Edição Ian Snows Edition "Anões, vcs viram este vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=cg5winGpx80) no qual Ian Snows explica metodicamente os princípios básicos do comunismo?"Edições Anteriores:
>>4624 >>4212 >>5544A razão porque o outro /brg/ foi criado e pelo fato do anão sandinista deixar muita gente puta, dai essa gente do /leftypol/ e do siberia vem brigadear a board latam, e aquela thread e um cancer.
Prefiro esse thread pois acho a grace uma fofuchinha e adoro o ian neves.
Falando em outras coisas, onde e que vocês estudam ou trabalham?
>>5585Ian Neves é feio, não consigo simpatizar com gente feia.
>ain, mas ele é muito bomFoda-se, já basta ter que ver gente feia na rua, não preciso ver no youtube também. Se ele tivesse alguma coisa que valesse a pena ser ouvida, já teria feito uma cirurgia plástica para consertar a cara.
>>5586Só reacionário se importa com muh estética
E pau no seu cu, facho eugenista de merda
>>5594E a mentira??? O fulano me solta uma merda dessas de que não gosta do Ian pq é """feio""""??? Esse tipo de gente fala que nem um facho eugenista
Não sei se você sabe, pequeno burguês de merda mas a maioria dos pobres não estão em padrões estéticos da mídia burguesa
>>5597Trigo pra mim é isso aqui
>>5598Pare de responder troll óbvio
>>5592obcecado
>>5597>newfag não sabe da grace>>5598vc é desagradável aos olhos e tem inveja de gente bonita. no comunismo/socialismo todo mundo vai ser bonito… menos vc, preguiçoso.
>>5593Tem todo o site gringo pra ficar com essa demencia pra lacrar com os weebs que é tolerado la, aqui não.
porra esse thread tá um lixo, cheio de retardado
>>5612Parece tudo o mesmo anão tambem, pois so um cara ta trazendo essa porra de QI e de "estetica e beleza"
Os camaradas do brasil do B talvez tinha razão que channer e tudo filho da puta que não deve ser confiado
>>5541Sim, anão, eu vi o video no qual Ian Snows explica metodicamente os princípios básicos do comunismo. Foi lá que eu peguei a minha base pra um guia
de leitura :^)
>>5554isso é muito massa
>>5586lenin antes do glow up não era lá essas coisas tbm mas o cara era massa, não sei se sou só eu mas acho que as pessoas tem barras muito altas pra beleza.
>>5612>>5613tinha que ter um botão de fuzilamento aqui
>>5587Eu acho os vídeos ensaio e de notícias dele muito bons, a equipe realmente se empenha na pesquisa e trás tudo de forma bem didática e completa. As vezes ele é meio reddit mesmo mas paciência, somos channers e ele tá fazendo o meta.
Sobre a soberana acho que eles tem umas iniciativas muito boas como o sameca por exemplo, só não sei o quão boa elas são, mas no geral, de longe, parece que tão indo bem, com seus erros, claro.
O resto praticamente é verdade.
>>paulistanoEsse é o crime mais imperdoável de todos
>>5603>padrão de beleza burguês<retardado acha q esse é o unico padrao>todo mundo deve ser feio>defender que as pessoas deveriam permanecer feias ao inves de melhorar elas é comunista e nao literalmente fascista e reacionariocoisa q a burguesia mais quer é ver o proletariado todo feio e pobre, exceto eles mesmos.
<enquanto na china o nivel e padrao de beleza, estetica e fashion sao extremamente altos pois a pobreza lá foi erradicada.vc é um retardado e invejoso amargo do caralho que acha q todo mundo tem q ser igualmente pobre, ao inves de todo mundo ser igualmente rico(como deveria ser no socialismo/comunismo)
>>5602ja parou pra pensar q vc esta defendo q todo mundo devia ser igualmente feio e pobre, ao inves do contrario(ninguem quer ser pobre ou feio), e progresso nessa questao vc considera fascista? vc é um reaça moralista de pobre, acha q é moralmente correto ser pobre ou feio, se mata retardado.
>>5613eu nem se quer falei de QI ou raça ou sei lá o que q um troll aqui estava falando, só estava falando de estética e fashion
>>5613vc sabe q o post
>>5612 estava referindo
vc e
>>5593 e etc como os "retardados da thread"? kk, interpretação de texto zero. uma piada isso.
>>5623foi mal, agora existem duas pessoas trollando invés de um kkkkkkkkk nunca vi alguem falar de ian neves ser feio.
>>5621o channer medio nunca vai ser aceito em qualquer espaco fora da sua bolha (e fora da internet), isso inclui muitos esquerdo/pol/s do leftypol, e ate um ganho lurkar no reddit de vez enquando no lugar de ver essa degeneração mental que so acontece em imageboard sempre
>>5626>dano cerebralja que você não apresenta argumentos, vou apresentar o meu.
ja parou pra pensar que (quase) toda discussão no leftypol eventualmente se desenvolve pra uma baixaria de xingamentos e ataques pessoais no lugar de qualquer refutação concreta, e ja parou pra pensar que e incrivelmente facil botar um soyjack e greentext no lugar.
Por mais autoritario e abusivo que seja o reddit por conta de powermods, e por mais quão merda seja o redditor, eu não vejo esse tipo de discussão chula no reddit, nem em subreddits de direita.
Obviamente e facil um mod te banir serialmente de varios subreddits por não seguir seu esquerdismo/liberalismo infantil, mas la se mantem uma civilidade e respeito a discussão.
No leftypol e em massiva escala no 4/pol/ o que você mais vê e ataques pessoais e (aqui talvez ou raramente, em outros chans, certeza) slurs, raramente ha anões bons ou esforçosos como o anão trosko ou o gato preto, e muitos outros, mas 50% das vezes, aqui e uma puta de uma selvageria, e esse e os ultimos threads foram um exemplo com anarcrianca puto com stalin e brigadagem feita por raiva do mesmo anão da qui, então existem diferencas entre o channer medio e o redditor e os dois poderiam se aprender de um ao outro, e sim, channers merecem toda má fama que ganharam nesses ultimos anos, o leftypol e so exceccão.
>>5633Sou comunista
Nazis eram marmitinha de banqueiro sionista
>>5643deve ser aquele NEET de 30 anos, só assim pra ter tanto tempo livre
o ancap do "che fuzilava gays" provavelmente é ele também. dá pra fazer um bingo já com as falas desse maluco
>>5648Então é só ignorar as postagens.
Enfim, alguém aqui está militando em algum partido? Queria saber um pouco como é a experiência.
>>5653unica militância q eu faria seria o design das vestimentas dos militantes, seria top os comunistas brasileiros terem algum estilo icônico e extremamente adornado
>>5654errado
>>5655Cirurgias plásticas cujo intuito é fazer com que não-brancos tenham traços brancos kkkkk
A beleza É branca, é essencial que os porta-voz da esquerda no Brasil sejam brancos puros, musculosos, jovens, altos e de QI alto, a aparência é tudo e foi assim que o nazismo se tornou tão popular, usando jovens arianos musculosos como propaganda
>>5656Deja de copar, pardinho da cara redonda, prognata, nariz achatado, cabelo ruim e olhos caídos
>>5655E você utilizar a foto do Che de exemplo só prova meu ponto, o Che, um criollo 100% espanhol racialmente assim como Fidel
Imagina se os revolucionários de Cuba fossem um bando de índio e pardola mortos de fome? Ninguém ligaria
>>5661Thomas Sankara era horroroso, assim como todo groide
Só teve um pouco de êxito porque todos no país dele eram looksequal
>>5659Tenho quase certeza que esse cara não é branco lol.
Esse pessoal obcecado com nazismo, loiras, Sul é Meus País, etc, é tudo pardo complexado. Branco mesmo gosta de asiáticas ou mulatas lol.
>>5672ou seja, ele é pardo com auto-ódio e gay. o que bate com o neet de 30 anos.
depois vocês me chamam de esquizofrênico por falar que são todos a mesma pessoa.
>>5587O foda do Ian Neves é ele ser na prática o porta voz digital do PCR. Isso é de um oportunismo enorme, pois o Ian se diz comunista e divulga todo o revisionismo da UP/PCR.
Também acho problemático uma organização leninista 100% digital. Recentemente eles tentaram fazer alguma atividade sindical, mas carregada com todo vício de não ter contato com as bases, apenas reproduzindo a linha dos sindicatos burocratizados, como aconteceu com o sindicato dos metroviários de SP. Ou quando eles apoiaram a greve dos trabalhadores da Pepsico, os abandonando imediatamente quando o movimento esfriou.
Esses movimentos de internet com frequência estão substituindo a disputa dos sindicatos. Como a "União das e dos Trabalhadores do Zaffari" o movimento é totalmente justo, mas comete vários deslizes, por estar unindo suas poucas forças contra a Zaffari e não contra a direção pelega do sindicato. Mesmo na nota de crítica ao acordo coletivo especial (ACE) fez críticas despolitizantes, como uma contribuição menor ao sindicato, em vez de incentivar a filiação ao sindicato e estar ativamente lutando para organizar uma chapa revolucionária para a próxima eleição do sindicato. Outro erro é essa união de trabalhadores ser de uma companhia específica, em vez de toda a categoria dos trabalhadores de serviço, digo isso pois o sindicato represente uma parcela bem maior de trabalhadores e além disso o sindicato tem mais recursos e forças para fazer uma intervenção melhor na Zaffari. Como de fato vem acontecendo, pela pressão revolucionária dos trabalhadores a direção pelega começou a emular que está fazendo algo.
Essa forma de atuação é bem típica dos anarquistas que criam e constroem sindicatos paralelos, a própria FOB vez outra comenta nessas publicações, e apesar de ser uma ação nobre criar novas organizações não criará força para uma intervenção realmente revolucionária. Se a "UTZ" não estiver se organizando para realmente eleger uma direção revolucionária no SINDEC, suas ações terão efeito apenas performático.
https://www.instagram.com/sindecpoa/https://www.instagram.com/trabalhadoresdozaffari/ >>5677kkkkkkkk
Pior que vez outra eu vejo o pessoal tirando onda com a sigla POR.
Uma vez num ato uma pessoa sem noção começou a falar que todo mundo do POR era PORpular, eu achei isso muito chato na hora e sem sentido, deveria ter sido mais duro com ele na hora.
>>5611Não ironicamente achei engraçado kkkk
>>5615O SAMECA é interessante. Acho que um dia vai incomodar as empresas de saúde.
>>5625Boa! Lhe desejo muitos aprendizados na militância!
>>5631Seu post me lembrou um pouco o livro dda sociedade do espetáculo. Alguns posts lembram o espetáculo que esse livro critica.
>>5643"colônia assentadora" é o nosso meme interno kkkk
>>5678Bom post. Isso é um problema do Soberana como organização, não do Neves pessoalmente (apesar de ter sido fundador, e ser o rosto do negócio). Eles não deveriam ter adotado o modelo leninista, em minha opinião. Teria sido mais interessante adotar um modelo não-sectarista de coletivo, sem linha política centralizada.
O servidor de Discord também foi uma ideia muito acertada que acabou não vingando por conta de muita inexperiência e negligência.
>>5678Irei discordar, o PCR e um dos poucos partidos que seguem uma linha não revisionista, e o ian neves não e porta voz do PCR pois ele gere a soberana, foi a UP que se aproximou a ele.
Talvez ele ter evitado do esfriamento da greve da pepsico seja porque isso seria ruim para a imagem dos sindicatos no brasil.
>>5687O experimento sovietico, chinês e albanês foram as unicas experiencias autenticas do socialismo, talvez existem certas fraquezas ou problemas mas esses paises eram na sua epocas os mais avancados do que muitos outros paises.
A maioria das pessoas que tem problema com a UP ou o PCR tem porque sentem raiva do stalin
>>5688Irônico, pois a UP denuncia Mao e reivindica Cuba.
Não vou fazer um argumento contra a linha albanesa porque eu não me importo muito com esses específicos. Meu ponto é que "revisionismo" é um insulto vazio, não uma crítica qualificada. Maoístas dirão que a teoria de Hoxha é revisionista, por exemplo.
>>5677Eu falo que ele ainda deixa alguma centelha de sanidade neste fio…
>>5678>os abandonando imediatamente quando o movimento esfriou. isso é foda, muito do que acaba acontecendo na internet, onde a soberana está inserida, acaba sucumbindo à lógica de "precisa-se fazer númros e vizualização, se não floppou". No final, quem acaba prejudicado é o movimento.
>>5679Esse trocadilho foi foda msm kkkkkkkkkk
>>5681>O SAMECA é interessante. Acho que um dia vai incomodar as empresas de saúde.O problema que eu tenho com o SAMECA é a questão que eles claramente estão trazendo uma questão de mlitância pra uma questão de saúde mental. Acho que já falaram de fazer do SAMECA uma frente de massas ou coisa do tipo, acho um tanto antiético. Mas feito de real como ajuda a quem não tem condições, é muito bom
>"colônia assentadora"toda semana isso KKKKKKKKKKKKK
>>5683>>5682>Militância em sindicato é menos pior porque é remuneradoEu entendo o pq é remunerado, mas quando é, sempre me passa impressão de peleguismo
>>5686>>5687>>5688Não é muito minha área, mas já vi um pessoal reclamando do fato da UP "ser muito hoxhaísta", mas não faço a menor ideia de como o leninista médio vê a Albania
>>5694Eu vi esse debate inteiro e foi bem desinteressante pra mim
>Não porque veja bem o axioma aristotélico clássico do algoritimo da matriz curva diagonalSó o cara com seus idealismos e vocabulário mais extenso (que no fundo não é tão diferente de um eng leo da vida) durante 4 horas e mais do Gustavo explicando as coisas e tals. Botei mais como barulho de fundo enquanto fazia outras coisas kkkkk
>>5683>>5690>Militância em sindicato é menos pior porque é remuneradoAcho que fui um pouco simplista nesse ponto, o que abriu margem para interpretações negativas.
Um diretor sindical ele recebe, porém o que ele recebe é o salário do seu emprego. No momento que ele é eleito como um diretor de um sindicato legalizado, ele tem o direito de receber o seu salário sem trabalhar para o seu contratante¹, seja o governo ou uma empresa privada. Não só isso, como ganha direito à estabilidade, para trabalhadores de empresas privadas. Isso eu acho totalmente justo, e nesse único sentido a militância sindical é remunerada.
Pelo sindicato receber uma quantidade razoável de recursos das contribuições dos filiados e ter certo pode para mobilizar seus filiados, os sindicatos acabam por ter um poder relevante de ação no mundo. As vezes usa seu poder de forma boa e outras de forma ruim. Um exemplo de militância remunerada são os sindicatos pagarem para as pessoas trabalharem em suas eleições, como mesários por exemplo. Ao meu ver quando passa desse ponto começa a entrar numa zona cinza de mau uso da verba do sindicato.
Um exemplo que acho bem injusto é que a FASUBRA paga mais de R$500 por dia aos diretores nacionais que vão em Brasília negociar com o governo ou fazer qualquer coisa, com tudo pago - hotel, comida, transporte… Enquanto isso as bases, que vão nesses mesmos eventos que estão os diretores da FASUBRA², muitas vezes tiram de seus bolsos alguns dos custos para se manter por lá, esse tipo de remuneração eu acho injustificável, um desvio legalizados do caixa do sindicato.
¹As vezes é feito um acordo de horas, onde 3 dias úteis o diretor trabalha no sindicato e 2 dias úteis para o contratante. Normalmente só os cargos mais importantes do sindicato justificam a dedicação exclusiva.
²FASUBRA é a federação nacional dos trabalhadores técnicos, administrativos e educativos das universidades.
>>5694>>5695Ainda não terminei de ver, mas vi a maioria. O Miorim é um pedante teórico, isso ficou tão óbvio que o Machado ganhou por sua incapacidade de falar o simples. O Miorim também é uma pessoa bem arrogante, achou que ia convencer o Machado a deixar de ser socialista logo nos primeiros minutos do debate.
>>5686>foi a UP que se aproximou a ele.Isso é o que o Ian diz. Mas o PCB e o PCBR tentaram contato com ele e não conseguiram resposta. Das poucas vezes que eu vi o Ian falando sobre militância, foi falando da militância da UP, o que demonstra a sua seletividade.
>Talvez ele ter evitado do esfriamento da greve da pepsico seja porque isso seria ruim para a imagem dos sindicatos no brasil.É necessário forjar um novo sindicalismo apontando todos os erros das atuais gestões. Essa é uma luta muito inglória pelo poder que ainda tem as direções pelegas. Para um trabalhador da Pepsico que num momento viu todo mundo se solidarizarem com eles e num segundo momento os abandonarem, a única coisa que ele pode pensar é que foram abandonados ou usados de massa de manobra para promover uma pauta. Uma luta séria de convencimento das massas passa necessariamente por uma atuação permanente em uma base. A SOBERANA não tem como objetivamente fazer isso, seus membros na enorme maioria se limitam a jovens membros das classes médias que não são "proletarizados", e como bem disse o anão anarquista mais abaixo, a luta séria e permanente numa categoria não gera cliques e engajamento.
>>5687>A UP é um partido do PCR, e até onde eu sei, a maior parte das lideranças da UP são membros do PCR.Isso é verdade. Num vídeo até famoso do Ian, ele defende essa organização revisionista que a UP/PCR segue de um partido de massas (UP) e outro partido de quadros (PCR). Não conheço paralelos nem no bolchevismo ou em outros partidos revolucionários esse tipo de organização. O sonho da UP é um dia ser o que hoje é o PT e o PSOL em tamanho. A linha atual da UP é a mesma do PT dos anos 80, em 30/40 anos se ainda vivermos sob o capitalismo no Brasil veremos uma UP tão degenerada quanto o PT de hoje.
>>5689>reivindica Cuba.E isso é recente na história do PCR, até o início dos anos 2000 eles achavam que Cuba não era uma transição ao socialismo.
>linha albanesaAcho um tento impreciso considerar que o PCR de hoje siga o Hoxha. Alguns militantes até consideram isso um insulto, por experiência própria.
>>5690>Acho que já falaram de fazer do SAMECA uma frente de massas ou coisa do tipo, acho um tanto antiéticoTambém acho. Acho muito difícil que a maioria dos psicólogos no SAMECA tenham grandes concordâncias com a linha da própria SOBERANA, pois a maioria desses psicólogos devem estar lá por conta das sessões melhor remuneradas do que a média do mercado.
>o leninista médio vê a AlbaniaEu conheço pouco a experiência da Albânia. Ela trouxe muitos avanços, porém teve um líder muito duvidoso que foi profundamente estalinista. O estalinismo trouxe fracassos em todas as experiências que geriu, pois todas elas em maior ou menor grau restauraram o capitalismo. Mesmos as experiências que buscaram destilar um estalinismo mais puro ou melhorado, como a China do Mao ou a Albânia do Hoxha. A própria União Soviética que teve como líder o próprio Stalin caiu pelas forças restauracionistas do estalinismo.
>>5691tem na medida que apoia a revolução
>>5692Pior que eu acho que sim. Antes do PT ser fundado normalmente falavam “prá que fundar um PT se já tem o PCB?”¹ pelo prestígio histórico do partidão e de figuras como o Prestes. Prestes era muito reconhecido pelas suas ações históricas, como a intentona comunista no governo do Getúlio, o tenentismo, os vários momentos que o PCB se tornou ilegal pela força da lei e sem contar com várias lutas do PCB pelos direitos que hoje temos. No Programa do POR² falamos um pouco sobre o "Prestismo" no PCB. No ponto V do programa intitulado "A classe operária é a classe revolucionária" a partir da página 73. Nesse ponto V nas teses 6 à 9 é feito a crítica ao Presto-estalinismo do PCB. O Programa do POR considera o Prestes um caudilho.
¹Edição N°944 do Jornal O Trabalho, corrente do PT. Em anexo.
² Também em anexo o programa do POR.
>>5509Não esqueci de te responder, apenas achei que deveria dedicar uma atenção melhor para responder o seu post, principalmente porque ele é bastante genuíno.
>mas o que me mais pega e isso.>Creio que uma das razões dessa conciliação é a ansiedade pequeno-burguesa de privilegiar a quantidade de recrutamentos, em sua maioria atraídos pelo prestígio de influenciadores, em detrimento da qualidade política e da presença ativa do partido no ambiente proletário. Você está correto. Eu vivi o racha e vi pessoalmente dentro do partido essa disputa no congresso entre algumas pessoas que priorizavam o PCBR enquanto partido de quadros e outros que viam o PCBR enquanto um partido de massas. Infelizmente as que defendiam o PCBR como um partido de quadros provavelmente estavam com receios de ver a sua panela de amigos do partido ser totalmente remodelada se fosse fácil para novatos se tornarem militantes. Uma formação política séria depende de que o programa do partido seja profundamente estudada e aplicada na realidade brasileira, e não é isso o que acontece no PCBR.
O livro do programa do partido deveria ser um estudo de assimilação obrigatória para todo novo militante. Para que eu pudesse militar no POR eu tive que ler, estudar e comentar com um militante do POR por um longo período o programa do partido. No PCBR eu acredito que o mesmo não ocorreu, foi até difícil para que eu conseguisse comprar o livro do programa do PCBR. No post
>>5699 eu compartilhei o programa do POR, vou compartilhar nesse post também o programa do PCBR. O programa é importante pois é o lastro teórico do partido, que independe das conjunturas locais, nacionais e mundiais. O próprio Ivan Pinheiro teve que recorrer ao programa para apontar os desvios práticos do PCBR. Leia o programa do PCBR e analise se faz sentido as posições do programa, ou as respostas programáticas.
Eu vi que no canal do PCBR tem vários vídeos explicando o programa do partido, não vi nenhum desses vídeos, mas parecem ser relevantes para entender o programa.
>vou ter que expor isso quando virar militanteIsso é fundamental. O partido só anda a partir das sínteses de sua prática e das críticas e autocríticas em seu interior às suas sínteses. Se o partido não permite o florescimento das críticas e autocríticas estará fadado ao mando e desmando de uma cúpula.
Um ponto do programa que o Jones parece quebrar toda vez que fala do banco central é o ponto 6 da sessão D do programa do PCBR. Esse ponto diz categoricamente "6. A supressão da dívida pública." Ora se o programa diz que o PCBR defende o fim do instrumento da dívida, porque o canal do Jones sempre defende ou divulga que é possível um uso melhor do instrumento da dívida quando defende uma política de juros menor ou quando divulga um corte do Elias Jabbour intitulado "China usa dívida pública para fazer economia crescer aceleradamente"¹, essa é mais um ponto que rasga frontalmente mais um tópico do programa. A função dos agitadores e propagandistas é fazer valer o programa da partido, agitar e instruir as massas a não criarem a menos grama de ilusão no Estado burguês e criar materialmente as condições de tomar o poder. Até nos menores detalhes o Jornal Massas é guiado na intenção de criar o caminho revolucionário quando é o único jornal, que eu conheço, que ativamente defende a criação de tribunais populares para julgar os criminosos por fora da justiça burguesa.
Finalizando, ler programas de partidos por mais difícil e cansativo que seja vale a pena. O manifesto do partido comunista é um sólido programa partidário, que mesmo tendo sido escrito em 1848 se mantém muito atual. É nesse sentido que um programa ganha solidez teórica. Leia o manifesto, leia o programa de transição da quarta internacional, leia o programa do POR e do PCBR, leia até o livro vermelho do Mao que apesar de não ser um programa de um partido acho que funcionariam bem como um, e só assim fica mais claro o caminho revolucionário.
Lhe desejo uma boa leitura e bons estudos.
¹
https://youtu.be/PdWKmEW3p_c >>5700Aquele bairro nunca muda pqp, todo ano tem uma passeata bolsonarista, desde que eu morava la
>>5699>Ian tem conexões profundas com o PCR e a UPeu não vou negar mas vou ser bem honesto, algum problema serio?? sobre o PCR nunca foi provado nada, e sobre a UP, na epoca das eleições de 2022 e 2024, o PCB ja estava morto e não existia legitimamente movimentos marxista-leninistas na politica brasileira, o PCB tava no controle do culto da sofia manzano que queria se associar ao petismo antes do racha, fora que o ian neves nunca gostava de trotskistas, então ele se fez mais em casa na UP
>Estalinismos trouxe fracassosO problema nunca foi e nunca sera a estrutura partidaria do leninismo nem o stalin que causou o dismantelamento do socialismo, dizer que o stalin e todas as experiencias socialistas falharam e um grande exagero, o que principalmete causou a queda da união sovietica foi o expurgo de leningrado em 1948 e antesequente a morte do camarada zhdanov, muitos lideres importantes da politica partidaria do partido comunista da união sovietica foram covardementes expurgados por traidores como o malenkov, khruschev e o beria, esses tres usaram da sua influencia para garantir que pessoas como o vozenesky e muitos outros associados com o zhdanov fossem executados, logo depois do expurgo, a politica do CPSU se degenerou massivamente pois uma lideranca genuinamente socialista morreu, e outra coisa que contribuiu ao colapso da união sovietica tambem foi o vigesimo congresso do partido, e em menos importancia, as subsequentes mortes de chernenko e andropov que pavimentaram a direita nojenta do gorbachov e yakovlev e suas ""reformas"" (leia se: restauração do capitalismo), subsequentemente com o colapso da URSS cai tambem todos os paises socialistas na europa pois cai a unica deterrencia para a otan e a união europeia.
Stalin ja era velho e tentou renunciar varias vezes, mas ele foi feito de fantoche mediante disputas autofagias no partido na epoca.
>>5704>fora que o ian neves nunca gostava de trotskistasO preconceito que alguns estalinistas tem contra os trotskistas é foda. O PCB certamente não é uma organização trotskista apesar de alguns estalinistas apontarem que o PCB os tolera em alguns casos, como o PCBR ter me permitido como militante trotskista por alguns meses.
>algum problema serio?Nenhum na realidade, só acho uma contradição o Ian apontar que outras organizações não buscaram contato com ele, sendo que fontes minhas apontaram que sim, o PCB e o PCB-RR tentaram contato com o Ian. É provavelmente por isso que o Jones nunca cogitou entrar na SOBERANA.
>Stalin ja era velho e tentou renunciar varias vezes, mas ele foi feito de fantoche mediante disputas autofagias no partido na epoca.Nunca ouvi falar nisso.
>o que principalmete causou a queda da união sovietica foi o expurgo de leningrado em 1948Pode ter contribuído para a queda da URSS, mas inegavelmente as mortes na guerra civil causaram mais estragos ao marxismo da URSS.
O maior problema na sua exposição é apontar que a restauração foi obra de esta ou aquela pessoa foram a causa da restauração, não percebendo que já no governo do Stalin germinava as raízes e forças concretas da restauração. O partido não pode ser fito de pessoas insubstituíveis, como apontou o Amílcar Cabral¹. Se para a revolução continuar dependia de esta ou aquela pessoa e não dos trabalhadores já é um claro indício da burocratização que existia na URSS. Se uma liderança depende de que este camarada o exerça se não tudo estraga, é porque a própria construção já estava estragada. Claro que certos camaradas vão surgir e vão nos parecer insubstituíveis, como o próprio Lênin, mas este, por exemplo, estava alicerçado na solidez do partido bolchevique, seus quadros e programa. Com a morte do Lênin e a liderança de Stalin a URSS estava sobre uma sólida rocha programática que foi sendo liquidada aos poucos pelo Stalin, e finalizada pelos pseudo-estalinistas do período final da URSS. Até o fim da URSS era praticamente proibido material do Trotsky e a URSS apenas teve um balanço crítico do Stalin, em nenhum momento se tornou anti-estalinista.
¹
https://traduagindo.com/2020/10/03/amilcar-cabral-os-insubstituiveis/ >>5711q nem escolher entre democratas ou republicanos nos EUA, o preço irá aumentar independente de qual lado o povo votou. democracia não funciona… e nem capitalismo (exceto para os capitalistas)
>Façam o LL de letargia no caso, deveria ter um partido aceleracionista no poder para destruir de vez o brasil (enquanto eu assisto o caos com pipoca)
>>5711Nenhuma ilusão no Estado e governo burgueses.
Vote Nulo!
>>5710Eu pensei o mesmo kkk.
>>5711o que você tem a dizer sobre as filas do osso e o brasil voltando pro mapa da fome durante a gestão do teu mito aí?
ninguém aqui é petista, odiamos o pt pelas razões certas. mete o pé com o seu inexistente saber econômico antes que a gente te fuzile igual você tanto fala
>>5693>>5673Esse cara não é só um troll, ele realmente tem algum problema mental. É normal aparecer uns trouxas aqui (ou em qualquer imageboard) postando merda durante uma semana e depois sumir, mas esse maluco já tá há mais de um ano, talvez até dois, postando besteira sem parar aqui.
Acho que o que inspira ele a continuar é que, mesmo alguns de nós repetindo que ele dá sinais óbvios que é a mesma pessoa, ele sempre ganha pelo menos uns 3 (you)s em todo post. Como agora. Mesmo assim, sua força de vontade e falta do que fazer é inspiradora.
>>5717Deu 420 e pouco na verdade
O Brasil está com Bolsonaro, o choro é livre
>>5718Isso ocorreu devido à pandemia que afetou a ECONOMIA GLOBAL, mas esquerdista desonesto não considera o fato que durante os dois primeiros anos da gestão do Bolsonaro a economia estava melhorando, porra a GPU que eu tenho eu comprei por 1000 contos e agr ta mais do dobro disso
Dólar chegando a quase 7 reais, e meio kg de café quase a 100, mas a culpa é do Bolsonaro né, comuna???
Quem é essa tal Grace-chan?
>>5506>uma profunda contradição um partido se afirmar revolucionário e decidi se tornar um partido legalizado.Uma coisa não exclui a outra. Houve partidos que agiram de modo ilícito mesmo estando legalizados, a começar pelos próprios bolcheviques.
>>5517>Qual seria o ponto de um ataque terrorista se você não identifica quem fez?Se livrar de um alvo, ora bolas. Não é o atual caso, porém.
>>5698Já fazendo jogo pra apoiar quem quer que suceda Bolsonaro.
>>5704>Stalin ja era velho e tentou renunciar varias vezes, mas ele foi feito de fantoche mediante disputas autofagias no partido na epoca.Preciso de fonte.
>>5739>a começar pelos próprios bolcheviques.Você de fato não está errado. Ser contra eleições por princípios é esquerdismo. Mas é necessário fazer uma análise sobre a disputa de eleição. O Jones claramente está se colocando e seus vídeos como um político capaz de regular o capitalismo brasileiro melhor que o Lula. É por pontos como esse que não ponho fé na legalização do PCBR.
Outra coisa sobre a legalização que é ruim, é o esforço para se legalizar. A energia que demanda a legalização é uma energia que não é usada para outras coisas, como a organização da classe. É o mesmo gasto irracional de energia que vi a UJC do PCB gastando em 2023 para conseguir votos para enviar delegados no CONUNE da UNE. Facilmente a UJC gastou uns 2 ou 3 mil para levantar míseros 700 votos na UFPE enviar uns 7 dos 30 delegados que a UFPE tem direito. Na época da UJC de Pernambuco já tinha mais de 16k de dívida de outros congressos internos e externos, e nem uma única impressora de 1000 reais o PCB tinha em 2023 para imprimir os panfletos.
É esse tipo de irracionalidade que me fez ter um desgosto no PCBR em Pernambuco. Soube que agora o PCBR em Recife tem uma sede, porém eu acredito fortemente que nem uma impressora eles tem para imprimir os panfletos, tendo que gastar de 2 a 4 vezes mais para imprimir numa gráfica.
>>5740Muito bom ele ter arregado kkk
>>5719Ele mostrou mostrou o pau? Tem foto????
E tem ctz q esse povo tdo é o msm???
>>5749>Ele mostrou mostrou o pau? Tem foto????NTA, mas sim. Uma vez até apareceu por aqui um muçulmano gay sedento por pica brasileira, e eu direcionei ele pro post em questão no /siberia/.
Existe também uma imagem que circula na chansfera que compila (principalmente) rostos de usuários não brancos do /pol/. O nosso schizo residente é um desses, segundo admissão do próprio.
>>5768Eu acredito que todo pais que se torna socialista precisa de uma revolução cultural, mas não igual na china, as massas na china não estavam educadas e organizadas entre si para seriamente descidir a cultura chinesa em todos os aspectos junto com o julgamento do que era burguês ou não, isso criou um clima de caça as bruxas que automultilou a china em muitos casos só por senso comum popular da epoca e não uma analise rigorosa que pra acabar com augo baseado em fatos.
se uma revolução cultural acontecer no brasil por exemplo tem que ser altamente organizada pra não acontecer estes exessos ou atacar o que não precisa ser atacada
>>5769Já posso listar alguns elementos a serem apagados.
>funk e outros estilos musicaisEstimula o uso de drogas, sexo sem proteção e ostentação, sertanejo universitário estimula infidelidade e a cultura latifundiária; o carnaval em parte também estimula essa ideologia e deve sofrer mudanças para ser verdadeiramente uma festa popular.
>igreja especialmente a evangélicaColaboradores do estado burguês, mesmo os ditos padres "vermelhos" não devem ser tolerados.
>culturas e dialetos provincianosEstimulam o preconceito e a desunião da nação.
>cultura de submissão.Títulos como dotô, vossa excelência e sinhô são alguns do exemplos dessa cultura de submissão que remonta desse dos engenhos.
>coronelismo>tudo de influência estadounidenseNão preciso nem explicar esses, podem ir adicionando na lista.
>>5770Olá chud
>>5774Nego aprende a falar 'ad hominem' em um dia e no outro sai repetindo pra lá e pra cá se achando o rei da lógica, parece o Kim Kataguiri contra o Jones Manoel, foda-se maluco vc é cabaço mesmo kkkkkkkk
>>5768Penso ser necessário. Acho que o único erro da Revolução Cultura da China foi não ter progredido para uma real Revolução Política que liquidasse as forças restauracionistas encabeçada pela burocracia chinesa. Talvez não houve correlação de forças para a linha que o Mao defendia perdurasse como a linha oficial do PCCh após a sua morte por não ter acontecido essa revolução política. As análises sobre porque a linha do não perdurou após a sua morte parecem muito centrada na ação de algumas pessoas, como sua esposa e + 3 do Comitê Centra do PCCh.
>>5777Você está correto.
>>5770Após a burguesia perder o seu poder econômico e político, após a sua expropriação, vários elementos que são resultados de sua influência definhariam com o tempo. É difícil saber até que ponto o que que definharia ao não, o sertanejo por exemplo só tocou no carnaval de Olinda esse ano pelo lobby do agronegócio, esse tipo de ação muito provavelmente definharia.
>>5778Ai é foda kkk. A cultura é subjetiva e coisas subjetivas são do gosto particular de cada pessoa. Na URSS a bossa nova do Brasil era bem famosa, não é raro encontrar tocando em filmes soviéticos, como "Estação Bielorrússia". Principalmente agora com o Brasil e o mundo informatizado e com os milhões de pendrives com música baixada, é impossível querer uniformizar de alguma forma a cultura. O que devemos fazer é permitir que sua pluralidade exista.
>>5779(Som de Grilo)
Faltou o groide e falar de bostil junto de um Tho ai ou palhaço da thread.
>>5750>Uma vez até apareceu por aqui um muçulmano gay sedento por pica brasileira, e eu direcionei ele pro post em questão no /siberia/.Tem também o velho hashtag #PintoAwards
>>5768Uma revolução cultural, com letras minúsculas, sim. Uma igual a da China, acho que país nenhum precisa. Exceto a Índia, que deve ser a única que se beneficiaria de um processo desses pra se livrar de vez do sistema de castas e do excesso de religiosidade.
>>5792https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2019/10/11/bolsonaro-faz-visita-a-sede-do-jornal-o-estado-de-s-paulo.htmE é claro que os filhos e netos do sr. Julio subiram na empresa através da meritocracia e continuam seguindo sua visão independente e democrática
>>5793Todo apoio aos camaradas de BC ✊😔
eita, começou, primeira vez que o Jones mostrou o Gustavo no canal dele.
foda que o grande falsificador da historia jones mostrou como o Gustavo falsifica a historia de paises como a china pra espalhar uma linha validada Liberal sobre eles :^)))>>5800Trvth Nuke.
>>5801tive que parar pra ver esse video, sempre achei engraçado o gustavo chamar o jones de falsificador da história sendo ele um historiador de formação sério.
também já tinha percebido essa tendência do gustavo de inventar coisas que outros disseram, não só com o jones mas com o humberto também.
>>5802"não pq o jones é falsificador da historia por pegar trexos de livro pra validar sua conjutura historica e ignora outros do mesmo livro que vão contra MAS eu citando narrativas caluniosas liberais sobre a china, atuais ou antigas tá totalmente bem!." - Gustavo Machado.
é uma completa estupidez do gustavo o que me afasta dele, os fans dele fala que isso é critica, que ele fala na tora sem colocar açúcar, mas quando voçe faz igual o jones mostra no video, de cortar partes do video de outro pra incerir uma narrativa como ele fez contra o video do jones sobre a china e na "analise" do video sobre o elias mostra um certo grau de dissimulação contra outros Marxistas para se mostrar superior enquanto caga em materialismo historico pra analise de conjuntura historia atual, o que meio que vai contra o próprio marx, que ele estuda muito bem inclusive mas se faz isso não o aplica bem.
antes não entendia muito bem porque o Gustavo era tão exilado dos Comunas na web mas estou começando a entender.
>>5801Jones ta certo.
Trotskismo e um esquerdismo infantil, nem sei porque tem tanto trosko no brasil ainda, essa desgraca tinha que ter morrido com trotsky.
Infelizmente o academicismo "esquerdista" que não fez porra nenhuma perdura sobre eles.
>>5805>>5800Futebol e um esporte foda pra krl e eu gosto de acompanhar, so webcomunista channer que fala contra pois esta desconectado da realidade da classe trabalhadora que tanto defende por causa de um elitismo de classe media.
No socialismo iremos combater o clubismo no futebol e tornar o esporte acessivel e popular de verdade.
>>5809
Sempre vejo o funk como um caso interessante de um ponto de vista cultural e social, o funk é sua essência é a representação da mentalidade juvenil da classe baixa, com suas letras voltado apenas a duas coisas: o sexo e dinheiro, as duas coisas que dominam a mentalidade de um jovem morador de favela, a superabundância de sexo e dinhero, tirando alguns funks que apresentam conteúdo de crítica social, os funks mais populares são sempre sobre sexo e dinheiro, mostrando que a mentalidade de um jovem de classe baixa é bom pobre de complexidade e conteúdo, o imediatismo da necessidade reprodutiva e financeira domina tudo, demonstrações mais complexas e abstratas são raros ou quase inexistente na música funk e na cultura do jovem de morador de favela, mas é claro, afinal, sua condição econômica impõem a ele a necessidade de voltar sua mente para o imediatismo mais básico de todos: sua reprodução sexual e financeira, e o funk representa isso.
>>5814>>5814>isso e uma mudanca gradualDiz isso pra China que expurgou qualquer elemento reacionário de sua cultura em décadas independente que quantos séculos penduravam
Hoxha também provou que é simples e possível de cortar o mal pela raíz em pouco tempo
E foda-se teu moralismo, Marx, Engels, Che eram todos burgueses e classe média alta
>>5812E outra, funk não fala de reproduzir, fala em fornicar e às vezes até estuprar mulheres periféricas
Mas com certeza os lacrolas aqui vão passar pano pro câncer misógino que é o funk pois é ixpressãum dus jóvi nêgu
>>5797TODOS sucumbiram ao reformismo
>>5800Futebol, esporte burguês e tribalista, será expurgado na revolução.
>>5801Sobre isso, tem um pessoal que se desdobra 3 ou 4x pra defender a China como ápice do socialismo no mundo.
>>5807Se esquerdismo é doença infantil, chamem um pediatra que eu estou morrendo
>>5808Eu quando não entendo sarcasmo:
>>5812>>5813pica 2 relatada
>>5816>Mas com certeza os lacrolas aquivolta pra onde tu veio, "lacrolas" é foda
>>5821Eu ja li o primeiro texto (e respostas a ele
https://www.marxists.org/portugues/pannekoe/1920/mes/40.pdf )
assim como já li Estado e Revolução, sobre anarquismo do Stalin e do Bukharim, nenhum realmente me convenceu e sempre achei os argumentos fracos num geral
Sobre o segundo texto, não gosto do trotsky tbm, ent n faz muito sentido
Acho que a minha dica no geral é: tem como atualizar os textos ou deixar de usar os mesmos 4 ou 5 sempre?
>>5822Infelizmente não, e meu sonho era estar errado nessa análise
>>5823>Acho que a minha dica no geral é: tem como atualizar os textos ou deixar de usar os mesmos 4 ou 5 sempre?Nesse caso, a unica coisa que posso fazer e esperar a realidade atropelar esquerdo-criancas com um caminhao ja que voce tem um "otimo" repertorio teorico com absolutos revisionistas e oportunistas da segunda internacional e do comunismo de "esquerda"
Socialistas e troskos amam o leninismo ate quando o leninismo e praticado.
>>5805
Não importa a ideologia, o brasil sempre será um fracassado, está destinado a não evoluir, e ver outros países alcançando glórias, desde a inovação em jogos/séries, e eliminação da pobreza, ao sucesso em robótica/AI, exploração espacial (como a Índia, que irá lançar seus próprios astronautas em 2026, enquanto o brasil mal consegue soltar rojão) e demais áreas. não tenha dúvida, em 2060, o resto do mundo olharão com pena para o Brasil, todas as regiões que eram as mais pobres ( sudeste da Ásia, África etc..) irão ultrapasassar a américa do sul. Pra mim tanto faz se o presidente do brasil é o Pinochet, Lenin, Boulos, Milei ou Bob Esponja, esse cu só vai mudar quando acabar, depois do brasileiro ficar velho ou extinto.
>>5835Concordo, tem como ser crítico e não concordar sem ser babaca, principalmente em debate, eu mesmo, geralmente só falo que não concordo por x e y, mas que pra uma resposta melhor deveria consultar com uma pessoa que defende a experiência.
Agora, o foda é criticar essa posição, mas fazer a mesma coisa com experiências que você não concorda.
>>5818>lacrolas Confesso que perdi, a esquerda atualmente tem essa galera que defende música enaltecendo esturpo de mulher porque é "representação da cultura da favela" como se tudo que saisse da favela fosse, pelo simples fatos de ser da favela, bom e correto. Nunca na minha vida vi alguém que tinha saido da favelado falado que como era bom morar na favela, nunca, zero, ninguém, todos que conseguiram sair da favela falam muito mal da favela e não desejam isso para os filhos deles, só gente "militante" de classe média tem essa visão retardada que favela é algo positivo e deve ser defendido, pessoa é burro, não consegue separar as pessoas que morar na favela por necessidade da cultura horrível da favela.
>>5845O Ponto do jones e uma critica ao sectarianismo e a desqualificação praticada pelo gustavo machado contra outros creadores marxistas, mas isso se aplica muito bem a certo usuarios do leftypol e certos cultos/partidos, uma das razões porque algums troskos pra mim são insuportaveis em comparação com outros, assim com comunistas de esquerda e ultraesquerdistas.
Alguns se salvam pois fazem criticismos genuinos e debatem de forma civilizada.
>>5847Ja parou pra pensar que voce pode criticar a cultura do funk e a cultura de massas sem apelar pra fucking racismo e preconceito? aponto isso:
>>5812Não gosta de favela?? faz um plano de cinco anos e politica de moradia, as pessoas se pudessem sairiam das favelas, voce não precisa criticar a cultura brasileira sem apelar para preconceito classista contra "favelados"
E a mesma visão tosca da policia militkkkkar.
>>5844entendo, mas tu deve saber que as vezes o viez entra na frente até na mente de gente lucida.
>>5845por isso que eu falo do Gustavo em si, pois é a linha dele, mas esta visão de ser sinico e de quatro com o liberalismo enquanto narrativas politicas é uma linha bem visivel entre trotskistas mas não absoluta, o Anão trotskista falou de morenismo mas como não estudo muito e o expert não tá na thread agora não da pra perguntar, se ler responde ai, mas eu acho que como reformismo essa linha liberalista politica no trotskismo que o Gustavo ajuda a espalhar é contraria a qualquer revolução e desarticuladora politica.
>>5869>A breve sequência de intervalos, fácil de memorizar, como mostrou a canção de sucesso; o fracasso temporário do herói, que ele sabe suportar como good sport 8 que é; a boa palmada que a namorada recebe da mão forte do astro; sua rude reserva em face da herdeira mimada são, como todos os detalhes, clichés prontos para serem empregados arbitrariamente aqui e ali e completamente definidos pela finalidade que lhes cabe no esquema. >Confirmá-lo, compondo-o, eis aí sua razão de ser. Desde o começo do filme já se sabe como ele termina, quem é recompensado, e, a escutar a música ligeira, o ouvido treinado é perfeitamente capaz, desde os primeiros compassos, de adivinhar o desenvolvimento do tema e sente-se feliz quando ele tem lugar como previsto. <(Max Horkheimer e Theodor W. Adorno, Dialética do Esclarecimento: Fragmentos Filosóficos, 1947, p. 59)Enquanto o capitalismo existir a tendência vai ser a simplificação e repetibilidade da cultura pra obter lucro máximo pela fácil assimilação e produção, alimentando a lógica do mercado.
>>5869Bom um texto do O Futuro sobre Phonk meio que botou um ponto sobre o funk que é o carater aberto dele, qualquer um pode pegar uma batida de funk e fazer um na favela, por isso que tem tanto funk igual que voce nem se lembra do nome do mc, por causa dessa "igualdade" na produção o mais popular ouvido, os funk que fala de fuder e pegar dinheiro e que é facil de repetir, também são os mais repetidos e mais consumidos, normalmente pessoalmente em shows que cresce em venda de dvd.
no rap tambem tem muita igualdade, pode vim quem for e pode usar qualquer beat, mas precisa rimar pra ser um bom rapper, o que necessita um nivel de abilidade musical muito mais alta pra ser aceito, junto com o fato que rapper, diferente de funkero, age muitas vezes em bando, Colaborando ou em batalha de rap, um raper ensina o outro ou influencia em estilo o outro, criando uma cultura entre si, coisa que Funk não faz por causa da sua natureza espontânea de ser consumida e criada.
o que falta no funk é a cultura funk ter mais ligaçoes positivas pros cantores que "eu fiz muito dinheiro e fudi um monte de mulher", criar mais variações e se misturar mais entre elas.
>>5846Ian neves farmou legal nessa
>>5848Todo gênero musical vai ter sextos que reproduzem e enaltecem as ideias capitalistas, incluindo metal, por ex.
>>5850baiscamente, tudo que esse cara falou tá certo
>>5854>entendo, mas tu deve saber que as vezes o viez entra na frente até na mente de gente lucida.Com toda certeza, somos humanos ainda.
>>5878Não tem uma empresa musical que basicamente cooptou o funk paulista tem um tempo já? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
>>5882>>>5879 (You)Funk é a Manifestação do brasil e seu povo em forma de música, banir o funk não mudaria isso.
Não sou a favor de banir nada cultural, mesmo o que não gosto de consumir igual funk, só quero tirar qualquer amarras de influencia do capitalismo e deixar as massas julgarem se vai ou não continuar consumindo ou criando para não atraves de banimento mas de escaneamento até a irrelevância ou tornalos subcultura até a virar historia.
>>5881Essa "empresa" é controlado por literais favelados que subiram de nível social, só que "marketizaram" o funk pra ganhar dinheiro em cima disso.
>>5882>>5883Não digo que o funk deve ser proibido, mas também não acho que o funk é algo que adorado ou visto como legal, é música do mais baixo nível e pura expressão de mentalidade animalesca e imediatista.
>>5892>Você prefere que Jango tivesse arriscado uma guerra civil e invasão americana deixando o Brasil em ruínassim, viralatismo e reacionarismo morreria na bala.
>com os militares no poder de qualquer maneira???se as forcas legalistas perdessem voce quer dizer, a preguiça e derrotismo faz voce ser submisso a não querer topar com qualquer um pela chance de perder pelo visto.
>>5895>ain revolucionario de cadeiradiferente de tu ai sendo frouxo numa cadeira gamer achando que vai ser o pedofilo do gandi, mais patetico ainda, praticamente uma barata.
>>5896>As forças presidenciais teriam inevitavelmente perdido contra os militares com apoio dos EUA diretamentee ainda sim tinham mais chances de vencer e reverter contra os conservadores que ficar quietinho como o que aconteceu na historia, olha o que o pau molismo deu para o brasil, uma total submissão a gringa, militares permanentemente ativos contra a nação e completa submissão da esquerda na politica.
>>5900Como disse: só fala merda.
Fica falando monte de asneira como se você tivesse experiência de luta armada e insurreição, sai fora, moleque, pagando de revolucionário nervoso enquanto fica sentando na sua cadeira gamer e teclando como fosse mudar o mundo. Puta merda, perda de tempo, vou voltar ler Marx que estava lendo, enquanto isso você vai continuar escrevendo asneira.
>>5904Um monte de mimimi e apelo pra projeção de um "webrevolucionario" malvadão pra justificar frouxura política, por causa de gente igual você a ditadura aconteceu.
>perda de tempo, vou voltar ler Marx que estava lendo, le isso tambem e para de justificar o peleguismo-marxismo politico:
https://www.marxists.org/portugues/lenin/1918/renegado/index.htmja disse tudo possivel mas tem preguiça até do basico sobre a historia de revoluções e guerras, então não vou perder mais tempo com passifascismo iluminado, bom apodrecimento na cadeira ai.
>>5894To vendo que você sabe nada do que tava acontecendo durante a Campanha da Legalidade.
Nessa época o Jango e o Brizola tinham sim apoio militar suficiente para conter os golpistas, isso é fato. Além deles terem apoio de varios outros estados como foi mostrado aqui
>>5886. O III Comando do exército já era um o segundo maior no país.
Além do que o resto do exército teria apoiado os Legalistas por conta do constitucionalismo e disciplina, algo que foi importante para os militares ficarem contra o Jango em 64.
>os EUA iriam enviar alguma força militar pra ajudar os militares a tomar o poderSim, por que isso funcionou em Cuba e funcionaria em um país maior como o Brasil, né?
>>5924Pra ser honesto, essa porra nunca foi ate quando moveram o /brg/ pra latam, gente como essa levava insta month ban.
Falta faxineiros pra banir esses cornos que vinheram tudo do quinto dos infernos do 1500chan
Lembrando Stalin Expurgou eugenia massacrando eles em massa ou botando em gulag.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2698846/quem defende esse delirio da eugenia vai ter o mesmo fim, serem estuprados e mortos por partilhar pseudo ciencia retarda :^).
>>5788Eu li a carta de resposta do PCBR. Escrevi até esse balanço que reproduzo abaixo.
Terminei de ler agora a pouco a carta de resposta do CC à carta de desligamento do Ivan Pinheiro.
Achei a carta de resposta do CC do PCBR excessivamente longa, para os pontos mais importantes que o Ivan criticou.
Na formatação que fiz para a leitura da carta deu 16 laudas, sendo que a carta do Ivan tinha somente 6 laudas. Um deles é ter dedicado 3 laudas na defesa do nome PCBR intitulado “Sobre o ‘partido movimento’ e o partido marxista-leninista”, sendo que o próprio Ivan em sua carta tinha confessado que o debate pelo nome do partido não era realmente o fundamental de sua carta.
Em seguida temos 4 laudas em defesa da “polêmica pública”, como forma de se defender das críticas feitas pelo Ivan, ficando preso à um debate teórico, usando de citações do Lênin escolhidas a dedo para corroborar essa posição revisionista, sem considerar algumas das implicações desse princípio.
4 laudas são dedicadas a mais ferrenha defesa e necessidade da intervenção eleitoral, ao ponto de afirmar que ela talvez só seria tomada em 2° plano num momento revolucionário, enquanto não acontece esse momento revolucionário em nosso país as eleições continuarão a ser o pilar de atuação do PCBR.
Só então o que talvez seja a parte mais importante da carta foi tratada, nas últimas 5 laudas, referente à prática da polêmica pública criada e defendida pelo PCBR, mesmo tendo uma sessão específica sobre a polêmica pública. Na prática a polêmica pública está sendo a desculpa para que os próprios acúmulos coletivos do PCBR não sejam levados como uma posição séria a ser reproduzida pela militância mas sim como um guia consultivo e opcional para a militância usar ao seu bel prazer. Do que adianta uma organização se julgar revolucionária e combativa ao reformismo permitindo ao mesmo tempo que sua militância defenda e reproduza se quiser linhas políticas típicas do reformismo. Podemos assim compreender no momento em que a carta defende tão profundamente essas teses anti-leninistas. Em vez do fortalecimento de uma cultura interna de comunicação partidária por meio de boletins internos e da crítica e autocrítica, temos a defesa de todas essas divergências sejam assim tratadas publicamente em seu site. Passando por cima de pontos claros que o próprio Ivan apontou em sua carta sobre as debilidades técnicas do jornal partidário na época do Lênin.
>>5791kkkkkkk
>>5792Reformistas de todo o mundo e em todos os tempos sempre alisam a cabeça dos fascistas.
>>5793O que aconteceu?
>>5797Eu sou uma pessoa suspeita, mas eu considero o P.O.R.
>>5801Eu só soube desse vídeo vendo o seu post kkk. Obrigado
A política internacional do PSTU é uma bosta. Eles literalmente defendem a Ucrânia contra a Rússia e reclamam que a OTAN manda poucos recursos. Não sei o que o Jones falou nesse vídeo, pode ser uma bosta também, mas a linha do PSTU é muito vacilante. A raiz disso é o Morenismo, que deve ser extirpado do trotskismo.
>>5937>Não sei o que o Jones falou nesse vídeo, pode ser uma bosta tambémNada demais. O resumo é o seguinte:
>gustavo machado faz ataques pessoais e sectaristas a todo comunista na internet desde sempre>elias jabbour diz em podcast que gustavo machado é irrelevante, que não entende nada sobre china, e chama pstu de seita>gustavo faz vídeo sobre a china em que comete erros factuais e cria espantalho do jones sobre ele ser um estalinista pró-china ou algo assim>jones defende pstu do comentário de elias e diz que é uma instituição que tem história e militantes sérios apesar dos problemas das lideranças>jones diz que o problema do machado não é ser trotskista, pois há trotskistas sérios que ele respeita>jones diz que não defende que a china é socialista e que o ataque de gustavo é baseada em um espantalho>jones diz que mesmo não considerando que a china é socialista, pensa que a crítica deve ser qualificada em vez de repetir talking points do governo estadunidenseO grosso da duração do vídeo é o Jones tocando clipes de outros vídeos e mostrando evidência pra defesa dele.
>>5942Fala pra sua mãe que você quer estuprar um eugenista, e depois me conta a reação dela.
>>5804Isso eu sei, mas qual é a dela? Ela representa alguma ideologia?
>>5807>nem sei porque tem tanto trosko no brasil ainda, essa desgraca tinha que ter morrido com trotsky.É o caminho natural quando se simpatiza com o comunismo mas não se compactua com Stálin.
>>5812E é por isso que o funk é lumpencultura, ele é produto quase que inteiro dos desejos mais basais. Sem contar o fator burguês, como
>>5813 lembrou.
>>5954>tanto trotskista na academia que não faz nada absolutamente nem um efeito na politica, só desputam fama e lugares fazer parte de grande jornal no sabado.Literalmente quem?
>>5801>>5943Eu estou vendo o vídeo que é um corte desse focado na crítica ao Gustavo, e sinceramente acho que o Gustavo não errou, até onde vi. Os comentários finais do Gustavo de fato foram um pouco generalistas, mas as críticas do Jones não atacam o fundamento da fala do Gustavo, só tentam amenizar. Claramente a China contrata os africanos para os piores trabalhos, deixando os mais remunerados para os chineses, e o intercambio de informações para os africanos, com 10 mil intercâmbios de estudantes não é nem de longe o suficiente para substituir o uso da mão de obra qualificada da China. Se de 10 a 20% da mão se obra é chinesa e o número de trabalhadores africanos é na ordem da centena de milhar para a unidade de milhão, então o número de trabalhadores qualificados deve estar entre 30 a 150 mil trabalhadores qualificados.
Só um exemplo do início do vídeo, acho que o resto do vídeo deve seguir a mesma lógica. O Gustavo é duro com as pessoas da esquerda e ele explicou em um vídeo a razão disso, o revisionismo é tóxico na esquerda e deve ser combatido, apesar de eu considerar o Gustavo um revisionista nisso ele está certo.
>>5955Até onde vi minha previsão se confirmou.
A China começou a exportar capitais a pouco tempo, a Europa e Estados Unidos fazem isso a séculos. Ainda é cedo, mas é questão de tempo para que a China precise usar das mesmas táticas de cobrança que os Estados Unidos e cia. Mesmo a China não cobrando austeridade aos Estados, ainda existe a exportação de mais-valia.
O caso do Irã também é crítico pois a Venezuela fez a mesma coisa no passado, onde ela fez dívida em exportação de Petróleo e não em dolar/yuan, mas quando o preço do petróleo caiu muito ela teve que dar mais petróleo à China proporcionalmente, quebrando a PDVSA¹. A Venezuela mesmo recebendo mais de 50bi de dólares em empréstimos da China em 2007 para investimentos em infraestrutura não foi o suficiente para a Venezuela não ter a crise que sofreu em seguida. A China vendo que a Venezuela não tinha como honrar os acordos não fez mais empréstimos, os 5bi de 2015 não eram nada para tirar a Venezuela da crise que estava se iniciando e note que era um empréstimo para a construção de infraestrutura. A exportação de capitais chineses para o Irã pode fazer ele se elevar como uma potência regional no Oriente médio, como bem pode ser o início de uma bancarrota, como sofreu a Venezuela, não significa toda essa vitória que o Jones tentou defender.
É por isso que o Jones apesar de se vender como um marxista, na medida que tenta suavizar a exportação de capital de um país quando compara com o de outro, ele se comporta igual a um nacionalista ou desenvolvimentista.
¹
https://www.brasil247.com/americalatina/venezuela-esta-aberta-a-pagar-divida-com-china-diz-o-filho-de-maduro https://dialogue.earth/pt-br/negocios/2235-a-venezuela-consegue-pagar-a-china/ >>5871Introduz esses figuras pra nós. Quais as idéias deles?
>>5886Difícil bater essa. Outra seria união em 1989 em torno de Brizola presidente e Lula governador de SP, teria evitado não uma mas duas desgraças de uma tacada só.
>>5915Genética é um fator material, mas raça é uma maneira de modelar isso tão tosca quanto a teoria de humores está para a medicina ou o heliocentrismo está para a astronomia etc.
>>5807Repense bem o que você pensa, pois o que você escreveu, mesmo na ironia, é bem sério e infelizmente ainda é muito falando em círculos maoistas/estalinistas.
>>5815>Hoxha também provou que é simples e possível de cortar o mal pela raíz em pouco tempoCuriosamente a Albânia restaurou o capitalismo pouco tempo depois de sua morte, o mesmo na China.
>>5826Eu ia falar sobre isso aqui e esqueci.
EU acho um absurdo o que a UP fez. Em Pernambuco não mandaram um militante para OS ATOS nem para as reuniões abertas e presencial entre as frentes, mesmo sendo convidada. Em seguida chamam uma plenária virtual só com suas logos para marcar um ato para esse dia, NEM PARA MANDAR NO GRUPO DAS FRENTES ELES FIZERAM ISSO, sério, quem mandou foi eu perguntando se as pessoas no grupo estavam sabendo e todos ficaram em silêncio, na verdade só uma pessoa me respondeu dizendo "sabemos".
Para finalizar as besteiras da UP só compartilham o local e data do ato UM DIA ANTES DO ATO, só para que eles e mais quase ninguém estejam no ato para que dê a impressão de quem esteja passando ao redor que só eles que estejam defendendo o fim da 6x1. Por alguma razão o PCBR se somou com eles sem fazer críticas.
O POR se juntou aos atos em alguns estados pelo o que soube, eu não fui pois tinha uma prova. Apesar dos claros erros de sectarismo da UP é importante a frente ampla de luta, porém apontando que o que a UP fez é errado, a 6x1 não vai ser derrubada por atos minúsculos que são na prática performáticos, a 6x1 só vai cair com as massas nas ruas, com a verdadeira união das direções das organizações da classe trabalhadora (sindicatos, partidos, centrais sindicais, UNE…).
>>5840O trotskismo é bastante criticado não pelo que Trotsky fez, ou tentou fazer, mas sim pelas pessoas que tentam reivindicar atualmente o seu legado. Nesse sentido as críticas ao trotskismo são corretas.
Porém é incorreto falar que todas as correntes padecem desses problemas. Quanto mais leio e estudo o Guillermo Lora e o programa porista fico mais impressionado com a seriedade do partido e da solidez teórica do Lora. Não estou brincando, mas o Guillermo Lora tem mais de 70 volumes de texto, isso equivale a mais de 35 mil páginas de escritos. Tem alguns bons escritos do Lora em algumas edições especiais do Jornal Massas do POR, porém a maioria dos textos do Lora são difíceis de encontra para ler e traduzidos para o português, esse ano vai ser lançado o primeiro livro do Lora pelo meu parido.
Essa semana achei dois textos do Lora falando a importância de pseudônimos para um partido revolucionário, principalmente em documentos internos. Ai me pergunto, porquê essa prática claramente parece ter sido abandonada pela esquerda?¹ Já militei no PCB e no PCBR e em ambas nunca esse debate foi cogitado, ou seja basta um espião na base e ele vai saber pelas atas internas os nomes de todos os membros da CR e CC, bem como o que disseram, isso é muito sério pois se esse documento vaza de alguma forma pode acabar comprometendo a própria direção mesmo em um regime democrático. Eu tenho uma circular interna de uma ata do CC do PCBR onde sobre o debate de apoios na eleição e o Jones desce a lenha no PSTU, quase se contradizendo com o que ele disse no vídeo acerca do PSTU.
>O PSTU, sempre fui crítico a essa aproximação, por ser um bando de imbecil, salvo raras exceções, que não sabe construir nada coletivamente, e não tem tato político pra nada. Do ponto de vista da compreensão do marxismo e análise, poucas vezes vi coisas tão toscas como PSTU. Até hoje não entendo porque buscamos essa aproximação. Por mim, não apoiamos candidaturas do PSTU em lugar nenhum. Vemos fazendo o debate da política internacional a meses e não dá pra apoiar o PSTU assim. Eu torço para que esse pequeno espaço não espalhe essa informação, até porque esse pequeno trecho nem está tão errado, o PSTU tem mesmo muita coisa errada. Curiosamente o Jones disse que a UP consegue ser pior que o PSTU e eu acho que ele não está errado. Mas demonstra que o PCBR erra em não usar uma política de pseudônimos. Agora "delatei" uma pequena informação interna do PCBR de quase um ano atrás, nesse momento tem milhares de militantes que apenas um poderia causar um impacto várias vezes maior se quisesse ou se de alguma forma fosse coagido a fazer.
¹Um antigo militante do PCBR histórico da ditadura militar do Brasil que eu conheço me enviou algumas fotos da notícia de prisão dele, e me chama a atenção que ele usava alguns codinomes, vou compartilhar as fotos aqui.
>>5842Não vejo dogmatismo em nenhum lugar do trotskismo, me aponte onde está. O marxismo-leninismo-trotskismo não possui perspectivas diferentes do leninismo, apesar de todas as outras correntes além da porista me parecerem esquecer mais ou menos do Lênin.
>>5855sim
>>5858SKSKKSKSKSKSKSKS
>>5859porque do nada esse tema alugou um triplex aqui no fio?
>>5873kkkkk
>>5886>de verdade eu acredito que os Legalista tinham maior chance de ganhar que os golpistas.Não duvido, mas o que você expôs só reafirma como os governos "nacionalistas", "reformistas", "populistas" e "desenvolvimentistas" pequeno-burgueses são vacilantes contra as ações da burguesia. Nenhuma confiança neles.
>>5887O custo da verdadeira liberdade nunca é alto.
>>5892Você não acredita na força da nossa classe. A Rússia na revolução russa suportou a invasão de 17 países e mesmo tendo uma economia atrasada venceu a guerra.
>>5896Vocês estão falando numa guerra aberta dos EUA contra o Brasil, o que sinceramente era algo inconcebível, se nem contra Cuba isso foi feito durante a revolução, quem dirá do Brasil. O que vocês falam seria uma guerra aberta que geraria muito mais mortes que os mortos da guerra do Vietnã.
Até o Paulo Kogos defendeu a Coreia do Norte pela sua luta de independência contra os EUA.
>>5911Boa!
>>5931Vou ler sobre isso!!
>>5952>isso é verdade em certa medidaNão faz muito tempo que algumas posições de leninismo "puro" (linha do PCB e PCBR) ou variantes de marxismos sem Lênin ganharam certa popularidade nos últimos anos.
vou dormir.
>>5955>mas as críticas do Jones não atacam o fundamento da fala do Gustavo, só tentam amenizarta mais pra descartar a narrativa direto do obama que ele tá repetindo, que é uma distorção dos fatos então não é uma critica valida, falar que o stalin matou alguem é certo especifico que fora pode ser fato, falar que ele genocidou a ucrania já e distorção, a critica tem que ser justamente o que foi feito se não tá falsificando a historia pra bater em espantalho.
agora exportar mão de obra qualificada contratando o local para trabalhos baratos é meio que o absoluto pra qualquer empresa fazendo negócios, afinal é mais facil mandar membros já contratados pra altos cargos do que contratar local pelo simples fato que eles já são trabalhos essenciais garantidos pois para substituar a mão de obra chinesa tecnica, se baseando na quantia de tecnicos formados na negociação dele e teoricamente para produzir este numero de tecnicos demora 5 anos se tiver 30 mil demoraria 15 anos para substituir e 150 mil demoraria 75 anos, pro trabalho em questão é meio inviável, os formandos são mais úteis para fundar a base de reprodução tecnica nestes paises do que retirar a china.
>>5956https://transparenciave.org/wp-content/uploads/2022/03/Deuda-china-en-Venezuela.pdfApesar dessa me parecer ser uma análise enviesada pela direita da dívida venezuelana com a China, os dados apontam um caminho do imperialismo chinês. vou traduzir a conclusão. Estou aberto ao debate, seria bom ver o que vocês tem a falar contra o que expus aqui.
>A dívida com a China que pesa muito sobre os venezuelanos hoje, não apenas pela dívida em si, mas também pelos efeitos negativos de um grande número de projetos inacabados e recursos mal distribuídos, que afetam o bem-estar e a qualidade de vida dos venezuelanos, não é um incidente isolado. Em vez disso, é a configuração de eventos e oportunidades que o governo aproveitou para obter recursos de forma indisciplinada e administrá-los fora do orçamento a seu critério. É um ato irresponsável das autoridades, que comprometeram a produção de petróleo sem levar em conta as flutuações do mercado e a estabilidade econômica do país.
>O que foi prometido como uma oportunidade para o crescimento e desenvolvimento da Venezuela acabou se tornando uma dívida com custos altíssimos para a população e para a economia em geral, com uma indústria petrolífera falida. Os dados e indicadores econômicos analisados acima mostram os danos colaterais do financiamento chinês à economia venezuelana: altas taxas de juros, condições prejudiciais ao bem-estar do país, efeito corrosivo nas instituições e evidente insustentabilidade financeira quando se compara a dívida com o tamanho da economia, as exportações, as receitas tributárias e a criação de infraestrutura produtiva.
>A corrupção e a ineficiência na gestão dos recursos adquiridos por meio dessa dívida são evidentes na precariedade da infraestrutura (eletricidade, saneamento, escolas, hospitais, estradas, transporte, telecomunicações), dos serviços públicos e nos investimentos improdutivos que não conseguiram expandir ou deter o colapso do cenário industrial e econômico da Venezuela. O sonho de melhorias na transferência de tecnologia e no treinamento de talentos humanos já não existe há muito tempo. Pelo contrário, os venezuelanos pagaram caro pela irresponsabilidade do governo no pagamento dessa dívida, com crises de escassez de alimentos, remédios, suprimentos médicos e peças de reposição, além do maior movimento migratório do continente.Acho que a corrupção foi o de menos, o central é que exportação de capital é exportação de capital e não vai ser um determinado volume exportado que vai garantir um bom futuro ou não em um país. A Venezuela está ai para mostrar esse perigo que o Jones não mostrou, como também não mostrou como o governo do Petro na Colômbia está derretendo. Se o Lula tentasse seguir as dicas do Jones já teria caído a muito tempo.
>>5963>fundar a base de reprodução tecnica nestes paises do que retirar a china.Isso é verdade. Mas acredito que esse intercâmbio é só performático já que o que a África precisa para se desenvolver é ordens de grandeza maior do que isso.
Isso lembra o que a União Soviética fazia no passado, mas o que a URSS fazia era bem mais estruturado, até hoje milhões de livros técnicos na África foram feitos na URSS.
Não há exportação de capital no mundo que consiga melhorar muito a qualidade de vida na África, a Índia está ai para provar isso.
>falar que ele genocidou a ucrania já e distorção não sei muito bem como foi o holodomor, preciso estudar mais sobre.
>ta mais pra descartar a narrativa direto do obama que ele tá repetindo, que é uma distorção dos fatos então não é uma critica validaTenho que discordar, apesar de claramente o Obama fazer essa fala exagerando os fatos, seria incorreto falar que isso não existe. Acredito que isso deve ser comum em todo o mundo.
Trotskista
>>5964Apesar de tudo, é necessário pensar no embargo que os Estados Unidos faz a Venezuela e como tentam sabotar ela. Não faz muito tempo que fui numa palestra do jornalista Jonatas Campos, que já foi correspondente da Venezuela para vários jornais de esquerda, sobre a Venezuela. Nessa palestra muita coisa foi apresentada sobre a situação, ele não tocou no assunto da dívida, mas enfatizou bastante os ataques ao governo do Maduro/Chávez e aos embargos, só é uma pena como esses governos tentam sabotar o PCV, o que acrescenta uma camada de contradição. O reformismo do Chávez e do Maduro teve o seu ápice na estatização do setor petroleiro, após isso o progressismo do reformismo do PSUV se limitou às mesmas ações do PT no Brasil, ou seja, assistencialismo governamental. Porém com queda do preço do petróleo e os embargos a economia da Venezuela entrou em plena decadência e muita coisa retrocedeu. A dívida com a China também entra nessa conjuntura, porém a China é mais tolerante com as cobranças.
Trotskista
>>5975Eu nunca vi um video do Henry Bugalho, mas o vídeo que ele fez sobre essa treta na comunosfera é bem verdadeiro.
Jones, Gaiofato, Ian, Humberto… Todos esses cresceram em cima de atacar os canais sociais democratas e outros da esquerda moderada, no nível do Gustavo Machado. Porém eles acharam um absurdo um marxista fazer o mesmo entre o meio marxista, por isso o Gustavo foi isolado até não poder mais.
>>5965>Isso é verdade. Mas acredito que esse intercâmbio é só performático já que o que a África precisa para se desenvolver é ordens de grandeza maior do que isso. verdade, o desenvolvimento da africa não é tão dissimilar do da uniao sovietica em seu começo ou china, necessitaria de um esforço nacional focando em multiplicar a produção tecnica e forças produtivas e infraestrutura em geral, mas isso não aconteceu, então o contrato com a china que gera uma pouca leva de trabalhadores tecnicos que voltam ao inves de serem todos drenados é um melhor negocio comparado com o do ocidente, o que mostra a limitação do processo progressivo chines mas mostra o porque escolhem a china ao invés do ocidente, o que é a intenção da china, a china não exporta a revolução, a china não sabota a politica local, a china so pede que pague o combinado, só isso ja faz eles mais atrativos que o resto, o que não vai passar batido pelo ocidente, que vai fazer campanha de propaganda contra.
>Isso lembra o que a União Soviética fazia no passado,falando de USSR isso dai me lembrou de como alguns maoistas tinham uma linha que dizia que cuba era imperialista pois exportavam medicos para america latina e africa.
nada haver com a conversa só lembrança mesmo.
>Tenho que discordar, apesar de claramente o Obama fazer essa fala exagerando os fatos, seria incorreto falar que isso não existe. Acredito que isso deve ser comum em todo o mundo.tenho que discordar, uma coisa é um grupo exportado de tecnico e de liderançã para outro pais é o normal, as unicas empresas de outro pais que tem maioria da população territorial é empresa velha ou empresa privatizada comprada de fora, mas clamar que a china tem empresas etnica onde os locais só são subalternos e que não tem nem em quantia minoritária de tecnicos africanos é uma narrativa podre típica de mongoloides de guerra americanos igual ele, não é só detalhes, é calunia e destorção para politica e possivel justificação pra imperialismo e ataques( exemplo : Trump falando que cuba financiava terroristo, por enviar medicos a outros paises) e mostra a semi otica que o normal e comum pro mundo é instantaneamente errado se for um oponente da america, tipica da ortodoxia anticomunista, e é idiotico alguém que se chama de marxista igual o Gustavo repetir por reboque, além de repetir mitos abertamente repetidos pelo estabelecimento americano como a armadilha de debito pra desfavorecer negócios com a china através de propaganda e age de maneira cinica com fontes que rebatem isso criando um espantalho argumentativo, o proprio video do jones mostra este exemplo.
apesar das atitudes e desvios do jones, que partem muitas vezes de um otimismo que não tem lugar na analize marxista pois sabota a analize e cria conclusões erradas, o video pra mim mostra bem a vizão do gustavo machado enquanto politica é completamente fundada na linha liberal, nem um passo pra traz, todo o video expõe isso bem, qualquer factoide real vai junto com dezenas de meias verdades ou mentiras liberais pra fundar uma narrativa de que nunca existiu socialismo na historia e o que existiu foi totalmente ruim, pra que alguem vai tentar mudar alguma coisa alem de reformas, prato cheio pro domínio liberal
e o porque o Henry bugalho tá mamando ele, ninguém chamou esse retardado mas já que se meter, abutre de treta do caralho, o que expõe bem o porque ele fala de armadilha de debito e separação etnica de trabalho, fala de sri lanka enquanto tá falando de debito contra a africa, outra coisa que liberais repetiram ser culpa dos chineses, e em NEM UM momento ele expos o que voce anão postou sobre a crise na Venezuela, sendo que é um ponto muito mais relevante sobre a questão de possivel aumento do imperialismo chines, quer saber porque ?, O caso do debito Venezuelano não esta em popularidade na midia burguesa, os exemplos expostos por ele contra o elias e o jones sobre a china estáo em alta na propaganda liberal global, ou seja, é o noticiário da grande midia com teoria marxista embutida pra ser consumidas por comunistas, este problema não é só dele mas de varios liquidacionistas que debandaram pra direita ou partiram o movimento anticapitalista igual os eurocomunistas ou o Pardido da USSR na era gorbachev, ele se acha anti-revisionista mas este revisionismo do gustavo tem que ser removido igual um tumor pois é.
>>5978>>5989>Isso absolutamente não é verdade.Concordo, mas mesmo que fosse, somos camaradas, não? Esculachar liberal é massa, mas qual a necessidade de ficar tirando com a cara de outros camaradas?
Já somos tão poucos, tô cagando se você acha que o Laos não é socialista ou se prefere o georgiano ou o bielorrusso de 100 anos atrás, nossa meta não é ficar de picuinha mas sim a revolução brasileira.
>>5992é sempre assim mesmo ein
um "camarada" com síndrome liberal chega pra regurgitar propaganda imperialista sobre experiências socialistas, depois quando comem o cuzinho dele com dados históricos e refutações sobre as mentiras outros chegam pra reclamar com o discursinho "ain mas isso nem importa!! foi um zilhão de anos atrás, deixa pra lá, somos todos camarões!!!!"
moral da história: devemos proibir o youtube em nível nacional, se você achou ruim o câncer do breadtube nos estados unidos espera pra ver o quão ruim vai ser essa nova onda de "webrevolucionários" no brasil
>>5995>>5996Ele não é pedófilo, e sim efebofilo, não é crime; além de ser, infelizmente, popular no tipo de baile que o
>>5997 gosta.
>>5994>>5995>>5996>>5998E pra elucidar essa discussão, ele não foi preso por ter relações com garotas de 15 anos, e sim por gravar videos durante as relações.
Não sei se deu processo por conta de questão de assédio a assessores tbm.
>>6002Mas são coisas diferentes sim.
E, de fato, "ser" nenhuma das duas coisas é crime. No segundo caso nem a prática carnal configura crime.
>>6006Entendi.
Não manjo das conversas de AnCap.
>>6007aí eu ja não sei, pensei que tivesse sido por ter gravado videos (o que pode ter acabado agravando)
>>6008Sorte sua, camarada
>>6015Em nenhum dos artigos que você mandou fala isso
Bela fanfic
14 pra cima é legal
>>5993Se o cara é intelectualmente honesto e simplesmente está equivocado ou diverge em análise, não vejo a dificuldade em fazer uma crítica séria e impessoal. Isso é muito diferente de debochezinho, comportamento infantiloide. Você não é Karl Marx. Você é um troll viciado em debate e atenção. (Não me refiro a você em específico)
Gustavo Machado acusa outros de quererem ter o ego amaciado, mas mostra-se ser um enorme narcisista em sua postura autoimportante. Jones Manoel também era muito assim, mas ao meu ver, melhorou muito neste sentido no último ano.
>>6018o
>>5999 não é bait, o funk atualmente é dominado por lumpens e muitas vezes servem para promover misoginia forte e tigrinho
>>5972nunca fui com a cara dele, sei lá, tipo de cara que usa a política pra ser o descolado da turma, acho ele babaca e metido
E puta merda qq virou esse fio?
>registadeupostagemsobre funk mano, namoral, sempre que eu passava por bh via aquela playbozada do caralho participando de baile funk, trote de faculdade, o funk tem essa estigma de "voz do oprimido" de "voz dos mais pobres", o comparam com o processo histórico do samba e capoeira, mas assim; de certa forma é verdade, veja, a classe dominante precisa dominar a sociedade em todos os sentidos, e a classe dominada vai reproduzir os valores a ela impostos pela classe dominante, o funk é uma música eletrônica; o funk ser misógino pra caralho e só foca em sexo e dinheiro é resultado direto da dominância burguesa da sociedade, o capital é o deus da sociedade burguesa, sexo e drogas representam mais uma vez o hedonismo e opulência da burguesia, o tráfico de drogas é a coisa mais capitalista que existe, rico é o povo que mais enfia a porrada na esposa e cheira pó, "tirou muita gente da favela" e botou aonde? Sim, é uma representação do Lumpemproletariado, pra ser honesto, funk sempre foi isso mesmo, essa ostentação, é o que sobra pro pobretão brasileiro que jamais será sequer classe média, é gerado no miserável essa vontade artificial de andar trajado de marca, com perfume caro, o funk exalta a opulência, a ostentação, o hedonismo, são Lumpemproletariado, essa vontade de se fazer parecer burguês, dublê de rico, cosplay de magnata, o funk, principalmente o carioca e o paulista, estão vazios de crítica ao capitalismo, eles exaltam o "vencer" na vida, ser menos miserável do que você era quando criança, o funk surgiu das contradições do capitalismo, e como um belo subproduto, não se encaixa nele e não está alinhado a desmantelá-lo, mas sim, ter essa relação de existência mútua. Não é possível radicalizar as massas pelo funk pois; o funk não foi feito para isso, em certos momentos ele reproduz críticas sociais pois o cativo é o mais consciente dos abusos de seu algoz, mas não há práxis, em raros momentos existe crítica as relações de classe, mas não há práxis, muito pelo contrário, há a vontade se fazer parte da classe burguesa.
>>5541Tudo é culpa da Dilma e do PT
Certeza que tem dedo da Dilma nisso tudo que tá aí
>>6048>acho que ser permitido fuder adolocentes é uma coisa ruimMas isso é outro assunto.
Dito isso, quero mais é que adolescentes transem bem gostoso entre si. Tenho memórias deliciosas ndesse tempo que guardo com muito carinho.
Isso de a geração Z não transar e tratar do assunto como algo alienígena é triste. Porra, zoomer usa aliança de fodendo namoro. Isso não é saudável.
>>6050Adolescentes fuderem entre si é uma coisa.
Marmanjo querendo comer adolescente é outra.
>>6050Zoomers são todos fascistoides de extrema direita, são os novos boomers
A última geração de esquerda foram os millennials
>>6055>>6051>>6069Vi que se iniciou uma pequena confusão acerca da Dilma. Apesar de ter sido criança na época do Impeachment, eu já era bastante focado na política. Lembro até hoje quando defendi apaixonadamente a Dilma em 2014 quando estava no 5° ano, até cheguei a colar uma figurinha da Dilma em cada caderno que usava.
Mas estórias a parte acho que é um momento oportuno para falar sobre o governo da Dilma. O governo da Dilma, diferente da do Lula, foi eleito prometendo um aprofundamento nas reformas e outros avanços. Alguns de fato foram efetuados no 1° governo da Dilma, como a emenda constitucional das empregadas domésticas, temos também o aumento dos orçamentos para saúde e educação e acredito que para ai. Em 2013 o PT provavelmente viu o seu auge na inserção nos parlamentos burgueses do Brasil, porém foi em 2013 que a população demonstrou a insatisfação pelos 10 anos de governos petistas e pelas tímidas melhorias de vida, as jornadas de junho encarnaram essa insatisfação popular que começou pedindo um aprofundamento do caráter progressista do PT, mas que pela crise de direção revolucionária nos movimentos proletários, rapidamente se transformaram em atos de cunho profundamente reacionário e antipolítico.
O segundo governo da Dilma foi a virada do PT para impor contrarreformas. De fato essas contrarreformas começaram de maneira tímida, temos a exemplo um corte de 10% na educação e o aprofundamento das concessões públicas, por um lado o governo estava traindo as bases que a elegeram e do outro não estava conseguindo implementar as contrarreformas na velocidade que a nossa burguesia pedia. Esse duplo movimento culminou para o golpe institucional de 2016 e a instauração da ditadura civil do Temer, que aprofundou as contrarreformas. Nesse momento era fundamental a defesa do governo Dilma contra a ditadura civil do Temer, mas sem ter nenhuma ilusão de que se o processo do golpe fosse abortado isso significaria uma virada de chave do governo Dilma.
Os governos termer-bolsonaro são um marco para determinar a queda do PT. O Lula conseguiu se eleger em 2023, porém volta mais rebaixado que o 2° governo da Dilma. Se mesmo sem teto de gastos a Dilma estava aplicando uma política de austeridade, agora você tem o Lula que herdou um verdadeiro teto de gastos e chamou de vitória uma emenda que apenas deu um corpo e esqueleto jurídico para o teto, sem de fato acabar com as bases desse teto. O governo Dilma foi vítima das próprias contradições do reformismo.
A linha do PSTU a partir do "fora todos" expressa sua própria ilusão no parlamento burguês e o centrismo eclético de sua base programática. Não se enganem o Gustavo Machado é militante do PSTU e reproduz com toda força os vacilos do morenismo. O marxismo é a ciência do proletariado e a partir dos seus estudos da realidade conseguiu descobrir as leis da história. A tese de mestrado do Gustavo Machado é a negação desse princípio básico, ainda não tenho a tese de mestrado dele, mas tenho a vontade de comprar com um militante do PSTU, não é um livro barato custa 80 reais, mas assim que comprar e ler gostaria de escrever uma pequena nota sobre revisionismo dele, tenho também que me aprofundar nos estudos do Guillermo Lora para melhor me armar da teoria revolucionária do proletariado.
>>6065>ex-adolescente transante usando xã?Suspeito que sou mais velho que a maioria aqui. Vivi a adolescência em um tempo em que até os nerdões, como eu e meus amigos, hora ou outra, arrumavam uma namoradinha. Isso era mais natural em um munto ainda não instagramizado e em que as conexões entre pessoas eram mais IRL que via Internet.
Você estava nos lugares com as pessoas. Todo mundo ali estava cheio de hormônio e curioso e ninguém estava teorizando sobre merecer a gostosa no instragam ou o bonitão do tiktok. Você competia com as pessoas do seu bairro, não com pessoas cheias de filtro e harmonização facial do outro lado do planeta.
No contato IRL você criava uma casca, lidava com seus medos até eles te deixarem em paz. Não tentava achar dicas infalíveis na Internet para não passar vergonha.
Quando fui chupar uma boceta fui e chupei sem ir pesquisar antes como fazer. minha primeira também não sabia de nada e assim ficou. Minha segunda simplesmente me ensinou. Ninguém se sentiu "moggado" nem nenhuma merda desse tipo.
>>6077Sim, é isso que te impede de chupar boceta. eu acredito.
>>6078>você não vê gays e lésbicas fazendo isso aquiPor mim, seriam muito bem vindos em compartilhar suas experiências. E que rage de incel foi esse, colega?
>>6081>aqui é lugar pra falar de POLÍTICATem um monte de assuntos aqui que não são política mas, curiosamente, sexo foi o único que te engatilhou.
>ficar esfregando sexualidade na cara dos outrosFalar de sexo dento de um contexto é isso?
Cara, percebo que atingi um nervo. Não foi a intenção. Mas sua reação a pessoas fazerem sexo e falarem disso foi absurdamente desproporcional. Tem algo aí dentro que não está bem e acho que todo mundo lendo pode perceber. É só sexo, relaxa.
>>6083Literalmente quais??? Qualquer assunto fora do contexto tem ligação com política (como o do funk por exemplo)
O teu não passa de esfregar na cara dos outros tua sexualidade, não é pertinente ao thread e ninguém quer saber que tu é hetero topzeira que chupa bct cheia de cândida.
>>6087Minha vida sexual nem orientação são pertinentes e interessam ao thread
Again, NINGUÉM quer saber que tu é hetero top chupador de bct cheia de fungo, patético ficar esfregando tua sexualidade num tópico de POLÍTICA.
>>6086Não, não é
O que é político é omi hetero que fica revoltadinho porque mulheres não lhes querem abrir as pernas, ou seja, pra eles mulheres nem deveriam ter direito de escolha, então entra na questão do patriarcado
>>6090É nojento para caralho. Você está colocando a boca em um lugar que:
>mija>sangra>rotineiramente pega infecção>homens colocaram o pau e gozaram dentroIsso sem falar do câncer de boca e garganta.
>>6091Eu também acho isso mas nem por questão médica mas pela minha sexualidade
Mas isso não interessa, deveriam criar um thread disso se querem falar desses assuntos ao invés de poluir o geral
Parece que a Thread devolveu a sexopostagem e incelismo, não sei se fico feliz ou triste.
>>6091Nada disso é relevante ou vai te acontecer instantaneamente, voce tem mais chance de pegar cancer pulmonar da fumaça de cigarro aleio que cancer na garganta de buceta limpa.
>>6103Credo q nojo
Eu msm só gosto de rola limpinha, no máximo com
o cheiro natural do pré gozo ou com um pouco de suor pós treino
>>6102Na vida real ninguém sabe que você é um channer, ou pelo menos não deveria saber. Pelo menos é assim que levo a vida .
E nos chans é só achar um lugar onde pessoas não falando muito de política que dá pra existir. No entando acho difícil achar isso aqui no Brasil já que os chans são completamente tomados por direitolas vidrados, fissurados, alucinados (como nosso caro anão do che fuzilava gays) que usam o site só pra repetir propaganda burguesa e inflar o próprio ego como "aquele que detem toda a razão e está ownando os comuna". Apesar disso, até que dá pra achar algumas pessoas com certa sanidade.
>>6080Ele tbm voltou a attwhorar no fio de futebol, é uma bicha incel, tipo de jabuticaba que só o Brasil pode produzir. Ignore.
>>6086Régis pelo menos é de esquerda hihihi
Agora, julgamento de Bolsonaro, uma das únicas vezes que vemos alguma democracia nesse país e o Jones tá reclamando que não tem acesso a trabalhadores chineses lutando contra o estado chinês. Essa tal revolução nunca vai sair né?
>>6118Não sou incel, esquerdomasco de merda, e nem sei que porra de fio que você tá falando
E foda-se o que tu pensa ou deixa de pensar, não vou ficar passando pano pra masco hetero de merda vindo esfregar sexualidade na cara dos outros aqui, eu não faço isso nem os poucos usuários queer daqui, por muito menos teve esquerdomacho surtando com gay aui faz um tempo
>>6119Misoginia aonde?? Eu não ironicamente amo mulheres platonicamente.
>>6124>ninguém quer saber caralhoTem um monte de coisa aqui que não são de meu interesse. Nem por isso dou esse faniquito porque alguém comenta sobre a própria vida sexual.
Você tem algum problema com sexo e com vulvas. Leia seus posts e constate seu "overreacting".
>>6126Porque nenhum assunto off topic fugiu do ponto """política"""
Quando começaram a discutir sobre funk, entrou no assunto se era uma manifestação fidedigna do jovem favelado ou goyslop astroturfado pela burguesia por exemplo
>>6151A diferença é que:
A. Seria por uma causa nobre
B. A maioria dos traficantes não chegam nem perto de ganhar 20k/mês
C. A guerra na ucrânia vai durar mais alguns meses, a das drogas pode durar décadas, talvez mais de século.
>>6145carne de humano vicia tbm.
>>6153seria uma causa nobre se vc ter a sorte de sobreviver e de alguma forma trair/sabotar o brasil tbm
>>6153>A. Seria por uma causa nobre morrer por nazista querer entrar na otan nunca vai ser nobre.
>A maioria dos traficantes não chegam nem perto de ganhar 20k/mês eles vivem muito mais que alguns meses
>A guerra na ucrânia vai durar mais alguns meses, a das drogas pode durar décadas, talvez mais de século.tem mais tempo de vida na guerra as drogas, maioria em guerra não passa do primeiro mes.
não me leve a mal anão, recomendo voce ir, se quer vai, não é problema meu.
>>6152Quando tentamos olhar as razões para entender a razão da queda da URSS nos embarramos em algumas limitações.
Em ultima análise podemos dividir as razões em apenas duas, a primeira que justifica o seu fim em questões políticas e a segunda em questões técnicas/econômicas. Apesar de que economia e política andas juntas em simbiose.
A não ser que você corrija a minha imprecisão, a razão que você me deu para a liquidação da URSS se deu pelo lado técnico/econômico. "Ora, a URSS deveria ter priorizado este setor e não aquele…".
>incompetência da liderança em lidar com mudanças administrativas>Só queriam saber de tecnologias brutas como foguetes e telefones>uma classe de trabalhadores novos querendo maiores oportunidades de trabalho em ramos novos como computação e engenharia civil.>Coisas que eram focadas quase que completamente na área militar.Esse argumento me parece incorreto pois tanto Cuba como a Coreia Popular ainda mantêm certo grau de transição ao socialismo, apesar de ambas estarem degenerando em níveis diferentes em parte por conta da ofensiva imperialista e noutra parte pela da ingerência dos líderes de seus partidos. A URSS teria total capacidade de manter por séculos, a falsa tese marxista, do socialismo em um só país apenas pela riqueza mineral e fertilidade dos solos da URSS. Pensar que as razões não foram políticas e sim técnicas podem levar a desvios, como defender que a invasão do Afeganistão contribuiu em alguma maneira para a crise fiscal.
Como todos sabem sou Trotskista e no livro "A Revolução Traída" o Trotsky foi incisivo quando afirmou que ou a classe proletária faz uma revolução política que acabe com a burocracia enquanto gestora da transição ao socialismo ou essa burocracia vai restaurar o capitalismo se isso for mais benéfico. Isso me parece claro em como a burocracia de forma quase instantânea se apossou de vária empresas conforme foi se dando a restauração. A Perestroika e a Glasnost tiveram um forte apoio da burocracia¹, a União Soviética tentou seguir o exemplo da China que anos antes passou essas reformas na era do Deng, porém na URSS as reformas apenas liquidaram toda a estrutura do Estado soviético. Na época o Guillermo Lora fez a correta crítica à Perestroika e a Glasnost afirmando que esse era o último prego do caixão que o estalinismo deu na URSS, enquanto isso o PSTU, na época Convergência Socialista comemorava essas reformas afirmando que esta era a revolução política que Trotsky afirmava em "A Revolução Traída".
Não nego que as condições técnicas contribuíram para o colapso da URSS, creio que em parte devem ter ajudado a acelerar esse processo, porém essas questões só puderam ser um problema por conta do problema político que é anterior a isso. Como você mesmo afirmou, porque a estrutura soviética era tão conservadora, ou até mesmo rígida? não seria isso uma evidência da existência da burocracia que Trotsky tanto criticava?
A burocracia não era uma classe na URSS. Não. A burocracia era uma parte da própria classe operária e camponesa que após chegar nos cargos de direção do Estado e do partido, nesses ficavam a vida toda. Até a idade dos líderes do Kremlin indicava que estes, uma vez nos cargos de liderança, muitas vezes só saiam quando morriam.
Posso continuar a desenvolver esse texto mais tarde. Acho um debate relevante
¹ Uma vez achei no sebo um livro da Perestroika, quase comprei, e passando por algumas páginas do livro ficou claro para mim como o Gorbatchov teve apoio quase ilimitado do PCUS e da KONSOMOL.
>>6165>>6164>>6163>>6162Acabei de traduzir, copiar e diagramar quatro edições do nosso jornal semanal, anônimo, em português.
Vão lá dá uma olhada e movimentar o fio de notícias!!!
>>6177o Lesado do thread quer fazer bait e espalhar bosta na thread, tipico de retardado na net.
>>6178>dizem que é o mesmomas é, e se não for ainda é, pois eles são tudo a mesma "gente", tudo gado criado na mesma forma sem nem uma diferença relevante anão.
>>6185 (eu)
Religuei minha conta do Twitter e esse panfleto é de esquerda mesmo, é do PCO, os caras botam cartaz em tudo quanto é lugar. Eu tirei fotos de outros cartazes que botaram em frente da fatec semana passada.
Além disso vai ter outros eventos em outras cidades claro, mas eu tava na dúvida se era fake.
>>6185É do PCO, certeza.
Tem um militante deles em Pernambuco que sempre anda com uma figurinha da ditadura do STF
>>5987Boa noite!
Infelizmente para nós o Gustavo fala besteira com muitos dados baseando ele, o que não deixa de ser enviesamento do morenismo. Num vídeo ele comentou o esforço do ILAESE para pegar o balanço público de centenas de empresas da China para construir um relatório e a dificuldade de ler esses balanços em mandarim.
O PSTU também é bastante sectário. Ontem após eu falar sobre os atos do dia 30 pedindo a prisão do Bolsonaro, um militante do PSTU, que foi candidato a vereador no ano passado e participa do ILAESE, me disse que o PSTU não vai nesse ato pois na leitura deles o ato vai ser "para defender o governo". Não acho que esteja errado, pois que chama é o PT e seus aliados, porém é necessário usar essas oportunidades para construir a frente ampla de luta de ações diretas.
>>6072>Dilmahttps://www.observatoriobc.com/post/ilus%C3%A3o-de-ruptura-os-dilemas-da-pol%C3%ADtica-monet%C3%A1ria-do-governo-dilmaHoje li esse curto artigo sobre a política monetária no governo Dilma. Já tinha ouvido falar que a Dilma tentou lutar de fato por juros mais baixos, porém nunca tinha parado para ler sobre. Isso diz muito sobre porque Lula NÃO VAI lutar por juros mais baixos. A nossa burguesia não quer de nenhuma forma juros mais baixos.
<A coalizão de interesses entre empresas financeiras e não-financeiras, mas financeirizadas, que dependem de ganhos financeiros para manter a sua lucratividade também representou e ainda representa nos dias atuais, um peso para manter a política monetária conservadora. Apesar de tentar romper com o conservadorismo no Banco Central, o governo Dilma sofreu pressões políticas para compactuar com os interesses do setor financeiro e das empresas financeirizadas que se beneficiam com as altas taxas de juros.
<Portanto, a volta do conservadorismo monetário após o breve período de ruptura deve ser entendido como uma combinação de fatores políticos e econômicos que retratam não só as falhas estruturais da economia brasileira dependente, como também a influência dos agentes econômicos que se beneficiam de taxas de juros elevadas. O que deve ser destacado é que o objetivo de romper com a rigidez da política monetária não levou em consideração as mudanças institucionais necessárias para sustentar a redução das taxas de juros, o artigo ressalta o ponto frágil da busca pela ruptura “Baixou-se os juros. Contudo, não houve ações que permitissem sequer uma flexibilização das características institucionais do regime de metas da inflação.” Sendo assim, para acabar de fato com a convenção que sustenta a política monetária conservadora é preciso fazer mudanças institucionais, como o fim do regime de metas de inflação. A autora faz a análise correta, porém o remédio que ela receita se esbarra frontalmente com uma burguesia que tem aversão ao desenvolvimento do nosso país. É idealismo achar que se o Estado for reformado a mentalidade da nossa burguesia mude, que nem é mentalidade é a própria realidade, a própria Globo lucra mais com atividades do mercado financeiro do que com o serviço de telecomunicações.
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/03/28/globo-tem-lucro-de-r-8387-milhoes-em-2023-sembarreira.ghtml
> Do ponto de vista de balanço, a Globo está confortável com um caixa que equivale a quase três vezes a dívida. O caixa, em dezembro, era de R$ 14,2 bilhões para uma dívida líquida de R$ 5,1 bilhões, o que demonstra um balanço sólido e capitalizado, disse Belmar. Com 14,2 bilhões aplicados na selic a 14,25% é possível valorizar mais de 2 bilhões fazendo literalmente nada, mesmo se descontado a inflação é mais de 1 bi de lucro só dos juros. Que empresário no Brasil vai se esforçar mais para lucrar se o governo já da de graça pela dívida pública?
>>6210raça importa, QI importa
raças diferentes apresentam comportamentos diferentes. comportamentos geneticamente definidos.
(Banido) https://www.facebook.com/PORBoliviano/videos/2879032208925130/Morreu recentemente um grande dirigente do POR da Bolívia, envio aqui um vídeo de seu velório, com direito ao hino da internacional.
GLÓRIA AO CAMARADA MIGUEL LORA!!!
>>6218O POR é o partido mais antigo em funcionamento da Bolívia, este ano vai fazer 90 anos em junho. Possui certo enraizamento nas massas e dirige uma federação de trabalhadores na educação, equivalente da CNTE no Brasil. Acho que dirige outras frentes também, como a mineira, porém eu não tenho certeza.
https://www.noticiasfides.com/nacional/politica/miguel-lora-en-el-80-aniversario-de-su-partido-el-por-decidio-nadar-contra-la-corriente-354285-354239Essa notícia fala bem qual a posição do POR frente ao governo da Bolívia. O POR desde 2005 alerta o povo boliviano que o MAS e o Evo Morales já eram governos fadados ao fracasso, e isso só foi se confirmando nos últimos 20 anos. Essa posição honesta e materialista foi alvo de muitas críticas de todos os movimentos da esquerda da Bolívia. O futuro do MAS foi repetir a experiência do MNR entre 1952-1964.
O POR é literalmente o único partido revolucionário com real projeção nas massas na Bolívia. Todos os outros partidos pseudo marxistas foram sendo liquidados pela própria história, nem o PCB boliviano escapou, sendo atualmente um partido bem irrelevante.
Eu sou novo na militância da sessão brasileira do POR, mas eu tenho certa confiança de que verei em vida a revolução socialista na Bolívia por um partido trotskista. Nesse dia o trotskismo mundial vai se levantar das cinzas. Até lá só me resta construir o POR do Brasil e passar em algum concurso. kek
https://www.masas.nu/Este é o site do POR da Bolívia, o site é bem interessante. Estava lendo um livro do Lora sobre organização, eu tenho um folheto que é uma tradução do capitulo da célula. O Guillermo Lora tem 70 volumes de texto, isso dá mais de 35 mil páginas de escritos. Tanta experiência e as organizações em toda a América Latina ignoram as contribuições do Lora e do POR boliviano.
>>6218>Eles estão mais solidários com os "ponchos rojos" ou com o governo Boliviano atual?Sobre essa pergunta eu diria que nenhum dos dois. Não fazia sentido o POR se sujar de sangue se unindo ao MAS.
>Qual a situação desse partido na bolivia?O Miguel Lora era o Secretário Geral do POR. Não sei quem vai o suceder, porém tenho certeza que tem muitas boas pessoas que podem ficar no lugar do Miguel.
https://www.lostiempos.com/actualidad/cochabamba/20250328/presidente-expresa-sus-condolencias-fallecimiento-lider-sindicalÉ interessante ver que o M. Lora era importante ao ponto do Luis Arce expressar suas condolências. Se o Zé Maria do PSTU ou o Rui Costa Pimenta do PCO morresse acho que o Lula não daria suas condolências e ambos esses partidos são nesse momento maiores que o POR sessão brasileira.
>>6222Eu ainda não tenho uma opinião muito bem formada, porém acho que eu tendo a ser meio polêmico, pois, acredito que no fim não é tão grave como imaginávamos, apesar de triste.
Respondo outra hora.
>>6222https://traduagindo.com/2024/04/02/nao-ha-perdao-para-a-arte-feita-por-inteligencia-artificial/Eu já li esse texto. Eu achei meio "insosso" e até um amigo meu que é artista gráfico de twitter disse o mesmo. Esse meu amigo faz uma arte +18 e de fetiches bizarros, eu nunca vi a arte dele mas admiro a coragem dele de ser tão sincero.
https://traduagindo.com/2025/03/27/a-opiniao-de-hayao-miyazaki-sobre-inteligencia-artificial/Esse outro texto é interessante pois nessa semana virou moda fazer um desenho de IA parecido com os traços do Studio Gibli.
_____
O Atila Iamarino vem fazendo uma série muito boa sobre as inteligências artificiais. Esse vídeo é bem materialista e rigoroso com a análise do poder das IA's, sem a subestimar, e de quem vai ser afetado, sem a superestimar. Eu tendo também a acredita que a longo prazo as IA's não vão mudar muito a maneira dos humanos trabalharem, até porque essas ferramentas são até bem limitadas (nesse momento) para os propósitos que tentamos dar para elas.
Esse ano fui no CONEB e conversei com dois artistas plásticos que foram na BIENAL da UNE. Esses artistas me falaram que para eles a IA em nada os afeta e ainda foram incisivos que só os artistas que fazem conteúdo de nicho, como o meu amigo acima, que foram os mais afetados pelas IA's. O material que li e estudei e as vivências que me foram relatadas me levam a pensar que estão superestimando o impacto das IA's, talvez os artistas impactados deveriam buscar algum outro caminho para vender sua arte.
Até para mim o que estou falando parece muito liberal, mas sob o capitalismo essa é a única alternativa posta. Me parece ser idealismo achar que a organização de trabalhadores liberais (freelancer) da internet vai de alguma forma parar o impeto das IA's. Principalmente agora que todo país no mundo quer demonstrar estar investindo nesse ramo. O que me leva a pergunta posta.
>>6222>sobre AI roubando trabalho de artistas?Eu acho terrível, em todos os aspectos, porém o ambiente virtual da internet, a WWW, foi criado pelos Estados burgueses, digo até mais os próprios protocolos foram criados e pensados sob medida para fomentar um balcão de negócios da burguesia. O resultado não poderia ser outro, a internet é necessariamente um local de atuação burguesa e não proletária, 99% dos chans serem redutos de nazistas e de direitosos é só uma expressão disso. Mas vai bem além da divulgação ideológica, eu diria que no capitalismo atual a internet é um lugar vital para a reprodução do capital, as Big Tecs são a cristalização dessa verdade histórica. Por ser um local da atuação burguesa as regras só existem e só são aplicadas quando convém os lucros das frações burguesas. Numa hora a justiça burguesa é conivente com o roubo aberto e descarado de dados, para o lucro de algumas poucas empresas, porém quando também convém a mesma justiça decreta indenizações volumosas para empresas que podem perder seus lucros com o roubo de dados, seja pela pirataria individual ou pelo uso de treinamentos de algoritmos¹. Pela internet ser por excelência um ambiente da burguesia (pela questão do direito burguês e pelo próprio desenho técnico de seus algoritmos e protocolos) a única forma de barrar essa "acumulação primitida de dados" é literalmente refazendo do zero a internet, como faremos com o Estado burguês. Eu até diria que reformar a internet não fará ela mudar suas contradições elementares, assim como reformar o Estado não nos guiará ao socialismo.
A única saída que pode superar essa nova contradição do capitalismo é a revolução socialista, até lá só nos resta organizar a nossa classe. Por isso não vejo problema em usar IA, apesar que eu pessoalmente nunca uso, todos os esforçoposte que escrevo só os faço com minhas mãos e mente. Os produtos do capitalismo seriam igualmente os mesmos produtos em qualquer forma de organização social (os produtos enquanto valor de uso, a sua forma material). A forma como são feitos pela nossa organização social capitalista mundial é que condena essa produção técnica as formas mais variadas de exploração e até escravidão. Um celular é o mesmo no capitalismo como no socialismo, porém só no socialismo seria possível produzir celulares sem roubar ouro de reservas indígenas do Brasil². IA's existem e vão existir "para sempre", pois os seus cógigos já foram copiados em milhões de servidores e computadores pessoais, então o que condena elas na nossa visão é a forma como são treinadas, não seu código fonte. A forma como as corporações as treinam são as piores possíveis mas não tem muito o que fazer.
Enfim, termino o texto.
¹ Este é só um exemplo, mas pense que toda grande corporação de música ou entretenimento no geral já fez, está fazendo ou fará logo logo alguma ação para garantir que não está tendo seus dados treinados.
https://www.ubc.org.br/publicacoes/noticia/22552/sony-music-proibe-empresas-de-ia-de-fazer-mineracao-de-suas-musicas ²
https://reporterbrasil.org.br/2022/07/exclusivo-apple-google-microsoft-e-amazon-usaram-ouro-ilegal-de-terras-indigenas-brasileiras/ >>6222Eu acredito que os verdadeiros artistas nunca irão deixar de existir, pois a i.a não consegue fazer arte por si só.
Na minha visão, 30% dos que reclamam disso ou são desenhistas(jovens vagaundos deslocados da sociedade que não gostam de clt, e que não fazem a menor diferença na sociedade), dubladores(vagabundos inúteis e substituíveis que fazem panelinha pra se manter) e o resto defende por efeito manada.
>>6229Desculpa, anon, comecei a namorar. Estou obcecado demais pra postar aqui.
>>6222Eu reverbero esta opinião:
>difícil expressar todos os meus sentimentos em relação a IA num único tweet. a ferramenta é boa e útil. a arte dela é… inócua, sem valor, sem graça. a cultura em torno da coisa e as pessoas que a promovem são desprezíveis. o pânico em torno disso tudo é exagerado>>6230Melhore.
>>6231Anão, a i.a não consegue fazer arte, ela não tem a capacidade conceitual e inovaória que nós humanos temos, ela só tem a capcidade de replicar, por isso os artistas não serão substituídos.
Quem será substituido são aqueles no qual replicam a arte e não criam nada de novo, (desenhistas freelanncers, animadores, dubladores, etc.)
>>6234kkkk é publi pra 99???
não esperava menos
>>6233Todos podem ter seu trabalho roubado pelos robôs. Uma máquina que identifica todos males que você está sentindo (ou nem está ainda) e elimina com precisão qualquer ameaça no seu corpo é algo muito superior a um médico. Agora, se vamos todos ser trocados por robôs, talvez não no futuro próximo. Avanços tecnológicos no capitalismo nunca servem para trabalhar menos. Você vai fazer mais e ganhar menos.
Pirataria é foda e direitos autorais nem deveria existir, então acho um argumento raso dos artistas que ficam esperneando por causa disso. Ao mesmo tempo, esse é mais um tema que escancara como o grande capital ri dessas regras que só fodem os pequenos. Lembremos de Aaron Schwartz que se matou depois de ser perseguido por baixar artigos científicos do JSTOR enquanto a Meta e outras empresas de IA usam muito mais dados pra treinar seus modelos e feijoada.
Gosto do Miyazaki e odeio essas modinhas toscas, então não vou ficar colocando a porra da minha foto pra ficar dando ibope pra uma empresa nojenta como a OpenAI. Porém não vou ficar de palestrinha babaca com um amigo que fizer isso. Mas acho essa trend especialmente boba por resumir o trabalho de um cara muito pica a um "estilo de desenho". Todo pensamento, ideologia, visão de mundo do véio japa se traduzem na sua obra, ele não virou um dia e pensou "esse estilo fofinho vai ficar legal nos meus filmes hihi".
O conceito de se uma IA faz ou não arte não me interessa. O que já temos hoje é muita "arte" merda, desde Romero Brittos a lixos como a pica 3 que são defendidas cegamente pela esquerda liberal pra pwnar os direitistas. Se uma imagem feita por IA consegue me trazer emoções, então parabéns pra ela e pra quem que fez seu prompt.
Pica 4 mostra uma imagem de IA que venceu um concurso de fotografia (se passando por uma foto real).
>>6240>hurr hurr todo mundo à esquerda do Bolsonaro é literalmente comunistaSeu lugar é aqui ↓
1500chan.org
>>6247Vou ver durante a semana, maia de 6 horas de conteúdo
Esse documentário DEVE ser legendado
>>6234Eu n'ao entendo a moral e relevância que andaram dando para esse sujeito. Vi gente boa confetando ele.
Nºao dá, bicho. Chega a ser caricato. Parece intelectual burguês dos anos 90. Auela leva que defendia que favela não era fruto de pobreza mas um "modelo de ocupação".
Não sei se quer meter uma de vanguarda cultural ou jorge intelectual. Já vi esse infeliz defender, e ser aplaudido por isso, que música de degradação à mulher e apologia ao estupro é "liberação sexual" ou coisa nessa linha.
Agora essa merda. Caralho, amigo, que dor. imagian o quanto o sujeito tem que estar desconectado da realidade para defender uma merda dessas. parece papo de MBL. Basicamente o infeliz quer uberizar melhor trabalhador que já está fodido.
>>6246Mas isso é verdade, não é caricatura não.
Se referir á produção acadêmica de FHC como "de esquerda" não tem a ver com messes delírios que você citou. FHC foi um intelectual da USP com publicações que se pode afirmar serem de cunho socialista sim.
>>6256Obama nunca produziu nada que se possa relacionar comm socialismo. Mas, de qualquer maneira, o ponto não é esse. O ponto é que, se tratando de produção acadêmica, dada a referência à USP, a alcunha aplicada pelo
>>6240 procede. Ao menos não é invenção dele, é um termo já aplicado a FHC.
Entenda que a discussão se iniciou quando no
>>6239 o postador não entendeu o motivo de FHC ser chamado de traidor. Tendo a crer que ele desconhece a produção intelectual de inclinação socialista dele.
>>6257Obama se dizia socialista na faculdade, igual, FHC se dizia de intelectual, ambos Neoliberal na economia e no campo liberal conservador no eixo politco.
Pode ter sido intelectual da usp em qualquer merda mais na pratica não foi nada disso, o que tu faz e o que tu fala no passado não condiz então ele não é, ponto final.
>>6258>Obama se dizia socialista na faculdadeDesconhecia isso. Bsquei aqui e não achei nenhuma referência a respeito. Se puder indicar, agradeço.
>igual, FHC se dizia de intelectualO tema é sobre FHC produzir materil de inclinação socialista, não sobre se dizer algo. especialmente não sobre se dizer intelectual.
>Pode ter sido intelectual da usp em qualquer merda mais na pratica não foi nada dissoNovamente, o tema não é sobre ser intelectual. colocado isso, vai depender da definição que você está empregando. particularmente acho que cabe chamar FHC de "intelectual" dada a produção intelectual dele.
>o que tu faz e o que tu fala no passado não condiz então ele não éNinguém afirmou que ele é socialista, bicho. "Esquerdista uspiano" é uma definição em si só e de uso corrente. Nos ambientes socialistas radicais é comum usar isso de maneira jocosa. Você claramente não sabia disso assim como desconhecia o elemento socialista da produção acadêmica dele. Mas você não vai admitir isso. Claramente você não quer admitir ignorância sobre o tema.
>ponto finalNão, colega. Você está objetivamente equivocado. Não teria nada de mais você simplesmente admitir isso e dialogar sobre a colocação feita. Mas não espero que você consiga.
>>6263Lembrando que foi o Lula que concedeu asilo político pra esse cara enquanto o Bolsonaro queria prendê-lo por causa da Vaza Jato
Tinha que extraditar esse merda de volta pros EUA
Trotskista
>>6263Esse Glenn provavelmente foi uma das principais figuras que influenciaram o Monark a ser um defensor lunático da liberdade de expressão. Talvez Monark já tenha pensado, "se esse esquerdista defende a liberdade com unhas e dentes, é a minha obrigação defender também".
>>6265Eu lembro que ele era casado com um parlamentar do PSOL, o David Miranda, acho que isso deve ter incentivado a fama de esquerdista dele também. Eu fui conferir se era mesmo o David Miranda, não só era como no fim da vida ele mudou de partido e foi para o PDT.
>>6267"Infelizmente"
Felizmente!! Petismo e peleguismo e e dever dos partidos de esquerda criticar o petismo, tarefa que o PSOL falhou.
Talvez o projeto cirista seja o mais de esquerda no campo reformista/progressista do que tudo que o lula/alckmin apresentaram ate agora.
>>6269Acho que não. O PDT me parece estar degenerando bem rapidamente. O PDT aparente ter sido um partido que se construiu ao redor de políticos como o Brizola e o Darcy, sendo o primeiro um clássico caudilho. Após a morte deles o PDT aparenta ser só mais um partido genérico de centro com alguns parlamentares que ainda reivindicam algum socialismo ou nacionalismo. A saída do Ciro do PDT é muito simbólica por demonstrar que nem ele acredita mais na salvação do PDT.
O PDT não tem programa, a cada conjuntura seus líderes mudam sua atuação. Das poucas vezes que vi a juventude do PST em ato, a JS (Juventude Socialista), eles pareciam tentar imitar um discurso trabalhista à Getúlio ou Brizola.
>>62721500chan é um chan sem programa. O chan é o programa e o programa é o chan.
>>6274>1500chan é um chan sem programa. O chan é o programa e o programa é o chan.Isso não é exatamente verdade. O 1500 foi, até a queda da última encarnaçãao "canônica" do 55, o chan mais civilizado e com conteúdo menos raso entre os chans br longêvos. isso, penso eu, se devia justamente a ser um chan mais vazio mas estável. Assim sendo, não era um espaço ao qual se recorria por "lulz". A molecada mais emocionadaa não achava graça então se podia debater sobre temas com uma profundidade no mínimo um pouco maior que nos demais.
Independente disso, o N. já era aquele neocon clássico, estilo nando moura em início de carreira. Nisso entra todo aquele pacote olavista de revisionismo histórico-social tirado das profundezas do cu. A única coisa que o diferenciava de um neocon padrão era/é sua inclinação ao antissemitismo.
A planejada migração em massa do 55 para o Favela falhou e a vasta maioria da userbase foi para o 1500. Nesse momento o N. capitalizou em cima e estabeleceu o 1500 como um antro oficialmente neocon/olavista. mais que isso, ele tinha a fantasia de que o chan seria para o Bolsonaro aquilo que o /pol/ do 4chan e seu entorno foram para o Trump quando de sua primeira eleição. A molecada emocionada de lá realmente acreditou nisso.
A questão é que até para o channer idiota clássico aquilo era estúpido. Quem vinha de 55 original, BR, aqueles intermediários tipo 77 e Tropical queria mais é ver o circo pegar fogo. Nunca foi uma userbase com intenções políticas de fato. Era uma turma movida pelo lulz, "shock value" e ressentimento.
Considerando isso acima, o N. só encontrou eco para suas intenções em uma molecada não só nova de idade mas newfag mesmo. Uma geração mais jovem e ainda mais sem referência que as anteriores. Uma turma já nascida na Internet e, por isso, mais sem contato e entendimento da realidade ainda. O N. então deu poder a essa molecada pois ela realmente acreditava que estava fazendo parte de uma cruzada política, realmente acreditava que um chan BR, tradicionalmente de segunda linha, tinha poder de influenciar uma eleição.
A partir desse momento ser bolsonarista era regra. era proibido comentar qualquer coisa negativa sobre Bolsonaro e seu entorno. Isso matou um dos elementos movimentadores de chans mais fundamentais: ser do contra. O 1500 virou uma caixa de eco na qual só se divertia quem tinha conhecimento de cultura channer BR perto de zero. O lulz estava aleijado pois é complicado gerar lulz se todo mundo é obrigado a concordar sob pena de banimento.
O 1500 ficou entregue a essa massa newfag que na falta de vivência com o tema, tenta fazer revisionismo histórico de chans br, ressignificar personagens, tirar do cu origens de termos de chanspeak, etc. Além disso é uma geração emocionada, histriônica, mais incelizada do que nunca.
Agora o N. reclama. Diz que a userbase é ruim porque a geração é ruim. Mas foi ele que deu poder a essa molecada que bania por desconhecer termois e casos de mais do que uns 3 ou 4 anos.
Dito isso, o N. tem um programa sim. Só que o N. cagou tudo a um ponto que nem ele suporta. Até meio que chutou o balde.
>>6222Não há nada a se fazer, a arte no capitalismo é um produto, a base é podre, deixe a arte contemporânea morrer com o capitalismo, não poderia me importar menos, foda-se ilustrador que faz comissão de hentai no twitter. Não ligo, não podemos fazer nada contra, não faria nem se pudesse, sinceramente a porra da inteligência artificial está a cada dia mais se expandindo, não dá pra se manter no caminho, foda-se direitos autorais, foda-se a arte, foda-se.
>>6280roube, furte, subtraia, faça o que quer, se liberte da moralidade mesquinha conservadora cristã burguesa, se torne o que sempre quis ser, obtenha aquilo que nunca pode ter na mão armada, exproprie a elite nacional, se liberte; não existe tal coisa; "roubar arte", reproduza o que quiser, quando quiser, da formar que quiser, isso é arte, se apropriar é arte, remodelar. Ninguém que defende direitos autorais deve ser levado a sério em relação a arte, arte com moralismo? não fode.
>>6284Tem uma regra lá que permite um parlamentar fale o quanto puder, desde que tenha algo para falar¹. Normalmente esses discursos enormes são uma forma de protesto para atrasar uma votação quando a votação está apertada.
¹Tem umas regras de pausas e retomadas, mas não sei os detalhes.
>>6285Brabo
>>6295Como colocado no post que você quotou, o N. fez várias concessões para acomodar a leva newfag, uma molecada sem referências, sem vivência e sem interesses fora da Internet e ávida por uma identidade "baseada". essa molecada não tinha o mínimo daquilo que faz um chan genérico interessante para quem frequenta, que é a cultura local. Me refiro a entender referências, identificar memes, conhecer chanspeak e suas origens.
Tanto concedeu que ficou só com essa molecada e agora está achando ruim. Outro dia entrei lá e o N. tinha pinado um fio aleatório de alguém fazendo uma pergunta sobre personalizar algo no Linux. reclamaram e ele disse que pinou aquilo para ter lgo de útil na primeira página porque, fora aquilo, no chan praticamente só tinha fio de tiktok. E era verdade.
Se tiver estômago e quiser checvar, vai ver que lá tem majoritariamente dois tipos de fio:
1 - tiktok
2 - fios sobre "ser branco" - fenômeno que surgiu quando a alt-right racializou a direita dos EUA em definitivo e deixou o anão br inseguro se ele tinha os critérios necessários para ser "baseado".
o N. que criou essa situação. Chegou a dar cargo de mod para uns sujeitos tão novofagotes, porque eram fieis em suas projeções de figura paterna em sujeitos como Bolsonaro, que baniam como analfabetismo o uso de termos de chanspeak que tivessem mais do que uns 3 anos, já que não conheciam.
>>6293Eu não vou votar
O pior da direita tá inelegível e entre Tarcísio e Lula não há diferença alguma além do discurso
>>6300Pq a relação dos sionistas com os eua é totalmente parasitária então o valor da taxa pros eua é irrelevante
Perceba como o Taxump manteve baixous os valores de países que os EUA dependem, como Brasil, Turquia, Arábia Saudita…
nulo
>>6304Mas na bahia a pm é uma das mais racistas e violentas do país e o governo lá é do pt
Tarcísio x Lula é tipo Dilma x Aécio, na prática não muda porra nenhuma
>>6304Às vezes o sujeito tá louco no contrarianismo. Lula pode ter pau-mole, mas não dá pra comparar com o lixo que é a extrema-direita e que foi o governo Bolsonaro. Vão lá votar no Nikolas e Marco Feliciano então, bando de Jorge.
>>6302Como assim eu votei no Lula e ele não liderou a revolução comunista?!?! Tarcisio presidente já!!
>>6307Tu e um corno por discutir eleitoralismo na porra do /leftypol/, a solução e clara, organizar a classe trabalhadora e combater o peleguismo sindical, devemos formar novos militantes e revolucionarios, o eleitotalismo burgues fica por ultima opção final em caso de derrota.
Sai daqui funcionario da SECOM.
>>6311Quando os istêiti taxa tudo é proteger
Quando o Brasil faz o mesmo é socialismo
Impressionante a dissonância cognitiva da direita
>>6319>>6315>>6313>>6309>>6307>>6305>>6302>>6304>>6299>>6297>>6294>>6293
>votoA minha posição acerca disso é que a tática eleitoral não pode ser evitada por princípios, porém isso não nega que na atual conjuntura o mais sensato é ir nas urnas votar nulo, como protesto frente à demogracinha burguesa. O Lula é presidente e mesmo assim a 3 dias uma família indígena foi queimada viva, que democracia é essa? Enquanto estivermos sob a ditadura burguesa votar vai ser uma amarga ilusão. Isso não nega os poucos aspectos não retrógrados do lulismo/pt, porém cada vez mais as leis históricas nos mostram que esse ciclo reformista já acabou e só estamos vendo a queda do próprio PT. O Lula está no poder e o metrô de BH foi privatizado e do de Recife está para ser privatizado, nada dos governos Temer-Bolsonaro foi alterado, literalmente nada, os fundamentos são os mesmos até hoje.
Em 2022, primeira vez que votei, no 1° turno votei na Sofia Manzano para presidente, o Jones para governador, Vic Pinheiro para deputada federal, Eugênia do PSOL para senadora e deputada estadual Luiza Melo; no segundo turno votei no Lula para presidente e Marília Arraes governadora. Em 2024 votei nulo para prefeito e voto partidário no PSOL para prefeito; ainda não estava no POR. Nas duas vezes que votei, talvez e só talvez o voto que fiz no Lula que serviu de algo para além de um protesto, já que nenhum outro candidato que votei chegou perto de vencer, nem mesmo no voto partidário no PSOL, nada teria mudado se tivesse votado nulo. Sempre segui profundamente o centralismo democrático no PCB, no PCBR e agora sobre o POR também seguirei de forma férrea o centralismo democrático, mas sempre expondo meus desacordos com as linhas apresentadas.
O voto nulo é um voto de protesto, para afirmar que votar não muda. Só, e apenas, num momento pré-revolucionário, com o levante das massas, que faz sentido lançar candidatos. Este é o momento perfeito para a tribuna parlamentar se transformar em tribuna revolucionária, ou seja, numa tribuna que mata a menor ilusão possível na possibilidade da via parlamentar, que é confirmada no momento no qual ou os parlamentares radicais não fazem nenhum efeito nas votações ou quando os mandatos são caçados. Nessa hora as massas do nosso lado elevarão a sua consciência para a importância da tomada do poder por vias violentas, usando da violência revolucionaria de classe para destruir por completo o Estado burguês. Ou isso, ou caímos inexoravelmente no reformismo eleitoreiro.
>>6325pra ser sincero voto no pcb só pra ser chato, vi o metro de bh ser privatizado de perto, não há via chilena no Brasil e pra ser sincero isso é bom! tem mesmo é que estourar uma revolução aqui para desmantelar as contradições nacionais, que o fim da república brasileira chegue logo, não se consegue nada pelo voto neste lugar, frase do bolsonaro mas pior que é verdade, este país está fadado ao fascismo conservador, movimentos políticos no Brasil definham, deixe morrer, deixe a política se desintegrar, talvez quando a política tradicional estiver chegando a seu fim, a sua morte, nosso trabalho se torne mais fácil.
>>6342>chinlet com narigãoEsses traços toscos são típicos judeus, armênios e outra raças caucasianas porém não-europeias
O branco europeu masculino costuma ter um maxilar bem pronunciado
>>6343Incorreto em todos os graus, o formato craniometrico e musculofacial europeu tem Maxilar em maioria fraca e retraída junto com nariz fino com ponte narina reta ao diferente dos judeos e eurocaucasiano que tem naria aquilino, junto com olhos largos e redondos , ossos da buchecha autos junto com predisposição de acumulo de gordura na area faz a aparencia comumente europeia ser naturalmente assimetrica.
Os euro-Caucasianos, como naturalmente multilados por sua degeneracia natural, pagam para membros de suas nações que não tem estes atributos a virarem atores e modelos, para criar uma imagem deles que nunca existiu, comprado por comedores de gororoba em outras areas do mundo.
>>6345Esse cara do fio claramente é gay e tem fetiche em homens brancos.
Tem uma parte da comunidade LGBT que é bem racista, um exemplo é como o termo “twink” é basicamente reservado a homens brancos. Tu nunca vai ver um pardo ou negro sendo chamado de “twink” mesmo com todas as características porque a raça faz parte do estereótipo.
>>6355Errado em tudo que tu falou, tem bem menos racista e gente odiosa no geral entre os lgbt do que entre omi hetero, e twink se aplica totalmente a jovens franzinos e afeminados que não são brancos também, não é um termo exclusivo
E pq os mascos aqui começaram a falar de gays afinal? Impressionante a obsessão que heteroide tem por nós, nos deixe em paz
>>6345>fonte: aconteceu pra caralhoDá pra ver que não passa de uma mentira de merda só pelo fato de que gays quase sempre nunca falam com omi heteroide a não ser que seja absolutamente necessário, já que é totalments desagradável ficar de papinho com eles visto que só falam bosta como futebol, cerveja, carro e a muié gostosa que viu na rua, ou soltando alguma piadinha lixo homofóbica, quanto mais expor intimidade desse jeito com esses subseres.
Os partidos racistas de extrema direita da europa, eua e do Brasil são 90% compostos por apoiadores homens heteros
>>6359Aham, é só coincidência que quando você pesquisa “twink” no Google Imagens só aparecem homens brancos e a maioria loiros
Pergunta pra qualquer gay pardo ou negro se não tem racismo na comunidade LGBT
>>6367/brg/ em seu pináculo
>>6356é tão bom de se ver
>>6332>via chilenaA assim chamada via chilena (outro nome para a via eleitoreira) teve muitos problemas, só foi avante por um acaso da conjuntura e das regras eleitorais do Chile. Infelizmente essa via foi abortada muito cedo por um golpe de estado, pelo Pinochet, porém eu tenho certeza que mesmo sem esse golpe o Chile inevitavelmente acabaria abortando essa experiência reformista. O Caso do Chile só foi possível por uma orientação errada do 7° congresso da Internacional Comunista (IC) das frentes populares, por um acaso um partido chileno ainda colocava fé nas revisões estalinistas da IC em pleno anos 70.
A URSS acreditavam que o socialismo já tinha chegado a um "equilíbrio" no pós segunda guerra, com o capitalismo, uma leitura equivocada que justificou a dissolução da IC e de pararem de incentivar a via revolucionária no 3° mundo. O assim chamado Poder Popular, como uma tentativa rebaixada de refazer os sovietes também demonstrou suas limitações no Chile, é difícil julgar hoje o que o Alende poderia ter feito para ter revertido o golpe, mas provavelmente se ele não tivesse confiado no Pinochet como líder imparcial do exercito e ter estruturado de forma generalizada a dissolução do exercito em detrimento de milícias populares, talvez ele não teria caído em 1973. Levando em consideração que ele seria reeleito em 1974.
O exemplo do Chile está ai para lembrarmos que só a insurreição armada funciona para a derrubada do Estado burguês.
>>6354Que bosta, ainda bem que eu nem uso youtube. Só uso Pipepipe no celular e Freetube no computador.
>>6356Tem que ler o livrinho!
brincadeiras a parte, mas isso é muito bom, espero que se converta em novos militantes para o nosso campo.
>>6357Eu assisti a minissérie "Adolescente" da Netflix essa semana e ficou muito bem feito, fala sobre essas coisas.
>>6372Lula do Velho Testamento
Fio ta cheio, tem que criar um novo
Unique IPs: 226