I was in shock because it was so sudden. Looking back there were warning signs though.
I think they felt bad for me and gave the camera back, but when I looked later they stole the memory card with all of my Greek photos.
So they initiated force and theft. They broke the NAP. I knew the left anarchists were not real
>>4662Talvez no futuro não seja tão ruim. Em 2030, o ppc per capita da Argentina é previsto chegar a 37k (vai depender muito se as políticas de milei serão um sucesso, como o worldbank prevê, será menos, se fracassarem) do Gabão 27.4k, e do México 29k . do Brasil, sendo otimista, pode chegar até 31k.
O FMI, sempre subestima o crescimento do Brasil, se o BR conseguir se manter em uma taxa > que 3%, isso , junto com a reforma tributária, que pode contribuir em aumento de 10% em 15 anos,
https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/noticias/2025/fevereiro/appy-preve-aumento-de-10-no-poder-de-compra-com-reforma-tributaria teoricamente poderia levar o Brasil a um per capita de quase 50k em 2040, nível atual da Hungria, Romênia e Portugal. Com sorte, podemos alcançar a Argentina até 2033.
>>5120porque o brasil teve a esquerda de verdade massacrada
>>5122eles tem medo que apareça um che no brasil, ou que ele inspire as massas
>>5124não sei dizer pois não são da região, camarada. mas deve ter algum partido por aí
>>5136a linha sobre gays mudou como todo aceitação politica muda com as condições politicas + poder politico destes grupos.
e outra que velha esquerda a alemanha oriental era velha esquerda e ainda é simbulo na questão LGBT.
>>5137SOMENTE em democracias liberais capitalistas gays tinham direitos na época
Cope, esquerdoso
>>5138>SOMENTE em democracias liberais capitalistas gays tinham direitos na épocaliteralmente 3 paises e mesmo assim tratavam eles igual subhumanos a serem esterilizados, alemanha oriental tinha gay bar estatal.
chora liberaloide, liberal so gostou de gay porque era util, hoje tão jogando eles no lixo, não adianta lacrar.
>>5145Exato, vide os EUA agora. É só um governo de direita subir ao poder que os direitos LGBT vão pro lixo.
Em uma ditadura do proletariado isto não acontece.
>>5106tudo samefag seu pra provar seu ponto retardado
Exceto:
>>5104 É galera, pra quem achava que o Firefox era melhor em relação a privacidade e tudo mais, pode ir trocando de navegador. Alguma sugestão? O Brave me parece meio estranho com a forçação de cripto.
>>5069Thank (you) anão por um post bom no meio de tanto bait bosta
>>5123>Real capitalism is free marketsbut… do you own any market? I don't think capitalism is even relevant for most people if they don't own capital nor markets to truly be free in a capitalist society(i.e. being part of the bourgeoisie)
also… wtf, be careful… don't just hang out with people you don't know in places you don't know… wtf…
inb4 this is actually a copypasta and/or not real >>5172Não ligo pra award show.
>>5176Post detestável. Repense sua vida.
>>5187Tecnicamente segundo a legislação brasileira esses sub empregos não quebram nenhuma regra
Dar folga em Carnaval é ""cortesia"" opcional
>>5196Estou muito feliz que o melhor filme foi pra um diretor sionista que segue "IDF babes" no twitter ao invés do filme criticando a ditadura militar brasileira.
—este anon, provavelmente (que não viu nenhum dos filmes e só queria atenção em sua solitária noite de domingo)
>>5225A única forma de apreciar sionista é com a cabeça toda estourada e os miolos esparramados no chão independente do gênero
E foda-se tua homofobia, masco de merda
>>5256Eu acho engraçado como alguns discursos red pill tem algum fundo em questões economicas e sociais (como a questão da pobreza e do racismo). Claro, inevitavelmente isso cai no individualismo neoliberal tosco de "grindset dos 18 pra aproveitar a vida", além de acabar culpando mulheres por problemas estruturais (veem mulheres como "poligamicas malvadas", mas não percebem que eles mesmo só se consideram macho o suficiente quando tem dinheiro pra krl).
É triste ver pessoas que as vezes estão perto de entender essa bosta desse sistema e lutar contra isso, mas caem em fascismo retardado por conta de um ódio bizarro contra mulheres.
>>5272Cuba têm recursos naturais
https://www.worldatlas.com/articles/what-are-the-major-natural-resources-of-cuba.html nem a falta disso, nem o embargo dos EUA, explicam de todo, seu extremamente baixo crescimento
https://tradingeconomics.com/cuba/full-year-gdp-growth , ou a situação econômica em que estão. Mas, com ppc per capita de 17k, ainda estão melhor que Nicarágua (9.6k) ou a miserável venezuela (8.7k). Ao menos que queiras terminar de sepultar a esquerda, e reviver o bolsonarismo, nenhum deles devem ser adotados como modelo para o Brasil.
>>5279A questão geopolitica, de aproximação com BRICS/distanciamento do ocidente, é o único campo que está indo bem, mas sobre o crescimento de 6% da Venezuela, depois disso
https://tradingeconomics.com/venezuela/gdp-growth-annual nem 10% impressionariam, existe "low base" year, mas isso, já é "abyssal basin" effect
https://www.brasildefato.com.br/2024/08/14/pib-venezuelano-tera-o-melhor-desempenho-e-argentino-o-pior-da-america-latina-em-2024-diz-cepal/>O bom desempenho é o resultado do conjunto de saídas encontradas pelo governo de Nicolás Maduro para superar os imensos obstáculos gerados pelas sanções econômicas impostas unilateralmente pelos EUA contra a Venezuela. O dados havia sido classificado como "invejável" pela economista Juliane Furno ao Brasil de Fato. >"O plano de recuperação da Venezuela é invejável. A Venezuela saiu de uma inflação mensal de 97% em junho de 2018 para 1% em junho deste ano. É o segundo país que mais cresceu na América Latina ano passado, o que mais deve crescer neste ano. E estamos falando de um país que convive com 930 sanções."930 sançõesAdendum: Venezuela:
>Menor taxa de homicídios da américa latina, de 56 a cada 100.000 mil habitantes em 2016 para 4,6 a cada 100.000 mil habitantes em 2024. Em 2024, as autoridade prenderam 19.434 delinquentes e recuperaram 2.004 armas de fogo, 12.783 munições, 5.172 veículos e 5.576 telefones celulares, segundo dados do CICPC.>95% da economia usa hoje a moeda nacional, "Bolívar', saindo da economia de guerra imposta para combater o imperialismo.>"Operação ouro", liderada pelo presidente Jair Bolsonaro, foi um total fracasso, todos os núcleos agora presos e ja confessaram de conspiração contra o estado. " Destruímos todas ascelulas cancerígenas nazistas da venezuela e vinculadas a extrema direita, que foram derrotadas em julio e janeiro“>Crescimento de 22% da produção de petróleo em um ano em 2024.E agora, com o fim do USAID, acabo pra Lopés, Guaido, Machado, etc. Cada vez mais o poder das comunas cresce, seja por acesso a tecnologia, seja por financiamento aos bancos populares, seja por cumprimento dos mais de 5.000 projetos inventados pelo povo e financiados pelo governo, etc.
O plano "7T", que guiara o país até 2030, tem como meta, entre outras, a consolidação do poder comunal, que prioriza a autogestão e a ação direta do povo. O fascismo foi derrotado, o povo ja escolheu o seu caminho.
>>5282>É o segundo país que mais cresceu na América Latina ano passado, o que mais deve crescer neste ano. Pelo visto você não sabe o que low base effect significa, veja como países no mundo inteiro cresceram rapidamente em 2021/2022, sabe o por quê ? Quando uma porcentagem pequena é perdida em um grande montante, ela se torna enorme, e o inverso também é valido. Venezuela teve talvez o maior colapso da história -18.6% (2018) - 27.7% (2019) -30% (2020) etc… entre 2015-2020, sua economia ficou tão pequena, que o equivalente a um crescimento de 1% antes, seria mais de 8% agora, nem os "meios de produção" nem a população, aumentaram sua produtividade.
>>5283
> Venezuela teve talvez o maior colapso da história
Graças aos estados unidos, mas nós não vivemos 10 anos atras, nós vivemos hoje, e hoje a Venezuela tem uma visão de futuro, um plano concreto, unido e forte.
Isso é guerra econômica. Quando os Estados unidos bombeiam gaza, obviamente as casas, hospitais e escolas vão ficar em destroços. Os estados unidos não bombardeiam a América Latina, mas financiam tráfico de drogas, trafico humano, fascistas e neonazistas, o que obviamente desestabilizam o país.
Veja Telesur, e todas as tentativas patéticas e fracassados dos EE.UU e dos USA para acabar com a venezuela.
A revolução não é um processo pacífico, mas é necessário. Ninguém nunca disse que seria facil, mas a luta continua.
>>5291Muitos socialista e comunista de tempos atrás não eram a favor de homosexualidade, muito menos transexualidade, esse fato da esquerda apoiar a causa LGBT é algo recente, digo, algo do meados do século passado, muito comunista de antigamente era abertamente homofóbico e tinha políticas bem preconceituosas com relação a população LGBT, isso é história, esse fato não nega a realidade do socialismo, mas também não é pra negar o passado "sujo" da esquerda, porra, até décadas atrás tinha gente de esquerda que apoiava eugenia abertamente.
>>5300Che estava larpando de revolucionário internacional acho difícil acreditar que ele tinha muita voz de como Cuba era governada
Não nego as atrocidades, principalmente na URSS mas tem que ter o contexto histórico, a esquerda deveria ser naturalmente materialista e não criar ídolos, seja de adoração ou demonização
Lula participa de ato em acampamento do MST em MG
A previsão é de que sejam anunciadas novas áreas para a Reforma Agrária em todo o país
Na próxima sexta-feira (7), o Presidente Lula participará do Ato Nacional em Defesa da Reforma Agrária. A expectativa é que cinco mil pessoas participem do ato.
Entre os anúncios, deve ser assinado o decreto de desapropriação da Usina Ariadnópolis, onde está localizado o Acampamento Quilombo Campo Grande.
Além do Acampamento Quilombo Campo Grande, outras seis áreas estão previstas para a assinatura de decreto de desapropriação. Segundo o MDA, as áreas abrangem mais de 13 mil hectares e estão localizadas em Minas Gerais, Pará, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.
Em quase 30 anos de luta e resistência, o Quilombo Campo Grande já foi alvo de mais de 10 tentativas violentas de despejo. No ano de 2020, durante a pandemia de covid-19, a Polícia Militar de MG invadiu o local, destruiu plantações e uma escola, construída pelos trabalhadores e trabalhadoras.
“É um momento realmente histórico que vai estar presente nos livros de história do futuro. Depois de 27 anos de conflito e luta pela terra e 11 tentativas de despejo, com destruição de lavouras, com sucessivas ameaças às famílias, que por várias vezes perderam suas casas.”
>oh, o fio nao está morto>>5262lembro, meio macabro kek (principalmente momentos depois de picrel…)
>>5264q
>>5320>Quem recriminaliza homossexualidadegay não era tolerado em quase nem um canto do mundo naquela epoca, russia inclusive.
>bane abortoReal erro mesmo que tenha nascido de preocupação real da quantidade de mortos nas guerras da epoca.
>bane serviço militar feminino>e dá poder de volta pra igreja ortodoxa russata falando bosta, nem um destes dois casos aconteceu igual tu falou.
essa do stalin tá virando na thread o novo che fuzilava gays.
>>5226Based
Ontem eu entrei numa discussão com um sionista da faculdade num grupo de wpp. mandei ele para aquele canto. Depois de me acusar de vários crimes sai do grupo e os que ficaram viram nitidamente como eu tinha a razão..
>>5236Eu tenho um pôster dela no meu quarto
nota: esse pôster foi feito pelo PCO kkk
>>5240Baseado
>>5245a justiça burguesa do Brasil é na prática uma casta burocrática que usa e abusa de seu poder para se autopromover.
>>5238Manda o link!
Tem um livro do meu partido, o POR, que estou lendo e é um compilado de vários textos sobre as opressões. Nos textos sobre drogas a linha era bem parecida com essa do Lênin. Mas há uma razão para o Lênin fazer essa crítica. Sob a mercantilização das coisas no capitalismo as pessoas não se drogam, entenda alteram de forma voluntária o funcionamento de sua consciência e mente, como as culturas humanas costumavas fazer por milênios com vinho, por exemplo, sob o capitalismo existem industrias multibilionárias que lucram e incentivam as pessoas a se perderem em vícios como o alcoolismo, drogas alucinógenas e pornografia. Antes do capitalismo a tendencia era de por exemplo a produção de bebidas alcoólicas ser produzida localmente e para fins muito específicos, como rituais sagrados, festas…
sempre de forma moderada. No capitalismo o alcoolismo é uma forma de controle social, de dopar as pessoas a aceitarem o inaceitável.
Acredito que nesses textos o Lênin esteja sendo o tiozão da juventude comunista alertando o perigo de alguns rumos. E até como alguns camaradas falaram abaixo na época do Lênin não tinham métodos contraceptivos avançados.
>>5255Dizem que na Alemanha Oriental as pessoas transavam muito kkk
>>5279O BRICS para mim ainda é muito patético para fazer frente aos EUA. O Brasil ter removido a Venezuela dos BRICS é mais um mostra da subserviência do Brasil para os EUA.
>>5285Isso é verdade. A Venezuela deveria crescer uns 10% por ano por uns 10 anos para talvez chegar no seu auge.
>>5297Ainda acrescento, a homofobia, quando existe, no socialismo tem um caráter totalmente diferente que no capitalismo. Sob o capitalismo além da discriminação do preconceito ainda sofrem a opressão de classe, tem os piores empregos (quando tem), mora nas piores casa, busca fuga em drogas, etc. Sobre o socialismo existe uma verdadeira igualdade de condições, já que todos tem emprego e a garantia de condições mínimas de vida.
Os líderes de esquerda do passado escreviam besteiras vez outra sobre alguns assuntos, mas esses não eram o foco de suas vidas. É necessário caçar frases fora de contexto para tentar colar a pecha de preconceituoso, sendo que existiam pessoas contemporâneas que viviam de criar preconceito.
>>5304>na época maioria dos países comunista homosexualidade não era aceitaaté bem pouco tempo a ONU considerava uma doença mental.
>>5318É fácil culpar uma pessoa que apenas personificou a consumação da contrarrevolução. Como se se o Khrushyov tivesse feito outra coisa ainda teríamos a URSS. O Khrushyov era a pessoa que representava a vontade da burocracia operária e a vontade da burocracia era acumular capitais ao custo de jogar fora a experiência mais avançada de socialismo. Como uma revolução política na URSS não destruiu o poder da burocracia, a devolvendo para o proletariado, a burocracia destruiu tudo. O Stalin tem culpa por ter se sustentado sobre a conivência dessa burocracia.
>>5328Infelizmente não muda nada ;(
>>5343kkkkkkk
>>5344O Stalin cometeu outros erros, como apoiar a criação de Israel. Repetir as mesmas coisas do Stalin é chato, principalmente porque ele já morreu. Devemos combater o seu fantasma no seio do movimento revolucionário.
>>5348As vezes eu penso em construir um mini bunker em casa quando começar a trabalhar num emprego que pague bem.
Nos últimos dias ajudei a fazer esses dois panfletos, explicam muito das movimentações em Pernambuco.
>>4985>fofoca pela metade, camaradaEu gosto muito do POR nunca, absolutamente NUNCA, revelar o nome de qualquer membro do partido e via de regra censurar o rosto dos militantes em todo ato com foto. Ainda não entendo como o POR é o único partido a fazer isso de forma séria no Brasil, até os maoistas da AND deixam público os nomes dos jornalistas que o escrevem.
>>5353No meu curso técnico de TI tinha um velhote desgraçado bolsonarista que vivia falando bosta de esquerda, paulo freire etc
Tinha um menino chamado Israel na classe e ele n perdia oportunidade de soltar alguma merda sionista, até que literalmente um OLAVETE MONARQUISTA ficou de saco cheio e mandou ele parar de ser sionista, ele não retrucou
Por um lado fiquei alegre por outro meio mal porque me fingia de despolitizado na classe por medo, já que a classe era um antro de reaças
>>5357Foda. Pior que eu faço TI, mas o meu curso é uma licenciatura e a cadeira do sionista que citei (que ainda se afirmou judeu) é uma disciplina de licenciatura que pago com outro curso em outro departamento.
>>5358ahhh ksksks
>>5362Foda. E eles perderam alguns membros durante a ditadura militar. Se há alguma coisa séria a ser feita é prezar pelo anonimato dos militantes.
O jornal leninista quando levados as ultimas é como o /brg/. Cada pessoa anonima do Brasil trás as suas novidades da luta de classes sem tornar público a sua identidade. O próprio nome Lênin é um pseudônimo que Lênin criou para si e usava para assinar os seus textos sem revelar a sua identidade. Por assim dizer um nome de guerra.
O Jornal A Verdade comete muitos erros em sua linha. Eu estou agora com um exemplar em minha mão e se eu fosse um agente da ABIN eu já saberia os nomes de cada pessoa que escreveu cada matéria, é verdade as notícias do jornal A Verdade tem o nome real de quem escreveu e onde. De brinde vem a localização de onde foi impresso o jornal, o CNPJ do jornal, diretor de redação, o nome de cada editor, quem diagramou e pasmem o registro de profissão de um editor responsável para que não tenha nenhuma dúvida da identidade da pessoa. A edição que está em minhas mãos é da 1° quinzena de outubro de 2024 N° 300, na página 2 temos a foto de 3 militantes da UJR de SANTA CATARINA que venderam 222 jornais em um dia, basta um bolsonarista maluco de Santa Catarina ter acesso a um jornal como esse para ter a foto desses militantes e perseguir eles de alguma forma, o nome não foi revelado por alguma sorte deles.
>>5363Eu mesmo escrevi e escrevo para o Massas do meu partido. Os panfletos que compartilhei acima sempre vão para o jornal. Mas nunca o meu nome estará nem nos panfletos nem no jornal. E por isso não sinto medo de que alguém consiga me descobrir por esses materiais do POR.
O A Verdade tem um ponto muito forte que tenho que admitir. O ponto forte desse jornal é como as bases contribuem para a escrita do texto, isso enriquece muito o jornal e é isso o que falta no O Futuro.
>>5372Traficantes tem dificuldade em manter um território grande, e principalmente se manter unidos.
Quando conseguirem tanques, artilharia e uma porrada de guarnições pra manter o território adquirido talvez sobrevivam sozinhos por um tempo.
Se conseguirem financiamento ocidental ai é outra história.
>O presidente da Asamblea Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, denunciou em uma entrevista à La Iguana TV que a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) canalizou mais de 1.600 milhões de dólares para um grupo de oposição para financiar aviões violentos contra o governo de Nicolás Maduro, perto da fachada de ajuda humanitária durante a pandemia. Os fundos, supostamente destinados ao combate ao COVID-19, foram usados em sua totalidade para “conspirar, promover a violência e roubar”.>Rodríguez detalhou que, entre 2020 e 2023, a USAID transferiu 658 milhões de dólares diretamente para Juan Guaidó —reconhecido por Washington como “presidente interino”—, assim como Leopoldo López e María Corina Machado, figuras da oposição mais extremista. “Nem um centavo foi usado para comprar mascarilhas ou alimentos. 100% foi destinado a ataques contra a Venezuela”, afirmou no programa A Pulso.>A acusação envolveu Lester Toledo, coordenador da oposição em EE. UU., ele recebeu fundos da USAID para “recluir criminosos na América Central e no Peru” e treinar mercenários. “Toledo roubou grande parte desse dinheiro, igual que Carlos Vecchio, que vive em um condomínio de 6 milhões em Washington”, disse Rodríguez. >>5405isso vem da bandidagem policial contra os perifericos que acaba criando um coitadismo a presos em geral ou coisas como cadeia sendo subhumana para todos.
pelo historico a esquerda nunca deve baixar a guarda para lumpen.
>>5372É só olhar as dificuldades que a EZLN tem com os cartéis mexicanos.
As facções ainda operam dentro de uma lógica capitalista, devem ser limpadas na bala. ponto.
Mas eu discordo com a aproximação dos outros camaradas no tópico, existe lumpen e lumpen. os que vão ser do lado da revolução, e os que vão ser contra, assim como vai ter proletariado lutando a favor da burguesia.
>>5405>>5406>>5407De todo o tempo que eu estou estudando socialismo, abolicionismo penal é um dos assuntos mais interessantes, confesso que estudei muito pouco, mas sempre achei fascinante a luta contra esse aparelho de dominação, e como ele foi moldado pelo estado burguês.
Então acho muito estranho quando falam que "a esquerda defende bandido", pq obviamente isso não é a maioria das pessoas de esquerda, e tbm pq isso nem é o argumento 99% das vezes.
E claro que, ser abolicionista, não significa "abaixar a guarda pra lumpen", e sim uma crítica ao aparato de dominação burguês
>>5411melhor ter psicopatas policiais do que psicopatas criminosos no brasil.
seria uma utopia ter nenhum do dois
>coreia do norte existeah, essa utopia ja existe.
>>5414>melhor ter psicopatas policiais do que psicopatas criminosos no brasil.mesma coisa, em alguns casos literalmente, vide milicia.
>>coreia do norte existe>ah, essa utopia ja existe.maioria dos paises socialistas do pasado e presente não tinha esse problema, claramente é problema de violencia policial é o formato da policia no capitalismo.
>>5419sim é possivel, mas em pais com a policia violenta tem alto nivel de lobby deles no governo, tenta colocar camera que é obrigatoria de estar ligada ou reformar o treino e rondas policiais e vé o que acontece.
é posivel ter uma boa linha proposta para reformas policiais, inclusive o Jones tem debatendo isso pra tirar o lacre direitista contra a esquerda, mas no fim é reforma e é muito dificil de passar sem total mobilização e até em casos necessita uma revolução pra mudanças que seriam basicas, mesma coisa vai pro exercito.
>>5372>Qual seria o papel das facções em uma revolução no Brasil?As facções são um sintoma da decomposição do capitalismo¹ no Brasil, onde as facções representam parte da burguesia brasileira que luta pelos excedentes da classe trabalhadora, porém o faz por vias não institucionalizadas pelo Estado burguês. Não se enganem, essas facções tem seus políticos e possuem volumosos capitais, se não fosse não seria possível grandes massas da população brasileira viverem em zonas dominadas por elas ou os milhões que são usuários de seus produtos, sejam drogas ou o monopólio de gás da área.
Enfim, numa situação revolucionária não tenham dúvidas, as facções e milícias usariam de todos os recursos para defender o Estado burguês. É bem provável que num situação de exceção medidas de exceção também seriam usadas, como anistia aos milicianos ou alianças com os mesmos.
¹a decomposição do capitalismo é uma tese trotskista criada e desenvolvida pelo próprio Trotsky que determina que após atingir a fase imperialista o capitalismo começaria a destruir as suas bases progressistas, como os direitos universais e até os meios de produção. Seja por meio de privatizações, com o Estado cedendo cada vez mais recursos ao capital por meio da dívida, seja em crises onde fábricas são fechadas ou nas guerras onde impera a destruição e a valorização de alguns ramos do capital. Nessa fase a pobreza, a fome e outras mazelas são aumentadas.
>>5404Eu acho uma bosta isso. As organizações pseudo-leninistas fazem e vendem de forma anti leninista os jornais. Muitas vezes copiando a forma burguesa de fazer as notícias e de vender o jornal. Se o jornal não estiver ativamente atuando para gerar faíscas na luta de classes, já está errado.
>>5405Os panteras negras foram um partido bem lumpem e isso é uma razão para o fracasso deles, para a nossa infelicidades. Não devemos ostracizar eles, só devemos reconhecer que quem fará a revolução é a classe operária e camponesa.
>>5409>existe lumpen e lumpen. os que vão ser do lado da revolução, e os que vão ser contra, assim como vai ter proletariado lutando a favor da burguesia.exato
>abolicionismo penal é um dos assuntos mais interessantes,Acho que você ia gostar muito do debate do Fanon sobre o hospício no livro "Alienação e Liberdade".
>>5412De vez em quando eu escuto esses papos, gostaria de estudar porque acho muita forçação de barra.
>>5422kkkkkk
>>5437a maioria das coisas eram fora de contexto, mas tinha uma coisa ou outra idiota do passado de crente chato dele.
acho que fez até um video se retratando
Trotskista
>>5431Certamente não. Coincide que nos EUA os negros são a maior parte dos lumpem proletários, mas entra nessa conta milhões de latinos, também as populações LGBT+ e mais recentemente até trabalhadores aposentados que não recebem bem. Se não me engane o lumpem proletários são os trabalhadores que estão a tanto tempo sem vender sua força de trabalho que começaram a entrar em "decomposição" social. Começam a vender sua força de trabalho para facções, ou caem no mundo das drogas ou vira um morador de rua, etc.
Há quem diga que Bolsonaro é um lumpem político, eu acho isso uma enorme forçação de barra, mas tem sua razão de ser como suas ações de venda de jóias ou a tentativa frustrada de golpe.
>>5440Só para adicionar.
Por exemplo, em países onde pessoas negras quase não existem, ainda existe o lumpem proletário. Com a restauração capitalista na Rússia e leste europeu grandes parcelas da população caíram para a miséria, só recentemente que melhorou um pouco. Nesse momento nos paises asiáticos como índia ou Malásia também tem enormes massas da população como lumpem mesmo tendo populações negras quase zero.
>>5441>só recentemente que melhorou um pouco. Tu é retardado, ou só um ignorante ? recebe a suas "informações" da CNN e BBC ?. O poder de compra per capita russo mais que quadruplicou nos últimos 20 anos, foi de menor que o brasileiro, depois da crise de 1998, para 50k agora (muito maior que os 23k do Brasil, ou 28k da China) isso é MUITO MAIS que "um pouco".
Segundo estimativa de 2021 (a economia russa cresceu ainda mais rápido após 2022, e houve melhora na distribuição de renda) só 2% da população russa vivia com 6.85 dólares por dia ou menos, contra 17% da China, e 23% do Brasil. Já a desigualdade, gini, o da Rússia e China, é de 35, contra 52 do Brasil (um dos 10 países mais desiguais)
>>5430>Eu acho uma bosta isso. As organizações pseudo-leninistas fazem e vendem de forma anti leninista os jornais.é, antes disso só vi o estereotípico trotskista abordando outros pra distribuir jornal, mas era uma tarefa partidaria de recrutamento, nois leu discutiu um pouco tentou abordar pessoas pra distribuir depois discutiu como foi o dia, coisa minima.
> Muitas vezes copiando a forma burguesa de fazer as notícias e de vender o jornal.pelo que vi era pra dar o jornal para quem estava entereçado, pagava quem podia, nada de vendas por ai.
> Se o jornal não estiver ativamente atuando para gerar faíscas na luta de classes, já está errado.gozado tu falar isso, mas vou deixar quieto pois o bagulho nem começou, mais uma iniciante mal começou e ja quase fez uma associação com uma casa cultural aqui perto
>>5430>Acho que você ia gostar muito do debate do Fanon sobre o hospício no livro "Alienação e Liberdade".Confesso que peco bastante no Fanon, pretendo ler ele muito ainda
>De vez em quando eu escuto esses papos, gostaria de estudar porque acho muita forçação de barra.Sim, parece ideia de milico maluco pra falar que a ditadura estava certa e que todo faccionalizado é um comunista
>>5431não seu se é a n-word, mas com certeza a maioria das pessoas que usam a palavra, não realmente entendem a discussão acerca dela (eu incluso)
>>5437 pelo que eu fiquei sabendo, era o que
>>5438 disse mesmo, mas não fui muito atrás, não acompanho ele
>>5440Se eu não estou maluco. a caracteristica de classe do lumpen é a camada proletaria (lumpen proletariado) que não participa da venda da força de trabalho (em contraste com a caracteristica do proletário), tanto que prostitutas, por ex, são lumpen.
acho que isso é o correto pela análise da relação das pessoas em relação aos meios de produção, não condição econômica em si. Mas estou aberto à correções
>>5441Exatamente, lumpen nas américas é a maioria da população negra por conta de séculos de escravidão.
>>5430>>5443sobre isso, apenas deixarei a pica relatada
Direita lacromaniaca falando bosta.
>ain papai, safari humano (quem prende cuba é o lixo gringo com o embargo) ditadura(Não deixam criar um Epstein ou entuxar de dinheiro publico bilionario enquando os outro ficam miseráveis) sendo bancada(dois segundos lá ja derruba narrativas lacromaniacas desses subhumanos) aim como a esquerda é má ;(.>>5449da minha analise vem de multiplo eventos que consolidaram reacionarismo na area dos nerds(anime games filmes tu sabe) que fez a linha reacionaria ser comum ou se transformar em senso comum.
o primeiro é a existência e inserção do 4chan nestas comunidades e a macaquice deles se transformando em reacionarismo.
o segundo é a esquerda e os progressistas ser muito impulsiva com estas comunidades na necessidade de atacar algum ponto das obras ou comunidade seja real ou só ilusão que deixavam eles putos enquanto por causa do 4chan a direita ja tinha membros dentro deles que usaram esses momento pra fazer propaganda, converter neutros e expulsar esquerdistas destas comunidades, o que teve uma situação estranha onde a esquerda cria um cordão sanitario nestas comunidades, as condenando naturalmente reacionarias e basicamente vira uma base da direita se criar e invadir outros grupos.
o terceiro é a falta de uma esquerda pra combater as demências deles á altura, direitoide não consegue argumentar sem ataques vazios sem osso pra se agarrar seriamente, pica relatada, são NPC's da vida real, que apela para o absoluto moralismo e apelo emocional, isso, com uma câmera de eco mais uma falta de vozes opostas mais um povo que não sabe de nada e que muitos casos tá puta porque algum progressista de 100 seguidores reclamou de alguma merda e a direita feis tempestade no copo dagua acaba nessa merda cultural que temos hoje.
a ultima é que muitos produtores de conteudo nestas comunidades, estou falando de des do primario como um filme ou um anime até os youtubero ou animadores e produtores de material fan, são ou reacionarios ou carregam agua pra ideia deles o que nutre estes reacionários.
solução na minha visão ?, esquerdistas que fazem parte da comunidade e não lixa com aspectos peculiares desses grupos em vês de moralismo barato e que amplamente ataca e que humilha eles na comunidade, que expõe a direita como tumor na comunidade e que produz conteúdo para comunidade.
>>5455>>5458Comprei um teclado no meio de janeiro que não chegou até hoje, nessa semana agora vai fazer 50 dias desde que fiz o pedido, e esse é o prazo que o aliexpress reconhece que seu pacote foi perdido e devolve seu dinheiro. Provavelmente você se fudeu também sandinistafag, sinto informar.
Aliás, parem com essa merda de bostil.
>>5443kkkkk
Em minha estava um pouco irritado e com sono e isso foi parido.
Posso explicar isso melhor depois, mas tem a ver como jornais como o "A Verdade" ou o "O Futuro" parecem cópias de jornais como o "O Estadão" apenas se estes tivessem mudado a linha editorial e não é uma linha editorial melhor que torna um jornal leninista.
Esqueci de fazer a referencia ;(
>>5375Lumpen são úteis como força de trabalho forçado,não custa nada, importante principalmente para países ainda muito subdesenvolvidos.
>>5469 Que é ordinance 4 ?
>>5474>Mercado livre e space xUsam infraestrutura pública pra fazer a merdice privada, os foguetes do merdelon só são requentes do passado.
>Sim o que tem a ver com o mileiEssa demência neoliberal que você tá vomitando igual o arrombado que vc é, vai fazer gargarejo com mijo Haddad.
>>5476Tu é um ignorante imbecil mesmo, "spacex usa "infraestrutura publica". Nem a plataforma, nem o foguete foram públicos, ambos foram construídos pela spacex.
>Haddad 🤣 Tu é uma criança demente, sabe só chamar nomes, sem argumento algum. que tal Hitler ?, Bolsonaro ? já que sabes nada de economia, pelo menos faz me rir.
>>5480Reconhecer o trabalho de alguém, não significa que compactua com suas ideias.
(O USUÁRIO FOI AVISADO PELO POST) >>5465já vi gente pedindo o reembolso com o item no brasil e recebendo ainda
que merda de sistema esse remessa conforme, eu já paguei a porra do imposto no checkout e foi verificado na hora de aprovar a importação, pq deve passar por um asno na receita federal se eles já sabem que não há mais nada para tributat?
>>5482Chimpanze do musk e e sempre foi bancado pelo estado americano e todo o lixo que ele dis ser inovação dele já tava no laboratório da NASA retardo.
>Ain criança você tá chamando nomes, vai me chamar de Hitler.Hitler não bancava de esquerdalha enquanto praticava o neoliberalismo de, você sim, igual o lixo do Haddad
>>5494 >plano safra Brasil é um dos maiores produtores agrícolas, em parte, pela política agrícola.
>Eles tiveram décadas pra mostrar… A desindustrialização do brasil, prova que não tiveram "décadas" pra nada, o investimento na indústria foi pífio, que aliado ao "custo brasil", conjunto de dificuldades estruturais (incluindo ausência de trens), excesso de burocracia, complexidade do sistema tributário, baixa produtividade dos trabalhadores etc…) foi o que influenciou negativamente o ambiente de negócios, encarecendo os preços dos produtos e custos de logística, destruindo a competitividade, e deixando apenas investimento financeiro como rentável.
>tudo que mostraram é que pode ganhar dinheiro com cassino especulativo Investimento econômico e investimento financeiro, são coisas completamente diferentes, você mostra completa ignorância ao igualar-los.
>cortes sociais Criando espantalhos pra atacar ? nem mencionei corte de nada e vem com essa ? Vai tomar no cu.
>roubo de infraestrutura pública para monetização O único culpado pela privatização da Vale, é o próprio governo, é o mesmo que piora a financialização da economia, com o rentismo dos juros altos, e transferências para banqueiros como Lula fez com os precatórios.
Todos os países ditos socialistas, que não quebraram, ou são mais pobres que Angola, adotam um modelo chamado de "socialismo de mercado" que na prática pouco diferem do dirigismo visto durante o século 20 nos "tigres asiáticos" como Singapura.
>>5495>Brasil é um dos maiores produtores agrícolas, em parte, pela política agrícola. que entucha o latifundiario de dinheiro que nunca volta em nem um nivel ao cofre publico ou é usado a desenvolvimento social, só pra especulação financeira dos mesmo.
> A desindustrialização do brasil, prova que não tiveram "décadas" pra nada>>foi o que influenciou negativamente o ambiente de negócios, encarecendo os preços dos produtos e custos de logística, destruindo a competitividade, e deixando apenas investimento financeiro como rentável.providencia da propria economia agro e mercadista que nunca investiu em indústria para reprodução do mesmo no brasil, importam tudo do maquinário de fora e nunca fizeram esforço em nem um nivel para mudar isso pois já estão confortáveis no nixo deles.
> Investimento econômico e investimento financeiro, são coisas completamente diferentes, você mostra completa ignorância ao igualar-los.sim, um não afeta a ação do outro não, pode crer, quantas empresas e infraestrutura publicas foram privatizada pra uso de empresários para lucro próprio, empresas que estão lucrando no mercado financeiro financeira primariamente.
>Criando espantalhos pra atacar ? nem mencionei corte de nada e vem com essa ? Vai tomar no cu.defendeu politica neoliberalismo e emprendedorismo ja pode ser taxado por associação criminosa com Austeridade e privatismo que os mesmos tem como politica universal, seu retardado.
>O único culpado pela privatização da Vale, é o próprio governo, é o mesmo que piora a financialização da economia.e quem será o culpado por isto, totalmente é só o bolsopetismo, a classe burguesa que em massa defende a financialização nada, só tão oprimindo o pobre burgues industrial, que em grande parte são coniventes pois financialismo da mais dinheiro que ficar competindo com produtos chineses e criando fabricas, sabe, medidas que vão contra a maré do mercado mundial afinal mercado financeiro ainda é parte do mercado.
>com o rentismo dos juros altos, e transferências para banqueiros como Lula fez com os precatórios. é o que sempre vai dar em Capitalismo meu filho, eles só estão seguindo o dinheiro deles.
>Todos os países ditos socialistas, que não quebraram, ou são mais pobres que Angolaagora me mostre como estes "que não quebraram(não levaram golpe) e são mais pobres que a angola" vivem na mesma condição da angola, vai lá.
dica, eu acho que ter financerismo banido no pais te faz mais pobre, pois sem a inflação economica que é o mercado financeiro só resta o produto mesmo.
>adotam um modelo chamado de "socialismo de mercado" que na prática pouco diferem do dirigismo visto durante o século 20 nos "tigres asiáticos" como Singapura.com exceção da própria singapura, um pais em que a economia não pode ser replicada em escala larga por nem um pais de maior tamanho populacional o dirigismo foi uma falha em todos os paises que foi estabelecido mesmo quando responsável pela melhoria massiva destes pais e todos se tornaram financeristas, rentistas e privatistas, por que sera, o Empreedendorismo e o mercadismo inevitavelmente se desenvolve a isso.
o que leva ao socialismo de mercado, o seu posts ja te expos como um liberal, o fato de chamar Socialismo de mercado basicamente um dirigismo te confirma como um, afinal nem um dirigismo se ocupou de quebrar monopolios , Estatizar(BOOO, o estado malvadao) propriedades burguesas que vão contra a vontade do partido, parar lobby educacional, monopolizar a terra como bem estatal que só e alugado e não vendido e ir diretamente contra o mercado financeiro, a margem mais lucrativa da economia capitalista em qualquer lugar do mundo, quando eles fazem merda inevitavelmente, coisas que o dirigismo em nem um nivel faria pois só são gestores de desenvolvimento, alem que, pra quem tá chorando porque tem funcionario publico no brasil ou a venezuela ou que eles ganham de mais ignora que eles tambem ganham mais na china e são uma parte expresiva da economia chinesa.
TLDR: Vai mamar o mercado capitalista no reddit animal.
>>5499>nem um dirigismo… estatizar propriedades burguesas que vão contra a vontade do partido Cara, tu é retardado ?
https://iask.ai/?mode=question&options[detail_level]=detailed&q=Are+there+examples+of+dirigist+countries+that+nationalized+private+property%2C+that+weren%27t+socialist+%3F
>exceção da própria singapura, um pais em que a economia não pode ser replicada em escala larga por nem um pais de maior tamanho populacional "ain quando a população é grande não funciona, só quando é pequena" 🤣 tirou essa "teoria econômica" do cu ? junto com o resto da merda que escreveu ?
>monopolizar a terra como bem estatal que só e alugado e não vendido O Vietnã faz isso, e nada muda na prática. Dirigismo não é privatização de indústria de base, muito menos de recursos naturais.
<"The Constitution states that all land is owned by the people but managed by the state. Individuals and entities… acquire rights to use land which can be allocated, recognized, or leased from the state. This model exemplifies dirigisme as it restricts private ownership while allowing usage rights under specific conditions. O Vietnã se autointitula "socialismo de mercado", e as políticas que adotou, não diferem de outras políticas dirigistas, incluindo :
>O Vietnã implementou reformas econômicas abrangentes conhecidas a partir de 1986, transitando de uma economia planejada centralmente para uma economia orientada para o mercado sob coordenação estatal. Essas reformas incluíram: Incentivo ao empreendedorismo privado. Desregulamentação das indústrias estatais. Abertura do país ao comércio e investimentos estrangeiros. Liberalização das políticas comerciais. Foco em exportações e integração global: Adesão à Organização Mundial do Comércio em 2007. Aumento das exportações de produtos manufaturados. Atração de investimento estrangeiro direto oferecendo: Exoneração total de taxas e impostos por quatro anos, seguida de 50% de redução por nove anos. Facilidades de acesso à terra e simplificações administrativas. Incentivos para estabelecimento de unidades de produção e exportação por empresas multinacionais.Investimentos em infraestrutura para apoiar o crescimento industrial
>chorando porque tem funcionario publico no brasil…que eles ganham de mais ignora que eles tambem ganham mais na china e são uma parte expresiva da economia chinesa. Tu só fala merda. 46% do pib do brasil é gasto do governo (um dos maiores no mundo) apenas 33% na China
https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_government_spending_as_percentage_of_GDP o brasil têm o maior IVA do mundo, 28% contra 13% da China, um dos maiores corporate tax 34% vs 25% da China
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-12/reforma-tributaria-pode-elevar-iva-para-28-estima-relator . O Brasil é um dos 7 países que mais gastam com funcionalismo público, 13.5% do PIB, muito mais que a China, e o 2 que mais gasta com "justiça".
Tu é um lambe cu da burguesia estatal, e não um socialista
CARTA DE AFASTAMENTO ORGÂNICO DO PCBR
Ivan Pinheiro
Camaradas,
Há quatro meses atrás, dirigi ao CC (Comitê Central) do PCBR uma carta reservada formalizando meu afastamento do referido órgão dirigente do partido, em que expus as principais razões que me levaram àquela decisão. Até hoje não recebi qualquer retorno, seja da sua CPN (Comissão Política Nacional) ou de alguma Secretaria, ainda que apenas acusando o recebimento da carta. Desta vez, não por essa razão, mas analisando alguns fatos novos, sinto muito comunicar o meu afastamento do próprio partido.
Trata-se de uma decisão política individual, sem qualquer sectarismo, e respeitosa com os camaradas que seguirão construindo um partido que, uma vez superando seus impasses e limitações, pode vir a fazer jus ao nome completo que ostenta, desde que leve à prática as corretas decisões políticas de seu Congresso fundante, entre as quais destaco a oposição por princípio aos governos burgueses de conciliação de classes, a definição pela estratégia socialista da revolução brasileira e a sua localização no campo revolucionário do MCI (Movimento Comunista Internacional), além do respeito aos princípios leninistas de sua organização.
Entre as razões do meu afastamento gradual, destaco aquele que considero o principal equívoco do chamado XVII Congresso (Extraordinário) do PCB, concluído em 2 de junho de 2024, cuja denominação defendi à época de sua convocação, mas que, a meu juízo, perdeu sentido pelo fato de nele ter sido decidida a fundação de um novo partido, já se anunciando revolucionário, a menos de um ano da publicação de um Manifesto, em 3 de agosto de 2023, que propunha a criação de um “Movimento Nacional em Defesa da Reconstrução Revolucionária do PCB”, com a sigla PCB-RR, disposto a reivindicar, com ressalvas, o legado do Partido Comunista Brasileiro e abrir o diálogo e a unidade de ação com outros militantes e organizações revolucionárias. Dizia o Manifesto:
“Colocamo-nos a tarefa de superar o espírito sectário do pecebismo e de estabelecer a mais firme unidade de ação entre todos os comunistas revolucionários organizados para além da legenda do PCB - independentemente de tamanho e registro no TSE – organizações que hoje o PCB trata com menosprezo e distanciamento. A despeito de divergências existentes, não se pode falar a sério de uma frente anticapitalista e anti-imperialista no Brasil de hoje sem o diálogo e a unidade de ação consequente entre todas as forças comunistas de fato, não apenas em palavras.
Nosso compromisso é com a Revolução Socialista em nosso país e no mundo, e com a construção do instrumento político capaz de levá-la a cabo. E hoje, afirmamos sem hesitação, nem a atual direção do PCB, nem nosso próprio movimento em defesa da Reconstrução Revolucionária do PCB, estamos à altura dessa tarefa”.
Estou convencido de que as decisões de fundar esse novo partido, proclamá-lo revolucionário e anunciar a intenção de registrá-lo no TSE arrefeceram o interesse anteriormente manifestado por outras forças e outros militantes, com ou sem partido, em dialogar e trabalhar em unidade de ação conosco, provavelmente até camaradas que, à época, ficaram constrangidos no PCB! Percebo claramente o desânimo em meus contatos com diversos camaradas que viam no PCB-RR uma possibilidade de retomar sua militância e o flagrante afastamento do PCBR em relação às organizações com vocação revolucionária com as quais tivemos diversas bilaterais antes do Congresso, hoje também tratadas pelo partido “com menosprezo e distanciamento”.
Nestas linhas, quando vier a tratar de algumas questões políticas e orgânicas, procurarei abordar o que me parece atualmente uma tendência da política de alianças do novo partido, no sentido de uma frente de esquerda “radical”, em detrimento da frente anticapitalista e anti-imperialista decidida pelo seu Congresso. Aliás, certamente o que inspirou os formuladores da proposta da sigla PCBR foi sua intenção de afastá-lo na prática das organizações que nos procuravam para dialogar, exatamente porque elas não defendem etapas intermediárias nacional-democráticas no caminho da Revolução Socialista.
Meu desconforto com a decisão de criação do novo partido não foi apenas com seu resultado político, mas pela forma rápida, pouco debatida e de certa forma irresponsável como foi aprovada no Congresso, sem que houvesse qualquer razão que impedisse mais debate, mais reflexão, mais tempo para dialogar e decidir. Afinal, tratava-se de uma decisão muito importante e provavelmente irreversível, por se tratar do “nome de batismo” de um partido. A proposta PCBR venceu por uma diferença mínima em relação à segunda colocada (PCB-RR), sem obter maioria simples e sem a abertura de nova rodada de intervenções para um segundo turno entre as duas propostas mais votadas.
Não posso afirmar que em um segundo turno venceria a proposta PCB-RR. Com uma maioria esmagadora de jovens delegados – recém egressos da UJC - era natural que fosse mais atraente já criar ali um novo partido, para chamar de “nosso”, ainda mais se declarando revolucionário, do que um “partido movimento” que não se assumisse fundado, mas em reconstrução revolucionária. Mas pelo menos teria sido uma decisão majoritária, bem debatida e, portanto, com mais convicção e legitimidade.
Desde a conclusão do Congresso, afastei-me gradualmente do cotidiano do trabalho partidário. Meu problema principal não eram as siglas e os nomes em si, mas a leitura diferenciada que gerariam. Além dessas consequências, causou-me desconforto a escolha de uma sigla histórica - em que pontificaram revolucionários como Mário Alves, Apolônio de Carvalho e Jacob Gorender - cujo espólio político é até hoje reivindicado por camaradas da minha geração. É o mesmo constrangimento que geraria o fato de uma nova organização declarar-se ALN, MR-8, VPR ou outra sigla histórica do movimento comunista brasileiro!
O meu desânimo tem a ver com mais uma derrota de uma convicção que tenho desde muito antes de assumir a Secretaria Geral do PCB, que exerci entre 2005 e 2016. Eu diria que, desde o racha com os liquidacionistas, em 1992, estou convencido de que, no caso do nosso país, por conta da hegemonia reformista e de uma diáspora no movimento comunista, sobretudo entre organizações marxistas-leninistas de fato, portanto com vocação revolucionária, dificilmente uma única delas será capaz de dirigir e levar a efeito a Revolução Socialista, a menos que seja aquela que venha a se tornar o estuário de um processo franco e respeitoso de debates e de unidade de ação, através de uma frente revolucionária, sem qualquer tipo de “patriotismo partidário”.
O curioso é que a opção pela denominação PCBR, que me surpreendeu quando apresentada, contrariou frontalmente uma decisão do próprio Congresso, aprovada consensualmente mais cedo, na manhã do mesmo sábado. Refiro-me ao parágrafo 11 das resoluções sobre Organização, cuja argumentação era exatamente para defender a denominação PCB-RR, proposta pelas Teses, como se vê abaixo:
“Isso significa reconhecer, portanto, sem qualquer autoproclamação sectária, que estamos longe de ser o partido revolucionário de vanguarda do proletariado que desejamos construir em nosso país. Apenas assim poderemos conduzir nosso trabalho de organização e educação revolucionária das massas trabalhadoras na direção da criação de uma ferramenta organizativa que, armada teoricamente com a teoria marxista-leninista, esteja à altura das colossais potencialidades e missões históricas do proletariado brasileiro”.
Mas esse não foi o único motivo da perda gradual de minhas expectativas em relação ao futuro do PCBR. Nas muitas polêmicas de que participei no seu CC, reiterei algumas preocupações que já manifestara em minhas duas Tribunas ao chamado XVII Congresso Extraordinário do PCB e, mais recentemente, vinha concentrando minhas críticas em algumas posturas do CC e da CPN que, no meu entendimento, podem sinalizar um provável giro reformista na sua linha política e um preocupante desrespeito aos princípios que regem a organização de um Partido Comunista.
Um desses sintomas foi o exagero na valorização das recentes eleições municipais do ano passado, numa conjuntura em que era óbvio que elas seriam as mais inexpressivas, despolitizadas e menos importantes dos últimos tempos, do ponto de vista da luta de classes. O entusiasmo do PCBR e a superestimação da sua força política foram de tal ordem, a ponto de exatamente o número de lançamento do seu jornal mensal O FUTURO (título que sinaliza o futuro socialista!), publicado alguns meses antes das eleições, ao invés de privilegiar na capa a notícia sobre o surgimento do partido e a apresentação de seus princípios e objetivos revolucionários, dedicou toda a sua primeira página às eleições, com a manchete “O que esperam os comunistas desta eleição?”, que certamente alguns leitores identificados com o partido devem ter imaginado o resumo da resposta que viria no editorial: quase nada!
No entanto, três das oito páginas desta primeira edição do jornal foram dedicadas àquelas eleições, incluindo a publicação na íntegra da chamada “Plataforma Municipal do PCBR”, que incluía propostas que só poderão ser conquistadas através de revolução. Apesar de até hoje não conhecer a lista completa de nossos apoios no primeiro turno, nem seus resultados na eleição e nas relações políticas construídas, percebo que foram apoiados muitas dezenas de candidatos, muitos deles provavelmente por critérios mais pragmáticos que políticos, até porque uma semana após o CC decidir que o partido só poderia apoiar candidatos de 4 partidos (PSOL, PCB, PSTU e UP), esse número cresceu para 8, com a inclusão absurda, em relação às resoluções congressuais, de PT, PCdoB, PSB e PDT, por decisão da CPN, homologada após o prazo de 24 horas que concedeu aos demais membros do CC para opinarem a respeito, durante o qual reinou um silêncio profundo! No meu caso, só percebi a inclusão alguns dias depois.
Mas o que mais contribuiu para a decisão pessoal que aqui anuncio foi a naturalização de um centralismo seletivo, portanto antidemocrático, em que intocáveis militantes influenciadores têm total liberdade para expressar publicamente suas opiniões contrárias às posições coletivas. Essa foi a mais dura e inglória das lutas que travei e perdi em minha militância, diante do silêncio da maioria esmagadora dos membros do CC, incluindo seus principais dirigentes!
O argumento principal dos que defendem em tese a liberdade de divergência pública em um partido centralizado é uma falácia. Usam citações de Lenin para manipulá-las! Nos tempos de Lenin, a imprensa partidária era basicamente o jornal impresso. As polêmicas entre camaradas eram conhecidas apenas por quem os recebia em mãos, um público alvo restrito, basicamente de militantes, recrutandos e aqueles que o recebiam como abordagem para futura aproximação. Não havia sequer a possibilidade de sua reprodução através de cópias. Era o tempo da tipografia artesanal; hoje, o da inteligência artificial, em que o alcance público de cada militante é infinitamente diferenciado, inclusive em relação à sua adaptação às redes sociais e ao mundo digital em geral, uma vantagem para as novas gerações.
Constrange-me, na altura dos meus 60 anos de militância comunista - sem nunca deixar de expor minhas opiniões, sempre respeitando (muitas vezes a contragosto!) o princípio do centralismo democrático e exigindo de terceiros o seu cumprimento - continuar membro de um partido cuja direção concede, na prática, licença a alguns de seus membros, sobretudo ao mais famoso e influente, o camarada Jones Manoel, para divergir publicamente das posições coletivas.
O mais grave e contraditório é que o fator principal da cisão do PCB, em meados de 2023 - que deu origem ao Movimento Nacional em Defesa do PCB (PCB-RR) e depois ao PCBR - foi exatamente a crítica ferrenha um de parte importante do partido ao descumprimento do centralismo democrático pelos seus Secretários Geral e de Relações Internacionais, que traíram as resoluções do XVI Congresso (novembro de 2021) sobre o avanço do capitalismo na China e a era das disputas interimperialistas, conclusões que levaram à decisão, descumprida por ambos, de localizar o partido no campo revolucionário do MCI (Movimento Comunista Internacional).
A denúncia a esses dois dirigentes teve grande repercussão quando foi descoberto que, à revelia e sem conhecimento do partido e do próprio CC, eles participaram presencialmente, durante meses, em eventos em vários países, organizados por uma articulação internacional oportunista chamada PMAI.
Portanto, é bom lembrar: o Congresso que fundou o PCBR foi produto da luta em defesa do centralismo democrático! Centenas de militantes fomos expurgados do PCB, pelo seu núcleo duro, sem direito de defesa, por criticarmos os dois importantes dirigentes que desrespeitaram decisões congressuais e por tentarmos evitar a cisão, reivindicando a suspensão dos processos disciplinares, a abertura de uma Tribuna de Debates interna e a convocação do XVII Congresso (Extraordinário) do PCB, para arbitrar democraticamente as divergências.
Nos debates na direção do PCBR, reiterei várias críticas em relação a declarações e atitudes públicas de Jones Manoel, mas deixei claro que “a crítica principal deve ser feita à direção nacional do partido”, principalmente aos membros da CPN, que operam o partido entre uma e outra reunião do CC, por omissão, pusilanimidade e oportunismo político diante do enorme prestígio público desse camarada, mercê de seu inegável talento, o que fez com que ele se sentisse naturalmente cada vez mais à vontade para escancarar e escalar publicamente suas divergências com o partido. Creio que uma das razões dessa conciliação é a ansiedade pequeno-burguesa de privilegiar a quantidade de recrutamentos, em sua maioria atraídos pelo prestígio de influenciadores, em detrimento da qualidade política e da presença ativa do partido no ambiente proletário.
A direção nacional do PCBR faz vistas grossas a várias resoluções do Congresso que o fundou, entre as quais destaco os seguintes parágrafos do capítulo sobre Organização:
“O centralismo democrático é o princípio basilar de organização de um partido comunista, marxista-leninista, para construir a revolução socialista… O indivíduo se subordina ao grupo, a minoria se subordina à maioria, os órgãos inferiores se subordinam aos órgãos superiores, todos os órgãos se subordinam ao Comitê Central, e o Comitê Central se subordina ao Congresso”.
“Aos militantes que já têm destaque político individual dentro das redes sociais, esses devem ter seus conteúdos submetidos ao Partido, de modo a intensificar e centralizar nossas ações. Além disso, deve-se centralizar e sistematizar os acúmulos já existentes de ocupação do espaço virtual para o fomento de novos comunicadores e propagandistas virtuais orgânicos do Partido… Por outro lado, é preciso confrontar as tendências espontâneas à displicência, à arrogância e ao individualismo que surgem nesses meios: a militância comunista precisa combater a inconsequência e o liberalismo recorrentes no uso de tais formas de comunicação de massas”.
Focado no crescimento do número de seus seguidores no Youtube e provavelmente também nos projetos eleitorais várias vezes anunciados em seus vídeos, Jones resolve radicalizar sua liberdade de expor opiniões contrárias às do PCBR. Por decisão pessoal, sem consulta prévia ao partido, no final do ano passado ele anuncia a criação de um outro canal seu no Youtube (Manhã Brasil) e a contratação de um jornalista profissional para abrir os programas e conduzir as entrevistas. Sua escolha recaiu sobre Mauro Lopes, um experiente e habilidoso jornalista de esquerda, sem vínculo partidário. Antes do primeiro programa, Jones fez um vídeo no Youtube deixando claro que seu novo canal não teria orientação comunista, mas sim de “esquerda”.
Em grave desrespeito público ao PCBR, o primeiro programa do Manhã Brasil, em 13 de janeiro deste ano, significativamente teve como entrevistado especial um qualificado quadro do CC do PCdoB, Elias Jabour, a meu ver o mais competente defensor do caráter “antiimperialista” do chamado “socialismo de mercado” chinês e dos BRICS, posições radicalmente opostas às do PCBR. O próprio jornalista, ao apresentar o entrevistado, deixou claro que a decisão do convite tinha sido do Jones, que inclusive apareceu em meio ao programa para deixar isso claro, saudando-o e informando que provavelmente irá à China em breve, sem fazer qualquer contraponto às opiniões expostas pelo entrevistado, até porque coincide com elas, de forma hábil e inteligente, em suas próprias “lives” no Youtube, aproximando-se cada vez mais das posições do PCdoB nas questões internacionais e, o que é mais surpreendente, até mesmo dos dirigentes do PCB que levaram à cisão que resultou no surgimento do PCBR!
Em resumo, o novo canal Manhã Brasil já começou com um recado humilhante ao PCBR, para deixar claro quem manda em sua programação e que campo político seu criador e diretor quer protagonizar. Para se ter ideia, reproduzo algumas resoluções do Congresso fundador do PCBR sobre o imperialismo contemporâneo e a China.
“É um grave erro acreditar que apenas o bloco da OTAN deva ser caracterizado como imperialista (resultado de uma errônea compreensão do imperialismo como um fenômeno puramente político-militar, ignorando sua dimensão econômica à escala planetária) e desconsiderar as grandes mudanças que se deram na correlação de forças econômicas e militares mundiais, com a intensificação das contradições ao longo da cadeia imperialista, a desagregação da influência estadunidense, vertiginoso avanço do capitalismo na China e o papel econômico-militar que a burguesia russa tem cumprido regionalmente”.
“Diante da possibilidade de uma futura guerra mundial interimperialista, o Partido não pode vacilar: erguemos a bandeira da transformação da guerra capitalista entre os povos em guerra civil revolucionária do proletariado de cada país contra sua própria burguesia, no rumo de uma revolução proletária internacional que possa, enterrando o modo de produção capitalista em seu estágio imperialista, realizar um mundo de paz e solidariedade entre os trabalhadores e as trabalhadoras de todo o mundo”.
“É nesse sentido que, apesar do caráter incompleto da restauração capitalista no país e da coexistência desse modo de produção com formas produtivas públicas e estatais, a China hoje ocupa indubitavelmente um lugar destacado na cadeia imperialista global, em disputa contra o bloco EUA–UE, que passou a ser hegemônico no final do século XX e começo do XXI. Se mesmo antes dos anos 70 a República Popular da China deixava muito a desejar em termos de seu internacionalismo proletário, hoje seus interesses estatais internacionais são os da burguesia chinesa, de disputa contra as demais potências imperialistas por matérias-primas, força de trabalho e investimentos em outros países”.
Na semana passada, o camarada Jones naturalizou de vez a licença tácita que recebeu da direção de seu partido para divergir publicamente. Em uma edição do seu canal Manhã Brasil, o mesmo dirigente nacional do PCdoB que o inaugurou foi novamente o seu principal protagonista, reiterando à vontade as posições do seu partido, durante uma hora, ao passo que o primeiro dirigente nacional do PCBR entrevistado no canal, no mês passado, teve exatos 14 minutos para apresentar uma edição do jornal O Futuro e discorrer sobre as principais atividades políticas do partido.
O mais grave é que, apesar de tudo, o nosso principal influenciador continua cada vez mais percebido publicamente como “o porta voz oficial do PCBR”, um constrangimento político que influenciou fortemente a decisão que anuncio nesta carta.
A escolha dos entrevistados desse canal deixa claro o objetivo de formação de um campo político à esquerda dos setores majoritários do PSOL e até do PT, o que não deixa de ser positivo como um contraponto crítico à submissão do governo Lula aos interesses da burguesia e por contribuir para algumas lutas populares por reivindicações importantes, embora esse campo aposte mais em conselhos a Lula do que em agitar e organizar a mobilização das massas.
Entretanto, prevalecem nesse campo ilusões de superar (na verdade mitigar) as injustiças sociais e a exploração do trabalho pelo capital através dos meios institucionais da democracia burguesa, propondo reformas progressistas no sistema capitalista e semeando ilusões sobre a possibilidade de um mundo multipolar que leve à paz entre os povos, a despeito da evidente radicalização das contradições interimperialistas e dos focos de guerras em várias regiões do planeta.
Apesar de não assistir toda a programação desse novo canal, creio que por lá já passaram muitas dezenas de entrevistados, sempre apresentados como de esquerda, em sua maioria progressistas e reformistas, numa interação em que todos ganham, em prestígio e seguidores, tanto os que dirigem o programa como os convidados, sobretudo os que têm mais prestígio social. A julgar pela política eleitoral de 2024 e as recentes aproximações com correntes do PSOL e até personalidades do PT que questionam o lulismo acrítico dos setores majoritários desses partidos, resta saber se tem apenas natureza conciliatória o silêncio da direção nacional do PCBR em relação a estes evidentes esforços para a formação de uma frente de esquerda, em detrimento da frente anticapitalista e antiimperialista revolucionária anunciada por seu Congresso.
Além do seu novo canal no Youtube (Manhã Brasil), Jones criou recentemente um jornal digital semanal próprio (Boletim de Notícias Jones Manoel) com seus artigos e editoriais, venda de livros de sua autoria e captação própria de doações financeiras. Como canal pessoal e independente, o Boletim não divulga o jornal oficial do seu partido (O Futuro) nem o importante catálogo da LavraPalavra, editora criada e administrada por um dos mais importantes quadros do PCBR, cujo principal êxito editorial é exatamente o livro “O centralismo democrático de Lenin: a luta pela organização revolucionária”!
Concluo esta carta lamentando minha falta de estímulo e confiança para seguir lutando no PCBR em defesa dos meus princípios, mas consciente de que foi uma decisão pessoal acertada que pode suscitar reflexões e debates. Dentro dos meus limites, continuarei solidário a iniciativas que coincidam com minhas convicções políticas e ideológicas e favoreçam o debate de ideias e a unidade de ação do campo revolucionário do movimento comunista nacional e internacional.
Como sempre, a prática será o critério da verdade!
Guapimirim (RJ), 11.03.2025
Ivan Pinheiro
>>5502>Cara, tu é retardado [mostra um link de um casos de setores basicos sendo estatizados]realmente lacrou ai ein, mexico, frança e venezuela afinal fizeram o mesmo, aparentemente são dirigismo ou socialismo de mercado agora, pois são praticamente a mesma coisa(não riam).
agora mostra eles estatizando e expropriando monopólios de moradia por que o investimento precário ia criar uma ressecção ou restringir educação privada, vai la, mostra o dirigismo ai ja que ta perguntando pra IA.
> "ain quando a população é grande não funciona, só quando é pequena" 🤣 tirou essa "teoria econômica" do cu ? junto com o resto da merda que escreveu ? Simples fato que para enriquecer um pais de população baixa com grandes vendas de recurso ou serviçõs especifico por cabeça mais politicas como os paises nordicos, as monarquias do golfo ou micro estados como honk kong e Singapura são facilmente bancaveis comparados a governos que tem a populacão conjunta deles no seu territorio, Japão tem 124 milhoes na mesma qualidade comparativa destes que eles que no total dão 98 milhoes, e requer mas vendas e serviçõs que todos eles juntos, mais né, escala não existe, todo pais é o mesmo pra rapaz igual voçe.
> O Vietnã faz isso, e nada muda na prática. Dirigismo não é privatização de indústria de base, muito menos de recursos naturais. só o fato que todos os governos de dirigismo nunca rebatem ou se inserem contra o mercado quando precisa e acabam ruindo ao rentismo e financialismo e os que ficaram são raridades como singapura, mas estes modelos de mercado ai fazem isso mostrando utilitarismo no mercado e não atitude de subordinação igual o dirigismo mostra, afinal todo o desinvolvimento chines teve diretamente intervenção estatal, que no fim todos estão submissos a o estado, e não são em nem um nivel contra o funcionalismo publico, diferente de voce liberaloide.
>aim os dadosgozado que a maioria dos paises nordicos superam ou se igualam o brasil nessas taxas que voçe postou mas pela tua estupida acima era pra estar do mesmo jeito seguindo o sistema deles, ha.
mas no fim é pagamento de funcionário publico divida publica, um literalmente hamburger de vento que é pago com dinheiro nacional, só e problema se voçe acredita que a economia de um estado é a mesma de uma casa, deixa eu adivinhar, tu acredita.
a unica questão que importa é que setores públicos como generais e juízes ganham despropositalmente mais do que outras e tem que ser achatado por questão de criação de desigualdade.
> Tu é um lambe cu da burguesia estatalsim, medico e professor são a verdadeira burguesia disse marx.
>e não um socialistadiferente de voçe que equipara dirigismo, uma política capitalista de desenvolvimento meramente pragmatica com o Socialismo chines e vietnamita e repete varias vezes que são a mesma coisa, ou seja acredita que capitalismo é socialismo, ou a sua tiradinha com paises socialistas não mercantilizados "que não quebraram (por que a USSR e o bloco do leste não tiveram sabote politico, eles "quebraram")", ou sua defesa felatiosa ao empreedendorismo privado e passe de pano a austeridade na defesa de cortes economicos contra o funcionalismo publico ou medidas de bem estar social em merda que nao vai dar bilhao pra infraestrutura, mas pra plano safra virar em investimento financeiro.
pare de se fazer de socialista ou querer dar uma de ensinar quem é ou nao socialista enquanto faz fala essas bostas liberaloide imundo.
>>5503A carta do Ivan Pinheiro me parece totalmente correta, só discordei um pouco da análise da China, e até pela minha experiência no PCBR e PCB-RR conseguiria exemplificar coisas que vi e presenciei sobre as suas críticas.
Já afirmei várias vezes nessa imageboard que já militei no PCBR e sai desse partido a não muitos meses. Uma das coisas que me obrigaram a sair do PCBR, a gota d'água, foi quando eu descobri que o congresso aprovou a legalização do partido, que é, para mim, uma profunda contradição um partido se afirmar revolucionário e decidi se tornar um partido legalizado. O PCBR só aprovou essa via, a legalização, para poder por em prática o projeto eleitoral de alguns dirigentes, principalmente o Jones. Alguns posts atrás¹ eu especulei que o canal do Jones estava se tornando o meio de comunicação do PCBR na internet, mas alertei os perigos desse caminho do Jones usar seu prestígio para defender o que bem quiser, essa carta do Ivan escancara as minhas piores especulações.
Espero profundamente que essa carta seja um marco para o PCBR ajeitar seu caminho para de fato ser revolucionário. No partido que milito, o POR, pelo menos somos sinceros em afirmar que ainda somos um partido embrionário, dado a nossa minuscula inserção nas massas proletárias. A prática é o critério da verdade e a prática do PCBR diz muito sobre o que ele está se tornando. Sei que nesse fio tem um simpatizante do PCBR, peço de forma educada que avalie de forma materialista a prática do PCBR, localmente e nacionalmente, e compare com a de outros partidos. Apenas conhecendo a prática de outros partidos que você pode garantir que está no partido certo, isso é não ser sectário e é uma postura bem sincera e franca consigo e com a sua própria organização.
¹
>>4889>caudilho digital>O que este termo significa?
<[…] O Jones me parece realmente e seriamente se promover como um político eleitoral, não só por já ter tentado em 2022 para governador em meu estado, mas pelo esforço da legalização do PCBR para esse ano. Isso influencia em seus estudos nacionalistas, como os debates sobre patentes, complexo bioindustrial da saúde, e de como gerir de forma eficiente o banco central, que sinceramente destoam do programa histórico do marxismo, são estudos que fazem sentido quando se é um parlamentar que quer promover uma intervenção eficiente na maluca economia burguesa. Tanto que quem mais promovia esses debates foram antigos nacionalistas do PDT tais como o Darcy Ribeiro ou o Brizola.
<Vendo o racha do PCB com os olhos de hoje as razões para o racha foram bem menos os deslizes do PCB em sua linha política fora e dentro do Brasil e mais os atritos entre os academicistas e o grupo que via o Jones e outros teóricos que hoje estão no PCBR como um farol dentro do PCB, eles queriam mais poder dentro do organismo partidário e esse poder foi negado pelos acadêmicos, o atrito do PCB na PMAI só foi uma faísca. O PCBR para o plano de poder do Jones é a materialização de uma liberdade muito superior ao que se tinha no PCB, se o PCB parecia pequeno perto da influencia do Jones o PCBR já nasce com a cara dele.
<Só o tempo dirá se ele é ou não um caudilho digital. Só o tempo dirá se a história vai reservar um alto cargo de poder para ele no estado burguês ou não.Mais abaixo apontei sobre a necessidade de que isso não se perca no meio do caminho, ou seja, vire só mais um produtor de conteúdo que apenas analisa o mundo se abstendo de intervir nele, contrariando a famosa tese onze de Marx em "Ideologia Alemã"
<Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo.
>Mas é necessário fazer e pensar a crítica para que isso não se perca no meio do caminho._____
Eu reforço aqui abaixo a importância política e simbólica dessa carta. O Ivan Pinheiro foi usado pelos que geriram o racha para legitimar um pouco mais a razão do racha, essa carta apenas é o próprio Ivan atentando isso. Disputem no interior do PCBR que o programa aprovado no XVII congresso sejam de fato cumpridas e que o Jones passe por uma profunda autocrítica de seus claros desvios. O que o Jones faz nesse momento tem nome e se chama oportunismo, se vende de revolucionário marxista mas divulga um programa totalmente reformista e eleitoreiro.
>>5506oi sou o anão acima que esta no processo de entrar no PCBR.
olha vou dizer, o Ivan esta quase totalmente correto, igual voçe tenho desavenças com a visão contra a china, principalmente nas partes que o Jones esta quebrando com o Centralismo democrático e está efetivamente fazendo politica fora da linha partidaria, eu acho o manha brasil uma boa proposta politica mas o fato de fato não esta focado em nada a não ser criar consenso contra a hegemonia petista, mas como foco ao PCBR pouco é feito, trazer militantes do mesmo ou materias do mesmo ajudaria a expor o partido no sistema, o que não é feito, o mesmo pode ser visto nos videos recentes dele onde muita pouca historia ou teoria é dita, só um video sobre o protesto contra o 6x1 e um video sobre o Luiz carlos prestes mas o que me mais pega e isso.
>Creio que uma das razões dessa conciliação é a ansiedade pequeno-burguesa de privilegiar a quantidade de recrutamentos, em sua maioria atraídos pelo prestígio de influenciadores, em detrimento da qualidade política e da presença ativa do partido no ambiente proletário. entendo que ele quer que o partido cresça e tenha um dia seja hegemonia então ta fazendo o maximo para populariza-lo mas sem intenso treinamento politico e educação da propria militância pelo partido nos podemos chamar de vanguarda de algo ?, tipo, só digitando este post vejo como sou Razo e mal educado para debates profundos sobre o tema e mostra meu despreparo, se mais "eus" entram no partido e nunca melhoram junto com politicas que podem ser descarrilhadas ao revisionismo o partido so vai ser liquidado igual o PCB.
honestamente, isso é broxante, mas fazer oque, é parte do partidarismo, vou ter que expor isso quando virar militante, só dou a esperança que, pelo fato do PCBR ser novo esses vicios possam ser superados.
*Oração à Jones Manoel, protetor dos jovens revolucionários*
Jones Manoel, que estás em nossos corações,
Santificado seja o teu nome.
Venha a nós o teu pensamento crítico,
Seja feita a tua análise,
Assim no YouTube como nos livros.
O pão nosso da consciência de classe nos dai hoje,
Perdoai as nossas contradições,
Assim como nós perdoamos os reformistas que nos confundem.
E não nos deixeis cair no reformismo,
Mas livrai-nos da alienação,
Pois teu é o debate, a luta e a revolução,
Para sempre.
Amém.
>>5511Tem gente falando que é falseflag, que o "Partido Comunista do Brasil" na verdade é o PCdoB, que a sigla PCB pertence ao "Partido Comunista Brasileiro" etc. Que a foice e o martelo na carta estava "feio" e de "baixa qualidade".
Mas na realidade, tudo isso encaixa com o partido ilegal maoísta que existe no Brasil, o P.C.B. Se foi um falseflag, o culpado estava bastante bem informado, o que convenhamos, é improvável.
>>5511É uma organização Maoista isso, não sei quem tava no fio de novembro, perto das eleições, teve uma explosão da mesma maneira em Londrina
https://www.folhadelondrina.com.br/politica/eleicao-nao-bomba-com-carta-explode-em-feira-de-londrina-3266272e.html?_=ampEu mesmo postei, zoando perguntando quem daqui que era, mas falando sério, alguem tem algum conhecimento acerca dessa org e essa… Maneira… De propaganda que ela escolheram?
>>5519Se alguém tiver esse conhecimento não vai responder, né compatriota. Nunca responda uma pergunta dessas, é assim que os X9 fisgam gente.
>>5513>>5519>>5521https://www.google.com/amp/s/revistaforum.com.br/politica/2025/3/12/bomba-em-sp-entenda-os-pontos-que-sugerem-armao-no-atentado-175564.htmlO que me deixa besta é a ignorância dos jornalistas da Revista Fórum com essa conversa de "false flag." Ninguém tem obrigação de conhecer cada grupo maoísta do Brasil, mas deviam ter sido mais rigorosos na pesquisa ao invés de citarem "as redes", "os internautas" e fontes do tipo.
>>5515>>5520Tem os partidos que se organizam em um modelo de tendências e o que a história do PT e do Psol mostra é que estes acabam com uma hegemonia das tendências mais à direita sobre as demais.
>>5522Po sim, mas eu não tava falando os interiores do partido kkkkkk, eu tava falando de Maneira mais geral msm, nada que não seria conhecimento mais público.
Com certeza alguém aqui vai ser 10x mais informativo que qualquer uma das revistas, como você apontou corretamente, essa foi a razão msm.
>>5510KKKKKKKKKKK
>>5521eu acho que o médio abinzeiro não sabe o que é maoismo, esse símbolo, guerra popular, revolução democrática e enfim.
talvez eu esteja subestimando, quem sabe, mas não vejo motivo pra fazerem um falseflag tão específico pra uma organização maoista que ninguém conhece ou liga.
>>5525pls o outro é uma caquinha e sua imagem é ouro
>>5513Eu penso exatamente o mesmo. Mas é uma pena o partido maoísta fazer essas coisas. Colocar uma bomba num terminal de ônibus onde só tem trabalhador? O que se quer com isso?
Esse tipo de "militância performática" só atrapalha no fim das contas. Não acho que não deveríamos fazer isso por princípio, mas acho que foi mal feito e nesse momento a população na média está muito reacionária para receber bem esse tipo de ação. Só meus 2 centavos.
Trotskista
>>5514Eu sou uma pessoa suspeita para falar, mas penso que ainda é uma organização bem atual. Revoluções inevitavelmente acontecem, mas sob a liderança de um partido leninista o melhor das revoluções pode ser explorado, como a história já comprovou.
E como o anão abaixo disse não há outra forma organizativa a altura.
>>5517Uma coisa é fato e eu preciso admitir. Essa ação bem ou mal gerou um engajamento estrondoso. Dificilmente qualquer atividade maoísta geraria tanta mídia, e pelo fato de ser um partido muito bem escondido fica mais difícil apontar o culpado abstrato e mais ainda os indivíduos culpados. Se essa mídia vai se traduzir em mais militantes ou aprovação deles pelo povo é outra história. O partido que milito passou por algo parecido na pandemia por uma frase nossa "em defesa da revolução e ditadura proletárias" que gerou uma histeria na direita kkkk.
Trotskista
>>5519Eu conheço vários maoístas em Pernambuco organizados no Mangue Vermelho (MV) e Movimento Ventania do IFPE. Claramente existe uma simbiose de vários movimentos maoístas entre eles que só que está dentro saberia explicar como isso funciona. Dentro do MV tem jornalistas locais do A Nova Democracia, na minha universidade tem um maoísta de um movimento com sigla de 5 letras kkkk¹, tem uma aproximação fortíssima com a LCP, além do próprio MEPR que já comprei um jornal "Estudantes do Povo" uma vez. E em outros estados tem outros nomes, como carcará.
¹acho que é a FPLPB, não sei
Trotskista
>>5522Não vejo contradição das tendências com o leninismo, até pouco antes da revolução os bolcheviques eram uma tendencia no partido social democrata russo. Provavelmente se Lênin vivesse um pouco mais teríamos visto o partido único abrir a democracia interna por meio de frações e tendencias em seu seio, respeitando sempre o centralismo democrático entre as tendencias e frações.
>>5523O que expus acima é o máximo que sei e que eu poderia divulgar por aqui kkkk.
>>5527Nunca é bom subestimar o inimigo, por mais que ele se esforce para parecer inofensivo. A Abin herdou a experiência das torturas e de como espionar as organizações trabalhadoras da ditadura. É por isso que me espanta as organizações não terem um plano caso o Brasil vire uma ditadura, ou seja, uma política de codinomes, células independentes e autônomas - para reduzir o impacto de espiões -, de esconder fotos e nomes de militantes… Enfim. Só os maoístas que levam isso mais a sério, e o POR kkk
>>5497Estou por fora de quem é quem, mas sei que o Zizek tristemente pisou no bola e parece estar com
Putin derangement syndrome, considerando-o pior que a própria OTAN.
Unique IPs: 244